Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por onde começar: a importância dos Primeiros Socorros. UCA/ Metodologia Científica

 

22/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender o significado dos Primeiros Socorros;

·         Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola;

·         Apontar medidas de segurança;

·         Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Localizar, registrar e analisar informações;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·         Interagir com os pares;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio, do laptop Classmate através do uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, Power Point e Wiki. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

 

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

 

 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas.).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acessados em 09/08/2012.

 

Observação: Professor, o objetivo é fazer um projeto/aula sobre primeiros socorros para crianças, identificando medidas preventivas.

 

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, dentre outros.

 

Sítios para auxiliar a construção de um Wiki:

 

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c  (Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo.). Acesso 18/07/2012.

 

Professor, você poderá incentivar os alunos a usarem outros tipos de Wikis como:

 

Wikispaces é uma ferramenta para criação de Wikis desenvolvida com a preocupação de tornar as coisas o mais simples possível. Foi construído para funcionar em todo o lado, em qualquer altura. Tudo o que precisa é de um navegador e de uma ligação à Internet. Os membros podem criar páginas e espaços sem restrições ou regras. Os convidados (visitantes anônimos) podem criar páginas ou inserir conteúdos sem sequer criarem uma conta. As páginas das wikis estão internacionalizadas de modo a que possam inserir conteúdos em qualquer idioma.

A Zoho Wiki é uma plataforma para criação de Wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de versões, subpáginas, tags, área de administração, rss feeds e endereços otimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conteúdos entre eles.

 

http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html (Orientações de como criar e utilizar essas tecnologias). Acesso 17/08/2012.

http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. (O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens). Acesso 17/08/2012.

 

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes “Ferramentas de Ensino”,  que buscam incluir os alunos no mundo digital.

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem)

  http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas para um ensino construtivista.).

  Acesso 15/08/2012.

 

1ª Atividade:

 

 DESENCADEANDO O TEMA

 

Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno machucou no pátio e as crianças ficaram sem saber o que fazer.

Se surgirem vários temas, realize uma votação para proceder à escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercerem o direito de escolha, garantindo autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

 

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

 

Portanto, para que o Projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Como o tema “Primeiros Socorros” é muito complexo para os alunos da alfabetização inicial, vamos nos deter nos perigos e medidas de segurança.

Para que os alunos fiquem curiosos, você poderá utilizar diferentes recursos:

 

  • Contar uma história sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  •  Discutir uma notícia;
  • Assistir a um filme ou vídeo, dentre outros.

 

Neste caso, utilizaremos imagens e dinâmica para considerar os conhecimentos prévios dos alunos.

 

Professor, apresente aos alunos as seguintes imagens:

                                                                                1                                                                                                                                 2

simboolo prmeios     kit

Fontes das imagens:

1 - http://www.combatfire.com.br/news10.html

2 - http://apsocorrismoourique.blogspot.com.br/2011/01/mala-de-primeiros-socorros-conteudo-da.html. Acessadas em 08/08/2012.

 

 

Em seguida, dialogue com a turma:

 

·         O que significa essas imagens?

·         Alguém já viu? Onde?

·         Para que serve?

·         O que vem à mente de vocês, quando se deparam com essas imagens?

 

Após ouvir as hipóteses dos alunos, providencie uma mala/kit de Primeiros Socorros vazia. Pergunte-os:

 

  • Alguém sabe o que deve compor o kit de Primeiros Socorros?

 

Vamos montar um kit de Primeiros Socorros e durante a Pesquisa vamos descobrir se o que colocamos estava correto ou não.

 

Para tanto, solicite que cada aluno pense em um objeto que possa fazer parte do kit. Em seguida, peça para desenharem esse objeto e coloque dentro do kit.

Os desenhos poderão ser feitos à mão em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte >  Música > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. 

Guarde o kit e apresente aos alunos quando estiverem pesquisando sobre essa temática.

 

 

2ª Atividade:

 

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.

 

  •          Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta Pesquisa, no quadro abaixo:

 

justificativa

Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.

 

Após a realização da atividade, solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre os Primeiros Socorros.

Professor, os alunos deverão registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao Dossiê ou realizar essa atividade diretamente no Blog/Wiki caso seja essa a forma de registro.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo.

