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Tratamento e uso racional da água

 

30/08/2012

Autor y Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Médio Química Água
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar a importância da água;
  • Reconhecer os processos químicos do tratamento convencional da água;
  • Interpretar dados relacionados às populações com acesso à água tratada e saneamento para compreender as questões sociais, econômicas e ambientais referentes a esses aspectos;
  • Conscientizar-se e conscientizar outras pessoas acerca do uso racional da água.
Duração das atividades
30 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização da atividade, é necessário que os alunos tenham noções básicas de:
  • Tamanho de partículas;
  • Separação de misturas;
  • Reações químicas (neutralização, precipitação, oxidação);
  • pH (ácido, básico e neutro);
  • Classificação de países em desenvolvidos e subdesenvolvidos;
  • Índice de desenvolvimento humano (IDH);
  • Produto interno bruto (PIB).
Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1

 Por que a água é importante?

 
Materiais necessários
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores e papéis para impressão.
 
Introdução
Com o intuito de sensibilizar os alunos acerca da importância da água para a vida dos seres humanos, pois, embora se verifique, em relação a esse assunto, uma maior sensibilização nas últimas décadas, as manifestações ainda envolvem grupos sociais específicos, quando toda a sociedade tem o dever de contribuir para um uso mais racional desse bem. Assim, no laboratório de informática educativa (LIE), o professor deverá dividir a turma em 5 grupos e disponibilizar uma notícia para cada um destes. Os alunos deverão ler e discutir as ideias dos textos, buscando debater sobre as ações que estão ou não de acordo com uma postura de conservação da água em que dispomos, bem como os problemas acarretados pela falta ou má qualidade da água disponibilizada para a utilização pela sociedade.
 
Seguem abaixo as notícias que deverão ser analisadas:
 
“Direito à água volta ao documento principal da Rio +20”
 
“Sertanejos bebem água imprópria para o consumo”
 
“Morador sofre com poluição do Rio Tietê”
 
“Movimento cobra democratização da água”
 
“Potável, porém contaminada”
 
Após este momento de troca de ideias, os grupos se dividirão em duplas, estas deverão elaborar uma história em quadrinhos a respeito da importância da água. É válido ressaltar que as historinhas não devem ser necessariamente referentes às notícias, e que os alunos que formarão as duplas não precisam ser do mesmo grupo, até para que as informações socializadas na construção da história sejam provenientes de fontes distintas.
 
Instruções para a elaboração da história em quadrinhos :
 
1º passo: O usuário deverá acessar o site:
2º passo: Clicar em “Instalação do HagáQuê”;
3º passo: Preencher os dados solicitados pelo site e enviá-los;
4º passo: Clicar em uma das versões fornecidas pelo site, como por exemplo, em hq1.05_install.exe;
5º passo:Seguir os passos da instalação do programa;
6° passo: Elaborar a historinha utilizando os recursos do programa. Este programa é de uso prático e possui recursos semelhantes ao Paint do sistema operacional Windows, uma função que pode ser destacada é que o aluno pode inserir imagens já criadas no programa.
 
Finalização da atividade
Após a elaboração das historinhas, os alunos irão montar uma exposição nos corredores da escola, na hora do intervalo. Para isso, deverão imprimir as histórias e fixá-las nas paredes ou flanelógrafos. Os autores deverão explicar, para as outras turmas e professores, de onde veio a inspiração para a ideia apresentada e divulgar suas opiniões sobre a importância da água, conscientizando a comunidade escolar quanto a importância da água e que a sua conservação depende de uma ação coletiva.
 

Atividade 2

Processos químicos do tratamento de água

 

Preparação do ambiente
Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE), e serão necessários: computadores com acesso à internet e projetor data-show. O professor deverá combinar as seguintes regras com os alunos:
·       A turma será dividida em 5 grupos;
·       Todos os componentes deverão participar ativamente na realização dos trabalhos;
·       Os alunos deverão assistir com atenção a apresentação de seus colegas.
 
Orientações quanto ao uso do objeto educacional
O vídeo Conversa Periódica - Tratamento de Águatem duração de 14 minutos e 5 segundos e está disponível para download no site do Banco internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18595.
 
 
Este objeto apresenta informações a respeito da importância da água doce do planeta, do processo de tratamento de água, das fontes de poluição da água e da definição de colóides.
 
