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O ambiente em que vivemos: campo e cidade UCA/ Metodologia Científica

 

20/09/2012

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram no campo e na cidade;
  • Conhecer elementos que formam a paisagem do campo e da cidade;
  • Reconhecer características de paisagens rurais e urbanas por meio da leitura de imagens; 
  • Comparar as vivências das pessoas em relação ao  ambiente em que vivem: campo e cidade;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de pesquisa científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. 
Duração das atividades
Aproximadamente 780 minutos – 13 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca do ambiente em que vivem: campo e cidade. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o Laboratório de Informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de uma Pesquisa de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-la. Ressaltamos que é essencial incentivar os alunos a levantarem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisa sobre a temática, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio de metodologia de projetos:

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm "Pedagogia em foco: metodologia científica – O projeto de pesquisa". (Este texto tem como foco a iniciação científica discente.).

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf  "Como ensinar por meio da pesquisa". (Texto que aborda a pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar.).

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf.  "Como ensinar por meio da pesquisa". (Texto que aborda a pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar.). (Acessados em 27/08/2012.).

Para conhecer alguns projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino, você poderá utilizar o sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419 "Projetos inovadores". ( Acessado em 27/08/2012.).

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com iniciação científica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459 Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/Metodologia científica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40573 “Um hábito saudável: comer frutas e frutos – Metodologia científica/UCA”.

(Acessados em 27/08/2012.).

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. 

 A importância da água para o corpo humano

Professor,atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem” (Acesso em 28/09/2012.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. “Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas pra um ensino construtivista” (Acesso em 28/09//2012.).  

 Se você quiser, poderá selecionar ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, Fóruns, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instruções de como utilizá-las nos registros do sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em28/08 /2012.).

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 SOLFONTENATURAL Motivando os alunos

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/ (28/08/2012.).

Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Para instigar os alunos a participarem da pesquisa é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, sugerimos que você utilize o vídeo “Turma da Mônica em Chico Bento no Shopping”. O mesmo retrata um episódio em que Chico Bento vai visitar seu primo na cidade e acaba aprontando no shopping.

Antes da exibição verifique se seus alunos têm conhecimento sobre espaço rural e urbano, se necessário, retome estas informações. Informe aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...). Não interprete antes da exibição, não pré-julgue, assim cada aluno fará a sua leitura. Aproveite e dê informações sobre o personagem principal,Chico Bento, para isso acesse:

 http://www.monica.com.br/personag/turma/chicoben.htm  "Personagem Chico Bento". (Acesso em 26/08/2012.).

Para assistir ao vídeo acesse:

 http://www.youtube.com/watch?v=VG4RnqR9Sm0&feature=related   "Turma da Mônica em Chico Bento no shopping". (Acesso em 26/08/2012.). 

 Trabalhando com vídeo

Trabalhar com vídeo em sala de aula facilita a motivação e interesse por assuntos novos, explora o ver, o visualizar, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais (próximo-distante, alto-baixo, direita-esquerda, grande-pequeno, equilíbrio-desequilíbrio).Porém o trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Você poderá ler os textos postados nos sítios abaixo para verificar a relevância deste instrumento de comunicação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=384 Edição Vídeos Escolares - “José Manuel Moran: vídeos são instrumentos de comunicação e de produção”. (Entrevista publicada no Portal do Professor que tem como foco a temática: vídeos no processo de ensino e aprendizagem.).  (Acessado em 04/09/2012.).

http://www.unirio.br/morpheusonline/Numero01-2000/monicamandarino.htm “Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula” (Trata do pressuposto de que a utilização de vídeos em processos educativos depende de um planejamento criterioso. O texto também registra a utilização do vídeo em sala de aula e apresenta algumas sugestões para a leitura e análise deste tipo de recurso audiovisual de modo a aproveitá-lo de forma adequada e competente.). (Acessado em 04/09/2012.).

