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Aprender e Ensinar sobre H1N1 - UCA/ Metodologia Científica

 

22/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a origem da gripe H1N1;

·         Identificar formas de contágio;

·         Apontar os grupos de risco;

·         Verificar formas de prevenção;

·         Conhecer os produtos utilizados no combate à gripe;

·         Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Localizar, registrar e analisar informações;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·         Interagir com os pares;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da gripe H1N1.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

 

 

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

 

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

 

 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa)

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas)

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?)

Acessados em 09/08/2012.

 

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

 

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, dentre outros.

 

1ª Atividade:

 

Professor, o Projeto poderá surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo:

Se algum aluno ou parente dele pegou a gripe ou os alunos ficaram curiosos devido às notícias relativas à gripe H1N1 na mídia e suscitou na turma um desejo a mais de conhecer sobre a gripe, dialogue com eles para propor, então, um Projeto de Pesquisa.

 

Outra forma seria detonar o tema com seus alunos. Veja:

 

Para desenvolver a Pesquisa sobre a gripe A – H1N1 com a turma, você poderá instigar os alunos sobre o tema da seguinte forma:

Separe imagens e fotografias que caracterizaram e continuam sendo evidenciadas em situações de gripe H1N1.

Coloque as imagens em uma caixa surpresa e apresente-as para os alunos na rodinha ou as apresente em um projetor de imagens.

 

                                                                                                                                 1                                                                                                                                                        2

alcool      mascaras

Fonte das imagens:

1 - http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/noticias/pagina/5

2 - http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=887201&tit=Japao-confirma-tres-casos-domesticos-de-gripe-A-H1N1. Acessadas em 08/09/2012.

 

 

Assim que cada aluno tirar uma imagem ao vê-la, pergunte o que ele está observando. É importante que ele descreva a imagem. Indague-o:

 

  • O que você observou?
  • Por que as pessoas estão usando máscaras?
  • Para que serve álcool em gel?

 

A seguir, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.

Promova um momento de sensibilização utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.

Sugerimos:

LITERATURA – LIVRO DIGITAL

 

livro digital

Fonte:http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.

  

Este livro está disponível na biblioteca digital. Para o aluno mudar de página basta clicar na seta do lado direito, para voltar clique na seta do lado esquerdo. Veja como começa a história:

 

historia gripe

Fonte:http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.

 

Se preferir, a página 38 do livro traz a opção da história ser contada ao mesmo tempo em que as páginas são passadas de forma automática.

 

histpria contadad

Fonte: http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.

 

Professor, você encontra a história adaptada para filme a partir do site da Biblioteca Digital, relacionada com o Plano Nacional de Leitura.

 

video gripe

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HJ7Db35eSIo

 

Professor, embora essa história traga alguns conceitos e palavras que os alunos possam não identificar ou compreender, ela se torna importante, uma vez que os alunos vão se familiarizando com os termos mais utilizados sobre o assunto da gripe H1N1. Como, por exemplo: vírus, sintomas, contágio, prevenção, higienização. Solicite que os alunos busquem o significado das palavras desconhecidas no dicionário. 

 

2ª Atividade:

 

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize-os e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto.

 

·         Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta Pesquisa, no quadro abaixo:

 

 

                                         EU QUERO ESTUDAR SOBRE O “A GRIPE H1N1” PORQUE...

 

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

Após a realização da atividade solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a gripe H1N1.

Prepare um mural na sala de aula e registre nele os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto ou no Blog os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

·         Compreender a origem da gripe H1N1;

·         Identificar formas de contágio;

·         Apontar os grupos de risco;

·         Verificar formas de prevenção;

·         Conhecer os produtos utilizados no combate à gripe;

·         Aprender a realizar uma Pesquisa;

·         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

  

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre a gripe H1N1.

 

Sugestão de atividade:

 

·         Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

 

 

O que eu quero saber sobre a gripe H1N1 é...

 

 

  •          Como se pega a gripe?

