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Origens do Romantismo: Rousseau

 

20/09/2012

Autor y Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o contexto histórico de Rousseau;

  • Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial;

  • Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade

Estratégias e recursos da aula

Introdução

É notável o importante papel de Rousseau na filosofia. Também não são desconhecidas as reflexões de Rousseau na composição do ideário que norteia o desenvolvimento da estética romântica. Seu questionamento diante da sociedade e da civilização, a ideia de que o homem nasce bom e virtuoso, sendo corrompido no momento em que se insere no sistema social conspiram para a elaboração da imagem do bom selvagem, do ser íntegro e primitivo que deve figurar como ideal para o homem corrompido pela sociedade. É nesse contexto que a visão otimista de mundo que apresenta uma natureza aberta e pronta para ser dominada, se contrapõe ao pensamento romântico, difuso que tende a provocar um “impacto emocional por meio de uma impressão geral em que a falta de nitidez une-se à valorização da essência instintiva da natureza.” (Santini)

 

Atividade 1 - Contextualizando

Apresente aos alunos a música “Piercing”, de Zeca Baleiro.

 

Nesta música o artista expõe uma crítica à modernidade, comparada a uma “armadilha, matilha de cães raivosos e assustados”. Um dos temas centrais da canção é a característica maior da sociedade de consumo, que impele os indivíduos à constante busca por “coisas”, cuja posse sempre em maior quantidade define o nível social.

 

Fonte: You Tube

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bzq2A-Bxjkc. Acesso em ago 2012

Título: Zeca Baleiro - Piercing

Duração: 8' 44”

 

Proponha a seguinte questão:

Por que o autor compara a modernidade com uma “armadilha, matilha de cães raivosos e assustados?

 

 Peça que os alunos respondam no caderno e que leiam a resposta para os demais, o que gerará um debate e, consequentemente, uma reflexão sobre a realidade vivida.

 


Afim de conduzir e estimular a participação  pode-se  propor algumas questões:

 

- O que há de tão negativo na modernidade que gera críticas como a que se vê na música?

- A crítica à modernidade é algo que se vê apenas nos dias atuais?

Durante o debate é importante falar que as críticas à sociedade não tem sua origem na atualidade, mas que em todas as épocas elas são comuns. Explique que nessa sequência de aula estudaremos um autor que traçou parte do caminho da filosofia, da pedagogia e da arte modernas.

 

Atividade 2 - Conhecendo e lendo Rousseau

Passar o vídeo sobre Jean Jacques Rousseau que apresenta uma breve biografia do filósofo.

 

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Filosofia::História da filosofia

Educação Básica::Ensino Médio::História::Cultura

Objetivo

Conhecer um pouco sobre a vida de Jean Jacques Rousseau e aprender as três ideias básicas de sua filosofia

Descrição

Apresenta breve biografia do filósofo Jean Jacques Rousseau. São explicadas as três ideias básicas da filosofia, segundo Rousseau. Além disso, é ensinada também as bases do fundamentalismo e do idealismo legal.

Duração

8 min, 23 s

Depois do vídeo, encaminhar a leitura de um trecho do livro “Discurso sobre as ciências e as artes” de Jean-Jacques Rousseau, no qual o filósofo suíço apresenta as origens dos vícios que prejudicam as relações humanas.

 

Pretende-se com essa atividade demonstrar que o Romantismo se origina com a visão crítica da sociedade industrial europeia, modelo “exportado” para outros países, entre eles o Brasil.

 

Texto: Discurso sobre as ciências e as artes. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_filo.pdf. Acesso em set 2012.

 

Sugestão de roteiro para a leitura

-Quais os apontamentos do autor sobre o progresso?

-Qual a relação entre progresso e natureza humana?

-Quais os interesses que segundo o autor, permeiam as relações humanas?

 

No texto em questão, os alunos perceberão que Rousseau via no progresso, ou no desenvolvimento, uma fonte negativa de sentimentos e práticas sociais que corromperam a natureza humana. Uma das questões levantadas pelo autor diz respeito ao interesse que permeia as relações humanas na sociedade moderna.

 

Resenha

A leitura do texto deve ser proposta para todos os alunos na íntegra, mas para a realização da resenha sugerimos a divisão da classe em cinco grupos, especificando para cada grupo um tema onde deverão aprofundar o assunto e direcionar a elaboração de suas resenhas.

