Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância da água para o corpo humano UCA/ Metodologia Científica

 

15/01/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da água para o surgimento e a manutenção da vida, sobrevivência;
  • Analisar criticamente o uso da água e verificar se ele é adequado ou indevido;
  • Valorizar a água como fonte de vida;
  • Reconhecer alguns cuidados necessários com a água que se bebe;
  • Refletir sobre o uso discriminado da água;
  • Reconhecer e comparar a porção da superfície do nosso planeta coberta por água com a porção coberta por terra;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 780 minutos – 13 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca da importância da água para o corpo humano. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de uma Pesquisa de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-la. Alguns itens são necessários para a apresentação global do trabalho. São eles:

CADEIAALIMENTAR

Ressaltamos que é essencial incentivar os alunos a levantarem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisa sobre a temática, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso, você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio de metodologia de projetos:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml "Iniciação científica nas séries iniciais". (Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse é o caminho para a iniciação científica). (Acesso 12/09/2012).

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml "5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar". (Confira o passo a passo do trabalho necessário para que seus alunos aprendam a investigar temas em todas as disciplinas, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental). (Acesso 12/09/2012).

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm "Pedagogia em foco: metodologia científica – O projeto de pesquisa". (Este texto tem como foco a iniciação científica discente). (Acesso 12/09/2012).

Para conhecer alguns projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino, você poderá utilizar os sítioshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419. "Projetos inovadores".

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com iniciação científica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. “Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/Metodologia científica”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115 “Pássaros da minha região: espécies, características e preservação”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40573 “Um hábito saudável: comer frutas e frutos – Metodologia científica/UCA”.

(Acessados em 01/09/2012).

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor, adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar.

A importância da água para o corpo humano

Professor,atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem” (Acesso 01/09/2012).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. “Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas pra um ensino construtivista” (Acesso 01/09 /2012).    

TEMPOATMOSFERICO   Se você quiser, poderá selecionar ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, Fóruns, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instruções de como utilizá-las nos registros do sítio: http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em 01/09/2012.).

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Motivando os alunos

Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Para instigar os alunos a participarem da pesquisa é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, sugerimos que você inicie a aula verificando os conhecimentos prévios que os alunos têm a respeito da água. Pergunte:

  • Precisamos tomar água todos os dias?
  • Quem já tomou água hoje? Qual a quantidade?
  • Para que utilizamos a água?
  • Em que momento você sente necessidade de beber água?
  • Por que a água é um recurso essencial à vida?
  • Qual é a quantidade de água que existe no nosso Planeta?
  • Há diferenças entre a água dos rios e a água do mar? Qual/is?
  • Você sabia que existe água dentro do seu corpo?
  • Em que momento você percebe que a água sai do seu corpo?
  • Qual é a quantidade de água que existe em nosso corpo?
  • A água é importante para todos os seres vivos? Por quê?
  • Você é um ser vivo?
  • A água é importante para que você possa viver com saúde?
  • Qual a importância da água para o corpo humano?
  • Onde encontramos água?

Após esse levantamento apresente as imagens a seguir. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou no tablet.

 AIMPORTANCIADAAGUA  http://www.cm-vidigueira.pt/municipio/noticias/c/4A5F4397AF12A "Água é vida".

  AIMPORTANCIADAAGUA  http://www.maisnet.net/2012/08/21/ "Cartaz água".

   AIMPORTANCIADAAGUA  http://blogquimica338.blogspot.com.br/  "Água"

   AIMPORTANCIADAAGUA http://blogquimica338.blogspot.com.br/  "Água" (Acessadas em 01/09/2012).

Leitura e discussão de cena

Após a apresentação das imagens estabeleça um diálogo para interpretá-las. Garanta a participação equitativa dos alunos e socialize as respostas individuais.

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Qual é o assunto dessas imagens?

c-  O que vocês entendem sobre as frases: “Água é vida, preserve-a!”  “Valorize a água, valorize a vida.  “Há escassez de água no Brasil”.

