Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A liberdade da terra e a paz no campo têm nome: comunidades ribeirinhas

 

22/08/2012

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:

  • Compreender o que são as comunidades ribeirinhas;
  • Identificar as origens históricas e as características culturais das comunidades ribeirinhas na atualidade;
  •  Refletir sobre os direitos e as necessidades sociais das comunidades ribeirinhas, na atualidade.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DA PESQUISA

Inicie a aula apresentando o tema de pesquisa e a relevância dessa temática para os alunos. Eles poderão conhecer sobre as populações ribeirinhas do Brasil, principalmente as localizadas na região amazônica, e compreenderão o modo de viver e interagir dessas comunidades com o meio ambiente, nos ensinando valiosas lições de sustentabilidade.

“as populações tradicionais possuem um modo de vida específico, uma relação única e profunda com a natureza e seus ciclos, uma estrutura de produção baseada no trabalho da própria população, com utilização de técnicas prioritariamente baseadas na disponibilidade dos recursos naturais existentes dentro de fronteiras geralmente bem definidas, adequando-se ao que a natureza tem a oferecer, e também manejando quando necessário. Em tais populações, ocorre uma constante transmissão de conhecimentos através das gerações como forma de perpetuar a identidade do grupo.” (Disponível na íntegra em: http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf)

 

ATIVIDADE I

 

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.

b) Divida os alunos em trios.

c) Peça que as duplas acessem os links dos textos abaixo:

 

Texto 1: Famílias ribeirinhas

ribeirinhas

Professor, esse texto, sucintamente, apresenta a definição do termo “ribeirinho”, as principais localidades geográficas das comunidades ribeirinhas no Brasil e algumas características comuns dessa população.

Disponível em: http://www.mds.gov.br/cgs/grupos_populacionais/textos/ribeirinhas.pdf Acesso em 17.08.12

 

Texto 2: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível

Professor, esse texto pretende estabelecer uma reflexão sobre a população tradicional identificada como ribeirinha, da região da Amazônia, articulando a sua existência a possíveis alternativas de desenvolvimento e a sua relação com a natureza.

Disponível em: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp. Acesso em 17.08.12

 

d) Peça aos trios que analisem os textos procurando, através de uma leitura crítica, levantar algumas questões fundamentais para a compreensão sobre o que são as comunidades ribeirinhas, as origens históricas e as principais características culturais dessas populações. Para tal entendimento, os trios deverão fazer um fichamento desses textos.

Professor, “o fichamento é uma atividade de investigação do conteúdo apresentado. O aluno deve tirar do texto as partes mais importantes para a compreensão do mesmo e fichá-las, ou seja, registrá-las no papel. É uma forma para o estudante absorver o conteúdo lido, ao passo que promove a reflexão durante o processo de seleção dos trechos mais significativos do material.” (Disponível na íntegra em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm)

Para compreender o que é um fichamento e como usá-lo com os alunos, acesse os links abaixo, os quais poderão também auxiliar os alunos na produção de seu fichamento: 

1)

fichamento

Disponível em: http://vilamulher.terra.com.br/fichamento-como-fazer-e-modelo-9-5602870-96586-pfi-meucantinho.php

 

2) 

ficha 2

 

Disponível em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545

 

 

ORIENTAÇÕES:

Para esta atividade, os trios deverão fazer um fichamento de conteúdo dos textos acessados.

O fichamento deve ser feito no editor de texto do computador da escola e depois impresso, seguindo as instruções abaixo:

 

fichamento 2

 

Disponível em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545

 

e) Ao final das leituras, análise dos textos e produção do fichamento de conteúdo, os trios deverão apresentá-lo em data show, com debate na sequência de cada apresentação. Nesse momento será possível perceber como os trios assimilaram o conteúdo dos dois textos propostos.

