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Brasil não saudável: atenção para obesidade, dengue e AIDS!

 

04/09/2012

Autor y Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as causas, o tratamento e a profilaxia para a obesidade;

- Reconhecer a origem, os sintomas, o tratamento e a prevenção da Dengue;

- Compreender como ocorre a multiplicação do vírus HIV no organismo, bem como os seus estágios, maneiras de transmissão e sintomas.

Duração das atividades
25 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter os seguintes conhecimentos:

- Significados dos termos: Hipertensão e Diabetes;

- Diferença entre agente causador e agente transmissor de doenças, bem como entre doença infecciosa e contagiosa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – FALANDO DE OBESIDADE!

Esta atividade ocorrerá no Laboratório de Informática Educativa, exceto o último momento, sistematização, que deverá ocorrer em sala de aula. Serão utilizados os materiais: caneta/lápis, caderno, computadores com acesso a internet e projetor data-show. É importante que o professor ressalte aos alunos as seguintes regras:

  • Todos devem participar da atividade proposta;
  • Divisão da turma em 5 (cinco) equipes;
  • Atenção e respeito à apresentação das outras equipes

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Nesta atividade, o professor fará uma introdução ao tema Obesidade, apresentando algumas imagens (ver figuras 1, 2 e 3) em um projetor data-show e solicitando aos alunos que indiquem a relação existente entre as figuras. Agora, com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre os seus próprios hábitos alimentares, o docente deverá propor os seguintes questionamentos: “Vocês têm uma vida saudável? Por quê?”, “Como é a alimentação de vocês?”, “Com que frequência vocês comem Fast Foods?”, “Fazem exercícios físicos?”.

Após essa conversa introdutória, o docente salientará a importância de ter uma vida saudável para obter bem-estar no presente e preparar o corpo para as mudanças advindas do avanço da idade, motivando assim o estudo do tema proposto.

Sugestões de imagens:

Figura 1:Obesidade

Fonte: http://treinamento-funcional.blogspot.com.br/2012/04/obesidade-voce-pode-vencer-esse-mal.html Acessado em: 31/05/2012

Figura 2:Má Alimentação

Fonte: http://www.solutionsforgreenchemistry.com/fast-food-alert/Acessado em: 31/05/2012

Figura 3:Exercícios Físicos

Fonte: http://www.redeacesso.org.br/?p=763 (Imagem alterada pelo autor) Acessado em:31/05/2012

Em seguida, será solicitado que os alunos realizem uma pesquisa sobre a obesidade anotando todos os pontos que julgarem relevantes.  Cada equipe terá que desenvolver sua pesquisa a partir de um subtema (sugerido mais adiante) indicado pelo professor. Esta pesquisa online servirá como fonte para a criação de uma apresentação, em slides, do assunto aos colegas de sala e posteriormente ao restante dos alunos da escola em um momento de culminância que será descrito na atividade 4.

Orientações para a apresentação dos subtemas:

  • O professor combinará com os alunos o dia e o tempo que cada equipe terá para apresentar seu trabalho;
  • Os trabalhos deverão conter introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • O assunto deverá ser contextualizado pelos alunos com situações do cotidiano deles ou de outras pessoas;
  • Os alunos deverão selecionar as informações principais dos textos e não limitar-se somente às fontes sugeridas, buscando bibliografias confiáveis sob a orientação do professor;
  • Os discentes deverão discutir pontos relevantes do assunto;
  • Deverá haver um momento para a plateia fazer perguntas e tirar possíveis dúvidas.

 

Seguem abaixo os subtemas e suas respectivas sugestões de fontes de pesquisa:

Equipe 1: O que é obesidade, quais as causas e como prevenir.

http://cyberdiet.terra.com.br/a-obesidade-e-suas-causas-2-1-1-71.html Acessado em 03/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=bu_M2fSvhUM Acessado em 03/05/2012
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/causaseconsequenciasdaobesidade.htm Acessado em 03/05/12

 

Equipe 2: Quais os tipos de tratamento para obesidade. (Enfatizar Reeducação Alimentar)

http://www.youtube.com/watch?v=hW2JJKzwTWw Acessado em 03/05/12
http://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-2-1-1-357.html Acessado em 03/05/12
http://www.bancodesaude.com.br/obesidade/tratamento-obesidade Acessado em 03/05/12
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1557-tratamento-da-obesidade Acessado em 18/07/2012.

