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Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo - UCA/ Metodologia Científica

 

18/04/2013

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
  • Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas) no corpo;
  • Conhecer algumas vacinas que deve tomar quando ainda é criança;
  • Valorizar hábitos de alimentação saudáveis para manter a saúde do corpo;
  • Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização do Projeto é necessário que os alunos tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já tenham noção do corpo humano, e consigam destacar alguns hábitos saudáveis. Além da utilização dos recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint, é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente, suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR                                                

Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

  • Como ensinar por meio da Pesquisa

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. Neste sítio o texto comenta como ensinar por meio da Pesquisa. Acesso em 07/09/2012. 

  • Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)

http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo . Acesso em 10/09/2012. 

  • Como elaborar um Projeto de Pesquisa?

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste sítio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório. Acesso em 01/09/2012.

Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Ciências ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, dentre outros.

Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:

Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal -  Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

  • Como criar um Blog

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Neste sítio você encontrará um vídeo  ensinando - Como criar um Blog.

  • Blog da turma

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Este Blog  traz o informações e dicas sobre o Blog da turma.

Acessados em 08/09/2012.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo", que será desenvolvido nesta aula.

Estratégias e recursos da aula 

 

bonecos UCA

SETA 3 1ª Momento: aproximadamente duas ou três atividades de 60 minutos cada uma.

Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno trouxe uma propaganda na qual seu destaque era a “Campanha de Vacinação em sua Cidade”. Juntamente com o professor ele acessou o vídeo pela internet seguindo o caminho http://www.youtube.com/watch?v=sw4ypn7Ps9o&feature=player_detailpage. Esse vídeo é a propaganda da vacinação na cidade de Brasília. Acesso em 11/09/2012.

Em seguida, convidou os colegas para assistirem juntos, a propaganda: "Zé Gotinha está esperando por você Brasília DF"

Após assistirem ao vídeo, os alunos questionaram porque as vacinas são destinadas para menores de 5 anos. A partir desse momento eles manifestaram curiosidade em pesquisarem mais sobre o nosso corpo e as vacinas.

Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Utilizando diferentes recursos: 

  • Contar uma história sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  • Discutir uma notícia;
  • Assistir a um vídeo, dentre outros.
  •  

 Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências, Blog ou em cartaz.

Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:

Escola de Educação Básica da UFU

Projeto de Iniciação Científica Discente

Defesas  e Naturais e Estimuladas ( Vacinas) do Corpo

 

Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa

  • Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico;
  • Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas) no corpo;
  • Conhecer o nome de algumas vacinas que devem ser tomadas quando ainda criança;
  • Reconhecer e identificar os hábitos de alimentação saudáveis para manter a saúde do corpo;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.       
 

 O que queremos saber?

Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o Problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.

 

  • Descreva sua curiosidade por meio da escrita e desenhos/recortes:

 

Quais são e para que servem as vacinas?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

 Fonte: Acervo da autora. 

Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

Como exemplo, observe:

 

Alunos

Problemas

Hipóteses

 Ana

Quais são e para que servem as vacinas?

Elas servem para não ficar doente.

Luciano

Quando gripamos o que acontece no nosso corpo?

Ficamos com febre, nariz escorre e não queremos fazer nada.

Mariane

O que as crianças podem fazer para cuidar da saúde?

Atividade física, comer frutas e verduras, lavar as mãos.

Pedro

Quantas vacinas tomamos até completar 7 anos?

Acredito que umas 20 vacinas.

Rafaela

Qual o nome da primeira vacina que tomamos?

Minha mãe disse que é BCG.

Thiago

Por que ficamos doentes?

Porque não cuidamos da nossa saúde.

 Fonte: Acervo da autora. 

 

Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções. 

 

livro  Lembrete:

                                        Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma. 

Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora.

menino  

Registre-a na ficha e traga na próxima aula.

Atividade de Casa

Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as questões problema

levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, desenhos/recortes:

 

  • Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?

__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

(DESENHO/RECORTES)

 

  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 SETA 3  2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.

 

Onde e como podemos pesquisar?

Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram, escreva em um cartaz, os recursos que os alunos destacaram na atividade de casa.

Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e repasse para uma  cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.

A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

 

FONTES DE PESQUISA

NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

07

02-Livros

13

03-Revistas

05

04-Internet

15

05-Entrevista

06

06-Fotografia

10

 Fonte: Acervo da autora.

Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.

Ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: gêneros textuais (músicas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  •  
  • História: direitos e deveres das crianças em relação a vacinação gratuita;
  •  
  • Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas; números e quantidades envolvendo as operações que está trabalhando, estatística, proporção e probabilidade;
  •  
  • Informática: linguagem digital, criação de Blog, Powerpoint, navegação na Internet.
  •  
  • Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas.

