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Como alterar a velocidade das reações químicas?

 

05/09/2012

Autor y Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Yasmin Pinheiro Vidal

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar as teorias das colisões, energia de ativação e complexo ativado;

- Identificar os fatores que alteram a velocidade das reações químicas;

- Perceber o uso e a ação dos catalisadores.

Duração das atividades
25 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, os alunos deverão ter conhecimentos sobre reações químicas: átomos, moléculas e ligações químicas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: TEORIAS DAS COLISÕES, ENERGIA DE ATIVAÇÃO E COMPLEXO ATIVADO EM QUADRINHOS

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade ocorrerá no Laboratório de Informática Educativa (LIE) e serão utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso à Internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta e lápis. A turma deverá ser dividida em quatro grupos.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

Nesta atividade será utilizado o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias, disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19367. A animação apresenta dois fatores necessários para a ocorrência de reações químicas: afinidade química e contato.

O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, é necessário extrair os arquivos, para isso, sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após realizar a extração mencionada, o usuário deve clicar no arquivo HTML para dar início à animação.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá conhecer o que os alunos sabem a respeito de reações químicas, tema da aula. Para isso, ele deverá questionar os alunos: “Vocês já ouviram falar em teoria das colisões?” e “Conhecem as condições para a ocorrência de uma reação química? Quais?”. Em seguida, o professor deverá informar aos alunos (caso já não tenha sido comentado no momento anterior) que alguns fatores são essenciais para a realização de uma reação química e convidá-los a aprender mais sobre cada um destes.

Após a conversa introdutória com os alunos, o docente deverá dividir a turma e definir os respectivos temas para cada equipe:

1.Teoria das colisões

2.Condições de ocorrência de uma reação

3.Energia de ativação

4.Complexo ativado

Cada grupo deverá pesquisar sobre os seus temas nos links indicados abaixo:

1.Teoria das colisões

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.htm

http://www.colegioweb.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.html       

 

2.Condições de ocorrência de uma reação

Tópico: Contato entre os reagentes e Natureza dos reagentes ou a "afinidade química"

http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/condicoes.html

http://www.alunosonline.com.br/quimica/condicoes-para-ocorrencia-reacoes.htmlhttp://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

 

3.Energia de ativação

http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat.htm

http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

http://www.infoescola.com/quimica/energia-de-ativacao/

 

4.Complexo ativado

http://www.infoescola.com/quimica/teoria-do-complexo-ativado/

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado.htm

http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

*Todos os sites acessados em15/março/2012.

Após a pesquisa, os alunos deverão visualizar o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias. O professor deverá solicitar aos alunos que anotem suas percepções acerca do conteúdo da animação e estabeleçam ligações com o que foi pesquisado nos links disponibilizados para pesquisa. 

 

 

 

 

 

Após retirar as dúvidas surgidas até o momento e com o objetivo de explorar o que foi compreendido pelos alunos, o professor solicitará a cada grupo a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que apresente o tema estudado. Este projeto será desenvolvido com a utilização do programa HagáQuê, disponível para download no endereço http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necessários). Para facilitar o processo de criação, o docente deverá orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que deverá conter os textos da história e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cenário e os personagens no computador. O programa possui um acervo de imagens, mas também permite importar imagens do computador. Cada equipe deverá fazer uma história com no mínimo duas páginas e com 6 quadrinhos em cada uma. Um vídeo com orientações sobre como utilizar o software está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Observação: estas histórias deverão ser publicadas em uma coluna, denominada “Química em quadrinhos”, do Jornal Escolar que será elaborado na Atividade 4.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

Os grupos deverão apresentar as histórias em quadrinhos para o restante da turma e para o professor. Recomenda-se que, de acordo com a adequação ao tema da feira de ciências da escola, estas produções sejam exibidas neste evento. Após as apresentações, o docente deverá propor uma discussão aos alunos, a partir dos seguintes questionamentos: “Existe alguma relação entre os temas estudados até o momento nessa atividade? Qual? Expliquem”.

Após algumas respostas, o docente deverá, então, com o auxílio do projetor, mostrar aos alunos o esquema abaixo:

 

  -

Fonte: Imagem criada pelo autor.

Este esquema representa a mistura de dois gases que possuem afinidade dentro de um cilindro. O professor deverá questionar os alunos a respeito do que ocorreria com a velocidade da reação química entre os gases nas duas situações exibidas:

A) Fixando o pistão na posição original e aquecendo o cilindro.

B) Colocando um peso sobre o pistão, fazendo o volume que contém os gases diminuir.

