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Explorando os Esportes Náuticos

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Conhecer a história de alguns esportes náuticos;

- Identificar as modalidades de esportes náuticos presentes nos jogos Panamericanos e Olímpicos,

- Diferenciar os lugares para a sua prática.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Contextualizando

Essa aula tem como objetivo apresentar uma metodologia para o trabalho com esportes náuticos, uma modalidade esportiva que por sua natureza é praticamente inviável seu trabalho de forma prática nas salas de aula,  mas que por meio de objetos de aprendizagem pode ser trabalhada com nossos alunos. Oportunizando o acesso ao aprendizado dessas ou de outras modalidades radicais, bem como afirma o professor de metodologia do ensino de Educação Física na Universidade de São Paulo (USP) o qual disse a seguinte frase: “Há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem e paraglider, mas que podem ser estudados por causa das tecnologias".

Algumas escolas de nosso país conseguem ofertar para seus alunos a prática de alguns esportes náuticos, como exemplo pode citar o Programa Segundo Tempo / Navegar da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (ME). Esse programa oferta no mínimo, duas modalidades náuticas (remo, vela, canoagem) tendo como seu maior objetivo a democratização e acesso à prática e à cultura do esporte náutico.

Para maiores informações sobre o Programa Segundo Tempo / Navegar acesse o Manual de Diretrizes e Procedimentos, acesse o link: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snee/segundoTempo/DiretrizesNAVEGAR_24_08_2011.pdf acesso em: 08/07/2012.

Atividade 1 - Diagnóstico

Apresentar o vídeo "Água (Visões do Esporte)", e por meio deste recurso abrir um debate com a turma seguindo o roteiro abaixo:

- Qual seu grau de familiaridade com a água?

- Quais esportes praticados na água você conhece?

- O que são esportes náuticos?

- Desses esportes você sabe quais estão presentes nas Olimpíadas?

De acordo com Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) são modalidades de esportes aquáticos no Brasil: natação, maratonas aquáticas, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. Já esporte náutico é aquele praticado com barcos ou qual quer outro tipo de embarcações. Como o esqui aquático, windsurf, vela, caiaque, canoagem, entre outros.

Água visoes do Esporte

Ficha Técnica do vídeo: 

 

Estrutura curricular: Educação Básica; Ensino Fundamental Final; Educação Física:Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas.

Objetivo: mostrar quais tipos de esportes é exercido dentro da água.

Descrição: aborda os esportes que são executados na água e o fascínio que ela exerce sobre o atleta

Duração: 1 min, 36 s.

Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC).

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18505 acessado em 08/07/2012.

 

 

Atividade 2 - Leitura e elaboração de WebQuest

Professor, indicar a para os alunos a leitura do livro: O Que é Canoagem, Remo e Esqui Aquáticos - História, Regras e Curiosidades, dos autores Silvia Vieira e Armando Freitas.

Sugestão de atividade: dividir  a turma em cinco grupos iguais, o qual cada um ficará com um capítulo específico do livro. Os alunos devem realizar a leitura em grupo e a partir dela apresentar os dados por meio de uma webquest. Os temas de acordo com o livro estão disponibilizados logo abaixo a sinopse:

capa  

Nota do Editor:

O Que é Canoagem, Remo e Esqui Aquáticos - História, Regras e Curiosidades

Remo, canoagem e esqui aquático dividem espaço neste volume da coleção "O que é". A ideia básica foi unir os três esportes em que os atletas interagem com embarcações e que, nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, foi disputado no mesmo local - a lagoa Rodrigo de Freitas.

As semelhanças acabam por aí. Remadores, canoístas e esquiadores competem com equipamentos bem distintos e sob regras específicas. Os três esportes apresentam diferenças também em suas origens. O remo, que estreou nos Jogos de Paris 1900, tem longa tradição olímpica. A canoagem teve a primeira participação nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e o esqui aquático, pelo menos por enquanto, só conseguiu espaço nos jogos Pan-americanos, dos quais faz parte desde 1995.
 
Nas próximas páginas, você vai deslizar pelas águas do remo, da canoagem e do esqui aquático e descobrir muito mais sobre esses três esportes fascinantes.