Ouça todos os depoimentos e ressalte que nas próximas atividades iremos aprofundar um pouco mais sobre a importância da água para o corpo do ser humano, pois faremos uma pesquisa. Solicite que pensem sobre o que gostariam de pesquisar sobre a referida temática.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICOElaborando a problematização e construindo as hipóteses

Professor, incentive os alunos a elaborarem questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a registrarem, individualmente, no máximo duas questões.  Depois, peça que cada aluno apresente sua/s questão/ões. Registre-as na lousa, solicite que eles leiam as perguntas e selecionem aquelas que gostariam de verem respondidas, acrescente também aquelas que você quer que a turma pesquise e em seguida copie-as.

Aproveite e peça que os alunos elaborem as hipóteses para cada uma das questões formuladas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa.

Os alunos poderão digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo. (Professor, se não quiser utilizar a tecnologia, poderá fazer o registro no Caderno de Ciências ou outro que você eleger para realização do estudo em questão. Poderá ainda, organizar um “dossiê”- coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos. Tanto o caderno quanto o dossiê serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do projeto).

Lembre-se: Antes de registrar as questões e suas respectivas hipóteses é necessário escrever o título da pesquisa, seus objetivos e também justificar o porquê deste estudo. Esta etapa deverá ser feita com a participação dos alunos. Para isto, produza um texto coletivo contendo os passos seguidos até aqui, registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno. Para finalizar peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha e façam uma ilustração. 

TEMPOATMOSFERICO Se o tempo previsto não for suficiente, acrescente mais uma aula. É de grande valor que os alunos tenham oportunidade de participar efetivamente de cada etapa.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Fontes de pesquisas e cronograma

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes da pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre a pesquisa. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outras. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias.

Professor, agora, construa com a turma, um cronograma para a realização das atividades que permearão toda pesquisa, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. Você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como a pesquisa tem caráter interdisciplinar, em uma aula será possível trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem.

Formando as equipes de pesquisa e subdividindo os temas

Professor, após estruturar a pesquisa, retome com os alunos as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.

Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras, tais como: os grupos poderão discutir apenas entre os membros da equipe; cada equipe deverá estabelecer quem será o coordenador do grupo, quem será o relator ou relatores, como farão a socialização para os demais colegas.

Depois de organizá-los em equipes, solicite que registrem as decisões tomadas. Os alunos poderão fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet ou no caderno que você elegeu para o estudo.   

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome algumas questões apresentadas na primeira atividade deste planejamento, por exemplo:

a- Qual a importância da água para o corpo humano?

Ouça as respostas dos alunos.  (Não é preciso cobrar deles respostas corretas, o mais importante é estimular a participação de todos. Este momento servirá para você testar o conhecimento prévio da turma.).

Logo após, apresente os textos a seguir. Isto poderá ser feito por meio de cópia impressa ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Esse sítio também poderá ser acessado no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos.

Textos sugeridos:

“ Por que não podemos viver sem água?” Disponível em http://www.movimentocyan.com.br/home/revista-cyan/temas/saude/2010/04/29/por-que-nao-podemos-viver-sem-agua (Acesso em 08/01/2013).

“Quais são as formas de ingerir água para o corpo e saúde?” Disponível em http://eduardoduran.com.br/?tag=importancia-da-agua-no-corpo. (Acesso em 01/09/2012).

Exploração do texto online

 Exponha os textos na ordem indicada, pois o primeiro complementa a leitura do seguinte. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa,em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Problematize com a turma asquestões apresentadas na história:

  • Se estivermos em boa forma, com o funcionamento normal de todos os órgãos e em condições suportáveis de temperatura, quanto tempo podemos ficar sem beber água?
  •  Quando ficamos muitos dias sem beber água, quais os órgãos de nosso corpo vão deixando de funcionar?
  • Você sabe o que é desidratação? O que acontece se tivermos uma desidratação?
  • De que forma eliminamos a água de nosso corpo?
  • Conforme recomendações médicas, quantos copos de água devemos consumir durante o dia?
  • Por que devemos nos hidratar antes da prática esportiva?
  • O que podemos fazer para economizar água?

Ao final do diálogo, redija dados relevantes da conversa. Solicite que os alunos façam um desenho representando a leitura e a interpretação do texto lido. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o nível de seus alunos. Você deverá trabalhar de forma que a turma possa ter participação durante a leitura e debate. Se necessário planeje este momento para mais de um aula.).