Os discentes deverão continuar discutindo a relação entre os temas da atividade, analisando as duas situações e apresentando suas hipóteses, baseando-se no conteúdo abordado nessa atividade.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Após a discussão com os alunos, o professor deverá formalizar o conteúdo. Para isso, o docente apresentará imagens na lousa, através do uso do projetor data-show, para os alunos, que devem ajudá-lo a solucionar cada situação. Lembrando que, a cada resposta dada pelos alunos o professor deverá revisar o respectivo assunto.

-Em quais situações existem reação?Justifique sua resposta.

FG

Fonte:Autor                         

- Identifique o que está ocorrendo nas lacunas vazias do gráfico da reação dada abaixo:

AULAS

Fonte:Autor            

- Determine o momento em que ocorre a energia de ativação nas duas reações químicas abaixo:

fdF

Fonte :Autor            

ATIVIDADE 2: QUAIS SÃO OS FATORES QUE INFLUENCIAM UMA REAÇÃO QUÍMICA?

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade ocorrerá no LIE, e serão utilizados computadores com acesso à Internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta, lápis e papel toalha ou outro material de limpeza (momento posterior à realização do experimento). Seguem abaixo os materiais necessários para a execução do experimento prático:

Figura 1: Materiais para experimento

ffgfg

SOBRE O HIPERTEXTO...

Nesta atividade,será utilizado um experimento prático,Bomba efervescente: parte 1: experimento prático, demonstrando a ação de alguns fatores que afetam a velocida de de uma reação química. O objeto está disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14527.

Observação: para ter acesso ao conteúdo do vídeo que está no final deste hipertexto, o objeto deve ser visualizado diretamente através endereço http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=108&BOMBA+EFERVESCENTE (acesso 12/junho/2012).

FAMILIARIZANDO-SE COM O TEMA

Inicialmente, o professor deve apresentar no projetor data-show o vídeo Sonridor disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ptnNJp2f9zw. Finalizado o vídeo, o docente deverá perguntar aos alunos: “Por que o comprimido efervescente (sonridor) é absorvido mais rapidamente do que o comprimido comum?”, “Será que a superfície de contato tem alguma relação com esse processo? Como?”. E em seguida, convidar os alunos a conhecerem fatores que influem na velocidade da reação, destacando que até a temperatura e a pressão podem interferir na reação. 

BUSCANDO INFORMAÇÕES

Inicialmente, a turma deverá ser dividida em cinco grupos, e cada um destes ficará responsável por conhecer mais acerca de um determinado fator de influência na velocidade de uma reação química. Seguem os fatores e links que deverão ser distribuídos entre os grupos: 

1.Concentração dos reagentes:

http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm Acesso em 01/março/2012

2.Pressão:

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/velocidade-das-reacoes-quimicas.htm Acesso em 01/março/2012

1.Temperatura:

http://www.infoescola.com/quimica/cinetica/  Acesso em 01/março/2012


4.Catalisador:

http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html  Acesso em 01/março/2012


5.Superfície de contato:

http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php  Acesso em 01/março/2012

 

REALIZANDO EXPERIMENTOS

Após a pesquisa, o professor apresentará no projetor data-show os passos para a realização do experimento prático Bomba efervescente: parte 1 . Desse modo, a turma deverá ser reorganizada em quatro grupos, de forma que cada um destes contenha, na medida do possível, alunos que pesquisaram temas diferentes para que os conhecimentos de cada fator possam ser compartilhados entre eles. 

 

 

 

 

Cada grupo deverá apresentar o experimento para o restante da turma.  Observação: o experimento deve ser feito em um local reservado do LIE, caso não tenha esse espaço no laboratório, os alunos deverão fazer o experimento na sala de aula.

ANALISANDO OBSERVAÇÕES

Nesse momento, o professor deverá estimular os alunos a interpretarem os fenômenos observados perguntando o porquê de cada resultado obtido ao final dos experimentos. Ressalta-se que é importante instigá-los a estabelecerem uma relação com o conteúdo pesquisado nos textos propostos.

VELOCIDADE DAS REAÇÕES EM NOSSO COTIDIANO

Após a realização do experimento, o professor deverá intermediar uma discussão entre os alunos a partir dos seguintes questionamentos: “Quais fatores que influenciam na velocidade das reações utilizados na conservação de alimentos são mais adequados para o nosso cotidiano e para a nossa saúde? Como eles agem?”