 

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.

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 SETA 3 3ª momento: aproximadamente quatro a cinco atividades de 60 minutos cada uma.

 Professor, disponibilize as cenas abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que está acontecendo em cada uma.

1ª Cena

Observe a história, que conta o que aconteceu com Vinícius.

alimentação

BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 51.

  1. Explique com suas palavras o que aconteceu com ele.
  2. Por que ele amanheceu doente?
  3. O que Vinícius deveria ter feito antes de comer?

2ª Cena

Observe a cena

parque

PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.163.

  1. Por que a menina não quis brincar?
  2. Você também já ficou assim?
  3. O que levou a menina a ficar doente?

3ª Cena

Leia com atenção a história em quadrinho:                                                                       Algum tempo depois...

descalço Gripe

COSTA, Maria Helena da R. de Oliveira da Costa;  MANTOVANI, Katia Paulilo; SILVA, Edson D’Addio da Silva. Ciências: Saber e Fazer. Ensino Fundamental 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2011. p.40, 41.

Converse com os colegas sobre as seguintes questões:

  1. Por que será que Rafael ficou doente?
  2. Por que a colega insistiu tanto para ele calçar os sapatos?
  3. Será que existe alguma relação entre a doença e o fato de Rafael ter andado descalço?
  4. Você costuma andar descalço? Onde?
  5. Você já teve algum tipo de problema por andar sem calçado? Qual?
  6.  

Explorando as Imagens

Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as cenas. Registre as informações na lousa ou em cartazes para serem  afixados na sala de aula. 

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MEU CORPO E AS DEFESAS NATURAIS

Professor, é importante que os alunos conheçam o seu corpo para iniciarmos a Pesquisa. Para isso, prepare algumas atividades na sala de aula e ou no pátio da escola.

  • Providencie o esboço do corpo para os alunos escreverem os nomes das suas partes.

corpo

Copo Humano: http://carolprof.blogspot.com.br/2010/06/corpo-humano.html acesso em 12/09/2012, Acessado em 09/09/2012.

  • Peça que cada um observe no espelho o seu corpo e depois em dupla faça o contorno no chão do pátio, utilizando giz branco.

desenho

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia  MG

Fonte: Acervo da autora.

  • Música que trabalha com o corpo, pesquise nos sítios:

Corpo Humano: http://letras.mus.br/angelica/110662/. Neste sítio você encontrará a letra e o vídeo da música. Acesso em 12/09/2012.

Minha boneca de Lata: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2011/03/musicas-corpo-humano.html. Neste Blog você encontrará a letra da música. Acesso em 12/09/2012.

Música da criança dançando com o corpo http://www.youtube.com/watch?v=WHRlPzW7etI. Neste sítio você assiste e aprende algumas músicas que trabalham o corpo. Acesso em 12/09/2012.

foto

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia  MG.

Fonte: Acervo da autora.

Organize a turma e apresente um Áudio do Acervo Radiofônico intitulado “Ai meu nariz”,  disponibilizado no Portal do Professor.

Áudio do Acervo Radiofônico

 

Ai meu nariz

Eu não sei o que é que eu fiz
Eu só sei que o meu nariz
Funga-funga a-a-a-a!

Consultei doutor Zenóbio
Que não viu nenhum micróbio
Funga-funga a-a-a-a!

Também fui no consultório
De um tal doutor
Osório Funga-funga a-a-a-a!

-Nunca vi nariz assim
-Isso é com o doutor Crispim
Funga-funga a-a-a-tchim!

Ai meu nariz, ai meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz ( 2x)

Encontrei a dona Anastácia
No caminho da farmácia
Funga-funga a-a-a-a!

-Tá com cara de alergia
-Corre lá na drogaria!
Funga-funga a-a-a-a!

-Tá com jeito de ser gripe
Já me disse "seu" Felipe
Funga-funga a-a-a-a!

-Tô achando que é cupim
Me falou "seu" Joaquim
Funga-funga a-a-a-tchim!

Ai meu nariz, ai meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz

Fiz até acupuntura
Com doutor Saro Nokura
Funga-funga a-a-a-a!

Já corri pra todo lado
Mas não vejo resultado
Funga-funga a-a-a-a!

-Cê tomou muito gelado?
Perguntou doutor Machado
Funga-funga a-a-a-a!

Eu já tô desconfiado
Que isso é mesmo um resfriado
Funga-funga a-a-a-tchim!