 

 

 

 

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

 

 

 

 

Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst/Arte e Música > Pintura Digital) no laptop.Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre a gripe H1N1?”

 

É o momento ideal para os alunos exporem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio da comprovação ou da refutação das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa? 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:

 

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

Lara

 

  •          Como se pega a gripe?

 

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

ALUNO

 

HIPÓTESE

Lara

 

  • Encostando em uma pessoa que está gripada.

Posteriormente, solicite a cada aluno, que pesquise em revistas, jornais ou livros usados, figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

 

  • Represente sua hipótese por meio de escrita e colagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Atividade:

 

Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

 

“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?” 

 

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

 

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

 

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a gripe H1N1, para que possamos compreender como agir na nossa vida e no mundo.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

 

 

7ª Atividade:

 

pesquisa

Explorando o texto online:

Inicialmente, propomos uma investigação online para os alunos identificarem o que é a gripe H1N1, sintomas e diferença entre a gripe A e outras gripes.

Organize a turma em grupos de quatro alunos e solicite que usem o tablet ou o laptop a partir do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para acessarem os sítios abaixo e responderem às seguintes questões:

 

·         O que é a gripe H1N1?

·         Por quais outros nomes ela pode ser identificada?

·         Quais são os sintomas dessa nova gripe?

·         O que diferencia essa gripe das demais?

 

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31267 (Sítio - Portal da saúde - SUS)

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/ (Sítio do Dr. Drauzio Varella que aborda sobre a gripe H1N1)

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?697&-gripe-a-h1n1 (Sítio que aborda conceito, contágio, sintomas e prevenção da gripe A)

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534 (Aborda o conceito de Influenza A e recomendações do Ministério da Saúde))

Acessados 10/08/2012.

 

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação.  

A partir das informações obtidas na leitura, solicite que cada grupo faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado, redigindo dados relevantes do texto/diálogo. Para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um cartaz explicativo representando a leitura e a interpretação dos textos.

Os alunos deverão registrar:

 

- O que é influenza A (H1N1)?


A gripe H1N1, ou influenza A, é uma doença respiratória aguda (gripe) provocada por mutações do vírus H1N1 da influenza do tipo A. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Portanto, é um vírus novo, com material genético desconhecido para o sistema imunológico das pessoas. Este novo vírus surgiu devido a uma grande variação antigênica do vírus Influenza.

Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).


- O que significa H1N1?


Hemaglobulina 1 e Neuraminidase 1. Existem vários números, dependendo do tipo de vírus.


- Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)?


Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. Deve-se orientar a população a procurar seu médico ou um posto de saúde quando do aparecimento dos sintomas.

 

Fonte das informações: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31267. Acesso 10/08/2012.

 

quadro gripe

Fonte da imagem: http://projetoapesantos.blogspot.com.br/2012/07/gripe-h1n1-ou-influenza-a-gripe-h1n1-ou.html. Acesso 10/08/2012.


 

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Diagnóstico

Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

 

Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/. Acesso 10/08/2012.

 

IMAGEM DO VÍRUS:

 

virus

Fonte: http://www.examiner.com/article/swine-flu-h1n1-pandemic-should-not-mean-panic. Acesso 08/08/2012.

 

 

ação do virus

Fonte:http://jornalmontesclaros.com/2012/05/16/mg-adolescente-pode-ter-morrido-de-gripe-suina.html. Acesso 08/08/2012.

 

o que é a gripe

Fonte:http://aranas.com.br/news/2012/05/alerta-confirmado-primeiro-caso-de-gripe-suina-no-vale/. Acesso 08/08/2012.

 

 

        Identificar formas de contágio

 

Professor, para que os alunos identifiquem as formas de contágio do vírus H1N1, apresente os vídeos da turma na Monica:

 

contagio 1

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=LiqAPwlgXIk. Acesso 08/08/2012.

 

 

Música sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão, não é desprezo é apenas proteção

contagio2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=k9kf5n3Wmh4. Acesso 08/08/2012.

 


Os alunos irão perceber que o vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.