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E ESTIMULANDO A CURIOSIDADE

Com o intuito de utilizar o jornal (que será elaborado na atividade 3) para estimular a curiosidade dos alunos de outras turmas acerca da velocidade das reações químicas, os grupos deverão elaborar um pequeno texto divulgando o que aprenderam com a pesquisa e o experimento realizado. Esta produção será a introdução de uma coluna intitulada: “Você sabe explicar?”. O texto deverá ser seguido das situações que estão descritas nos itens de 1 a 4. Sob a orientação do professor, cada um dos grupos deverá ficar responsável por pesquisar, discutir e elaborar as respostas para cada um dos questionamentos. Este retorno dos grupos deverá ser publicado na edição posterior do jornal.    

1) Em qual situação a carne será degradada mais rapidamente? Expliquem.

Figura 2:Carne à temperatura ambiente

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Fonte: http://www.medicsupply.com.br/pacientes/blog/carne-vermelha-em-excesso-causa-diabetes/ Acesso em 01/março/2012

 

Figura 3:Carne mantida sob refrigeração adequada

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Fonte: http://www.aveworld.com.br/noticias/post/parana-informa-ser-lider-na-exportacao-de-congelados Acesso em 01/março/2012

2)Qual tipo de adoçante reagirá mais rapidamente com a água? Expliquem.

Figura 4: Adoçante em cubos

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Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=3959 Acesso em 01/março/2012
 

Figura 5: Adoçante em pó

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Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/semanal/familia3006102/area-familia.html Acesso em 01/março/2012.

 
3)Um pedaço de ferro reagirá mais rapidamente com o ácido clorídrico, HCl, concentrado ou diluído? Expliquem. 

Figura 6: pedaço de ferro

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Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/por-que-ima-atrai-ferro.htm Acesso em 01/março/2012

 
 
4)Em qual recipiente a comida irá cozinhar mais rapidamente? Expliquem.

Figura 7: Na panela comum

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Fonte: http://www.dicasecia.com/limpeza-panelas/ Acesso em 01/março/2012

 

Figura 8: Na panela de pressão

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Fonte:http://www.euroferragens.com.br/loja.phtml?f=1&cprod=1661 Acesso em 01/março/2012

 

ATIVIDADE 3: CONHECENDO A AÇÃO DOS CATALISADORES

INSTRUÇÕES INICIAIS: 

Esta atividade ocorrerá no LIE, e serão utilizados computadores com acesso à Internet, caderno para anotações, máquina digital ou celular com câmera, caneta e lápis. 

COMO AS FRUTAS AMADURECEM? CONTE SUA TÉCNICA. 

Inicialmente, o professor questionará os alunos: “Como acelerar o amadurecimento das frutas?”. É importante estimular os alunos a refletirem sobre as técnicas que eles descreveram, buscando o porquê do sucesso de tal técnica. Em seguida, os alunos deverão ler a reportagem Como as frutas ficam maduras? Pergunte ao etileno disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_as_frutas_ficam_maduras__pergunte_ao_etileno.html (acesso em 13/maio/2012).

Após essa conversa introdutória, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que o amadurecimento das frutas é acelerado devido à presença do etileno, o catalisador da reação, informando que este tipo de substância será abordado nesta atividade.

PRODUZINDO UMA NOTÍCIA PARA O JORNAL ESCOLAR – MANCHETE: OS CATALISADORES EM NOSSO COTIDIANO

Com a turma organizada em quatro grupos, o professor deverá propor a elaboração de uma notícia sobre os catalisadores para apresentar a ação dessas substâncias em nosso cotidiano, como por exemplo, na produção de anticoncepcional, materiais de limpeza e até um tipo de sangue. 

PESQUISANDO...

Seguem abaixo temas, links e orientações para a pesquisa que reunirá as principais informações sobre o assunto:

Tema 1: O que é um Catalisador?

http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php

 http://www.alunosonline.com.br/quimica/catalisadores.html

 http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e ação dos catalisadores nas reações químicas.

 

Tema 2: As enzimas

- Catalisadores no corpo humano: as enzimas e a digestão

 A boa digestão depende das Enzimas - http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/66-a-boa-digestao-depende-das-enzimas.html

O poder milagroso das enzimas - http://curiosidades-galeriacores.blogspot.com.br/2007/10/o-poder-milagroso-das-enzimas.html

 

- Notícia- Curiosidades: Novo anticoncepcional usa enzimas no lugar de hormônios :

http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=5715

 

- Notícia- Curiosidades: Descoberto enzimas para criar sangue universal zero

http://lambaritalia.blogspot.com.br/2010/04/descoberto-enzimas-para-criar-sangue.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Lambaritlia+(LAMBARIT%C3%81LIA)

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito das enzimas, sua importância na digestão e as curiosidades sobre as enzimas. Lembrando que os textos sobre as curiosidades devem ser em forma de notícia.

