Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Fandango do Paraná

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e explorar a história do Fandango do litoral Paranaense;

Identificar as cidades do litoral paranaense que preservam essa cultura;

Identificar as “marcas” - série de danças populares.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Contextualizando

Fandango

No Paraná um conjunto de danças, denominado “marcas”, acompanhado de alguns instrumentos musicais como as violas, a rabeca, o adufo ou pandeiro e pelas tradicionais batidas de tamanco e por versos cantados formam uma relação com o folclore desse estado, principalmente no litoral paranaense, particularmente na região de Antonina, Morretes, Porto de Cima, ilha dos Valadares, ilha de Guaraqueçaba e Paranaguá. Essa relação é tão forte que alguns institutos e associações se uniram e oficializaram o pedido de reconhecimento e registro do Fandango Caiçara com Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Imagem disponível em: http://www.achetudoeregiao.com.br/pr/PR.GIF/folparaga1.jpg (acessado em: 16/07/2012),

Mas você sabe de que dança estamos falando? Essa dança nasceu no Paraná ou veio de outro lugar? Qual a origem do Fandango? 

ícone para atividade complementar

Atividade 1 - Explorando o Litoral Paranaense

Antes de abordamos especificamente o Fandango Paranaense faz-se necessário conhecer um pouco mais sobre o Estado do Paraná, pois assim podemos conhecer um pouco mais sobre as cidades de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá, cidades que solicitaram o pedido de reconhecimento e registro do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Desenvolvimento da atividade: dividir a turma em 4 grupos. Para cada equipe propor a pesquisas que levantem os aspectos históricos, econômicos, sociais, culturais, naturais da paisagem/espaço em estudo de umas das cidades abaixo:

Antonina Guaraqueçaba Morretes Paranaguá

Sugestão de vídeos para pesquisa:

Parangua

Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica: Ensino Médio: História: Memória.

Educação Básica: Ensino Médio: História: Paisagens e diversidade territorial no Brasil.

Educação Básica: Ensino Médio: História: Cidadania: diferenças e desigualdades.

Educação Básica: Ensino Médio: História: Formação territorial brasileira.

Educação Básica: Ensino Médio: História: Relações sociais, a Natureza e a terra.

Educação Básica: Ensino Médio: História: Cultura.

Objetivo: mostrar de forma breve a cidade e Paranaguá situada no Paraná. 

Descrição: episódio do programa Momento Brasil, da TV Escola. Apresenta um breve panorama sobre a cidade de Paranaguá, situada no Paraná, aspectos históricos, localização e atrações turística.

Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC).

Sugestão de animações para pesquisa:

Antonina Guaraquecaba

Disponível em:  http://www.paranazinho.com.br/antonina.html

(acessado em 15/07/2012).

Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/guaraque.html

(acessado em 16/07/2012).

Morretes Paranagua

Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/morretes.html

(acessado em 16/07/2012).

Disponível em: http://www.paranazinho.com.br/paranagua.html

(acessado em 16/07/2012).

- Sugestão de sites para pesquisa - Páginas Oficiais das Prefeituras de:

Antonina: http://www.antonina.pr.gov.br/portal/bemvindo (acessado em 15/07/2012).

Morretes: http://www.morretes.pr.gov.br/cultura/index.html (acessado em 15/07/2012).

Paranaguá: http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/a-cidade/historia (acessado em 15/07/2012).

Guaraqueçaba: http://www.guaraquecaba.com/historia.asp (acessado em 15/07/2012).

- Reportagens audiovisuais:

Descobrindo Guaraqueçaba. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oGgUvdxdklc&feature=related (acessado em 15/07/2012).

Conheça Morretes e sua cultura. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FWEZJ0rBD7g (acessado em 15/07/2012).

Reportagem RPC TV - Antonina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tf8Po-220wo&feature=related (acessado em 15/07/2012).

Conclusão: sintetizar e apresentar os resultados das pesquisas por meio da elaboração de um Jornal Mural por equipe, cada uma de acordo com sua cidade escolhida no início.

Atividade 2 - Construção do Jornal Mural

Jornal Mural

Dicas para construção de um Jornal Mural

 

É preciso ter sempre em mente que a principal função do jornal é informar. Procure identificar quais os assuntos de interesse do seu leitor.

Jornal é informação, atualização, recreação, comunicação. As seções, assim delineadas, podem tratar de assuntos educacionais, sociais, esportivos, artísticos, femininos, entre outros, o importante é ter cuidado com a diversidade dos assuntos tratados.

