04/09/2012
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
A sugestão de trabalho veio da formação que participo no grupo do PIBID ,pela Unipampa de Bagé/ RS.
O desafio proposto foi de trabalhar a produção de textos com slides, usando um texto publicado na revista Época.
Cada professor escolheria o gênero a ser trabalhado e a dinâmica adequada a sua aula.
Eu optei por trabalhar o gênero resenha, pois os alunos apresentam resistência com a escrita deste gênero,, objetivando:
Para conseguir êxito nesta aula, eu preparei os alunos na seguinte ordem:
1º apresentar as funções do teclado, e solicitar a digitação de textos simples e curtos, disponíveis no livro didático adotado, permitindo aos alunos que não possuem computador em casa, uma base para fazer o trabalho, neste momento devem ser explorada a questão da acentuação, e da correção ortográfica, da pontuação, margens, parágrafos e visual do texto.
2º mostrar aos alunos as possibilidades de formatação da letra (fonte): cores, tamanhos e modelos de fonte; deixando um tempo livre para que os alunos tenham segurança em formatar e autonomia na digitação dos seus textos;
3º explicar aos alunos a importância de salvar os trabalhos feitos, padronizando nomes de arquivos e pastas no laptop.
4º ler o texto sugerido com os alunos, dar a eles endereço eletrônico onde o texto está disponível, liberando o acesso para a pesquisa.
5º abrir o programa disponível para a criação de slides e permitir que os alunos explorem as ferramentas de produção: fundos, efeitos de transição e formatação de fontes;
6º ler a resenha de um filme e destacar características do gênero com os alunos.
Depois de cumprir estas etapas, lembrando que em vários "passos" os alunos apresentarão dúvidas e será necessário retomar, solicitar que os alunos leiam e o texto e façam a resenha.
Os alunos chegarão ao resultado final interagindo com os colegas e com os meios, trabalhando em um sistema colaborativo.
Passo a passo:
1) Leitura do texto pelo professor pedindo que os alunos prestem muita atenção e anotem palavras desconhecidas.
2) O professor indica a fonte de pesquisa e os alunos buscam na internet o texto, disponível no link:
http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/10/internet-faz-mal-ao-cerebro-trecho.html
3) Todos tem a oportunidade de ler as palavras que desconhecem o significado, o professor anota as palavras no quadro.
4) Os alunos são divididos em grupos de no máximo 4 alunos para por as palavras em ordem alfabética e descobrir o significado; esta busca é feita usando os laptops (UCA) e os dicionários disponíveis na escola.
5) Cada grupo cria e compartilha com os outros colegas o "glossário de descobertas" do texto.
6) Os alunos digitam o resultado final do glossário em um arquivo de texto.
7) Os alunos debatem sobre o assunto apresentado no texto: A internet faz mal ao cérebro?
8) O professor apresenta oralmente o gênero resenha.
9) Os alunos anotam informações sobre o texto.
10) O professor apresenta aos alunos o programa de criação de slides instalado nos laptops (UCA).
11) Os alunos exploram a ferramenta e as possibilidades interativas na criação de slides com que eles se identifiquem.
12) O professor apresenta a possibilidade de inserção de vídeos e a turma busca pelo youtube vídeos pertinentes às resenhas produzidas.
13) Os alunos criam os slides e trocam experiências com os colegas de sala,, recriando várias vezes até chegar a versão final.
14) O professor revisa o texto e sugere adequações/ correções ortográficas e visuais.
15) Os alunos finalizam o trabalho.
16) Os trabalho são apresentados para a comunidade educativa, em uma mostra de trabalhos da escola, onde cada aluno estava com o seu laptop, apresentando sua apresentação e respondendo as dúvidas dos visitantes.
.
Apresentei no quadro o número mínimo de slides, pedindo que o primeiro fosse a apresentação e o último um agradecimento;
Revisei os textos dos trabalhos;
Os alunos apresentaram aos colegas.
Por ser uma comunidade carente, vários tem nos laptops do projeto UCA o primeiro e único contato com a informática, muitos alunos ainda estão temorosos com o uso por este motivo o vídeo que segue é muito importante.
Considerei a participação de cada aluno; a produção textual enfatizando as argumentações e a desenvoltura no debate com os colegas, e na apresentação para a comunidade educativa,
Partindo dos objetivos propostos para o trabalho, os alunos defenderam seus pontos de vista e argumentaram com os colegas, acharam divertido trabalhar com a criação de slides, e viram que a "utilidade" dos laptops está além do acesso à internet, pesquisaram as palavras que não conheciam e usaram algumas nas produções, escreveram textos curtos sem "reclamações".
Tendo em vista o resultado da aula, afirmo que usar as ferramentas digitais como aliadas nas aulas exige letramento digital do professor, para que possa conduzir o trabalho com os alunos; mas o resultado é surpreendente.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!