 

Equipe 3: Obesidade infantil

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=411 Acessado em 03/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=qcYJC05uqa8 Acessado em 03/05/2012
http://www.obesidadeinfantil.org/
Acessado em 03/05/2012

 

Equipe 4: Obesidade Mórbida

http://www.youtube.com/watch?v=COP4yCeZ2RI Acessado em 03/05/2012
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/obesidade/obesidade-morbida.php Acessado em 03/05/2012
http://www.obesidademorbida.med.br/obesidade_002.htm Acessado em 03/05/2012

 

Equipe 5: Obesidade no Brasil – Estatísticas (com utilização de gráficos ou tabelas)

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisa-do-ibge-mostra-que-obesidade-e-epidemia-no-brasil Acessado em 03/05/2012
http://obesidadenobrasil.com.br/estatisticas/ Acessado em 03/05/2012
http://www.ibge.gov.br/english/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=278&id_pagina=1 Acessado em 03/05/2012

 

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento os alunos irão realizar a atividade proposta.

DISCUSSÃO

Neste momento, as equipes apresentarão seus subtemas para o professor e o restante dos colegas de sala. Em seguida, com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre a relação emoções/alimentação em seu cotidiano, o docente deverá propor um debate a partir do seguinte questionamento: “Como fatores emocionais ou psicológicos podem influenciar na obesidade?”. É importante que o professor esteja atento, se entre os alunos há casos de obesidade motivados por fatores psicológicos e, assim, buscar auxílio junto à coordenação pedagógica ou outros grupos de apoio conforme a aceitação desse auxílio pelo aluno.   

SISTEMATIZAÇÃO

Este momento ocorrerá em sala de aula. O professor deverá sistematizar o conteúdo abordado. Para isso, ele solicitará a cada um dos alunos que listem, anonimamente (recomenda-se o uso da letra de forma), as atitudes que tinham antes, mas que agora não as realizarão mais em virtude do que foi estudado nessa atividade. Em seguida, a partir das atitudes citadas anteriormente os alunos deverão confeccionar um painel, intitulado “Mudança de atitudes para combater a obesidade”, para expor em um lugar bem visível na escola.

 

ATIVIDADE 2 – CONSCIENTIZANDO-SE E BUSCANDO CONSCIENTIZAR SOBRE A DENGUE

2.1. INSTRUÇÕES INICIAIS

Nesta atividade, será abordada a doença dengue e se desenvolverá no laboratório de informática educativa. Serão utilizados os seguintes recursos: uma câmera fotográfica digital ou celular com câmera, caderno, lápis/caneta e a animação Dengue. Esta se encontra disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1651

Observação: para visualizar a animação novamente é necessário atualizar a página apertando a tecla F5.

 

 

 

2.2 ESTIMULANDO A CURIOSIDADE PELO ASSUNTO

Buscando introduzir o assunto e saber o conhecimento dos alunos acerca da dengue, o professor deverá propor a eles os seguintes questionamentos:

  1. Vocês conhecem alguém que teve dengue? Parente, amigo ou vizinho?
  2. Quais são os sintomas da dengue?
  3. Como se combate?
  4. Quais os tipos de tratamento?
     

Após o registro das respostas dos alunos no quadro branco, estes deverão explorar a animação e verificar/corrigir suas respostas. Após, esse momento, o professor deverá indagar os alunos: “No início da animação foi possível ver árvores sendo cortadas e mosquitos direcionando-se para as casas. Qual a relação entre o desmatamento, a migração dos mosquitos para o meio urbano e a dengue?”.

2.3 EXPLORANDO O ASSUNTO FORA DA SALA DE AULA

Divididos em quatro grupos, os alunos irão fazer uma inspeção na escola e em seus arredores em busca de locais que sejam possíveis focos da dengue, é importante que o professor os alerte que não é necessário o contato direto com o foco, pois este é um trabalho de agentes de saúde. O professor dividirá a escola em duas zonas e cada grupo ficará responsável por uma região. O docente deverá fazer o mesmo com as regiões próximas à escola.

2.4 COMPARTILHANDO AS INFORMAÇÕES

Em seguida, os discentes, ainda divididos em 4(quatro) equipes, irão elaborar uma dramatização para apresentar as principais medidas preventivas contra a Dengue. O roteiro da apresentação deverá conter os resultados da pesquisa realizada na escola e arredores. Para isso, todas as equipes deverão encaminhar seus resultados para o grupo responsável pelo roteiro. A dramatização será filmada e postada no YouTube. O vídeo deverá ser gravado por uma câmera fotográfica digital, pois, assim, terá uma resolução melhor. Entretanto, se não for possível a utilização da câmera fotográfica digital, pode-se utilizar a câmera de um celular. Segue a tarefa indicada para cada uma das equipes:

Equipe 1: Roteiro do Drama.

Equipe 2: Efeitos sonoros e cenário.

Equipe 3: Encenação.

