Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Amazônia brasileira nos dias de hoje

 

18/01/2013

Autor y Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara Santiago da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir sobre a importância da preservação da Amazônia;

- Analisar a situação atual da Amazônia frente à ocupação e a exploração dos espaços e recursos naturais.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Bioma Amazônico;

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula fazendo um levantamento junto aos alunos sobre toda informação e conhecimento que eles têm sobre a Amazônia brasileira. Como sugestão, utilize uma pergunta geradora para fomentar as discussões:

QUESTÃO - peça para eles se organizarem em grupos e anotarem numa folha as informações
AMAZÔNIA, quando se escuta e visualiza este nome o que vocês pensam? Faz lembrar algo? 

- Professor(a), depois de um tempo, promova uma discussão a partir da leitura das anotações dos grupos.

2o. Passo:

Professor(a), passe um vídeo para os alunos que dê um panorama sobre o Bioma Amazônico. Como sugestão, exiba o vídeo abaixo e paralelo ao vídeo distribua algumas perguntas para promover um debate após a exibição:

Para debater

1- De acordo com o vídeo, que menções o vídeo faz sobre a dimensão do Bioma?

2- É possível afirmar o número de espécies/organismos que o Bioma abriga? Justifique.

3- Por que a reportagem faz o uso do termo "mal irremediável" em relação a perda de parte da biodiversidade?

4- Que informações o vídeo faz sobre o PIB e o Bioma?

5- O que se pode dizer sobre o desmatamento?

Vídeo 01 - Bom dia Brasil, Biomas do Brasil - Amazônia

GLOBO REPÓRTER RECICLAGEM

Fontes: Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/biomas-do-brasil-a-maior-biodiversidade-do-planeta/1169255/>, acesso em 09 Dez.. 2012.

              Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PCvE-bx1QeM>, acesso em 09 Dez. 2012.

 

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), para embasar um pouco mais as informações mostradas no vídeo da aula passada, distribua para os alunos textos ou fragmentos de textos que abordem as informações, como sugestão:

Texto 01
FLORESTA AMAZÔNICA. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_amazonica.htm>, acesso em: 24 Ago. 2012.

 - Após a leitura do texto, coloque a seguinte questão para ampliar o debate: De acordo com o vídeo da aula anterior e o texto supracitado, o que é a Amazônia brasileira e quais são os desafios encontrados para a sua preservação?

4o. Passo:

Professor(a), disponibilize o restante da aula para os alunos buscarem mais informações sobre a Amazônia brasileira. Divida-os em grupos, de forma que alguns grupos irão para a biblioteca da escola e outros irão para o Laboratório de Informática. Sendo assim, peça para os alunos organizarem e fazerem a pesquisa da seguinte maneira:

PESQUISAR

- Buscar fontes confiáveis: sites, livros, periódicos, artigos, revistas, etc.;

- Fazer a leitura do material destacando as informações que o grupo julgar relevante;

- Relacionar todas as fontes utilizadas. Colocando se possível: data, horário, autor, nome do arquivo, etc.

Observação: Professor(a), dê algumas sugestões de tópicos para os alunos buscarem sobre a Amazônia brasileira:

a) Populações tradicionais na Amazônia; b) Avanço da fronteira agrícola na Amazônia; c) Impactos das hidrelétricas na bacia amazônica; d) Expansão da Soja e o desmatamento; e) Valorização e desvalorização dos recursos naturais da Amazônia; f) A questão cultural nas pequenas cidades da Amazônia; g) O legado deixado por Chico Mendes para Amazônia; etc. 

- Professor(a), deixe livre também para algum tema que partir dos alunos.

 

AULA 03

5o. Passo:

Professor(a), destine parte dessa aula para a continuação da pesquisa e após retorne com os alunos para a sala de aula e proponha a seguinte atividade para eles organizarem a pesquisa:

ATIVIDADE

A finalização do trabalho será por meio de um texto elaborado por cada grupo. Os elementos que deverão conter na produção:

a- Tema - sugeridos na aula anterior;

b- Título

c- Introdução/Justificativa - aqui os grupos irão expressar o motivo da escolha do tema e fazer uma abordagem geral das problemáticas envolvendo o tema;

d- Desenvolvimento - aqui os grupos irão expor fragmentos levantados na pesquisa;

e- Considerações finais - nesse momento os grupos tentarão colocar suas percepções sobre o tema, de acordo com o estudado durante as aulas;

f- Referências - todo o material utilizado para a confecção do texto (livros, sites, etc.) os alunos terão que discriminá-los aqui.

Recursos Complementares

VIAJANDO PELA FLORESTA AMAZÔNICA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30983>, acesso em: 20 Ago. 2012.

GREENPEACE. Disponível em: <http://www.greenpeace.org/brasil/pt/>, acesso em: 20 Ago. 2012.

GLOBO AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.globoamazonia.com/>, acesso em: 20 Ago. 2012.

O QUE É A AMAZÔNIA? Disponível em: <http://geomaurotorres.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-amazonia.html>, acesso em: 08 Dez. 2012.

ESCOLA DA AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.escoladaamazonia.org/>, acesso em: 09 Set. 2012.

Avaliação

Professor(a), é importante avaliar o entendimento e compreensão dos alunos sobre o que é a Amazônia brasileira e sua importância para o país. Avaliar a concepção dos alunos a respeito da preservação, ocupação e exploração dos recursos naturais em que a Amazônia se encontra. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das diferentes atividades propostas como parte da avaliação. O professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diversas etapas das aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • marcos roberto da costa, NICOLAU RODRIGUES LIMA EMEIEF , Ceará - dijo:
    marcos.avohai@hotmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    excelente.


  • VALQUIRIA LIMA BORBA BARROS, Colégio Estadual Lagoa da Confusão , Tocantins - dijo:
    valquiria.rba@hotmail.com

    31/01/2013

    Quatro estrelas

    Otima aula. principalmente a parte que indus aos alunos a fazer um trabalho retirando informações de varias fontes.


  • Elza, 18ª GRE , Piauí - dijo:
    elzasnrocha@hotmail.com

    28/01/2013

    Cinco estrelas

    Aula bem elaborada, com certeza ajudará muitos professores que têm dificuldade em elaborar um plano de aula e os alunos serão benefiados no aprendizado de forma positiva, com uma aula dinâmica.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.