 

2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

Após esse contato inicial dos alunos com a temática das populações ribeirinhas por meio dos textos, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática, como por exemplo:

  •  Os modos de viver dos povos ribeirinhos.  
  • O significado dos saberes populares dos ribeirinhos.
  • A interação das comunidades ribeirinhas com o meio ambiente.
  • As contribuições ribeirinhas para o desenvolvimento sustentável.

 

3.  FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Orais – músicas.
  • Fontes Escritas – Textos e links sobre a temática.
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas – imagens sobre a temática.

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Criação de fichamento de conteúdo, apresentações e vídeos.
  • Análise de textos e fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Realização de evento social.

 

pesquisa

Imagem disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

 

ATIVIDADE II

 

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.

b) Os alunos se dividirão em grupos de no máximo quatro integrantes e farão uma Webinvestigação sobre a temática das populações ribeirinhas, procurando encontrar as respostas das questões levantadas anteriormente pelo professor e também por eles próprios. Confira, abaixo, um excerto de um texto/proposta que pode ajudar os alunos nesta atividade. 

 

Procurar, encontrar, escolher – seleção de informação na Internet

“A Internet é um território rico em informações interligadas – os hipertextos –, que permitem a cada um fazer o seu caminho, isto é, a sua própria leitura. Trata-se de uma infinidade de páginas, disponibilizadas em diferentes formatos e pelas mais variadas fontes. Diante desse cenário, o uso da Internet para realização de pesquisas dirigidas pelo professor proporciona ao aluno o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informações relevantes. Essas aprendizagens envolvem levantamento de hipóteses, análise, comparação e síntese, mas também habilidades como leitura de hipertextos e uso de navegadores e de buscadores.”

web

Texto e imagem disponível em:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630

 

Além do texto acima, consulte também o linkhttp://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 para a realização dessa atividade, pois apresenta uma metodologia para fazer a webinvestigação com os alunos. Confira um excerto:

Explorando o campo de busca

- Para explorar a busca no Google, faça uma pesquisa com o uso do projetor multimídia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hipóteses com os alunos e vá comentando.

- Ao digitar um tema, o buscador encontra um número X de links, que podem ser de páginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no início, o aluno dê preferência aos sites oficiais.

- Oriente os alunos explicando que, para buscar informação na Internet, é preciso ser o mais específico possível. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da região norte do Brasil, não digite apenas “folclore” no campo de busca. Assim aparecerão milhões de links no resultado, a maioria sem nenhuma relação com o que você procura. Especifique: “folclore amazônico”, “folclore argentino”, entre muitos outros.

- Depois, é importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca.

investiga

Texto e imagem disponível em:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE:

 

1. Os grupos deverão usar um Navegador de Internet para fazer a webinvestigação. Para essa atividade sugerimos: www.google.com.br;

2.Peça aos alunos que salvem as informações, as imagens  e os links pesquisados no editor de texto do computador.

3.Oriente os grupos a seguirem a sugestão abaixo, para que a webinvestigação seja bem sucedida.

 

Sugestão de roteiro para análise de site
  • A página pesquisada atende exatamente ao que foi solicitado?
  • Está de acordo com o tema procurado?
  • Quais informações a página contém que são importantes para a identificação do tema?
  • As informações respondem suas dúvidas ou acrescentam algo àquilo que você já conhecia sobre o tema?
  • Essa página possui links para outras páginas que complementem o tema?
  • O que mais pode ser analisado?

Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630

 

4.Após a seleção das informações no editor de texto do computador, sugira aos grupos que façam uma apresentação a respeito do tema de pesquisa, ou seja, sobre os seus “achados” e considerações. Os alunos deverão utilizar o programa de apresentação de slides do computador, descrevendo o percurso de sua investigação: por quais links navegaram e em quais links buscaram as informações para a pesquisa, o que mais gostaram nesse trabalho e o que mais acharam difícil.

c) Ao final, cada grupo deverá apresentar os slides com os resultados de sua pesquisa para todos da turma, exibindo-os em projeção através de data show.