Após assistir ao vídeo, em roda de conversa fale sobre os personagens e as situações, enfim, sobre o que aconteceu. As discussões devem ser mediadas por você. Não faça com que essa atividade seja uma aula expositiva, por isso, enriqueça seus comentários com novos exemplos sobre os pontos discutidos. Norteie as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • O que cada aluno achou do vídeo?
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas?
  • O que mais chamou a atenção?
  • Qual foi a reação de Chico Bento ao chegar ao shopping pela primeira vez: que tipo de interpretações equivocadas ele fez das situações que ocorreram no local? A que se devem estas interpretações?
  • Ao ver os nomes das lojas e das propagandas, Chico Bento fez um comentário: “A professora ensinou tudo errado na escola. Não entendo nada do que tá escrivinhado por aqui”. Por que ele chegou a esta conclusão? Aproveite para trabalhar o uso de estrangeirismos na língua portuguesa. Para informações sobre este tema você poderá utilizar os sítios:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27416. “Estrangeirismos na Língua: necessários ou não?”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36024 “UCA - Os estrangeirismos usados no nosso dia a dia”.

http://www.soportugues.com.br/secoes/estrangeirismos/index.php “Estrangeirismos na Língua Portuguesa”.  (Acessados em 04/09/2012).

  • O primo do Chico Bento mencionou: “Será que você pode parar de dar na vista que você parece um bicho do mato”. O que significa esta expressão: bicho do mato? Será que toda pessoa que mora na zona rural é um bicho do mato? Aproveite para destacar a variação linguística do morador da zona rural e da cidade. Você poderá utilizar o endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19934. “Norma padrão e variedade não padrão da língua” para ampliar seus conhecimentos. (Acessado em 04/09/2012.).
  • Discuta sobre: a ignorância do Chico diante de escada rolante; ao experimentar o calçado; ao encontrar uma fonte e retirar para nadar. Será que o caipira é ignorante? (Aproveite para fazer uma análise da relação que Chico Bento tem com a água e a finalidade que a fonte tem no shopping; a diferença de sentidos que tem a nudez de Chico e a nudez dos moradores da cidade.).

Depois do diálogo, da troca de ideias e de impressões, motive a turma quanto à importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) sobre “O ambiente em que vivemos: campo e cidade”. Isto poderá ser feito por meio de uma tarefa de casa, assim os pais terão a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da pesquisa. Você poderá registrar: 

                    COMUNICACAO  

1- Converse com seus familiares sobre nossa proposta de estudo: “O ambiente em que vivemos: campo e cidade”. Conte a eles nosso diálogo sobre o vídeo que assistimos e nossas impressões sobre ele.

2- Solicite que seus pais, avós ou outra pessoa adulta, relembre a história de suas origens. Peça que pensem de onde vieram, onde moravam quando nasceram: na cidade ou no campo (zona rural).

3- Agora, pergunte e registre as respostas.

a-      Qual a sua origem? De onde você veio? Você nasceu neste país, ou seja, você é brasileiro?

b-      Como era a vida na época que você nasceu? Existiam os mesmos recursos que temos hoje?

c-      As cidades eram como hoje? Como era o trânsito, os meios de transporte, as escolas e a forma de lazer?

d-     No campo, na zona rural, como era? Tinha as ferramentas que têm hoje? Havia eletricidade, água encanada e televisão? Qual era a forma de trabalho, quais eram os objetos que utilizavam para executar suas atividades?

e-      Você gostaria de morar no campo? Justifique sua resposta.

4- Pense, juntamente com seus familiares, uma ou mais questões que possamos pesquisar acerca da temática indicada. Registre a/s questão/ões.

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.

Variações da atividade

Professor, quando Chico Bento vai ao shopping ele experimenta um calçado, e inconscientemente, ele rouba o mesmo, praticando um ato de não cidadão. Ressalte este momento e dialogue com a turma, a fim de verificar o que os alunos pensam sobre ser cidadão. Faça um levantamento de hipóteses para verificar o que as crianças entendem sobre cidadania. Em seguida registre na lousa, por meio de duas colunas, comportamentos que os alunos consideram como “Procedimentos cidadãos” e “Procedimentos não cidadãos”. Ao finalizar os registros, peça que os alunos façam a leitura coletiva, registrem e ilustrem um ou mais dos procedimentos citados. Afixe as produções no mural da sala.

