18/01/2013
Rosangela Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Tomar contato com a lógica aristotélica;
Conhecer o silogismo;
Identificar a presença de silogismos no cotidiano.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da filosofia grega. A área da Filosofia que se ocupa das questões que levaram os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento é a lógica. Essa área estuda conceitos, juízos e raciocínios visando demonstrar a validade ou ambiguidade, o duplo sentido dos termos e a falta de definições precisas.
A lógica é indispensável para qualquer estudo filosófico, além de necessária para a elaboração de raciocínios e argumentos coerentes e ajuda a entender proposições com maior clareza e distinção, em qualquer área do conhecimento.
Apresentar a imagem abaixo.
Disponível em http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/10/introducao-logica-aristotelica.html. Acesso em set de 2012. |
Propor as seguintes questões aos alunos :
Depois de conversarem sobre a imagem, à luz das questões, solicitar que os alunos reformulem a frase atribuindo validade lógica a ela.
Durante essa atividade os alunos serão levados a refletir sobre o que é pensamento lógico, quais as suas características e porque ele é importante para expor ou analisar outras ideias e conceitos que nos são apresentados cotidianamente.
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Explique que nessa sequência de aulas será estudado o fillósofo que primeiro se debruçou sobre essas questões.
Atividade 1
Os alunos assistirão a dois vídeos sobre a lógica aristotélica. Solicitar que durante os vídeos anotem palavras, frases ou ideias importantes para o entendimento do assunto.
Vídeo 1: "Aristóteles lógica"
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Estrutura curricular
Objetivo: Entender o que é a lógica aristotélica Descrição: Apresenta vídeo que analisa a lógica aristotélica. O vídeo tenta desvendar questões como o que é, para que serve a lógica, como e onde aplicá-la. Também aborda assuntos como o silogismo, as premissas e os tipos de falácias Duração: 9 min, 52 s Autor: Gilson Xavier Azevedo |
Vídeo 2: "Aristóteles e a lógica"
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21147. Acesso em set de 2012. |
Episódio da série “Ser ou não ser” apresentado no “Fantástico” pela filósofa Viviane Mosé.
Este episódio trabalha com as questões da lógica, principalmente a aristotélica. Segundo Aristóteles um dos caminhos para a verdade é a linguagem, desde que ela siga os caminhos da lógica.
Duração: 7' 55” |
Na sequência os alunos construirão mapas conceituais.
Passo a passo:
- Organizar a sala em grupos de 4 ou 5 membros.
- Explicação sobre Mapas Conceituais: o que são e como são estruturados.
- A partir do assunto abordado nos vídeos, cada grupo deverá escrever palavras relacionadas ao assunto em pedaços de papel.
- Em seguida, deverão organizar suas anotações sobre uma folha em branco, colar, e criar relações entre as palavras usando setas e novas palavras (verbos ou frases que contenham verbos), formando proposições.
- No laboratório de informática, utilizando os recursos do software Cmap Tools, deverão refazer o mapa criado em sala de aula. Se julgarem apropriado poderão acrescentar novos elementos.
O Cmap Tools é um software que, para alunos e professores, é um meio acessível e poderoso de se criar simulações, apresentações, gráficos, textos, jogos e animações. Acima de tudo, um recurso flexível, que permite a construção de mapas conceituais, programas, teste de hipóteses, manipulação de variáveis e possibilita a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem, pois estimula o desenvolvimento de estratégias de raciocínio. (www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf) Manuais e tutoriais Disponíveis em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf. Acesso em set de 2012 http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf . Acesso em set de 2012 http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm. Acesso em set de 2012 |
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Na sequência os alunos deverão identificar como o lógica se manifesta nas situações diárias.
Se for necessário, retomar a explicação sobre o silogismo e sua estrutura. Explicar aos alunos que o termo silogismo pode ser identificado como uma expressão que conecta ideias.
Exemplo:
Todos os filósofos são seres humanos.
Todos os seres humanos são mortais.
Logo, todos os filósofos são mortais.
Uma forma comum de enriquecer essa explicação é abstraímos os significados das palavras as substituindo por símbolos:
Todo o A é B.
Todo o B é C.
Logo, todo o A é C.
Depois da retomada os alunos, organizados em grupos de 3 ou 4 membros utilizarão edições de jornais e revistas de grande circulação para pesquisar imagens diversas.
Com o material selecionado os alunos montarão um argumento lógico, no qual a combinação de imagens resulte em duas premissas e uma conclusão. As imagens deverão ser legendadas com a premissa que lhe corresponde.