 

saiba mais

Fonte:http://drpaulomaciel.com.br/a-versao-oficial-da-gripe-a/ Acesso 08/08/2012.

 

Solicite que os alunos, por meio do laptop ou tablet,  acessem o seguinte sítio: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/especial/2009/gripe-suina/infografico-gripe-suina.jhtm?quadro=5 (Este sítio traz recomendações de como evitar o contágio). Acesso 10/08/2012.

 

 

contagio

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/especial/2009/gripe-suina/infografico-gripe-suina.jhtm?quadro=5. Acesso 10/08/2012.

 

Professor, peça para os alunos construírem uma história sobre a gripe H1N1 abordando as formas de contágio. A história poderá ser realizada no editor de histórias em quadrinhos chamado HAGÁQUÊ.

Os sítios abaixo trazem informações de como utilizar esse programa:

 

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/ (Esse sítio traz o significado do programa HAGÁQUÊ, bem como links para downloads)

http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html (Blog que mostra como publicar histórias na internet)

http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA (Material didático - Tutorial HAGÁQUÊ)

Acessados em 10/08/2012.

 

hagaque

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80. Acesso 10/08/2012.

 

 

Acesse o sítio abaixo e faça a instalação do HAGÁQUÊ no seu computador.

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR. Acesso 10/08/2012.

 

Apontar os grupos de risco

 

Professor, explique aos alunos que algumas pessoas estão mais arriscadas a pegarem a gripe do que outras, devido a algum problema de saúde ou porque estão com a imunidade afetada por algum motivo. Foram identificados sete grupos de risco.   

 Divida a turma em sete grupos cada um representando um grupo de risco. Solicite que cada grupo pesquise porque as pessoas desse grupo foram consideradas de risco.

Abaixo um sítio explicativo:

http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103 (Sítio que retrata sobre os grupso de riscos)

Acesso 10/08/2012.

 

grupos de risoc

Fonte:http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103. Acesso 10/08/2012.

 

 

 

idosos criançasgestantes

obesos doentes cronicos

imunidadehemoglobina

Fonte das imagens: http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103. Acessadas em 10/08/2012.

 

Assim que todos os grupos terminarem a Pesquisa, solicite que produzam, por meio de recortes e colagens, um cartaz informativo feito de forma colaborativa entre todos os alunos, sobre os grupos de risco.

Professor, caso você não queira utilizar apenas o cartaz, sugira aos alunos que editem um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker. Disponível para download no seguinte sítio: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.  Acesso 02/08/2012.

 

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: 

 

http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related (Vídeo - Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7)

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html (Passo a Passo - Windows Movie Maker)

Acessados em 12/07/2012.

 

Verificar formas de prevenção

 

Professor, nesse momento, sugerimos que organize uma palestra/entrevista com profissionais da saúde, para orientar os alunos sobre as formas de prevenção da gripe H1N1.

Oriente os alunos a fazerem seus questionamentos sem atrapalhar a dinâmica da palestra/entrevista. Ao final dessa atividade os alunos deverão compreender que:


A população deve ser orientada a tomar alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
 

Recomendações importantes:

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:


• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
. Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.


B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:


Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de Influenza A (H1N1) em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.


Acesse o Artigo Original: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/h1n1-nova-gripe.html#ixzz23GDpvIJT. Acesso 12/08/2012. 

Após a palestra disponibilize a letra da música abaixo composta por Arnaldo Antunes, ou solicite que os alunos acessem a internet, por meio do tablet ou do laptop, a partir do programa Mozilla Firefox para assistirem ao vídeo da música gravada pelo Castelo Rá-Tim-Bum.

 

Lavar As Mãos

Arnaldo Antunes

Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma

Fonte: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91646/. Acesso 12/08/2012.

 

ra tim bum

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs Acesso 12/10/2012.

 

 

Dialogue com a turma sobre o vídeo e a música e aborde as seguintes questões:

 

·         O que acharam da música/vídeo?

·         Por que lavar é importante?

·         Se as mãos forem devidamente higienizadas o que elas poderão evitar?