Para consolidar este momento convide a turma para ler os textos registrados nos sítios http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm “Cidadania”

http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm “Gente boa, ser cidadão”  (Acessados em 04/09/2012.).

Conforme o interesse do grupo acesse os links indicados no decorrer dos referidos textos. Faça intervenções para interpretar frases e/ou parágrafos, verifique o entendimento dos alunos e no final pergunte o que acharam das leituras. É importante que justifiquem as repostas.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop, providencie a impressão da mesma. 

 Oambienteemquevivemos

Organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação de todos expondo o resultado da atividade de casa. Observe e destaque os meios de transporte, instrumentos de trabalho, forma de lazer, escolas, ferramentas de trabalho, uso da tecnologia utilizada tanto no campo como na cidade. Reforce a ideia de que com o tempo, foram aprimorando e temos o que conhecemos hoje. Caso os alunos não se refiram a esses assuntos, dirija o diálogo inserindo-os.

Peça que cada aluno apresente suas questões. Registre-as na lousa, depois que você fizer os registros solicite que eles leiam. De acordo com o tempo disponível para as aulas propostas para esta temática, analise com os alunos se todas elas poderão ser estudadas, se necessário, priorize juntamente com a turma, aquelas que os alunos pesquisarão.

Observação: É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa. Você deverá registrar as questões em uma folha de papel, para que possam utilizá-las no momento apropriado. 

Oambienteemquevivemos

Professor, aproveite os dados coletados na entrevista, por exemplo, os diferentes estados onde nasceram, local de nascimento: zona rural ou cidade e trabalhe a construção de um gráfico de barra. Você poderá utilizar o sítio:

 http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml “Leitura e criação de gráficos e tabelas” para obter informações de como elaborar um gráfico. (Acessado em 04/09/2012.).

Sugira que os alunos escrevam um título e comparem as informações do gráfico que eles produziram com as respostas adquiridas na entrevista.

Para verificar se os alunos são capazes de ler informações contidas em gráficos de barras, proponha outras coletas de dados na classe, como registro dos estados que cada um deles nasceram. Observe se há a presença de título e referências nos eixos dos gráficos. Se preferir, use gráficos prontos, a fim de que os alunos façam a leitura das informações.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registrando os passos iniciais da pesquisa

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre os objetivos, a justificativa do estudo e as perguntas elaboradas pelos alunos.

Isto poderá ser feito no caderno que você elegeu para registro ou se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.

Aproveite e peça que eles elaborem as hipóteses para cada uma das questões determinadas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa.

Ao final do registro, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes de pesquisas. 

Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre a pesquisa. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de projeto para fazer o registro.

SOLFONTENATURALRessaltamos a relevância de utilizar acervos digitais no campo da pesquisa. Por meio da internet esses acervos estão disponibilizados em páginas de museus, bibliotecas ou coleções privadas. 

Agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão todo o projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. O cronograma também poderá ser registrado no caderno, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que os alunos percebam que existem diferenças substanciais entre os modos de vida rural e urbano. Essas diferenças fazem-se sentir, nos mais variados domínios como, por exemplo: no tipo de atividade profissional exercida pela população, na forma de ocupação dos tempos livres, no modo predominante como as pessoas se deslocam, dentre outros.

Apresente por meio de slides, usando PowerPoint, as imagens abaixo, elas favorecerão o diálogo da turma sobre a temática estudada:

    Oambienteemquevivemos    Oambienteemquevivemos

    Oambienteemquevivemos     Oambienteemquevivemos Fonte: Acervo da autora

Leitura e discussão de imagens

Após a apresentação das imagens estabeleça um diálogo para interpretá-las. Faça uma leitura identificando os locais apresentados nas ilustrações, as atividades, as paisagens, os meios de transporte e as construções. Garanta a participação equitativa dos alunos e socialize as respostas individuais.

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c- Além dos meios de transporte que aparecem nas imagens, que outros vocês conhecem?

d- Tem algum meio de transporte que é mais utilizado no campo? Qual/is?

e- Quais desses meios de transporte vocês já utilizaram? Em que local vocês estavam?

f- Observem as brincadeiras que aparecem nas imagens. Elas são iguais as que vocês costumam brincar?