Observação: Consideramos significativo que durante o diálogo seja destacado que é fácil perceber que nosso corpo contém água, afinal nós bebemos água muitas vezes ao dia e soltamos vários líquidos que possuem água. Por exemplo, quando corremos, pulamos e brincamos, uma parte da água sai de nosso corpo com o suor. O suor é formado por água com algumas substâncias misturadas. Algo parecido acontece quando as lágrimas enchem nossos olhos. As lágrimas também são formadas por água e substâncias dissolvidas. Caso estas informações não aparecerem, introduza-as.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Recupere informações do debate realizado na aula anterior. Em seguida apresente por meio de Data Show os slides abaixo.

Auxilie os alunos a fazerem a leitura das imagens. Observe se eles conseguem perceber que somos feitos de água. Que a água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. A água está espalhada por todo nosso corpo. No sangue, nos dentes, nos músculos, etc.

Analise a tabela para que os alunos possam perceber a quantidade de água que devemos beber diariamente.

Providencie a cópia dos slides e instrua os alunos a colarem no caderno.

Não se esqueça: todas as etapas da pesquisa deverão ser registradas. O mesmo poderá ser feito por meio de texto coletivo ou individual. Sempre que possível, solicite que os alunos finalizem o texto registrando suas impressões sobre a atividade realizada.

   AIMPORTANCIADAAGUA http://eduardoduran.com.br/?tag=importancia-da-agua-no-corpo "Quais são as formas de ingerir água para o seu corpo e sua saúde"?

    AIMPORTANCIADAAGUA http://oficinadasaude.blogspot.com.br/2012/04/importancia-da-agua-no-corpo-humano.html " "A importância da água no corpo humano"

    AIMPORTANCIADAAGUA   http://amecor.com.br/home/?p=328  "A importância da água para o ser humano". (Acessados em 01/09/2012).

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 AIMPORTANCIADAAGUAFonte da imagem: http://hpedroso.com.sapo.pt/page2.html

Professor, dentre as fontes de pesquisa, é importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confiáveis de informações. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema.  (Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do projeto.).

Dê instruções à turma, a fim de que os alunos revejam as questões da pesquisa que já foram possíveis responder. Programe esta aula para que os alunos possam continuar o estudo consultando materiais impressos que você ou eles tenham trazido de casa. Seja o mediador contribuindo com intervenções que possam ajudá-los a refletir sobre o trabalhado que estão realizando, faça novos questionamentos, proponha formas de encontrarem respostas ao que procuram.

Importante: Cada grupo deverá fazer o registro de suas descobertas e socializá-las. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Providencie a impressão dos textos para que todos os alunos possam colar no caderno que você elegeu para o registro.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com a turma o fato de que beber água é gostoso e fundamental à nossa vida, mas é preciso ter cuidado com a água que bebemos.  Questione sobre onde encontramos água e porque não devemos tomar água diretamente de rios, lagos ou poços.

Ouça as respostas dos alunos. A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Informe que, além de rios e mares, existe água também no subsolo (reservatórios subterrâneos) e no ar atmosférico (sob a forma de vapor). Depois, peça que os alunos falem sobre o uso da água no dia a dia (no banho, na escovação dos dentes, no cozimento dos alimentos...).  Aproveite para questioná-los quanto à origem da água que consumimos. É importante que percebam que ela vem da natureza.

Apresente imagem do Planeta Terra visto no espaço, para que os alunos percebam a quantidade de água que existe no Planeta Terra. O objetivo deste momento é verificar que mais da metade da superfície do Planeta Terra é coberta de água.  Comunique para turma, que a maior parte dessa água é salgada e encontra-se nos oceanos. A água doce pode ser encontrada em rios, lagos, geleiras e no subsolo. As rochas têm um papel importante nas reservas de água doce do planeta. Algumas rochas subterrâneas possuem pequenos espaços que acumulam água. (Professor, se preferir você poderá sugerir uma pesquisa mais aprofundada sobre este assunto.).