Descrição da atividade
Inicialmente, o professor deverá introduzir a atividade com uma discussão sobre a origem da água tratada que é utilizada em casa, através dos seguintes questionamentos: “Vocês sabem de onde vem a água que chega à torneira de nossa casa? Esta água passa por algum tipo de tratamento antes de usarmos? Para que serve esse tratamento?”
 
Em seguida, o professor deverá disponibilizar o vídeo Conversa Periódica - Tratamento de Água. Em seguida, o professor indicará uma das fases de tratamento da água, (coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção) para cada um dos grupos formados. Os alunos deverão realizar uma apresentação para explicar o que ocorre na sua respectiva fase, a importância desta para a eficiência do tratamento e mostrar imagens de estações de tratamento localizando a fase apresentada.
 
Para auxiliar os alunos, alguns sites de pesquisa são sugeridos abaixo:
Acesso: 19/06/2012
 
Acesso: 19/06/2012
 
Acesso: 19/06/2012
 
Acesso: 19/06/2012
 
Acesso: 21/06/2012
 
Momento do aluno
Neste momento, os alunos irão desenvolver a atividade proposta.
 
Discussão
Cada grupo deverá apresentar sua respectiva fase de tratamento da água para o restante da turma. Após esse momento, o professor deverá estimular um debate sobre as possibilidades de utilização da água quando esse tratamento não ocorre, a partir dos seguintes questionamentos: “Quem não tem acesso a água que vem de uma estação de tratamento, quais procedimentos devem ser realizados para torná-la potável?”, “Quais atividades podem ser realizadas com a água que não é proveniente de estações de tratamento, como por exemplo, água retirada de um rio?”. 
 
Sistematização
Com o intuito de formalizar o conteúdo estudado, o professor solicitará aos alunos a descrição de outros tipos de tratamento de água que eles já tenham conhecimento, como por exemplo: filtração direta, filtração lenta, ozonização e dessalinização da água. E, na medida em que os alunos descreverem os métodos que conhecem, o professor deverá perguntar quais as vantagens e desvantagens em relação ao tratamento convencional, refletindo, assim, sobre a sua eficácia.
 

Atividade 3

Água, saneamento e qualidade de vida

 

Instruções Iniciais
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa, e serão necessários computadores com acesso à internet e um projetor data-show. A turma deverá ser organizada em grupos com quatro componentes.
 
Introdução
Inicialmente, o professor deverá apresentar a seguinte manchete:
Combate à mortalidade infantil requer saneamento e água
 
Em seguida, o docente deverá conduzir um breve debate com os alunos a partir da manchete acima e dos seguintes questionamentos:
  • O que vocês entendem por saneamento?
  • Qual é a relação entre saneamento, água e doenças?
  • Apenas as crianças são influenciadas pelas más condições de saneamento?
Após esta introdução ao assunto que será abordado durante a atividade, o professor apresentará aos alunos a notícia completa.
 
Analisando dados
Nesta etapa, o professor disponibilizará o site IBGE PAÍSES@. Cada grupo deverá escolher dois países (um desenvolvido e outro subdesenvolvido) para analisar os dados fornecidos pelo aplicativo do site, e o professor deverá verificar se não há repetição de países entre os grupos. Em seguida, os alunos deverão montar gráficos, no Excel, comparando os dois países escolhidos. Seguem os campos e dados a serem analisados:
  • Gráfico 1: Síntese
- População total
- Total do PIB
  • Gráfico 2: Indicadores sociais
- Indicadores sociais: Índice de desenvolvimento humano (IDH)
  • Gráfico 3: Objetivos do milênio: Garantir a sustentabilidade (Meta 2)
- População urbana com acesso à água tratada
- População rural com acesso a uma fonte de água tratada
- População urbana com acesso a melhores condições de saneamento
- População rural com acesso a melhores condições de saneamento
 
Utilização dos recursos digitais
·       SITE IBGE PAÍSES@
Este recurso está disponível online através do site http://www.ibge.gov.br/paisesat/. Para sua utilização, o usuário deve clicar em um dos países no mapa que é apresentado na página inicial do site e seguir clicando nos campos que são apresentados na parte superior do aplicativo.
 