Agora, apresente as imagens abaixo e peça que os alunos observe-as. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou pelos tablets.

Oambienteemquevivemos  http://abcdmoda.blogspot.com.br/2011/09/historia-da-costura-e-evolucao-do-pret.html “A história da costura e evolução do preta-porter”. (Imagem de 1940 em Paris. Neste período havia 12.000 operárias com o ramo de costura.).

Oambienteemquevivemos  http://www.nucoffee.com.br/noticias.asp?noticia_id=59 "Tradição nipônica no Brasil". (Foi para as lavouras de café que migraram os primeiros japoneses há mais de cem anos.).

Oambienteemquevivemos  http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=54248 “Colheita do café em Minas Gerais” - 2010.

Oambienteemquevivemos    http://vivipara.blogspot.com.br/2010/08/marc-ferrez-o-fotografo-do-imperio.html “Vendedor ambulante de frutas” - 1895.

Oambienteemquevivemos   http://jornalsportnews.blogspot.com.br/2011/12/brasil-ainda-tem-1-milhao-de-criancas.html “Brasil ainda tem 1 milhão de crianças que trabalham”. (Acessados em 04/09/2012.).

Leitura e discussão de cenas

Após a apresentação das imagens, estabeleça um diálogo para interpretá-las.

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c- Estas atividades ainda existem nos dias de hoje? Como se modernizaram?

d- Na opinião de vocês, as fotos representam a evolução de um processo de trabalho? Por quê?

(Professor, auxilie os alunos a conhecerem a diversidade de trabalhos e profissões existentes em diferentes espaços e tempo, a refletirem sobre a importância do trabalho na vida das pessoas. Explique que no Brasil, o trabalho de crianças com idade inferior a 14 anos é proibido por lei. Comente também que o trabalho de menores com idade entre 14 e 16 anos é permitido somente na condição de aprendiz. Chame a atenção da turma para a interdependência existente entre as atividades desenvolvidas no campo e as desenvolvidas na cidade. Destaque também o fato de algumas profissões serem desempenhadas no campo e na cidade. Nossa intenção é mostrar aspectos da vida e do trabalho no campo e na cidade ao longo do tempo, permitindo a reflexão a respeito de permanências e mudanças, muitas delas relacionadas às mudanças no modo de vida das comunidades. Aproveite e dialogue sobre o êxodo rural a partir da década de 1960, a mecanização das lavouras, a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas, dentre outros. Você poderá utilizar os sítios a seguir para ampliar o diálogo.).

 http://www.brasilescola.com/geografia/exodo-rural.htm. Êxodo rural.

http://veja.abril.com.br/200900/p_050.htm.l Aumento de oportunidades e empregos fora da atividade agrícola reduz o ritmo do êxodo rural e desativa o gatilho da explosão social.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=10&idCategoria=8. Educação no campo. Professor Bernardo Mançano Fernandesexplica o porquê das acentuadas diferenças educacionais encontradas no campo e na cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20853.  Exploração do trabalho infantil: dura realidade!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20985. Histórias de crianças trabalhadoras da zona rural.  (Acessados em 04/09/2012).

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Relembre com a turma as cenas analisadas na aula anterior. Questione sobre o que viram e sentiram. Em seguida, proponha as seguintes atividades:

1- Organizem em dupla, façam, por escrito, uma lista de atividades que são realizadas no campo e das que são realizadas na cidade.

2- Apresentem à turma a lista que cada dupla elaborou e ouçam as apresentadas pelos colegas. Completem a lista de vocês, se necessário.

Para debater no grande grupo

  • Por que o trabalho é importante na vida das pessoas?
  • Qual é a importância do trabalho realizado no campo? E as profissões existentes na cidade?
  • Quais são as dificuldades do trabalho no campo? E nas cidades, quais são as dificuldades?
  • Por que as pessoas saem do campo para viver nas cidades?
  • Só os adultos trabalham no campo? E nas cidades?

Ouça todos os depoimentos e ressalte que nas próximas aulas será aprofundado um pouco mais o tema.

Lembre-se!