 

Sugestão de temas para resenha:

 

Relações humanas

Natureza Humana

Progresso

Civilização e escravidão

Cidadania

 

Sugestão: navegação orientada no simulador abaixo, o qual possui uma atividade que auxilia aos alunos conhecer os conceitos básicos de resumo, resenha e fichamento, destacando seus usos e tipos.

 

Resumo, resenha e fichamento: 

definição e diferenças 

Ficha Técnica

Acesso em ago 2012.

Objetivo: mostrar as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento.

 

Descrição: aborda uma breve introdução sobre as modalidades de texto resumo, resenha e fichamento. Traz exercícios e dicas de leitura para o aprofundamento do assunto.

 

Observação: para o melhor funcionamento no Internet Explorer 7 marque a opção "Permitir conteúdo bloqueado". Este recurso foi elaborado pela equipe do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Autor Silva, Suellen Viriato Leite da.

 

Conclusão da atividade: para finalizar essa atividade solicite aos alunos a apresentação da resenha para os demais colegas da classe seguindo as orientações abaixo.

- Apresentação do tema: diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos.

- Resumo dos textos: utilize um parágrafo para explicar o tema, diga logo no início o que o autor diz sobre aquele assunto.

- Mostre as fontes: coloque as referências bibliográficas caso pesquise em outros textos.

 

Atividade 3 - No laboratório de informática

Após a leitura do texto, realizado em sala, o professor poderá encaminhar os alunos, ainda organizados em equipe ao laboratório de informática e orientar uma pesquisa sobre livros clássicos de literatura do chamado Romantismo, incluindo autores brasileiros, e investigar como suas temáticas se relacionam com a crítica à modernidade empregada por Rousseau.

 

 

Depois da pesquisa os alunos deverão sintetizar e compartilhar os resultados por meio da elaboração de textos colaborativos no Google Docs.

 

 

 Texto de apoio:  "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

 

 Dias, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs . Disponível em:  https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012

Sugestão: se julgar necessário sugerimos trabalhar com alguns elementos da aula Projeto de Iniciação Científica - uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo - A poesia, que tem como um dos objetivos relacionar textos românticos do século XVIII com os contemporâneos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40498. Acesso em ago 2012

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jean Jacques Rousseau: parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

 

Webquest

História H. O Romantismo. Disponível em: http://historiah2.blogspot.com.br/2011/02/o-romantismo-webquest.html. Acesso em ago 2012

 

Vídeo

 O que é literatura? Episódio V - Capítulo II - Arcadismo e Romantismo

Este material em vídeo tem duração de cerca de dez minutos e é acompanhado de Guia do Professor com suporte teórico e suporte pedagógico em PDF.

 

Áudio

O que é literatura? Episódio V - Capítulo II - Bloco 1 - As faces do romantismo brasileiro

Este material em áudio tem duração de cerca de dez minutos e é dividido em dois blocos de aproximadamente cinco minutos cada, e é acompanhado de Guia do Professor com suporte teórico e suporte pedagógico em PDF

 O que é literatura? Episódio V - Capítulo II - Bloco 2 - As faces do romantismo brasileiro

Este material em áudio tem duração de cerca de dez minutos e é dividido em dois blocos de aproximadamente cinco minutos cada, e é acompanhado de Guia do Professor com suporte teórico e suporte pedagógico em PDF

 

Sugestões de aula

 O Romantismo

Recitar poesias; experienciar a estética por meio de poesias; identificar e diferenciar texto romântico de não romântico; identificar características do romantismo em alguns textos; produzir poesias.

Avaliação

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

 

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, perceba se houve:

  1. Participação durante as discussões e atividades;

  2. Comprometimento com o grupo;

  3. Argumentação durante o debate; respeito à opinião dos colegas;

  4. Empenho para problematizar os temas.

A partir dessas observações é possível verificar se o aluno percebe a importância do tema em discussão e se está conseguindo acompanhar as atividades propostas.

 

Referências

 

MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de Textos Filosóficos / Jairo Marçal, organizador. Curitiba: SEED/Pr., 2009. 736 p.

SANTINI, Juliana. Rousseau e o Romantismo. Disponível em: http://www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2000rousseau/js.htm. Acesso ago 2012.

ARAUJO. Suzane. Rousseau e as imagens do Romantismo Alemão. Disponível em: http://www.revistaeutomia.com.br/v2/wp-content/uploads/2011/12/SUZANE_ARA%C3%9AJO_Rousseau-e-as-imagens-do-Romantismo-Alem%C3%A3o_p.135-143.pdf. Acesso em ago 2012.

 

 

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