 Veja algum exemplo abaixo:

 

 

Escola de Educação Básica da UFU

Projeto de Iniciação Científica Discente: Por onde começar: a importância dos Primeiros Socorros

Aluno (a): _____________________________________________________________________

Professor (a): __________________________________________________________________

Data: __/__/__

Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa

 

Compreender o significado dos Primeiros Socorros;

Identificar os perigos em casa e na escola;

Apontar medidas de segurança/prevenção;

Aprender a realizar uma Pesquisa;

Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

 

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da Problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre Primeiros Socorros.

 

Sugestão de atividade:

 

  •          Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

 

O que eu quero saber sobre os Primeiros Socorros é...

 

          __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

 

 

 

 

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                       

 

 

 

 

Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura digital) no laptop. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

Professor, no próprio quadro ou em uma tabela do programa KWord, faça um agrupamento dos questionamentos levantados.

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

Lara

 

·         O que são os Primeiros Socorros?

 

Davi

·         Quais perigos têm na nossa casa?

Mariana

·         O que podemos fazer para não machucar?

 

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre os Primeiros Socorros?”.

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Se preferir troque a problematização para que os colegas tentem responder a questão do outro. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

HIPÓTESES

Lara

 

·         O que são os Primeiros Socorros?

 

Davi – É a primeira coisa que a gente faz quando alguém machuca

Davi

·         Quais perigos têm na nossa casa?

Mariana – Tomadas, produtos tóxicos

Mariana

·         O que podemos fazer para não machucar?

Lara – Ter atenção, ficar perto da professora na escola

 

 

 6ª Atividade:

 

Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como  poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

 

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA

 

  • Querida família!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre Primeiros Socorros. Converse com seu filho sobre quais fontes de pesquisas serão importantes para descobrir as respostas para as dúvidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indicações:

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:

Matemática- tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando.

 

Para isso, à medida que forem relatando, tabule na lousa o resultado. Veja um exemplo

 

FONTES DE PESQUISA

NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

12

02-Livros

16

03-Revistas

08

04-Internet

15

05-Entrevista

07

06-Trabalho de Campo

03

07-Fotos

03

08-Vídeos

06

 

Para elaborar o gráfico, verifique se eles já conhecem. Se necessário leve para sala jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sitio sobre gráficos.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao Laboratório de Informática e solicite que acessem (um artigo sobre a construção de diferentes tipos de gráficos):

 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.

Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na tabela. Você pode utilizar também uma folha quadriculada.

 

tema s e graficox

Fonte: Acervo da autora

 

 

Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:

 

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram internet, quantos pais teremos?

Estimativa                           Resolução

 

 

 

  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 16 pais citaram os livros, quantos pais não citaram os livros como fonte de Pesquisa?

Estimativa                                 Resolução

 

 

 

  • Se  8  pais citaram as revistas como fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fosse o dobro desta quantidade?

Estimativa                              Resolução

 

 

 

 

7ª Atividade:

 

pesquisa

 

 

Professor, pergunte à turma:

 

  • Quando alguém se acidenta ao seu lado, você:

 

a)    Fica desesperado.

b)    Faz um pouco de tudo o que passa pela sua cabeça.

c)    Procura atendimento médico.

d)    Nenhuma das opções anteriores

 

Explique que geralmente, pensamos que prestar Primeiros Socorros é coisa de médico, mas isso só é verdade quando desconhecemos o que fazer em cada situação, seja em caso de uma simples torção, seja quando se trata de queimadura, choque, intoxicação, convulsão, afogamento, parada cardíaca, entre tantas outras possibilidades.

Mas, essas providências não passam de um conjunto de medidas práticas e bastante simples, ditadas pelo bom senso. São procedimentos que podem e devem ser aprendidos por mulheres, homens e crianças, pois acidentes ocorrem de forma imprevista, esteja quem estiver por perto. Conhecendo os Primeiros Socorros, sentimos menos medo ao enfrentar a adversidade, e nos tornamos muito mais capazes de cuidar dos outros e de nós mesmos.

Nesse sentido, solicite que os alunos utilizem seus laptops e ou tablets e pesquisem na internet o que significa Primeiros Socorros. Eles poderão utilizar os seguintes sítios:

 

http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html (sítio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de procedência)

http://www.esocvp.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46:primsoc&catid=36:desceso&Itemid=54 (Texto - Primeiros Socorros: O que são e porquê aprendê-los)

http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)

http://www.infoescola.com/medicina/primeiros-socorros/ (Artigo que retrata o significado e orientações de primeiros socorros)

http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=112 (Texto -  Habilitação: Noções de primeiros socorros)

Acessados em 10/08/2012.