Ai meu nariz, ai meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz

Programa Ritmos da Ciência.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36894. Acesso em 10/09/2012.

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Converse com a turma que o nosso corpo, além de ter essa forma física, também possui defesas naturais internas, para manter o estado de saúde e bem-estar, o organismo desenvolveu um sistema de defesa, do qual fazem parte diversos órgãos e células. Por exemplo:

Um espirro, a tosse ou uma lágrima são reflexos que raramente atingem o nível consciente. Cada um destes aspectos inconscientes fornece, à sua maneira, uma importante proteção contra micróbios ou toxinas antes que possam causar doenças.

Levante os seguintes questionamentos:

  • Quais são as defesas naturais do organismo?
  • O que é sistema imune ou imunitário?

Para os alunos responderem as perguntas acima, solicite uma Pesquisa no sítio:

Defesas do corpo. Sistemas naturais e artificiais de proteção contra os micróbios.

http://www.asaudeempauta.com/2012/05/defesas-do-corpo-sistemas-naturais-e.html. Neste sítio você encontrará informações sobre as defesas naturais e artificiais necessárias para manter o equilíbrio e a saúde do nosso corpo. Acesso em 12/09/2012.

Professor, apresente e leia a informação abaixo tirada da Cartilha da Saúde do Plenarinho.

Cartilha da saúde

Fonte: Cartilha da Saúde http://www.plenarinho.gov.br/saude/Reportagens_publicadas/cartilha_saude_web.pdf. Neste sítio você encontrará informações sobre os cuidados que devemos ter para não ficarmos doentes, dicas e atividades para desenvolver com a turma. Acesso em 12/09/2012.

Ficar doente não está com nada, deixa a gente sem energia para brincar, correr, pular não dá certo, não é mesmo? É por isso que a Turma do Plenarinho vive falando sobre saúde. Nesta cartilha você encontra algumas reportagens legais sobre esse tema tão importante. Peça aos alunos que acessem o sítio da cartilha na íntegra para obterem mais informações sobre os cuidados com a nossa saúde.

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para mais informações de como cuidar da saúde.

Para evitarmos que certas doenças afetem nosso organismo, além de uma alimentação variada e nutritiva, devemos ter alguns cuidados com o nosso corpo. Organize os alunos em grupos e solicite que  elaborem uma lista contendo as ações que devemos ter para manter nossa saúde e as defesas naturais do corpo.

Depois da Pesquisa, organize uma lista com os alunos, do que precisamos fazer para cuidar da nossa saúde. Para isso, utilize a lousa, cartaz, tablet ou laptop utilizando programa do KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Professor, segue algumas sugestões de atividades que podem contribuir para as discussões nos grupos:

 

Exercícios adequados para cada idade

De 6 semanas a 3 anos:

Nessa fase, os desafios da criança são engatinhar, levantar, tentar não cair e tentar andar. É importante brincar junto com elas, para que elas mexam as mãos, braços e pernas. Girar, abaixar, subir e correr é bastante saudável para os pequenos, assim como o uso de barras e balanços, que estimulam a vontade de segurar.

De 3 a 7 anos:

Essa fase é perfeita para estimular o convívio com outras crianças e ganhar autoconfiança. Nela, aprende-se brincando, testando. Dançar, brincar com bolas e brincar de pique - esconde são ótimas atividades, pois proporcionam vários tipos de estímulos.
 De 7 a 10 anos:

Fase ideal para iniciar a prática de esportes. Também é um bom período para estimular a prática de jogos que envolvam, além do físico, estratégia e raciocínio. As aulas de circo são interessantes, pois unem ginástica olímpica e coordenação motora.

De 10 a 13 anos:

É uma boa época para incentivar, moderadamente, a  competitividade. Aí, são muito adequados os esportes mais elaborados, com regras a serem cumpridas, respeito ao adversário e trabalho em equipe. A prática de esportes coletivos é recomendada, sem deixar de levar em conta qual a atividade preferida da criança. 

Com informações da Revista Época, Folha de S.Paulo e Cuide-se Bem.

http://www.plenarinho.gov.br/saude/Reportagens_publicadas/corpo-em-movimento.  Acesso 12/09/2012.

 

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

hábitos cozinha

 PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.144 e 145

  • Quais os cuidados que você e as pessoas que moram em sua residência têm com a alimentação?
  • Em sua opinião, é importante ter cada um dos cuidados apresentados na imagem acima?
  • O que a falta desses cuidados pode causar ao ser humano?
  • Quais dos cuidados apresentados nas imagens, você e as pessoas que moram em sua residência geralmente têm?