 

Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho sobre a importância da higienização das mãos. O desenho poderá ser feito no programa Tux Paint do laptop Classmate, a partir do caminho:(Metasys > Edusyst/Arte > Música/Pintura Digital) ou no tablet. Exponha os desenhos no mural da escola.

 

Professor, dialogue com a turma sobre a maneira correta de se lavar as mãos, para ter uma higienização adequada. Explique que temos que dedicar um tempinho maior ao lavar as mãos e não se esquecer de nenhuma parte. Mostre o exemplo abaixo à turma, essa recomendação foi feita por infectologistas.

 

 

lavar maos correto

Fonte: http://marlivieira.blogspot.com.br/2009/07/gripe-h1n1-no-brasil-56-vitimas-fatais.html. Acesso 12/08/2012.

 

Os sítios abaixo informam também a maneira adequada de lavar as mãos:

 

http://silvana-matos.blogspot.com.br/2011/04/voce-lava-as-maos-corretamente.html (Blog que aborda: Você lava as mãos corretamente?)

http://www.desdeabarriga.com/dia-mundial-de-lavar-as-maos/ (Sítio que fala sobre o dia mundial de lavar as mãos)

Acessados em 12/08/2012.

 

Professor, disponibilize uma folha de papel  para cada aluno desenhar ou fazer colagens sobre o passo a passo para uma higienização correta das mãos. Veja o exemplo:

 

palma

Fonte: Acervo da autora

 

A partir dessa atividade, utilize os desenhos para construir com a turma panfletos sobre a forma correta de lavar as mãos, divulgada por vários infectologistas, para serem divulgados tanto na escola como para as famílias dos alunos. É uma maneira dos alunos divulgarem seus conhecimentos e orientarem/conscientizarem a população.

Para tanto, proponha à turma a criação de panfletos informativos com dicas de como lavar as mãos corretamente.

Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios:

 

http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php (Texto que aborda o conceito e curiosidades sobre o panfleto)

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html (Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.).

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ (Exemplo de panfleto sobre qualidade de vida.).

Acessados em 08/05/2012.

 

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related (Vídeo - Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4)

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/ (Blog que mostra como criar Panfletos, folders, livretos, convites, flyers – no programa WORD)

Acessados em 08/05/2012.

 

Professor, o panfleto poderá ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, bem como as imagens para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

 

LEITURA EXTRA:

cinco trovinhas

Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/cinco-trovinhas-para-duas-maozinhas-ed-brasil,product,LV236030,3430.aspx. Acesso 12/-9/2012.

 

Sinopse: Com rimas divertidas, inteligentes e muito ritmo, Tatiana Belinky conta engraçadas histórias do universo infantil. As travessuras, curiosidades, os medos, e as descobertas do mundo da criança estão presentes neste livro recheado de boa poesia e fascinantes ilustrações. Também mostra o quanto nossas mãos são importantes e quantas coisas podemos fazer com elas.

 

Conhecer os produtos utilizados no combate à gripe

Professor, apresente as seguintes imagens à turma:

 

                                                                                               1                                                                                                                 2                                                                                                               3

luvas    mascarssss   alcoll

Fonte das imagens:

1 - http://enfermeiromarcosreis.blogspot.com.br/2011/04/blog-post_10.html

2 - http://blogs.diariodepernambuco.com.br/espacodaprevidencia/?p=123

3 - http://www.marabaonline.com/2012/06/alcool-em-gel-ainda-e-bastante.html. Acessadas em 10/08/2012.

 

Estimule o diálogo e explique cada um destes produtos:

 

·         LUVAS: As luvas foram usadas no período da gripe H1N1, principalmente pelos profissionais que trabalham na área da saúde.

·         MÁSCARAS: As máscaras de proteção apesar de protegerem as pessoas do grupo de risco e isolar a contaminação das pessoas que tinham o vírus, ela possui um tempo limite de uso. Deve-se trocar de 2 em 2 horas.

