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Lógica Aristotélica

 

18/01/2013

Autor y Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Tomar contato com a lógica aristotélica;

  • Conhecer o silogismo;

  • Identificar a presença de silogismos no cotidiano.

Duração das atividades
Entre 4 e 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

 

Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da filosofia grega. A área da Filosofia que se ocupa das questões que levaram os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento é a lógica. Essa área estuda conceitos, juízos e raciocínios visando demonstrar a validade ou ambiguidade, o duplo sentido dos termos e a falta de definições precisas.

A lógica é indispensável para qualquer estudo filosófico, além de necessária para a elaboração de raciocínios e argumentos coerentes e ajuda a entender proposições com maior clareza e distinção, em qualquer área do conhecimento.

 

 

Apresentar a imagem abaixo.

 

imagem Disponível em http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/10/introducao-logica-aristotelica.html. Acesso em set de 2012.

Propor as seguintes questões aos alunos :

 

  • O que há de lógico no pensamento exposto na imagem ao lado?
  • O argumento que justifica a “preguiça” do personagem é válido?
  • Qual premissa sustenta a argumentação?
  • A premissa principal do argumento é verdadeira?

 

Depois de conversarem sobre a imagem, à luz das questões, solicitar que os alunos reformulem a frase atribuindo validade lógica a ela.

 

Durante essa atividade os alunos serão levados a refletir sobre o que é pensamento lógico, quais as suas características e porque ele é importante para expor ou analisar outras ideias e conceitos que nos são apresentados cotidianamente.

 

 

 

Explique que nessa sequência de aulas será estudado o fillósofo que primeiro se debruçou sobre essas questões.

 

Atividade 1

 

Os alunos assistirão a dois vídeos sobre a lógica aristotélica. Solicitar que durante os vídeos anotem palavras, frases ou ideias importantes para o entendimento do assunto.

 

Vídeo 1: "Aristóteles lógica"

 

Estrutura curricular

  • Educação Básica, Ensino Médio, Filosofia, Lógica e filosofia geral, Problemas metafísicos
  • Educação Superior, Ciências Humanas, Filosofia, Lógica

Objetivo: Entender o que é a lógica aristotélica

Descrição: Apresenta vídeo que analisa a lógica aristotélica. O vídeo tenta desvendar questões como o que é,  para que serve a lógica, como e onde aplicá-la. Também aborda assuntos como o silogismo, as premissas e os tipos de falácias

Duração: 9 min, 52 s

Autor:  Gilson Xavier Azevedo

 

Vídeo 2: "Aristóteles e a lógica"

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21147. Acesso em set de 2012.

Episódio da série “Ser ou não ser” apresentado no “Fantástico” pela filósofa Viviane Mosé.

 

Este episódio trabalha com as questões da lógica, principalmente a aristotélica. Segundo Aristóteles um dos caminhos para a verdade é a linguagem, desde que ela siga os caminhos da lógica.

 

Duração: 7' 55”

Na sequência os alunos construirão mapas conceituais.

Passo a passo:

- Organizar a sala em grupos de 4 ou 5 membros.

- Explicação sobre Mapas Conceituais: o que são e como são estruturados.

- A partir do assunto abordado nos vídeos, cada grupo deverá escrever palavras relacionadas ao assunto em pedaços de papel.

- Em seguida, deverão organizar suas anotações sobre uma folha em branco, colar, e criar relações entre as palavras usando setas e novas palavras (verbos ou frases que contenham verbos), formando proposições.

- No laboratório de informática, utilizando os recursos do software Cmap Tools, deverão refazer o mapa criado em sala de aula. Se julgarem apropriado poderão acrescentar novos elementos.

 

capa do tutorial

O Cmap Tools é um software que, para alunos e professores, é um meio acessível e poderoso de se criar simulações, apresentações, gráficos, textos, jogos e animações. Acima de tudo, um recurso flexível, que permite a construção de mapas conceituais, programas, teste de hipóteses, manipulação de variáveis e possibilita a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem, pois estimula o desenvolvimento de estratégias de raciocínio. (www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf)

Manuais e tutoriais Disponíveis em:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf. Acesso em set de 2012

http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf . Acesso em set de 2012

http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm.   Acesso em set de 2012

 

´

 

Na sequência os alunos deverão identificar como o lógica se manifesta nas situações diárias.

Se for necessário, retomar a explicação sobre o silogismo e sua estrutura. Explicar aos alunos que o termo silogismo pode ser identificado como uma expressão que conecta ideias.

Exemplo:

Todos os filósofos são seres humanos.
Todos os seres humanos são mortais.
Logo, todos os filósofos são mortais.

Uma forma comum de enriquecer essa explicação é abstraímos os significados das palavras as substituindo por símbolos:

 

Todo o A é B.
Todo o B é C.
Logo, todo o A é C.

 

Depois da retomada os alunos, organizados em grupos de 3 ou 4 membros utilizarão edições de jornais e revistas de grande circulação para pesquisar imagens diversas.

 

Com o material selecionado os alunos montarão um argumento lógico, no qual a combinação de imagens resulte em duas premissas e uma conclusão. As imagens deverão ser legendadas com a premissa que lhe corresponde.

 

Caberá ao professor orientar a atividade para garantir que os princípios da lógica expostos no vídeo e na aula expositiva sejam respeitados. O material produzido pelos alunos poderá ser exposto em local apropriado.

 

Princípio da não contradição

Um dos princípios importantes da lógica aristotélica diz respeito à contradição, isto é, segundo Aristóteles, é inadmissível logicamente que se afirme que A é A e B ao mesmo tempo. Este princípio garante a validade do argumento.