 

Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza

Aplicação de enzimas em produtos de limpeza: http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/285.pps

Orientação: o grupo deverá abordar a relação das enzimas e sua importância nos produtos de limpeza.

 

Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas

A química por detrás do amadurecimento das frutas: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/quimica-por-detras-do-amadurecimento-da.html

Orientação: o grupo deverá abordar a influência dos catalisadores no amadurecimento das frutas.

* Todos os sites tiveram acesso em 11/julho/2012.

Após a pesquisa, cada um dos grupos deverá apresentar ao restante da turma os tópicos que pretendem abordar em seu texto para o jornal, assim como as possíveis dúvidas surgidas acerca do respectivo tema. O professor verificará a relevância dos tópicos e tirará as dúvidas do grupo.

 

REALIZANDO EXPERIMENTOS RELACIONADOS AO AMADURECIMENTO DE FRUTAS

Com o objetivo de explorar a ação de catalisadores de forma experimental, os alunos deverão realizar algumas ações relacionadas ao amadurecimento das frutas. Estes experimentos também serão publicados no Jornal Escolar. Sugere-se a seguinte divisão de experimentos:

Grupo 1: Tema 1: O que é um Catalisador? + Experimento A.1

Grupo 2: Tema 2: As enzimas + Experimento A.2

Grupo 3: Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza + Experimento B.1

Grupo 4: Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas + Experimento B.2

 

Experimento A: Amadurecimento das frutas A

Material necessário:

- 4 bananas verdes;

- 4 sacos plásticos;

- 4 folhas jornal.

Duas equipes ficarão com este experimento.

Procedimentos:

A.1 Uma equipe deverá realizar o seguinte procedimento: os alunos devem embrulhar uma das frutas verdes com jornal e outra com o saco plástico, a terceira não deve ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente. As frutas devem ser mantidas em um local à temperatura ambiente. Qual banana amadureceu mais rápido? Como o saco plástico e o jornal influenciaram no amadurecimento das frutas?

A.2 A outra equipe deverá realizar o mesmo procedimento, mas a banana deve ser mantida em um local mais quente. Será que o calor influenciou no amadurecimento da fruta? Em quantos dias a banana ficou amarela e madura? Houve diferença entre a banana que ficou no calor e a que ficou em temperatura ambiente?

Os alunos deverão fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condição o amadurecimento é mais rápido: embalada com jornal, saco plástico ou ao natural (sem embalagem). A equipe deverá fazer anotações sobre o experimento e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Eteno e o amadurecimento de frutas disponível no seguinte endereço: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/eteno-amadurecimento-frutas.htm.

* Acesso em 11/julho/2012.

 

Experimento B: Amadurecimento das frutas B

Material necessário:

- 2 bananas verdes;

- 1 saco de papel (saco de pão);

- 1 tomate maduro;

- 1 maçã madura;

- 1 bandeja.

Duas equipes ficarão com este experimento.

B.1 Uma equipe deverá colocar no saco de papel as bananas verdes, o tomate maduro e a maçã madura. Fechar o saco e colocar em um local com temperatura ambiente. Em quantos dias a banana irá amadurecer? O saco irá influenciar neste amadurecimento? E como o tomate e a maçã contribuíram para o amadurecimento da banana?

B.2 A outra equipe deverá colocar as bananas verdes, o tomate maduro e a maçã madura juntos em uma bandeja. Não coloque nada cobrindo as frutas e o tomate. Em quantos dias a banana amadureceu? O tomate e a maçã foram determinantes para acelerar este amadurecimento?

Os alunos deverão fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condição o amadurecimento é mais rápido: no saco de papel com o tomate e maçã maduros ou na bandeja. A equipe deverá fazer anotações sobre o experimento, e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Como Amadurecer uma Banana disponível no seguinte endereço: http://pt.wikihow.com/Amadurecer-uma-Banana

Após um período a ser determinado pelo professor, os alunos devem se reunir para discutir os resultados. Entre as quatro equipes, qual banana amadureceu mais rápido? Qual o motivo desta ter amadurecido mais rápido em relação às outras? Alguma continuou verde? Qual banana ficou amarela mais devagar? Após conhecerem os resultados das outras equipes, os alunos devem construir juntos as observações e elaborar um texto para ser publicado no jornal.