·         ÁLCOOL EM GEL: O álcool em gel é um produto que foi muito utilizado no combate à gripe H1N1 e ainda é. Pesquisas mostram que com o uso desse produto reduz as taxas de doenças nos olhos e alergias.

 

Comente com a turma:

 

·         Vocês já viram alguém usar estes produtos?

·         Aonde?

·         Vocês já usaram alguns desses produtos? Por quê?

 

Informe que o sítio http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/vacinacao-derrubou-numeros-da-gripe-h1n1-no-pais-diz-ministerio.html traz o seguinte assunto - A vacinação derrubou números da gripe H1N1 no país, diz Ministério da Saúde. A vacina surgiu no Brasil em 2010 e é gratuita.

 

Pergunte se alguém tomou a vacina e em caso afirmativo, se teve alguma reação.

 

Informe ainda, que os profissionais desenvolveram dois remédios, são os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária. São eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC. Estes medicamentos devem ser receitados por um médico.

 

Professor, solicite aos alunos, que construam um jogo de percurso, a partir do conhecimento construído durante o projeto sobre a gripe H1N1.

 

Jogo de percurso é um jogo que pode ser feito em tabuleiro onde os participantes percorrem um caminho que tem uma saída e ao final uma chegada.

Os alunos deverão construir: o tabuleiro, os peões e os dados. Organize a sala em 5 grupos. Se a turma tiver 25 alunos, por exemplo, cada grupo ficará com 5 alunos.

 

jogo tabuleiro

Fonte: http://ricearaujo.blog.uol.com.br/arch2010-02-07_2010-02-13.html. Acesso 12/08/2012.

 

Após a confecção, jogue com os alunos, não se esqueça de passar nos 5 grupos.Como atividade de casa, peça para cada aluno fazer uma produção de texto para contar como foi a experiência de criar e jogar esse jogo.

 

ATIVIDADES

 

cruzadinha     alfabetof

 

Complete a cruzadinha abaixo com a palavra correta.

 


1. A aglomeração de pessoas facilita o...
2. O animal portador / hospedeiro do vírus Influenza A H1N1 é o...
3. A gripe suína é uma doença...
4. A gripe em pacientes infectados ocorre principalmente pelos...
5. O que não se deve usar sem a prescrição médica são os...
6. Um dos contágios da gripe pode se dar através de...
7. A gripe suína é parecida com a gripe...
8. O nome do vírus causador da gripe suína é...
9. As mãos devem ser sempre lavadas para evitar a...
10. As pessoas infectadas pelo vírus devem ficar em...

 

cruzadinhadds

RESPOSTAS:

RESPOSTAS

Fonte das imagens: http://sillovinho.blogspot.com.br/2009/08/gripe-suina_14.html. Acessados em 12/08/2012.

 

 

 

 

jogo da memoria        jogo memoria 2         explicações

 

Fonte das imagens 1 e 2: http://edudeboraschnek.blogspot.com.br/2009/08/projeto-gripe-suina-h1n1.html

Fonte da imagem 3:  http://projetopoliciamirim.blogspot.com.br/2012/02/sesap-notifica-mais-dois-casos-de-h1n1.html. Acesso em 12/08/2012.

 

8ª Atividade:

 

Concluindo com um " Jornal Falado".

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um “Jornal Falado” sobre todos os conteúdos abordados na temática da gripe H1N1, o qual estimula diversas habilidades dos alunos. Dessa forma, distribua entre os alunos, as responsabilidades e funções no jornal: quem vai redigir e selecionar os textos, quem vai apresentar, quem vai entrevistar, quem vai ser entrevistado, dentre outras. É importante que todos os assuntos sejam abordados.

 

Exemplo: PARA UMA SALA COM 25 ALUNOS

 

  •          1 apresentador
  •          8 repórteres
  •         16 entrevistados

 

REPÓRTER 1 – PERGUNTA:

O QUE É A GRIPE H1N1?

 

ENTREVISTADO 1

RESPONDE

REPÓRTER 2

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DESSA NOVA GRIPE?