Sempre que terminar alguma atividade registre-a. Seja por meio de um texto coletivo ou individual.

Se você utilizou alguma ferramenta da ferramenta da Web é preciso que atualize os dados. Por exemplo, se você construiu um Blog, deverá acompanhar as postagens no de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação, que você necessita desempenhar.

Variações da atividade

Você poderá eleger outra temática, por exemplo, formas de lazer, a fim de verificar as semelhanças e diferenças existentes entre as atividades realizadas no campo e nas cidades.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

                                     Oambienteemquevivemos  

Fonte da imagem: http://hpedroso.com.sapo.pt/page2.html. (Acesso 05/09/2012.).

Professor, use o sítio http://www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html para que os alunos possam ler um texto sobre as diferenças entre zona rural e zona urbana. Providencie o texto impresso ou os alunos poderão lê-lo utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet também terão possibilidades de utilizá-lo.  (Professsor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados).

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • Como é a vida das pessoas no campo e nas cidades?
  • Quais são as atividades de trabalho no campo?
  • Como as pessoas se divertem no campo? E na cidade, qual é a forma de lazer?
  • Que atividades de lazer são comuns no campo e na cidade?
  • O que foi possível descobrir com texto que vocês leram?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, dentre as fontes de pesquisa, é importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes de informações. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugestão:

Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre atividades realizadas no campo e na cidade e procure responder as seguintes questões: 

  • O que mudou na vida e no trabalho no campo ao longo dos anos?
  • As pessoas que trabalham no campo sempre têm suas necessidades de alimentação, lazer, transporte e saúde suficientes para viver? E as pessoas que moram nas cidades, têm essas necessidades satisfeitas?
  • Em que profissões as mulheres do campo e da cidade trabalham?

Oriente os alunos sobre a importância em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao final do projeto, conste o referencial bibliográfico consultado no decorrer da pesquisa.

Leitura de imagens

Professor, a leitura de imagens representa um importante recurso de pesquisa, por isso sugerimos a consulta das fotografias. Nos sítios a seguir você terá informações sobre a importância do trabalho com fotografias em sala de aula:

 http://educador.brasilescola.com/orientacoes/%20.htm "Fotografia na sala de aula".

http://www.smartkids.com.br/especiais/fotografia.html "Fotografia. Especial Fotografia para crianças. Leitura fácil e divertida para ensinar as crianças". (Acessados em 04/09/2012).

Solicite que os alunos tragam de suas casas fotos que retratam a vida no campo e na cidade. Caso não tenham fotos poderão trazer imagens retiradas de jornais, revistas, folhetos, dentre outros.

Instrua os alunos que observem e analisem as  imagens  confrontando seu conteúdo com os conhecimentos obtidos durante as pesquisas teóricas sobre o tema. Peça que percebam os detalhes e que descrevam as características de cada lugar. Vários aspectos podem aqui ser observados: vestimentas, paisagem, atividade que está sendo realizada, elementos que revelam se a foto é uma imagem do campo ou da cidade, dentre outros. Tais informações constituem fontes de informações, pois revelam a origem das pessoas fotografadas.

Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos:

Geografia: localização geográfica: Estados e municípios; paisagens rurais e paisagens urbanas; movimentos sociais nas diversas realidades geográficas; leitura e análise de imagens e mapas (elementos de um mapa, produção cartográfica); problemas ambientais; biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; regiões brasileiras: características, paisagens, modos de produção, aterro sanitário; profissões; formas de exploração dos trabalhadores do campo e da cidade; transformações dos espaços causadas por ações humanas; êxodo rural; favela como espaço da cidade.

