Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Praticando resenha por meio da criação de slides interativos com os laptops do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)

 

04/09/2012

Autor y Coautor(es)
ANA PAULA DE DEUS MESCK
imagem do usuário

BAGE - RS ESC MUN ENS FUN ROBERTO MADUREIRA BURNS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A sugestão de trabalho veio da formação  que participo no grupo do PIBID ,pela Unipampa de Bagé/ RS.

O desafio proposto foi de trabalhar a produção de textos com slides, usando um texto publicado na revista Época.

Cada professor escolheria o gênero a ser trabalhado e a dinâmica adequada a sua aula.

Eu optei por trabalhar o gênero resenha, pois os alunos apresentam resistência com a escrita deste gênero,, objetivando:

  • despertar o senso crítico e a argumentação dos alunos;
  • mostrar a possibilidade de explorar os computadores do projeto UCA sem acessar a internet;
  • ampliar o léxico dos alunos, com o uso do dicionário, e
  • desmitificar o ato de escrever.
Duração das atividades
10h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para conseguir êxito nesta aula, eu preparei os alunos na seguinte ordem:

1º apresentar as funções do teclado, e solicitar a digitação de textos simples e curtos, disponíveis no livro didático adotado, permitindo aos alunos que não possuem computador em casa, uma base para fazer o trabalho, neste momento devem ser explorada a questão da acentuação,  e da correção ortográfica, da pontuação, margens, parágrafos e visual do texto.

2º mostrar aos alunos as possibilidades de formatação da letra (fonte): cores, tamanhos e modelos de fonte; deixando um tempo livre para que os alunos tenham segurança em formatar e autonomia na digitação dos seus textos;

3º explicar aos alunos a importância de salvar os trabalhos feitos, padronizando nomes de arquivos e pastas no laptop.

4º ler o texto sugerido com os alunos, dar a eles endereço eletrônico onde o texto está disponível, liberando o acesso para a pesquisa.

5º abrir o programa disponível para a criação de slides e permitir que os alunos explorem as ferramentas de produção: fundos, efeitos de transição e formatação de fontes;

6º ler a resenha de um filme e destacar características do gênero com os alunos.

Depois de cumprir estas etapas, lembrando que  em vários "passos" os alunos apresentarão dúvidas e será necessário retomar, solicitar que os alunos leiam e o texto e façam a resenha.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos chegarão ao resultado final interagindo com os colegas e com os meios, trabalhando em um sistema colaborativo.

Passo a passo:

1) Leitura do texto pelo professor pedindo que os alunos prestem muita atenção e anotem palavras desconhecidas.

2) O professor indica a fonte de pesquisa e os alunos buscam na internet o texto, disponível no link:

http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/10/internet-faz-mal-ao-cerebro-trecho.html

3) Todos tem a oportunidade de ler as palavras que desconhecem o significado, o professor anota as palavras no quadro.

4) Os alunos são divididos em grupos de no máximo 4 alunos para por as palavras em ordem alfabética e descobrir o significado; esta busca é feita usando os laptops (UCA) e os dicionários disponíveis na escola.

5) Cada grupo cria e compartilha com os outros colegas o "glossário de descobertas" do texto. 

6) Os alunos digitam o resultado final  do glossário em um arquivo de texto.

7) Os alunos  debatem sobre o assunto apresentado no texto: A internet faz mal ao cérebro?

8) O professor apresenta oralmente o gênero resenha.

9) Os alunos anotam informações sobre o texto.

10) O professor apresenta aos alunos o programa de criação de slides instalado nos laptops (UCA).

11) Os alunos  exploram a  ferramenta e as possibilidades interativas na criação de slides  com que eles se identifiquem.

12) O professor apresenta a possibilidade de inserção de vídeos e a turma busca pelo youtube vídeos pertinentes às resenhas produzidas.

13) Os alunos criam os slides e trocam experiências com os colegas de sala,, recriando várias vezes até chegar a versão final.

14) O professor revisa o texto e sugere adequações/ correções ortográficas e visuais.

15) Os alunos finalizam o trabalho.

16) Os trabalho são apresentados  para a comunidade educativa, em uma mostra de trabalhos da escola, onde cada aluno estava com o seu laptop, apresentando  sua apresentação e respondendo as dúvidas dos visitantes.

.

Apresentei no quadro o número mínimo de slides, pedindo que o primeiro fosse a apresentação e o último um agradecimento;

Revisei os textos dos trabalhos;

Os alunos apresentaram aos colegas.

Recursos Complementares

Por ser uma comunidade carente, vários tem nos laptops do projeto UCA o primeiro e único contato com a informática, muitos alunos ainda estão temorosos com o uso por este motivo o vídeo que segue é muito importante.

http://www.youtube.com/watch?v=jo3rl2kxB4g

Avaliação

Considerei a participação de cada aluno; a produção textual enfatizando as argumentações e a desenvoltura no debate com os colegas, e na apresentação para a comunidade educativa,

Partindo dos objetivos propostos para o trabalho, os alunos defenderam seus pontos de vista e argumentaram com os colegas, acharam divertido trabalhar com a criação de slides, e viram que a "utilidade" dos laptops está além do acesso à internet, pesquisaram as palavras que não conheciam e usaram algumas nas produções, escreveram textos curtos sem "reclamações".

Tendo em vista o resultado da aula, afirmo que usar as ferramentas digitais como aliadas nas aulas exige letramento digital do professor, para que possa conduzir o trabalho com os alunos; mas o resultado é surpreendente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.