As matérias podem ser apresentadas sob a forma de: pequenos artigos, notas (escritos curtos focalizando acontecimentos), reportagens (relatos de acontecimentos com maiores detalhes), entrevistas etc.


Assuntos a serem publicados num jornal mural escolar podem estar relacionados à:

Vida escolar – festas da escola, datas cívicas, matéria nova dada em classe (apenas comentários), excursões feitas pela escola, material novo adquirido, chegada ou saída de professores etc;


Notícia que acontece no Brasil, estado ou mundo – selecionadas de jornais e revistas. Como sugestão: organize ao redor de um mapa e ligadas por um fio de lã ao local onde se deu o fato;



Biblioteca – livros recém chegados, comentários de livros lidos pelos que fazem a escola. Gráficos de atendimento mensal, fotografia com dados bibliográficos de escritores, personalidades etc;


Alimentação – cardápio da semana (merenda escolar), valor nutritivo dos alimentos, receitas de fácil execução etc;


Curiosidade – pergunta que pode ser lançada e respondida na próxima edição do jornal.

 

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acessado em 15/07/2012).

Atividade 3 - Explorando o Fandango

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do fandango?

Para iniciarmos nossa pesquisa a sugestão é iniciar pela apresentação de dois vídeos, o primeiro produzido pelo Núcleo de Criação E-Paraná "Fandango Paranaense" e o segundo é o documentário "O Fandango e suas Origens". Antes de visualização dos vídeos a sugestão e propor um roteiro para os alunos.
 
Sugestão de roteiro para os vídeos:
- Comente sobre a origem do Fandango e como ele chegou ao litoral paranaense.
 
- Cite quais são os principais instrumentos utilizados no Fandango.
 
- Indique quais são os tipos de batidas.
 
- Quando o entrevistador pergunta o que é o fandango, qual é a resposta que ele recebe?
 
- Um prato típico do litoral paranaense o barreado tem uma forte relação com o fandango, comente sobre essa relação.
Fandango Paranaense Fandango e suas Origens
Video Fandango Paranaense Fandango e suas origens

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M_XfGwl9LJk&feature=related

(acessado em: 16/07/2012).

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=d0V5fRyIfVE&feature=related

(acessado em: 17/07/2012).

Sugestão de sites para auxiliar nas pesquisas:

- Tipos de Dança - Fandango. Disponível em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_Brasileiras/ (acessado em: 15/07/2012).

- Viola e Cantoria - O Fandango do Paraná. Disponível em: http://www.violaecantoria.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=51 (acessado em: 15/07/2012).

- Fonte do Saber - Fandango. Disponível em: http://www.fontedosaber.com/artes/fandango.html (acessado em: 15/07/2012).

- Promoart - Instrumentos Musicais. Disponível em: http://www.promoart.art.br/polo/cordas-e-percuss%C3%B5es-do-fandango-cai%C3%A7ara-pr-sp (acessado em: 15/07/2012).

- Fandango do Paraná - Blog. Disponível em: http://www.promoart.art.br/polo/cordas-e-percuss%C3%B5es-do-fandango-cai%C3%A7ara-pr-sp (acessado em: 15/07/2012).

 

Conclusão: os alunos deverão expor suas considerações, levando em consideração as questões acima. Ao final, solicitar aos alunos que registrem suas respostas e considerações sobre a atividade em seus cadernos

aplicação da realidade

Professor chegou o momento de reunir os alunos em um grande círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam expor suas considerações sobre os temas trabalhados. Pode ser na forma de um debate, onde o professor será o mediador retomando os principais assuntos e questões propostas nas atividades.

Sugestão de questões para o debate:
 
- Essa dança nasceu no Paraná ou veio de outro lugar?
- Qual a origem do Fandango?
- Quais são as principais cidades que mantêm viva essa manifestação cultural?
- Comente sobre essas cidades.
- Entre outras.
 
Por meio dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Paranaguá Vídeo
Recursos Complementares

- Meu Paraná - Parte 1 - Paranaguá Patrimônio Histórico Nacional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KfM3jCgSEHE (acessado em: 15/07/2012).

- Meu Paraná - Parte 2 - Paranaguá Patrimônio Histórico Nacional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k3npHvOsspg&feature=relmfu (acessado em: 15/07/2012).
 
- Ponto de Cultura Casa do Fandango - Guaraqueçaba/PR. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DLIDILT0buU (acessado em 15/07/2012).
Avaliação

 

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na roda de debates no final da aula.
 
- Realizou as pesquisas solicitadas.
 
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
 
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
 
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.