 

Peça para os alunos registrarem em um cartaz coletivo o significado encontrado.

 

conceiooo

Fonte:  http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html. Acesso 08/08/2012.

 

 

Em algumas situações, não podemos ou não conseguimos resolver o problema com as próprias mãos. Quando isso acontecer, não esqueça que uma das medidas mais importantes é chamar ajuda.

A maioria das cidades tem um serviço eficiente para atender emergências.

É muito fácil chamar ajuda, é só ligar para o numero 193.

Quando a pessoa atender seu chamado, explique com calma como e onde o acidente aconteceu. Os profissionais que atendem emergências são bombeiros, policiais, enfermeiros, médicos e paramédicos treinados que dispõem de equipamentos para resolver os casos mais complicados.

Fonte: "Um guia prático Primeiros Socorros", Editora Claro Enigma.

 

Em seguida, dialogue com a turma sobre os acidentes/lesões mais comuns, que podem acontecer em casa e na escola.

 

  • Pancadas na cabeça
  • Cortes profundos com sangramento
  • Sangramentos
  • Manchas
  • Queimaduras
  • Incêndios
  • Ingestão de objetos e engasgamento
  • Roupas em chamas
  • Perfuração por objetos
  • Desmaios, dentre outros

 

Divida a turma em trios, distribua um acidente/ lesão para cada trio investigar os Primeiros Socorros. Para tanto, os alunos poderão continuar a investigação online acessando os seguintes sítios:

 

http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html (sítio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de procedência)

http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)

http://members.tripod.com/~everton_herzer/primeirossocorros.htm (Texto que aborda noções de primeiros socorros)

Acessados em 12/08/2012.

 

Eles trazem digas de Primeiros Socorros para os acidentes/ lesões citados anteriormente. Exemplos:

 

 

 

      gg qq ddd

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012

 

No sítio: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html está disponibilizada uma página digitalizada de uma revista que aborda sobre "Primeiros Socorros na Educação Infantil". Professor, em muitos casos os alunos da alfabetização têm irmãos na Educação Infantil, é uma maneira dos alunos conhecerem algumas medidas preventivas.

 

folha pri soc

Fonte:http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html. Acesso 12/08/2012.

 

Professor, diga aos alunos que muitas vezes as pessoas têm a intenção de ajudar uma pessoa acidentada, mas como não têm as noções de Primeiros Socorros acabam agindo por impulso e essa atitude poderá acarretar danos maior à pessoa acidentada.

Para informar e conscientizar a população, que tal fazer um panfleto informativo? Peça para cada trio elaborar um panfleto sobre o assunto que pesquisou.

Para tanto, proponha à turma a criação de panfletos informativos com dicas de Primeiros Socorros.

Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios:

 

http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php ( Texto que traz conceito e curiosidades sobre o panfleto)

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html (Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ (Exemplo de panfleto sobre Qualidade de Vida.)

Acessados em 05/08/2012.

 

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related ( Vídeo - como criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4)

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/ (Blog que ensina fazer panfletos, folders, livretos, convites, flyers –  no WORD)

Acessados em 08/05/2012.

 

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, bem como as imagens para serem divulgados e distribuídos pela escola para seus usuários.

EXEMPLO:

 

PANFLETO

Fonte: Acervo da autora.

 

 

Professor, solicite aos alunos da turma, que relatem situações em que podem ocorrer perigo à vida. Anote-as na lousa e peça para os alunos preencherem a atividade do NÃO e NUNCA.

Exemplo:

quadro 2

 

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012.

 

Professor, para enfatizar o trabalho sobre os perigos que os cercam tanto em casa como na escola, providencie o livro abaixo:

 

livro pri soc

 

Fonte: http://www.phorte.com.br/livro-turminha-saude-primeiros-socorros-192. Acesso 12/08/2012.