Também é importante dialogar sobre o fato de que não devemos tomar água de rios, poços ou lagos, porque contém micróbios ou outros organismos que podem nos deixar doentes. Por esse mesmo motivo, a água precisa ser fervida e filtrada antes de ser consumida. Ela não pode ter cheiro, cor nem gosto. 

   AIMPORTANCIADAAGUAFonte: http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024. "Vista do Sol: 150912310 km acima de 7 ° 39'N 9 ° 17'W". (Acesso em 01/09/2012).

Ao final do diálogo, redija dados relevantes do mesmo, e para concluir a produção instrua os alunos a ilustrarem o texto. Se eles possuírem o laptop Uca, poderão utilizar a ferramenta Tux Paint (Metasys < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão, no caderno de projetos.

Para os alunos reconhecerem alguns cuidados necessários com a água que se bebe peça que investiguem o que é água potável. Isto poderá ser feito por meio de uma “Tarefa de casa”, assim os pais terão a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da pesquisa. Você poderá registrar:

     COMUNICACAO

Converse com seus familiares sobre o que significa água potável.

1-Pergunte aos adultos como é a água que você bebe. Escreva o que é feito para que a água que você bebe seja adequada para a saúde.

2-Tente descobrir de onde vem a água que você bebe.

 a- Ela vem de um rio? Em caso afirmativo: Qual é o nome do rio?

  b-Onde ele nasce e para onde vai?

  c- Como a população usa esse rio?

  d- Ele está poluído? Por quê?

  e-Qual a importância  desse rio para a população local?

3-Escreva as informações obtidas e se possível fotografe, recorte imagens em revistas, jornais ou desenhe a representação do local que abastece sua cidade. Você deverá trazer as imagens para sala de aula, pois as utilizaremos durante nossa pesquisa.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a tarefa realizada em casa.

Peça que cada aluno apresente o que descobriu. Registre na lousa o nome do rio que abastece a cidade. Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a qualidade da água consumida e alerte-os sobre os cuidados necessários para sua preservação.

Momento lúdico

Para que os alunos tenham oportunidade de ampliar as informações obtidas na tarefa de casa e participar de jogos envolvendo o tema água, convide os alunos a acessarem o sítio da TV Cultura. Basta clicar nos diferentes links disponibilizados nesta página para que possam enriquecer os conhecimentos sobre a temática em estudo.  http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou pelos tablets.

Para finalizar este momento incentive os alunos a falarem se foi possível aprender coisas novas e o que acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas. Não se esqueça de fazer o registro desta etapa.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com música

A músicacom maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por este gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e por isso social.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da pesquisa, sugerimos que use uma das músicas registradas nos sítios abaixo. Se preferir você poderá solicitar que os alunos acessem os sítios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou pelos tabletsou leve-os até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa.

http://letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/. “Planeta Água”- Guilherme Arantes (Neste endereço você terá acesso à letra e melodia, além de um vídeo para representá-la).

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY. “Turma da Mônica - Economizar Água” (Clip Musical da Turma da Mônica que mostra a importância que é economizar a água).

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/agua/1184191. “Água” (Música do grupo Palavra Cantada- Neste endereço você terá acesso à letra e melodia.). (Acessados em 01/09/2012).

Faça a audição da/s música/s selecionada/s com a turma. Depois dessa primeira audição, distribua a/s cópia/s da/s letra/s da/s música/s para que acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Ouçam a/s música/s novamente e proponha que destaquem a/s diferença/s e semelhança/s entre elas; apontem o significado da água para a vida. No final peça que os alunos colem o texto e registrem sua opinião sobre o trabalho realizado.

Trabalhando com vídeo

Professor, você também poderá ampliar os estudos sobre a temática por meio de vídeos. Para isto se faz necessário incluir mais uma ou duas aulas.