História: debate sobre a importância das pessoas que trabalham no campo e nas cidades; as formas de lazer (campo - os tempos livres são poucos e variam com a época do ano e com o ritmo a que se desenrolam os trabalhos agrícolas. Os jogos tradicionais, as danças e os cantares populares, bem como as festividades religiosas, são algumas das principais manifestações culturais nestas áreas; cidades - os horários de trabalho e os vários ritmos de vida, bem como a existência de uma série de equipamentos nas áreas da cultura, do desporto e de entretenimento permitem à população uma escolha mais alargada na ocupação dos tempos livres e de lazer); no modo predominante como as pessoas se deslocam de casa para o trabalho (campo- a população dedica-se principalmente à agricultura e por isso, as deslocações das pessoas para os locais de trabalho são geralmente curtas e feitas a pé, a cavalo, de bicicleta, moto; cidades – utilizam diversos meios de transporte: automóveis, transporte coletivo, metrô); atividades profissionais (campo – predomina agricultura, a pecuária, a silvicultura e outras atividades ligadas à exploração de alguns recursos naturais; cidades - atividades predominantes são o comércio, os serviços, e a indústria); história local: a cidade onde mora.

Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário). 

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito.

Ciências: atitudes de preservação do meio ambiente; coletar informações sobre as doenças mais comuns na sua região (verminoses e tétano); tipos de lixo e sua destinação correta; materiais recicláveis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avanços tecnológicos; ações do homem no ambiente.

Informática: linguagem digital, criação de Blog, Quiz, PowerPoint, Wiki, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.

  SOLFONTENATURALSurge aqui um ótimo momento para você, professor aproveitar os recursos de sua cidade. Por exemplo, se nela tiver um Museu este poderá ser uma forma privilegiada de interpretação da cidade, a partir da mobilização das suas memórias e da sua contemporaneidade. Neste espaço, poderá ter exposições temporárias ou de longa duração, que permitem desenvolver temas como as relações tempo, território e a urbanidade em geral. Fique atento às atividades programadas no Museu de sua cidade, leve seus alunos até lá, programe um trabalho de campo, entreviste funcionários...

Veja abaixo objetos que descrevem momentos da vida no campo, os mesmos estão expostos no Museu Municipal de Uberlândia- MG. 

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         Fonte: Acervo da autora

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Atividades lúdicas

Trabalhando com Literatura Infantil

O trabalho com obras de literatura infantil possibilita o desenvolvimento da linguagem oral, transmite conhecimentos de uma geração para outra, ajuda a refletir sobre problemas morais, éticos, sociais. Desta forma, literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Utilize-a como possibilidades de diálogos, debates, conto e reconto, dramatizações, realizando releituras das mesmas.

Sugerimos que você leia com os alunos a fábula de Esopo “O rato do campo e rato da cidade”, e estabeleça um diálogo com a turma ressaltando as vantagens e as desvantagens de se morar no campo e na cidade; tipos de alimentação; características do lugar, dentre outros.

Aproveite para trabalhar o gênero textual – fábula (A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. A fábula pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, que aparecerá na conclusão da história.).

Para outras informações sobre fábulas você poderá utilizar os sítios: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm "Fábula".

http://contando-historinhas.blogspot.com.br/2008/05/o-que-so-fbulas.html "O que são fábulas".

http://www.canalkids.com.br/cultura/bolao/origem.htm "Origem das coisas: cantigas e jogos de roda".  (Acessados em 01/09/2012).

Nos sítios a seguir você encontrará a fábula “O rato do campo e o rato da cidade":

http://vendavaldasletras.wordpress.com/2012/05/08/esopo-fabula-9-o-rato-do-campo-e-o-rato-da-cidade/  

http://www.youtube.com/watch?v=PUd0KpkJFAc

http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/2009/04/o-camundongo-da-cidade-e-o-do-campo.html  (Acessados em 01/09/2012).

Professor, leia o texto em voz alta ou solicite que os alunos leiam silenciosamente. Isto poderá ser feito em texto impresso, pelo tablet ou por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA.

Você também poderá fazer slides da história. Para isto utilize as sugestões disponíveis em http://dicasmil.com.br/atividades-de-alfabetizacao-fabula-o-rato-do-campo-e-rato-da-cidade.html. Acesso em 04/09/2012.

ROCHA, Ruth. O rato do campo e o rato da cidade. São Paulo: Salamandra, 2010.

 SOLFONTENATURAL Ao ler os textos oriente coletivamente à observação das imagens e analise a forma como os ilustradores representam as ideias dos autores. Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem são eles.

A música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por meio deste gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e social.