 

ENTREVISTADO 2

RESPONDE

REPÓRTER 3

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A GRIPE H1N1 E OUTRAS GRIPES?

 

ENTREVISTADO 3

RESPONDE

REPÓRTER 4

QUAIS SÃO AS FORMAS DE CONTÁGIO?

 

ENTREVISTADO 4

RESPONDE QUAIS SÃO AS FORMAS

 

ENTREVISTADO 5

MOSTRA A HQ FEITA POR ELE ???????

 

REPÓRTER 5 – PERGUNTA:

QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO?

 

ENTREVISTADO 6 – FALA SOBRE OS IDOSOS

ENTREVISTADO 7 – FALA SOBRE AS CRIANÇAS

ENTREVISTADO 8 – FALA SOBRE AS GESTANTES

ENTREVISTADO 9 – FALA SOBRE OS DOENTES CRÔNICOS

ENTREVISTADO 10 - FALA SOBRE OS OBESOS

ENTREVISTADO 11 - FALA SOBRE IMUNIDADE REDUZIDA

ENTREVISTADO 12 – FALA SOBRE HEMOGLOBINA

 

 

 

REPÓRTER 6

COMO NOS PREVENIR DA GRIPE H1N1?

 

ENTREVISTADO 13

RESPONDE

ENTREVISTADO 14 – FALA ESPECIALMENTE SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

 

REPÓRTER 7

QUAIS OS PRODUTOS UTILIZADOS NO COMBATE À GRIPE?

 

ENTREVISTADO 15

RESPONDE

REPÓRTER 8

QUAIS FORAM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PROJETO

 

ENTREVISTADO 16

RESPONDE

JOGOS, MÚSICAS, LITERATURA, VÍDEOS, PALESTRAS, ENTREVISTAS, LEITURAS EM LIVROS DIGITAIS, PESQUISAS NA INTERNET, PRODUÇÃO DE CARTAZES, VÍDEOS, RELATÓRIOS, HQ, PANFLETOS, DESENHOS E COLAGENS.

 

Professor, para filmar utilize tablet, laptop Classmate ou filmadoras de alta resolução.

Se optar pelo laptop acesse: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

 

 9ª Atividade:

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar o dia, horário e local da apresentação.

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribuídos pela comunidade.

Organize o ambiente e apresente o "Jornal Falado" construído pela turma.

 

 10ª Atividade:

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·         Conhecimento do tema estudado;

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·         Participação nas atividades propostas;

·         Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento dos alunos, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Veja um exemplo:

 

·                 COMO FOI SER PESQUISADOR?

 

 

 

 

·                 PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

 

 

 

 

·                 VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de links para os alunos:

http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/gripe-suina-h1n1.html. Desenhos para colorir sobre a gripe A.

https://docs.google.com/present/view?id=dckwdr46_108f7tbt8hp. Slides explicativos sobre a gripe A.

 

Sugestão de links para professores

http://www.cartilhasrh.com.br/blog/cartilhas-2/cartilha-de-orientacoes-e-cuidados-com-a-influenza-a-h1n1-gripe-suina. Cartilha de orientações e cuidados básicos com a Influenza A – H1N1 – Gripe Suína.

Acesso 12/08/2012.

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ . Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.

Acesso 16/08/2012

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/ Aula “Aprender e ensinar sobre H1N1”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Luciane Costa, Prefeitura de Balneário Camboriu - ESF Vila Real , Santa Catarina - dijo:
    amosany@hotmail.com

    09/08/2013

    Cinco estrelas

    Não li completamente, mas adorei!!!!!!!!!! trabalho na área da saúde e você foi excelente na metodologia. com certeza usarei tuas idéias para nossos trabalhos em nossa unidade. Obrigado por socializar o este material tão enriquecedor e facilitador, pois muitas vezes não temos idéia de como ensinar nossas crianças. Abraço Enfª Luciane


  • Laís de Castro Agranito, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - dijo:
    laisufu@hotmail.com

    16/09/2012

    Cinco estrelas

    Execelente aula Mari!!! Parabéns!


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