 

ATIVIDADE 4: CRIANDO UM JORNAL ESCOLAR

O professor deverá propor aos alunos a criação de um Jornal Escolar, este deverá conter informações interessantes sobre assuntos de Química. Sua primeira edição apresentará matérias sobre a velocidade das reações químicas, envolvendo os catalisadores, suas curiosidades e também os fatores determinantes e influentes em uma reação química, assuntos explorados nas atividades anteriores.

No tópico Produção de jornal na escola, localizado no site: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=textoapoio.ds_home&id_comunidade=15#146, é possível encontrar dois modelos de jornal para download. No hipertexto http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3/writer_praticas/writer_pratica2.htm (Sugestão do Portal do Professor) há informações para a construção de um jornal escolar no Writer.

 E na seção Recursos Complementares, há mais dicas de como fazer um jornal escolar!

Seguem abaixo algumas sugestões para a estruturação do jornal:

- Os grupos terão uma semana para produzirem os textos;

- Os textos poderão ser produzidos extrassala, mas depois devem ser revisados pelo professor;

- Ficará a critério do professor a determinação do tamanho dos textos e demais elementos a serem acrescentados ao jornal;

- Os alunos devem ter atenção para a linguagem usada em jornais;

- Além dos textos, os discentes podem pesquisar na Internet outros dados sobre o seu tema como, fotos, imagens, gráficos;

- Deverá ser criada uma seção para o Experimento Amadurecimento das Frutas, com as fotos, as observações e os textos do experimento feitos pelos alunos;

- As fotos das frutas devem ser organizadas em sequência, de forma que se perceba o processo de amadurecimento da fruta ao longo dos dias;

- As bananas devem ser fotografadas todos os dias em todos os experimentos.

Com os textos finalizados, o professor deverá propor uma discussão com os alunos a respeito da seguinte indagação:“Seria possível acontecer algumas reações sem a ação dos catalisadores, como por exemplo, a ação do suco gástrico na digestão? Explique”. Esse tema será discutido entre os alunos e as respostas serão postadas em um Fórum no Jornal.

 

FINALIZAÇÃO

Reunido todo o material textual e gráfico produzido até o momento, professor e alunos deverão buscar promover uma divulgação do jornal entre os alunos da escola. Recomenda-se que as redes sociais e cartazes sejam utilizados com esse objetivo. Posteriormente, o jornal poderá ser impresso e distribuído para toda a escola com o apoio da coordenação pedagógica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bomba efervescente: parte 1: experimento prático Experimento prático
Reações químicas - Aí tem química - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

-Vídeos

Cinética Química - Catalisador

http://www.youtube.com/watch?v=HQUyMSYKIuw&feature=related

 

Colisões e Complexo Ativado

http://www.youtube.com/watch?v=FwCsAzpUgT4

 

Colisões, Complexo Ativado e Energia de ativação

http://www.youtube.com/watch?v=FJpaf7Z7u94

 

- Artigos

Como fazer História em Quadrinhos

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/

 

- Como fazer um jornal na escola?

http://www.leioeescrevomeufuturo.com.br/index.php/noticias/641-como-fazer-um-jornal-na-escola

 

- Saiba como fazer um jornal escolar (Sugestão do Portal do Professor)

http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/

 

Jornal Escola (Sugestão do Portal do Professor)

http://jornalescola.blogspot.com.br/

 

Tutorial Br.Office. Write

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/write/

 

Sugestões de links para professores

-Vídeo

Cinética Química - Aula 4: Catalisador - Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=IjB5jEjaKaE

 

- Reportagens / Artigos:


HQs digitais como recursos para dinamizar a construção de narrativas

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/hqs-digitais-como-recursos-para-dinamizar-a-construcao-de-narrativas/

 

Histórias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5692937-EI8266,00-Historias+em+quadrinhos+facilitam+o+aprendizado+em+aula.html

 

Historias em quadrinhos uma ferramenta para o ensino de Química

http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/60-5668.htm

Jornal da escola. Tudo de bom!

http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Jornal Escola

http://jornalescola.blogspot.com.br/

 

Jornal na escola

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação a teoria das colisões, a energia de ativação e o complexo ativado através do conteúdo exibido nas Histórias em Quadrinhos produzidas. Já na atividade 2, sugere-se ao professor averiguar se os alunos compreenderam como os fatores abordados influenciam nas reações químicas, a partir das observações que eles indicaram na realização experimento prático. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes entenderam a ação e o uso dos catalisadores nas reações químicas por meio da realização do experimento do amadurecimento da banana e da elaboração e desenvolvimento da matéria a ser publicada no jornal escolar.

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