Trabalhando com música

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da pesquisa, sugerimos que use as músicas registradas nos sítios abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa.

Faça a audição das músicas com a turma. Depois dessa primeira audição, distribua as cópias das letras das músicas para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Ouçam as músicas novamente e proponha que destaquem as diferenças e semelhanças entre elas; apontem o significado da vida no campo; a importância dos alimentos que são trazidos do campo para cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=7qyHx_5brZo.  Chico Bento em "Deus e eu no sertão" - Victor e Leo.

 http://www.vagalume.com.br/victor-leo/deus-e-eu-no-sertao.html. Letra da música "Deus e eu no sertão”.

http://www.youtube.com/watch?v=iLWvOtFaof0&feature=related.  “Obrigado ao homem do campo”.

http://www.vagalume.com.br/dom-e-ravel/obrigado-ao-homem-do-campo.html. Letra da música “Obrigado ao homem do campo”. (Acessados em 04/09/2012).

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que os alunos façam um levantamento do que já foi possível descobrir. Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a forma pela qual podemos obter as informações que faltam. Ouça suas propostas e apresente outras que possam contribuir para o segmento da pesquisa, por exemplo, entrevistar pessoas que vivem no campo e na cidade, fazer um trabalho de campo (visitar um local que retrata vida do campo e/ou outro que descreve a vida na cidade.).

Para ter acesso a como elaborar uma entrevista acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36474. “UCA – Produção de texto oral e escrito: a entrevista”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35374. “Como trabalhar com entrevistas com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?”

Sobre como planejar um trabalho de campo acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo”. (Acessados em 04/09/2012.).

Professor, apresente também outras fontes de pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio das atividades que foram definidas.

Em seguida, peça que os alunos elaborem cartazes com mensagens que contenham ações as quais nós, seres humanos, poderemos adotar para preservarmos o ambiente que vivemos, seja ele campo ou cidade. Para isto, divida a turma em grupos, procure colocar alunos que tenham maior autonomia leitora com alunos iniciantes no processo de leitura. Peça que produzam suas mensagens e ilustrem-nas.  Faça intervenções, a fim de que os alunos utilizem as informações obtidas ao longo do trabalho. Ajude-os  a construírem os textos, auxilie-os a reverem o sentido de frases, a verificarem possíveis erros ortográficos. Se achar necessário, tenha ações diferenciadas junto aos alunos que são leitores iniciantes, você poderá propor, por exemplo, que escrevam determinada palavra referente ao tema. Já para aqueles que têm maior autonomia leitora, desafie-os a lerem o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem, se o mesmo servirá ou não para a confecção dos cartazes.

Ao final da atividade, socialize as mensagens, peça que cada grupo as leiam. Faça elogios ressaltando a relevância das produções. Quando todos tiverem lido, cole as mensagens nos corredores da escola, assim, estarão sensibilizando a comunidade escolar sobre a temática em estudo.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Oambienteemquevivemos

Fonte da imagem: http://amoblogeduinfantil.blogspot.com.br/2011/05/bonecas-palito-para-colorir.html. (Acesso 05/09/2012.).

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa. Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre ambiente em que vivemos: campo e cidade. Retome com eles as hipóteses que foram levantadas no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início da pesquisa até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo as informações obtidas ao longo da pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Tomadas às decisões é o momento de produzir o texto. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

Concluindo com um “Quiz”

Professor, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática "O ambiente em que vivemos: campo e cidade". O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual desenvolve diversas habilidades nos participantes.

Dessa forma, convide a turma para criá-lo, para isso utilize os sítios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

 http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html. "Quiz Smartkids - Verminoses Quiz".

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm. "Seção Quiz".

http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm.  "Quiz: teste seus conhecimentos sobre dengue".

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html. "Quiz Smartkids: jogos educativos". (Acessados em 04/09/2012.).

Para aprender como criar um Quiz acesse:

 http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. “Como fazer um quiz/jogo com o Power Point”.

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html. “Como criar um Quiz - joguinho legal”.

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related.  “Quiz - apresentação PowerPoint”.  (Acessados em 04/09/2012.).