 

 

Sinopse: Utilizando uma linguagem simples e didática, os autores trazem na obra os cuidados necessários para uma criança manter sua saúde e se preservar contra acidentes que podem levar a fraturas, queimaduras, cortes, envenenamentos, indicando as atitudes que devem ser tomadas como medidas de Primeiros Socorros. Com ilustrações detalhando passo a passo todas as consequências dos acidentes citados e os cuidados a serem tomados, além da importância do hábito da atividade física e da higiene pessoal, a obra informa as crianças também com músicas e jogos, tornando o aprendizado uma atividade prazerosa. Para as crianças encontrarem o caminho mais adequado dos Primeiros Socorros, a obra ajuda a formar cidadãos mais conscientes para os inúmeros perigos que rodeiam o mundo infantil, seja em casa ou na escola.

 

A seguir, o vídeo retrata os perigos em vários lugares e com determinados objetos.

 

video pro soc

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s3f4366Etkc&feature=related . Acesso 12/08/2012.

 

 

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA

 

Prezada família, hoje o para casa é de vocês!!!

Acesse o seguinte sítio: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E

Nele, será exibido o vídeo abaixo, que contém imagens preventivas e uma paródia sobre supercuidados.

 

video familia

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E. Acesso 12/08/2012.

 

  • Registre abaixo quais medidas são tomadas pelos membros da família, para prevenirem acidentes domésticos com as crianças. Não se esqueçam de ilustrarem a resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

OBSERVAÇÃO: Se alguma família não possuir computador em casa, disponibilize na atividade do “Para Casa” a paródia abaixo feita a partir da música: Super Fantástico - A Turma do Balão Mágico.

 

Super papai e mamãe

Escutem com carinho

A nossa canção

Toda criança é frágil

Precisa de cuidado

E muita atenção

Muitas crianças não sabem

Separar a realidade da televisão

Querem praticar em casa

O que foi alimentado na imaginação

PREVENIR

É o melhor aqui

Cuide do seu filho com amor

Pra evitar a dor, de quem tem seu valor

E só precisa ser bem protegido

Projete o seu lar pra não machucar

Quem não tem condições de se cuidar

Coloque proteção nas tomadas

E cuide das quinas afiadas

Identifique o lugar mais seguro pra fazer o quarto do bebê

Evite espelhos, varandas abertas e janelas baixinhas também

Não deixe nada no chão da sala

Nem brinquedo após a diversão

E ponha os móveis nos cantos

E o que for mais pesado, mais perto do chão

Na cozinha, não pode brincar

Pois talheres podem machucar

E no fogão também é preciso evitar

Os cabos das panelas para fora

PREVENIR

É o melhor aqui

Cuide do seu filho com amor

Pra evitar a dor, de quem tem seu valor

E só precisa ser bem protegido

Projete o seu lar pra não machucar

Quem não tem condições de se cuidar

 

 

Visita ao Corpo de Bombeiros

 

Após os alunos compreenderem sobre os Primeiros Socorros, programe um “Trabalho de Campo” com os alunos a uma unidade do Corpo de Bombeiros de sua cidade.

 

Pergunte aos alunos:

 

  • Vocês já visitaram uma unidade do Corpo de Bombeiros?
  • Alguém sabe quais são os equipamentos que fazem parte do trabalho de um Bombeiro?

 

Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios. Depois, pergunte-os se uma visita ao Corpo de Bombeiros seria importante para aprenderem mais sobre Primeiros Socorros. 

 

Organize previamente um dia e horário para visita, estabeleça coletivamente com os estudantes as regras disciplinares e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem sobre a prática dos Bombeiros com relação aos Primeiros Socorros e os equipamentos utilizados por eles. Solicite que anotem as questões previamente à visita. Exemplo:

 

  • Qual é o número do telefone do Corpo de Bombeiros?
  • Quando devo ligar para o Corpo de Bombeiros?
  • O que fazer em caso de desmaio?
  • O que fazer se alguém ingerir algum produto químico?
  • O que se deve ter em um kit de Primeiros Socorros?

 

OBSERVAÇÃO:

Leve o kit de Primeiros Socorros montado pelos alunos e compare com o kit dos Bombeiros.

A atividade a seguir é um caça palavras sobre os itens que devem conter um kit de Primeiros Socorros. Apresente à turma quando retornar à escola.

 

caça pa pri soc

Fonte: http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/sopa-de-letras-estojo-de-primeiros.html. Acesso 15/08/2012.