Caberá ao professor orientar a atividade para garantir que os princípios da lógica expostos no vídeo e na aula expositiva sejam respeitados. O material produzido pelos alunos poderá ser exposto em local apropriado.
Um dos princípios importantes da lógica aristotélica diz respeito à contradição, isto é, segundo Aristóteles, é inadmissível logicamente que se afirme que A é A e B ao mesmo tempo. Este princípio garante a validade do argumento.
Observar a imagem abaixo:
Disponível em http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/2012/07/contracenso.html. Acesso em set de 2012.
Chamar a atenção para o título atribuído à imagem, onde aparece a palavra contradição. Segundo o princípio da não contradição, não é lógicamente aceitavel afirmar duas coisas opostas sobre um mesmo objeto. Por exemplo, dizer que uma manga é uma manga e uma laranja ao mesmo tempo. Ora, se a manga é manga, ela não pode ser laranja. Na imagem, os manifestantes comparam o valor supostamente cobrado pelo SUS para realizar um procedimento cirúrgico com o valor supostamente recebido por escolas de surdos. Diante desse situação propor as seguintes questões aos alunos:
Ler a reportagem “Efeitos de bebidas esportivas são questionados em artigos científicos”, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1146686-efeitos-de-bebidas-esportivas-sao-questionados-em-artigos-cientificos.shtml
A leitura pode ser feita no laboratório de informática. Após a leitura os alunos deverão identificar os seguintes elementos:
a) Em que os lados do debate discordam?
b) Quais as teses de cada lado?
c) Quais as premissas de cada argumentação?
d) Em que se baseiam as premissas?
O objetivo é esclarecer que os discursos, de maneira geral, devem seguir a linha da argumentação lógica, evitando equívocos, como a contradição, para assim qualificar a discussão e permitir condições seguras para que aqueles que acompanham o debate possam tomar partido de um modo igualmente qualificado.
Nesse momento a turma colocará em prática os conhecimentos adquiridos na organização e execução de um debate.
O professor será o organizador e mediador do evento.
Definir conjuntamente o tema, com preferência para temas atuais e polêmicos.
Dividir a turma em dois grupos.
Encaminhar os alunos ao laboratório de informática e/ou biblioteca para pesquisar sobre o tema.
O evento poderá ser assistido pelos demais alunos da escola, caso assim se decida.
Os debatedores deverão obedecer regras próprias de um debate, como evitar ofensas, palavras e expressões vulgares, observância de tempo de fala, e outras regras eventualmente acordadas entre as partes.
Orientar para que os debatedores distribuam entre todos a responsabilidade das falas.
O debate poderá ser filmado e divulgado em um blog criado especificamente para este fim, espaço que poderá ser alimentado com eventos semelhantes e outros materiais sobre o tema do debate e outros de igual alcance social. Professor, neste caso, não se esqueça de solicitar a autorização dos responsáveis pelos estudantes para veicular este vídeo na internet.
Nome | Tipo |
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Aristóteles lógica | Vídeo |
Vídeos
Lógica – Professor Decio Krause fala sobre o que é lógica. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=14707. Acesso em set de 2012.
A lógica de Alice. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33084. Acesso em set de 2012.
Site
Para entender a história... http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/10/introducao-logica-aristotelica.html. Acesso em set de 2012.
Imagens
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrado_das_oposi%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: set de 2012. |
Disponível em: http://logica-icoubb.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html. Acesso em set de 2012. |
A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:
participação durante as discussões e atividades;
comprometimento com o grupo;
argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;
empenho para problematizar e para buscar soluções para as situações propostas.
De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes, eles:
compreendem a importância da utilização de argumentos lógicos;
entendem a estrutura de um argumento lógico;
conseguem utilizar estrutura lógica nas suas argumentações.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/04/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho, parabéns!
05/08/2014
Cinco estrelasAula objetiva e conectada a realidade. Parabéns
28/04/2014
Quatro estrelasotima aula! usarei para incrementar minhas aulas sobre logica! so achei este sistema de comentarios extremamente burocratico e quase desisti de enviar as duas primeiras linhas... com a demora acrescentei estas. obrigada
08/04/2013
Cinco estrelasEssa aula faz com que o aluno compreenda que a filosofia esta na realidade do mundo em que ele se encontra, levando o aluno a compreender que o principal fundamento da filosofia é desbanalizar o mundo.
26/01/2013
Cinco estrelasUma aula inteligente e criativa. Prevê intereatividade entre os alunos e mediação do professor. Parabéns.