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, utilizando questões de múltipla escolha e ou de verdadeiro ou falso. Você poderá organizar os alunos em dois grupos e pedir para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder. Seja o mediador para a elaboração das questões e das respostas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar imprima o trabalho dos alunos para que eles possam colar em seus cadernos.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definindo a socialização dos resultados

Para a finalização da pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Esta etapa é tão importante quanto à realização da pesquisa, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados ao longo da pesquisa;
  • Apresentação de uma peça teatral, de uma música ou poema retratando a vida no campo e na cidade;
  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados;
  • Elaboração de um “Jornal On-line” para divulgarem as descobertas do projeto.

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, o planejamento antecede esta realização.

Planejamento:

Questões que devem ser pensadas:

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Que dia? Qual o horário?

 

Tarefas que deverão ser realizadas:

  • Elaborar e enviar convites;
  • Confeccionar cartazes e afixar em murais da escola;
  • Reservar o local da apresentação;
  • Providenciar recursos audiovisuais.

Permita que cada aluno se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os convites. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de Textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os convites.

Para a apresentação, os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. “Curso de PowerPoint” - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related. Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). (Acessados em 10/09/2012.).

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou.( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclusão, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme ditado no Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm

Veja como criar um Movie Maker nos sítios:  http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. "Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7".

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html.  "Passo a passo Windows Movie Maker". (Acessados em 10/09/2012.).

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso em 02/09/2012.).

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno.

Se julgar pertinente, proponha aos alunos:

Autoavaliação: cada aluno deverá refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as questões:

  • Como foi minha participação nas atividades individuais realizadas?
  • Como foi meu desempenho nas atividades realizadas em casa?
  • Como foi minha participação nas atividades em duplas ou em grupos maiores?

Avaliação formativa: conversa individual em que cada aluno expõe a você, suas reflexões de autoavaliação e ouve as informações registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.

Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento da turma.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi o empenho e a dedicação ao fazerem as tarefas, o convívio com os colegas, dentre outras. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos e professores

http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related. “Chico Bento - Na Roça é Diferente” (Um garoto da cidade passa as férias no sítio do Chico Bento e aprende uma porção de coisas novas sobre a vida no campo.). (Acessado em 10/09/2012.).

Sugestões de links para os professores

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml. “Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula”. 

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ambientes-campo-cidade-modos-usar-427244.shtml. “Ambientes do campo e da cidade: modos de usar”. (Acessados em 10/09/2012.).

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38019. “Vida no campo e na cidade- UCA”. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=236. “Notícias - O campo não é uma projeção da cidade”. (Acessados em 10/09/2012.).

Avaliação

Professor, a  avaliação deve ser processual e permear  todas as atividades, para isso é necessário ficar atento nas diferentes manifestações dos alunos. Verifique se eles:  envolveram com as atividades propostas; compreenderam e analisaram as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram no campo e na cidade; são capazes de conhecerem elementos que formam a paisagem do campo e da cidade; compararam as vivências das pessoas em relação ao ambiente em que moram. Também devem ser observados: a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas da pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

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Opiniones

  • Henrique, EE JOÃO EVANGELISTA , São Paulo - dijo:
    arrepiado@gmail.com

    17/10/2012

    Cinco estrelas

    Obrigado por esse material. Conceito muito importante.


  • Robinson Soares dos Reis, E. M. Afonso Salgado , Minas Gerais - dijo:
    robinsonreis2010@yahoo.com.br

    14/10/2012

    Quatro estrelas

    Textos apropriados.linguagem acessiva, explicações claras,vídeos que prendem a atenção são ingredientes para uma boa aula. É possível desenvolver um ótimo trabalho e explorar outros temas relacionados e levar nossos alunos a um verdadeira consciencia cidadã.


  • Christiane Klein, E.E.E.F. Maria Bandarra , Rio Grande do Sul - dijo:
    christianecklein@gmail.com

    30/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante e criativo o trabalho !!! Parabéns !!!


  • cleoni salete batistella barbieri, ESC EST ED BAS RUI BARBOSA , Rio Grande do Sul - dijo:
    cleoni.barbieri@uol.com.br

    30/09/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom os recursos usados para as aulas.


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