Equipe 4: Gravação, edição e postagem do vídeo no YouTube.

Tutoriais que auxiliarão na edição e postagem do vídeo:

Após a postagem do vídeo, professor e alunos deverão levar ao conhecimento dos grupos, responsáveis pela prevenção e combate à dengue nos arredores da escola, o vídeo desenvolvido pelos alunos para que realizem um trabalho de eliminação dos focos da doença.
 

ATIVIDADE 3 – SERÁ QUE VOCÊ CONHECE MUITO A RESPEITO DA AIDS?

3.1 POLEMIZANDO...

Esta atividade abordará aspectos relacionados à AIDS. Para a introdução ao conteúdo, o professor deverá apresentar o vídeo: “FANTÁSTICO: Homem que contaminou 2 mulheres com vírus da Aids pode ser condenado (16/05/10)”(Fonte do vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=CaVnDRNzwpYAcessado em: 31/05/2012).

Em seguida, com o intuito de estimular um debate sobre a polêmica apresentada no vídeo, o professor deverá propor aos alunos os seguintes questionamentos:

  1. O homem deve ser condenado? Por qual crime?
  2. Algum de vocês conhece alguém com AIDS?
  3. Vocês sabem como vive uma pessoa aidética?
  4. Como vocês acham que é o convívio de pessoas soropositivas com pessoas que não têm a doença?
  5. Ainda existe algum tipo de preconceito? Quais?


As próximas etapas desta atividade serão desenvolvidas com o auxílio de um blog, assim, o próximo item trata da criação do mesmo.
 

3.2 CRIAÇÃO DO BLOG

Seguem algumas instruções para a criação do blog:

- O professor e os alunos deverão chegar a um acordo sobre o título do blog;

- Utilizando um projetor data-show e um computador com acesso a internet, o professor fará o blog junto com os alunos em sala;

- Deverá ser dividido em cinco campos, cada um referente aos assuntos que serão propostos no item 3.3;

- A senha e o login devem ser compartilhados com os alunos para que eles postem seus materiais.

Observações:

- O tutorial e a sugestão para o site de criação do blog encontram-se nos recursos complementares desta aula.

- Sugere-se que estejam claramente identificadas, no blog, quais as equipes responsáveis por cada uma das publicações para que os alunos da escola saibam com quem entrar em contato em caso de interesse pela obtenção de mais informações acerca do assunto.
 

3.3 ELABORANDO CONTEÚDO PARA O BLOG

Nesta etapa, os alunos irão utilizar a internet para realizar uma pesquisa e elaborar textos a serem postados no blog da turma. Estes terão o objetivo de informar a comunidade escolar a respeito do vírus da AIDS, e, desse modo, deverão ser escritos em uma linguagem fácil, ou seja, sob orientação do professor, os alunos deverão apresentar as informações científicas sobre a doença de uma maneira que possibilite uma melhor compreensão do seu público-alvo, os participantes da comunidade escolar. A turma será dividida em 5 (cinco) equipes e o professor sorteará sub-temas para cada uma das formações. Sugerem-se os seguintes sites para pesquisa:

Seguem os subtemas e sugestões de roteiros para os textos que as equipes deverão escrever:

Equipe 1: INTRODUÇÃO A DOENÇA

  1. Falar sobre as estatísticas dos casos de AIDS no Brasil e no mundo.
  2. O que significa a sigla AIDS?
  3. Qual o vírus que causa a AIDS? (sigla e seu significado).
  4. Quando foi anunciada a descoberta e a identificação do vírus como agente causador da AIDS?
  5. Inicialmente a quem ou a que grupos de pessoas a AIDS era associada?

 

Equipe 2: ESTRUTURA E MULTIPLICAÇÃO DO VÍRUS HIV

  1. Qual a estrutura do vírus HIV? (exemplifique com imagens)
  2. Explicar a entrada do vírus na célula e as etapas da sua multiplicação.

 

Equipe 3: AÇÃO, TRANSMISSÃO E SINTOMAS DA AIDS

  1. Como ocorre a transmissão do vírus HIV?
  2. Citar os sintomas que surgem no início da infecção até o seu estágio mais avançado.
  3. Indicar as células que são afetadas pelo vírus, e como isso pode estar relacionado à dificuldade na obtenção da cura da AIDS.

 

Equipe 4: ESTÁGIOS MAIS AVANÇADOS DA INFECÇÃO PELO HIV: AIDS

  1. Em que estágio da infecção pode-se considerar que uma pessoa está com a AIDS?
  2. O que são as infecções oportunistas e como elas podem se tornar agravantes da AIDS?