 

Veja uma prévia do livro no Google livro em: http://books.google.com.br/books?id=ZEuwm9pnUGAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR (acessado em 08/07/2012).

 

Temas para pesquisa para elaboração da webquest baseados nos capítulos do livro:

Grupo 1 - Modalidades da Canoagem Grupo 2 - Modalidades do Remo Grupo 3 - Modalidades do Esqui aquático

As Origens

A chegada ao Brasil

As Modalidades

Os Equipamentos

O Brasil em Jogos Olímpicos

As Origens

A chegada ao Brasil

As Modalidades

Os Equipamentos

O Brasil em Jogos Olímpicos

As Origens

A chegada ao Brasil

As Modalidades

Os Equipamentos

O Brasil em Jogos Olímpicos

 

Definição de WebQuest:

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.

É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer à distância ou presencialmente.

A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.

Bancos de WebQuests PHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 08/07/2012). 

QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQuests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.

Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 08/07/2012).   

zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.

Disponível em: http://www.zunal.com/ (acessado em 08/07/2012). 

Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.

Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 08/07/2012). 

Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.

Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 08/07/2012).   

Tutorial para criar e editar Webquest: Recursos Básicos. Disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf acessado em: 08/07/2012.

Dica para professor

 

Professor, que tal conhecer a estrutura de um Webquest?

Veja um exemplo da webquets "Os Jogos Olímpicos - Português Língua Não - Materna", disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1828#tarefa acessado em: 08/07/2012.

Atividade 3 - Navegação Orientada

Nessa atividade os alunos serão convidados a uma navegação orientada em três infográficos os quais apresentam as modalidades náuticas presentes nos Jogos Pan-americanos e Olímpicos.

Dividir a turma em três equipes (pode ser os mesmos grupos do início):

Cada equipe ficará responsável pela visualização de um infográfico com sua respectiva modalidade.

Após a visualização cada equipe deverá responder o roteiro com questões referentes ao infográfico escolhido. As respostas devem ser registradas no caderno de cada aluno. O próximo passo após o registro será a elaboração e compartilhamento dos dados por meio do Google Docs com objetivo de agrupar as informações e socializar com o restante da turma.

No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão suas respostas em forma de cartazes para exposição em sala de aula.

Roteiro para pesquisa:

- Cite as semelhanças e diferenças entre o caiaque e a canoa:

- Classifique os tipos de barcos usados no remo:

- Comente sobre como é uma disputa de regata:

Infográficos para pesquisa:

Canoagem Remo Vela

Disponível em: http://migre.me/9PhM7  acessado em: 09/07/2012.

Disponível em: http://migre.me/9Pljm acessado em: 09/07/2012.

Disponível em: http://migre.me/9PhWz acessado em: 09/07/2012.

Conclusão da atividade: criação e compartilhamento dos dados pesquisados no Google Docs.

Elaboração de textos colaborativos no Google Docs
 
No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no  Google Docs. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão suas respostas em forma de cartazes para exposição em sala de aula.
Google Docs
Texto de apoio:   "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
 
 Dias, Juliana Souza.  Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs  . Disponível em:  https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012

Aplicação à realidade

Após realizar as atividades no laboratório de informática, que tal convidar os alunos para a quadra poliesportiva ou pátio e propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre os esportes náuticos? Instigar os alunos com questões pertinentes ao tema, propiciando o diálogo colaborativo entre todos, onde poderão expor suas considerações e conhecimentos sobre o mesmo.

 

 

 

 


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

 

Sugestão de sites para pesquisa:

Canoagem - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-canoagem-686083.shtml acessado em 08/07/2012.

Remo - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-remo-686108.shtml acessado em 08/07/2012.

Vela - Quem participa? Regras - Países campeões - Para ensinar aos alunos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/modalidades-olimpicas-vela-686119.shtml acessado em 08/07/2012.
 

Referências:

Wikipédia – Desporto Náutico

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto_n%C3%A1utico acessado em 08/07/2012.

Portal CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Disponível em:  http://www.cbda.org.br/ acessado em 08/07/2012.

Avaliação

 

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
 
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
 
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no diagnóstico inicial, sua interação durante a apresentação e discussão do vídeo, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
- Apresentação dos trabalhos (W ebquest e do Google Docs), o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva.
 
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