 

 

 

Oriente os alunos para fazerem todas as anotações sobre os dados e as informações levantadas durante o "Trabalho de Campo" em forma de um relatório, com registros textuais e ilustrativos (vídeos, desenhos e fotografias). Oriente-os a utilizarem Webcam, máquina digital, aparelhos celulares, MP3, dentre outros, para fazerem imagens e registros das informações disponibilizadas pelos Bombeiros responsáveis por acompanhar os grupos apresentando os instrumentos e suas respectivas funções.

 

bom 1   bom 2  bom 3

bom 4  bom 5  bom 6

 

Fonte das imagens: http://alcateialoboguara.blogspot.com.br/2012/07/lobinhos-visitam-corpo-de-bombeiros-de.html . Acesso 12/08/2012.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO:

 

1 – O que são Primeiros Socorros?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 

2 – Quais são as informações corretas?

 

(   ) Perfure as bolhas causadas pelas queimaduras.

(   ) Manter limpa a região que sofreu o corte é um passo importante para uma  rápida   recuperação.

(   ) Cubra o corte com qualquer pano.

(   ) Passar pasta de dentes nas queimaduras.

 

3 – Cite 3 cuidados que devemos ter para evitar acidentes.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

4 -  Qual cuidado você tem em casa para evitar acidentes?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

5 -  Assinale com um x as atitudes que devemos ter para evitar acidentes.

 

(    ) Subir em muros ou tanques.

(    ) Atravessar a rua na faixa de pedestre.

(    ) Brincar com fogueira.

(    ) Guardar os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.

(    ) Empinar pipas próximo aos postes.

(    ) Não utilizar cerol nas pipas.

(    ) Não provocar os animais.

 

CRUZADINHA ONLINE:

 

cruzadinha

Fonte: http://www.nossotransito.com.br/jogos/ps01.html. Acesso 15/08/2012.

 

 

8ª Atividade:

 

 CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS 

 

Professor, depois de realizar as investigações, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

 

                                     Escola de Educação Básica da UFU –                                                  

 Projeto de Iniciação Científica Discente: Por onde começar: a importância dos Primeiros Socorros

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

Retome com os alunos se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida  solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

 9ª Atividade:

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO

Esta etapa é tão importante quanto à realização das Pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber  que a Pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição dos objetos necessários ao kit de Primeiros Socorros;
  • Oficinas de Primeiros Socorros: no anfiteatro da escola ou em outro espaço as crianças ensinam como reagir nos casos investigados;
  • Comunicação sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

 

Planejamento

Defina com os alunos, o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo.

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Quais serão as equipes de trabalho?
  • Vamos elaborar convites? Quem vai se responsabilizar pela elaboração e distribuição?
  • Quem vai divulgar o Projeto no jornal da escola?
  • Quem vai confeccionar cartazes? Quantos cartazes deverão ser confeccionados? Onde serão afixados? Dentre outras questões.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

Conhecimento do tema estudado;

Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

Participação nas atividades propostas;

Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Veja um exemplo:

 

·                 COMO FOI SER PESQUISADOR?

 

 

 

 

·                 PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

 

 

 

 

·                 VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de links para os alunos

http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/estojo-de-primeiros-socorros.html . Atividade kit Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012.

http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/cuidados-com-acidentes.htm. Texto que aborda a importância dos cuidados para não se acidentar em diferentes espaços. Acesso 18/08/2012.

 

Sugestão de links para os professores

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1125. Links sobre vários fatores que envolve os Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ .Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.

Acesso 16/08/2012

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula “Por onde começar: a importância dos Primeiros Socorros”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ivone Littig Rossi, Escola municipal , Bahia - dijo:
    littigrossi@hotmail.com

    22/08/2013

    Cinco estrelas

    adorei! as atividades são fáceis de trabalhar, principalmente quando não de tem auxilio pedagógico, e nem material didático


  • Fabiana dos Santos, cantinho do céu , São Paulo - dijo:
    fabienfermagem2011@hotmail.com

    27/01/2013

    Cinco estrelas

    olá sou estagiaria de Pedagogia e enfermeira amei esse portal, me ajudou muito nas informações e pode fazer farias atividades com as crianças! Muito bom vocês estão de Parabéns;


  • CARLA, FJN , Ceará - dijo:
    carla5552011@hotmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    amei, me ajudou muito. obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.