·       MICROSOFT EXCEL
Para a elaboração dos gráficos, os alunos poderão utilizar o programa Microsoft Excel para o sistema operacional Windows ou o CALC para o sistema operacional Linux. Inicialmente, eles deverão montar uma tabela no programa com os dados obtidos no site. A tabela 1 representa um exemplo:
 
Tabela 1 – Representação da população dos países X e Z em relação a alguns indicadores sociais. 

País

Água tratada (Pop. urbana)

Água tratada (Pop. Rural)

Saneamento

(Pop. Urbana)

Saneamento (Pop. Rural)

País X

96

84

54

21

País Z

100

94

100

99


Fonte: http://www.ibge.gov.br/paisesat/ Acesso: 17/06/2012

 

Para montar o gráfico, sugerem-se abaixo algumas orientações em relação ao programa Microsoft Excel (estas poderão ajudar o usuário a utilizar também o CALC, pois os dois programas possuem funções muito semelhantes):

1)     Selecionar a tabela e clicar nas opções:

Inserir gráfico > Colunas > Colunas agrupadas

2)     Inserir os títulos dos eixos. As opções que deverão ser escolhidas serão:

Layout > Título dos eixos > Título do eixo horizontal principal > Título abaixo do eixo

Layout > Título dos eixos > Título do eixo vertical principal > Título girado

 

Discussão dos resultados

Com os gráficos elaborados, os alunos deverão apresentá-los e discutir os dados refletindo a respeito dos seguintes questionamentos:

·       Qual dos dois países possui maior porcentagem de população com acesso à água potável? Esse fator influencia os demais índices sociais apresentados no site? Em caso afirmativo, quais?

·       Existem mais pessoas na área urbana ou na rural? Qual é o impacto desse aspecto em um melhor uso da água consumida?

·       Um país com um PIB elevado necessariamente possui maior parte da população com boas condições de saneamento? Por quê?

·       Os países que possuem elevado IDH também possuem maior parte da população com boas condições de saneamento?

 

Com o intuito de estimular os alunos a pensar na realidade local, seguem alguns questionamentos (o professor deve adaptá-los a essa realidade):

·       Quais os fatores que podem influenciar na falta de acesso à água tratada?

·       Quem não tem água proveniente de uma estação de tratamento, o que fazer para não contaminar as águas de poços?

·       Quais as consequências socioeconômicas e para a saúde dos habitantes de um lugar que não possui maior um sistema de tratamento de água?

 

Finalização da atividade

Para finalizar esta aula, o professor deverá disponibilizar o vídeo Água, saneamento e qualidade de vida. Este vídeo possui duração de 11 minutos e 2 segundos e está disponível para download no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16953.

Após a sua visualização, o docente deverá propor aos alunos um debate. Espera-se que este estimule os discentes a refletirem e elaborarem ações concretas para auxiliar na conservação da água que dispõem em sua localidade. Seguem algumas sugestões de questionamentos para o debate: Qual a importância do saneamento para o meio ambiente e a qualidade de vida das populações? Como o poder público pode agir para melhorar as condições de saneamento? E o que nós poderíamos fazer para melhorar essa realidade?

 

Atividade 4 – Campanha “Economize água! Diga não ao desperdício desse bem valioso”.

 

Materiais necessários

Nesta atividade, os alunos precisarão de câmeras digitais ou celulares com câmeras, cartolinas e projetor data-show.

 

Introdução

Em sala de aula e com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre as suas ações diárias, bem como as ações de pessoas do seu convívio em relação ao uso racional ou não da água, o professor deverá perguntar a eles quais as formas de desperdício de água que conhecem. É importante que os alunos diferenciem as ações que eles realizam e as que eles observam outros realizarem, na medida em que estas forem citadas. Em seguida, o docente deverá disponibilizar o seguinte texto:

 

“A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, e seus hábitos. O consumo médio por indivíduo deveria ser de cerca de 300 L por dia, levando-se em conta que este vive em uma sociedade desenvolvida. Porém, para levar uma vida saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de água potável diário seria de    50L. No Brasil, é adotado como consumo de água necessário para uma vida confortável numa residência, de 150 a 200 litros por pessoa por dia.

Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio 1. Se o resultado em sua casa for menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 L, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos.”