 

Equipe 5: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA AIDS

  1. Quais as medidas profiláticas da AIDS?
  2. Quanto ao tratamento:
     
  • Falar sobre as chances de descoberta da cura.
  • Explicar como agem, no organismo humano, as drogas (coquetéis) utilizadas no tratamento da AIDS.
  • Falar sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos coquetéis.


Observação: o blog servirá como fonte de informação a respeito da AIDS, portanto, o professor deverá sempre verificar as postagens dos alunos. Caso seja encontrado algum erro ou conteúdo inadequado, ele poderá levantar um debate virtual, a partir dessas informações, solicitando, principalmente, aos integrantes da equipe responsável pela postagem/comentário que se manifestem/argumentem através de comentários acerca da informação divulgada, e, ao final dessa etapa de discussão, será apresentada a informação correta.

3.4 DISCUTINDO SOBRE O TEMA

Para discutir sobre as características que tornam a AIDS uma doença de alcance mundial, o docente deverá iniciar um debate a partir do seguinte questionamento: “Por que a AIDS virou uma epidemia pelo mundo? Por que ainda não conseguimos frear essa disseminação?”.

3.5 AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Os alunos desenvolverão um trabalho de campo. Nesta etapa, os alunos deverão buscar “materiais” sobre a AIDS para serem publicados no blog. Cada equipe ficará responsável por coletar os seguintes tipos de informações:

Equipe 1: Depoimentos de pessoas que tiveram experiências com pessoas aidéticas, incluindo voluntários que fazem companhias a pessoas internadas com HIV;

Equipe 2: Depoimentos dos profissionais de postos de saúde e hospitais;

Equipe 3:  Campanhas existentes no seu município para a prevenção da AIDS;

Equipe 4: Estatísticas de casos de AIDS no Brasil, Estado e Município;

Equipe 5:Informações novas, curiosidades ou notícias recentes que tratem do assunto.

O professor deverá estipular um período de duas semanas para que os alunos organizem estas informações, analisem e selecionem o que deverá ser postado no blog. Para auxiliar na análise do material pelos alunos, o docente deverá colocar no blog da turma propostas de discussão relacionadas ao material que foi obtido nessa segunda etapa de pesquisa. 
 

ATIVIDADE 4: ESTÁ NA HORA DE TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECEREM  E DISCUTIREM MAIS SOBRE OBESIDADE, DENGUE E AIDS

Esta atividade deverá ocorrer no pátio da escola, com o apoio da coordenação pedagógica e sob a orientação do professor da turma com o objetivo de apresentar a todos os integrantes da escola todo o conhecimento e conteúdo elaborado pelos alunos acerca dos três temas abordado nesta aula: obesidade, dengue e AIDS.

Inicialmente, os alunos devem apresentar o painel produzido na atividade 1, buscando informar os principais aspectos relacionados à obesidade e incentivando o público a mudar hábitos que favoreçam o aumento exagerado de peso. Em seguida, será apresentada a dramatização elaborada na atividade 2 e, em seguida, o blog sobre a AIDS. Neste momento, o blog se transformará em um recurso de socialização de informações não só sobre a AIDS, mas também sobre os outros dois temas abordados. Recomenda-se a criação da semana da saúde, intitulada: Vamos conversar sobre obesidade, dengue e AIDS! Nesta semana, todos os alunos e demais integrantes da comunidade escolar deverão postar comentários a respeito desses temas, contando experiências, indicando fontes de informações, discutindo temáticas.

Após essa semana, sugere-se que o blog seja utilizado para fins semelhantes a estes. Desse modo, espera-se que não só os alunos, mas todos que fazem parte da escola possam conscientizar-se e busquem conscientizar outras pessoas a respeito de temas de interesse comum.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Animação/simulação
Recursos Complementares

- Sugestões de links para alunos:

 

- Sugestões de links para professor:

 

- Lins do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos construíram uma visão geral da Obesidade, conhecendo suas causas, tratamento e profilaxia, a partir das informações apresentadas no painel e das discussões realizadas. Na atividade 2, sugere-se ao professor averiguar se os alunos compreenderam origem, sintomas, tratamento e prevenção da Dengue através do estudo realizado nas fontes de pesquisa e da informações apresentadas na dramatização. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conhecem diversos aspectos relacionados a AIDS a partir do conteúdo produzido por eles para postagem no blog da turma. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Alessandra Lopes, NTM , Rio Grande do Sul - dijo:
    alienlopes5@gmail.com

    05/09/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a aula apresentada. Por tratar de forma esclarecedora de assuntos tão graves e atuais como estes. As postagens nos blogs auxiliam as pessoas a entenderem melhor o assunto e até como prevenção, fazendo um alerta a população. Parabéns pelo trabalho realizado.


Sem classificação.
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