Sugerimos os vídeos da TV Cultura – Cocoricó que retratam sobre a importante da água para nossas vidas:

http://www.youtube.com/watch?v=1uG68bHIH7Q. TV Cocoricó - Água - Parte 1.

http://www.youtube.com/watch?v=Y1eKh8fJV00&feature=relmfu. TV Cocoricó - Água -  Parte 2.

http://www.youtube.com/watch?v=F5a0aTgU5mM&feature=relmfu TV Cocoricó - Água - Parte 4. (Acessados em 02/09/2012)

Já o vídeo disponível no sítio abaixo descreve uma situação na qual há escassez de água:

http://www.youtube.com/watch?v=wvHz2m4C018&feature=related “Calango Lengo - morte e vida sem ver água”. (Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que colocar no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.).(Acessados em 02/09/2012).

Lembrete:

O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir o mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Que ações precisamos ter para preservarmos a água na natureza. 

Em seguida, registre este momento no caderno que você elegeu para trabalhar a pesquisa. Faça um relatório coletivo contendo as possíveis descobertas, tenha como suporte as questões utilizadas durante o diálogo. Para finalizar o texto peça que os alunos ilustrem a produção.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que os alunos façam um levantamento do que já foi possível descobrir. Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a forma pela qual podemos obter as informações que faltam. Ouça suas propostas e apresente outras que possam contribuir para o segmento da pesquisa, por exemplo:

  • Fazer uma salada de frutas (A ideia é identificar a presença de água nos alimentos e discutir a importância da desidratação para preservá-los.). Veja sugestão no sítio http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-seres-vivos-623059.shtml Nesta atividade também será possível fazer uma comparação com a desidratação dos alimentos e do ser humano, quando perde muita água. Isto pode acontecer quando ele transpira muito e não bebe água para compensar. Também pode perder muita água quando tem diarreia muito forte ou quando vomita muito. A desidratação é um mal sério e precisa ser tratada rapidamente. O ideal é procurar tratamento médico, se isto não for possível ser feito de imediato, o melhor é começar a fazer a reidratação com soro para reidratação oral. Para saber como preparar soro caseiro acesse o sítio http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/10/como-preparar-o-soro-caseiro.html.
  • Realizar um trabalho de campo (Visitar o local que abastece de água a cidade onde mora.). Sobre como planejar um trabalho de campo acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154 “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo”).  (Acessados em 02/09/2012).

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio da/s atividade/s que foram definidas. Em seguida, peça que os alunos elaborem cartazes com mensagens que contenham ações as quais nós, seres humanos, poderemos adotar para preservarmos a água. Para isto, divida-os em grupos, procure colocar alunos que tenham uma maior autonomia leitora com alunos iniciantes no processo de leitura. Peça que produzam suas mensagens e ilustrem-nas. 

Faça intervenções, a fim de que os alunos utilizem as informações obtidas ao longo do trabalho. Ajude os alunos a construírem os textos, auxilie-os a reverem o sentido de frases, a verificarem possíveis erros ortográficos. Se achar necessário, tenha ações diferenciadas junto aos alunos que são leitores iniciantes, você poderá propor, por exemplo, que escrevam determinada palavra referente ao tema. Já para aqueles que têm maior autonomia leitora, desafie-os a lerem o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem, se o mesmo servirá ou não para a confecção dos cartazes.

Ao final da atividade socialize as mensagens, peça que cada grupo as leiam. Faça elogios ressaltando a relevância das produções. Quando todos tiverem lido, cole as mensagens nos corredores da escola, assim, estarão sensibilizando a comunidade escolar sobre a temática em estudo.

     A importância da água para o corpo humano

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir com eles, um panfleto com algumas descobertas sobre a importância da água para o corpo humano e dicas de como podemos preservar a água e cuidados que devemos ter para com ela. Você poderá acessar a aula “Projeto de Iniciação Científica - Sol: fonte natural de calor - UCA/ Metodologia Científica” registrada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41350 por meio dela você irá ter sugestões de como trabalhar com panfletos.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICO  Produzindo texto final...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa. Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre “A importância da água para o corpo humano”. Retome com eles as hipóteses que foram levantadas no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início da pesquisa até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações acerca das informações obtidas ao longo da pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Só finalize-o depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 TEMPOATMOSFERICODefinindo a socialização dos resultados

Para a finalização da pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela possibilitará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados ao longo da pesquisa;
  • Apresentação de uma peça teatral, de uma música ou poema retratando a vida no campo e na cidade;
  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados;
  • Elaboração de um “Jornal On-line” para divulgarem as descobertas do projeto.