Disponível em: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html#gastoAgua

Acesso: 13/08/2012

Após a leitura desta informação, o professor deverá registrar a opinião de cada aluno quanto ao enquadramento ou não do seu consumo de água familiar à quantidade de litros necessária para ter uma vida saudável no Brasil (estes dados serão retomados posteriormente).

 

Calculando o consumo de água em casa

Nesta etapa, cada aluno deverá ter uma conta de água da sua residência e calcular o consumo médio de água por pessoa da residência, e situar esse consumo nas faixas descritas no texto do início da atividade. Este endereço eletrônico contém dicas para o cálculo solicitado: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAguaExperimento.html.

 

Analisando os dados obtidos

Com os resultados dos cálculos de cada aluno, o professor deverá discutir com eles as razões para a compatibilidade ou não do seu consumo familiar em uma faixa desejável. Os alunos deverão comparar o resultado do consumo de água em sua residência com a opinião que eles emitiram na introdução desta atividade.

 

Observação: esta atividade foi baseada no desafio proposto no site: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html#gastoAgua Acesso: 13/08/2012

 

Organização do “MOMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA”

Cada aluno da turma deverá, através de um vídeo (ou tirar fotos quando não for possível a filmagem), realizar um flagrante de desperdício de água em seu cotidiano, por exemplo, algum membro da família escovando os dentes ou fazendo a barba com a torneira aberta sem utilizar a água, vazamentos de água, esvaziamento de caixa d’água, bem como em sua escola. Nesta, indica-se os seguintes locais: cantina e bebedouro. É importante que os alunos sejam orientados pelo professor quanto ao direito de imagem dos participantes, estes deverão permitir ou não a sua exposição no vídeo escolar.

 

O professor deverá solicitar uma data para a entrega dos vídeos ou fotos e reunir os alunos para selecionarem as imagens que proporcionem melhores visualizações. Após essa seleção, eles organizarão os materiais para realizar o chamado “Momento de conscientização na escola”. Esta campanha contra o desperdício de água pode ser o primeiro de muitos momentos de conscientização que podem ser realizados na escola. Sugere-se que o professor organize a turma em grupos para elaborar cartazes, realizar uma apresentação de slides e editar os vídeos.

 

Campanha de conscientização

Recomenda-se que esse momento ocorra no intervalo das aulas, em um dia a ser combinado com o núcleo gestor da escola, onde os alunos apresentarão os quadrinhos feitos na atividade 1, os vídeos e distribuirão os cartazes pela escola.  Sugere-se, ainda, que o núcleo gestor da escola verifique em suas próximas contas de água o resultado dessa campanha. 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conversa Periódica - Tratamento de Água Vídeo
Água, saneamento e qualidade de vida (com libras) Vídeo
Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos

 

Experimento prático:

“Tratamento de água”

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4941

Acesso: 19/06/2012

 

Experimento prático:

“Tratamento de água”

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19304

Acesso: 19/06/2012

 

Animação/simulação:

“Água bem tratada”

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8336

Acesso: 19/06/2012

 

Vídeo

“A Química do Fazer - Tratamento de Água”

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18477

Acesso: 19/06/2012

 

Notícia

“Entenda a Minuta Zero da Rio+20”

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/entenda-a-minuta-zero-da-rio-20

Acesso: 31/07/2012

 

Sugestões de links para professores

 

Notas de aula

“Noções sobre tratamento de água”

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Tratam00.htm?submit=%CDndica+de+Abastecimento

Acesso: 21/06/2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Aula:

“De onde vem a água que chega à nossa casa?”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33293

Acesso: 19/06/2012

 

“Ih! Tá acabando”

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=694

Acesso: 19/06/2012

 

“Tutorial do software HagáQuê”

http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/

Acesso: 31/07/2012

Avaliação

 

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram demonstrar a importância que a água possui para os seres vivos analisando os quadrinhos apresentados. Na atividade 2, sugere-se ser averiguado se os alunos conseguiram entender as fases do tratamento convencional de água através das explicações emitidas nas apresentações. Já na atividade 3, o professor verificará se os alunos conseguiram interpretar corretamente os dados das populações com acesso a água e saneamento em relação aos problemas sociais, econômicos e ambientais, analisando o desempenho dos alunos durante a discussão. E, na atividade 4, o professor poderá verificar se os alunos desenvolveram uma postura mais consciente quanto ao uso racional da água a partir do material produzido para a campanha realizada na escola.

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