 

ATIVIDADE III

 

a) Depois de terem conhecido e compreendido sobre os modos de vida das populações ribeirinhas, os grupos deverão criar um vídeo sobre os ribeirinhos, contemplando as questões já pesquisadas na atividade anterior. Sendo assim, os grupos deverão apenas selecionar e organizar as informações que julgarem mais importantes para a criação desse vídeo.

video

URL da imagem original: http://ecolivre.com.br/?p=3690

ORIENTAÇÕES

1) Para essa atividade os alunos poderão usar uma câmera fotográfica ou um celular.

Sugestões para as filmagens:

  • Os grupos poderão filmar os integrantes explicando sobre as comunidades ribeirinhas;
  • Poderão fazer a filmagem em forma de telejornal, jogral ou peça;
  • Também poderão filmar imagens relacionadas às populações ribeirinhas, contendo ao fundo a voz dos integrantes explicando sobre a temática.

 

É importante que nessa atividade os grupos possam ter a liberdade para criar a sua maneira de explicar sobre o que foi pesquisado. 

2) Depois de fazerem as filmagens necessárias, os grupos poderão usar o programa do computador da sua escola para cortar ou acrescentar alguma filmagem ou imagem que desejem. Estipule com os grupos o tempo de duração dos vídeos, o desejável é que tenham no mínimo 10 minutos.

3) Os grupos deverão salvar os vídeos em pendrive ou DVD para entregá-lo ao professor.

4) Todos os vídeos deverão ser exibidos para todos da turma.

Sobre essa atividade, oriente os alunos a acessarem o link abaixo

Como fazer um vídeo - Disponível em: //www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=video

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

 

4. RESULTADOS DA PESQUISA

Para finalizar essa atividade, os alunos deverão realizar um evento  em sua escola para arrecadação de livros, revistas, gibis, materiais escolares e brinquedos para o projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras" que leva até às comunidades ribeirinhas esses materiais arrecadados, proporcionando a essas populações a democratização da leitura.

Para que os alunos conheçam mais sobre esse projeto, sugira que eles acessem o link da "Biblioteca Itinerante Barca das Letras": http://barcadasletras.blogspot.com.br/

Para a realização do evento, os alunos deverão:

  • Criar um nome para o evento.
  • Apresentar à comunidade escolar os vídeos que os grupos fizeram sobre as comunidades ribeirinhas, para que eles conheçam um pouco da história dessas populações.
  • Depois da apresentação dos vídeos, anuncie à comunidade escolar que estarão recolhendo doações de livros, revistas, gibis, material escolar e brinquedos para doar a essas populações ribeiras via Projeto “Biblioteca Itinerante Barca das Letras”.

Para as doações:

  •  Escolha um espaço na escola para receber as doações da comunidade escolar. Se desejarem, enfeite uma caixa grande de papelão para poder colocar os materiais que forem recebendo das doações.
  • Estipulem a duração para receber as doações.
  • Faça um rodízio entre os alunos da turma para receberem as doações.
  • Professor, ao final do evento, entre em contato com a equipe do Projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras", através dos e-mails disponíveis no blog, e veja como entregar à equipe o que foi arrecadado em sua escola.

 

Recursos Complementares

 

Sugestão de link para os professores:

Livro: Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais < http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf>

Sugestão de link para professores e alunos:

Vídeo: Comunidades ribeirinhas <http://www.youtube.com/watch?v=963GZywppg8>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

As comunidades ribeirinhas da Amazônia – UCA. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35861>

Fonte de subsistência para comunidades ribeirinhas: Rio São Francisco X Rio Tocantins <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30040>

Todos os links foram acessados em 17.08.2012

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em prática os resultados das informações coletadas, o que chamamos de pesquisa-ação, proposta metodológica que tem por objetivo a transformação da realidade através da prática, formando sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.