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, o planejamento antecede esta realização:

Planejamento

           Questões para serem resolvidas:

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Que dia? Qual o horário?

Providências para serem tomadas:

  • Elaborar e enviar convites;
  • Confeccionar cartazes e afixar em murais da escola;
  • Reservar o local da apresentação;
  • Providenciar recursos audiovisuais.

Permita que cada aluno se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos recorram ao Laboratório de Informática para elaborarem os convites. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os convites.   

 TEMPOATMOSFERICO Se você utilizou ferramentas da Web, como Blogs, Fóruns, Podcast, Comunidades, é preciso atualizá-las ao concluir os trabalhos.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

   SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm(Acesso 02/09/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos. Não se esqueça de distribuir os panfletos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno.

Se julgar pertinente, proponha aos alunos:

Autoavaliação: cada aluno deverá refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as questões:

  • Como foi minha participação nas atividades individuais realizadas?
  • Como foi meu desempenho nas atividades realizadas em casa?
  • Como foi minha participação nas atividades em duplas ou em grupos maiores?

Avaliação formativa: conversa individual em que cada aluno expõe a você suas reflexões de autoavaliação e ouve as informações registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.

Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento da turma.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi o empenho e a dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para usar conscientemente a água garantido a saúde do corpo humano. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos e professores

http://www.brasilescola.com/geografia/agua-potavel.htm. “Água potável”.

http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html. “Água”.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/agua-e-vida/. “Água é vida! Tão importante para a preservação da vida da Terra, esse líquido tem até seus direitos!”

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm “Dia mundial da água”. (Acessados em 03/09/2012).

Sugestões de links para os professores

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1084&sid=129#humano. “Coisas que você deve saber sobre a água”.

http://www.ativo.com/Canais/Pages/Aimport%C3%A2nciada%C3%A1guanoorganismo.aspx. “A importância da água no organismo”.

http://www.tnsustentavel.com.br/relatorio_agua.pdf “Água: combustível da vida”.

http://sitedepoesias.com/poemas-de-agua  “Sessenta poemas sobre a água”.

http://www.slideshare.net/marllacristtina/slides-agua “Slides: Água é vida”.

http://super.abril.com.br/ciencia/era-falta-d-agua-441456.shtml “A era da falta d´água” ou  ANGELO, Claudio; MELLO, Mariana; VOMERO, Maria Fernanda. A era da falta d´água. Super Interessante, São Paulo: v.14, n.7, p. 48-54. (Acessados em 03/09/2012.).

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21201. "Hidratação: O que a água faz por mim?"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37200. "Água - um verdadeiro tesouro". (Acessados em  03/09/2012).

Avaliação

Professor, a  avaliação deve ser processual e permear  todas as atividades, para isso é necessário ficar atento as diferentes manifestações dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; se reconhecem a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência; se valorizam a água como fonte de vida; se reconhecem alguns cuidados necessários com a água que se bebe. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • claudio, stnb , Rio de Janeiro - dijo:
    claudipullig@hotmail.com

    03/07/2014

    Cinco estrelas

    excelente informações, gostei muito, pois dificilmente se consegue achar um material tão explicativo e abrangente como este


  • Irinéia, E. M. Itamar Franco , Minas Gerais - dijo:
    professorairineia@hotmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela estruturação das aulas, com certeza foi relevante para à comprensão dos alunos.


  • maria dos anjos bittencourt murta, EE CEL MARIANO MURTA , Minas Gerais - dijo:
    du.murta@yahoo.com.br

    16/02/2013

    Cinco estrelas

    a aula é perfeita, experimentei e gostei,


  • Madalena Conceição dos Sanots, Col. Est. Desembargador Pedro Ribeiro , Bahia - dijo:
    madalenaconceico@yahoo.com.br

    25/01/2013

    Cinco estrelas

    Água, bem caríssimo, natural e extinção é salutar p/ a vida. Fico irritada quando vejo o seu desperdício. De suma importância é a grandeza das aulas a ela relacionada bem como as atividades sugeridas. Parabéns a toda a equipe.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.