 

 

 

Atividade 2

 

Observar a imagem abaixo:

 

Disponível em http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/2012/07/contracenso.html. Acesso em set de 2012.

 

Chamar a atenção para o título atribuído à imagem, onde  aparece a palavra contradição. Segundo o princípio da não contradição, não é lógicamente aceitavel afirmar duas coisas opostas sobre um mesmo objeto. Por exemplo, dizer que uma manga é uma manga e uma laranja ao mesmo tempo. Ora, se a manga é manga, ela não pode ser laranja. Na imagem, os manifestantes comparam o valor supostamente cobrado pelo SUS para realizar um procedimento cirúrgico com o valor supostamente recebido por escolas de surdos. Diante desse situação propor as seguintes questões aos alunos:

 

  • Qual a contradição apontada pelos manifestantes?
  • O argumento dos manifestantes obedece o princípio da não contradição?
  • A contradição apontada pelos manifestantes é do mesmo tipo que se viu no vídeo?

 

Argumentação

 

Ler a reportagem Efeitos de bebidas esportivas são questionados em artigos científicos”, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1146686-efeitos-de-bebidas-esportivas-sao-questionados-em-artigos-cientificos.shtml

 

A leitura pode ser feita no laboratório de informática. Após a leitura os alunos deverão identificar os seguintes elementos:

 

a) Em que os lados do debate discordam?

b) Quais as teses de cada lado?

c) Quais as premissas de cada argumentação?

d) Em que se baseiam as premissas?

 

O objetivo é esclarecer que os discursos, de maneira geral, devem seguir a linha da argumentação lógica, evitando equívocos, como a contradição, para assim qualificar a discussão e permitir condições seguras para que aqueles que acompanham o debate possam tomar partido de um modo igualmente qualificado.

 

 

Atividade 3

Nesse momento a turma colocará em prática os conhecimentos adquiridos na organização e execução de um debate.

 

  • O professor será o organizador e mediador do evento.

  • Definir conjuntamente o tema, com preferência para temas atuais e polêmicos.

  • Dividir a turma em dois grupos.

  • Encaminhar os alunos ao laboratório de informática e/ou biblioteca para pesquisar sobre o tema.

  • O evento poderá ser assistido pelos demais alunos da escola, caso assim se decida.

  • Os debatedores deverão obedecer regras próprias de um debate, como evitar ofensas, palavras e expressões vulgares, observância de tempo de fala, e outras regras eventualmente acordadas entre as partes.

  • Orientar para que os debatedores distribuam entre todos a responsabilidade das falas.

  • O debate poderá ser filmado e divulgado em um blog criado especificamente para este fim, espaço que poderá ser alimentado com eventos semelhantes e outros materiais sobre o tema do debate e outros de igual alcance social. Professor, neste caso, não se esqueça de solicitar a autorização dos responsáveis pelos estudantes para veicular este vídeo na internet.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aristóteles lógica Vídeo
Recursos Complementares

Vídeos

 

Lógica – Professor Decio Krause fala sobre o que é lógica. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=14707. Acesso em set de 2012.

A lógica de Alice. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33084. Acesso em set de 2012.

 

Site

Para entender a história...  http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/10/introducao-logica-aristotelica.html. Acesso em set de 2012.

 

Imagens

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrado_das_oposi%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: set de 2012.

 

Disponível em: http://logica-icoubb.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html. Acesso em set de 2012.

Avaliação

 

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

  1. participação durante as discussões e atividades;

  2. comprometimento com o grupo;

  3. argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;

  4. empenho para problematizar e para buscar soluções para as situações propostas.

 

De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes, eles:

  • compreendem a estrutura básica do silogismo;
  • relacionam a lógica com o cotidiano;
  • compreendem a importância da utilização de argumentos lógicos;

  • entendem a estrutura de um argumento lógico;

  • conseguem utilizar estrutura lógica nas suas argumentações.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • Maria José, Escola Nuclear de Baixa Grande , Bahia - dijo:
    mariapires_miranda@hotmail.com

    30/04/2015

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, parabéns!


  • Manoel Rosa de Souza, Escola de Educação Básica Henrique Fontes , Santa Catarina - dijo:
    vidanoel@hotmail.com

    05/08/2014

    Cinco estrelas

    Aula objetiva e conectada a realidade. Parabéns


  • sonia, Pueri Domus , São Paulo - dijo:
    aulassomnia@gmail.com

    28/04/2014

    Quatro estrelas

    otima aula! usarei para incrementar minhas aulas sobre logica! so achei este sistema de comentarios extremamente burocratico e quase desisti de enviar as duas primeiras linhas... com a demora acrescentei estas. obrigada


  • Gabriela Luana da Silva Araújo, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ANTONIA DE OLIVEIRA SANTOS , Alagoas - dijo:
    gabrielaluana2@hotmail.com

    08/04/2013

    Cinco estrelas

    Essa aula faz com que o aluno compreenda que a filosofia esta na realidade do mundo em que ele se encontra, levando o aluno a compreender que o principal fundamento da filosofia é desbanalizar o mundo.


  • Izabel , ETEC Prof. Eudécio L. Vicente - CEETEPS , São Paulo - dijo:
    izabelgil.adt@uol.com.br

    26/01/2013

    Cinco estrelas

    Uma aula inteligente e criativa. Prevê intereatividade entre os alunos e mediação do professor. Parabéns.


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