HÁBITOS DE HIGIENE

 Hora do Banho

hora do banho

BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 48.

  • Em sua opinião, o que é higiene?
  • Que prática de higiene a personagem da tirinha realizou?

            Provável resposta: Tomou banho.

  • Você conhece outras práticas de higiene? Quais?

            Provável resposta: Escovar os dentes, cortar as unhas, lavar as mãos e os alimentos antes de refeições e outras.

LAMAPADA Lembrete:

Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma.

Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora.

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DESCOBRINDO AS DEFESAS DO CORPO 

 Professor, providencie e organize o espaço para os alunos assistirem ao filme: Osmose Jones: uma aventura radical pelo corpo humano

Filme

 Ficha técnica do filme


Título no Brasil:  Osmose Jones- Uma Aventura Radical Pelo Corpo Humano
Título Original:  Osmoses Jones
País de Origem:  EUA
Gênero:  Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  2001
Estúdio/Distrib.:  Warner Home Video
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly  

Sinopse

Frank Pepperidge (Bill Murray) não vive da maneira mais saudável possível. Come porcarias direto do chão, não liga para dietas balanceadas e nem pensa em fazer exercícios. Em um desses descuidos, deixa entrar em seu corpo Thrax, um vírus letal, que está determinado a acabar com o que encontrar pela frente. Frank nem suspeita que dentro de seu corpo existe uma verdadeira cidade governada pelo cérebro, invadida por bactérias foras da lei, patrulhada por células brancas e... reproduzidas em um desenho animado de traçados ágeis, cores fortes e muito movimento. Uma dessas células brancas é Osmose Jones (voz de Chris Rock), um policial que gosta de trabalhar sozinho. Para a infelicidade de Osmose, Frank começa a sentir os primeiros sintomas causados por Thrax e toma a pílula Drix. É claro que Drix é designado para trabalhar com Osmose. A dupla não se dá bem logo de cara, mas vai ter que resolver as diferenças para salvar a vida de Frank das garras do perverso Thrax.

http://www.interfilmes.com/filme_14091_osmose.jones.html. Neste sítio você encontrará informações sobre a ficha técnica e a sinopse do filme. Acesso em 12/09/2012.

 A importância das defesas naturais.

Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham orientações iniciais que as defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.

Em regra, se um microrganismo atravessa as barreiras naturais do corpo, os mecanismos de defesa específicos e inespecíficos destroem-no antes que se multiplique.

Alguns sites interessantes:

  • Defesas do organismo contra a infecção

http://www.manualmerck.net/?id=197&cn=846. Neste sítio você encontrará informações sobre as defesas do organismo, mecanismos de defesa inespecíficos, causas da febre. Acesso em 12/09/2012.

  • Glóbulos Brancos: matar ou morrer

http://super.abril.com.br/saude/globulos-brancos-matar-ou-morrer-443017.shtml.  Neste sítio você encontrará informações sobre a função dos glóbulos brancos em nosso corpo. Acesso em 12/09/2012.

Professor é importante ler e adequar à linguagem de acordo com a faixa etária da turma.

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AS DEFESAS ESTIMULADAS (VACINAS) DO CORPO

Professor, inicie a atividade apresentando o cartaz da campanha de vacinação do ano de 2012, faça os seguintes questionamentos:

 cartaz  

 Brasileira atinge grande índice de Vacinação: http://www.brasileiracity.com.br/?ler_noticia_id=1599&brasileira-atinge-grande-indice-de-vacinacao-contra-a-poliomielite&assunto=Geral. Acesso em 10/09/2012.

Professor, faça comentários com a turma:

  • De qual assunto trata o cartaz?

Provável resposta: Campanha de vacinação.

  • Qual é o objetivo dele?

Provável resposta:Vacinar todas as crianças contra Paralisia Infantil.

  • Para que servem as vacinas?

Provável resposta: As vacinas servem para prevenir nosso corpo de ser atacado por alguns seres causadores de doenças contagiosas.

  • Você já tomou essa vacina? Com qual idade?

Provável resposta: Provavelmente sim, com menos de 5 anos.

  • O que são as doenças contagiosas?

Provável resposta: As doenças contagiosas são aquelas que podem ser transmitidas pelo contato de uma pessoa saudável com uma doente ou por meio de objetos, seres e alimentos contaminados. A Paralisia Infantil é uma doença contagiosa.

Professor, disponibilize o texto abaixo aos alunos e faça a leitura junto com eles.

A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções.
O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.

Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender.

Fonte: 01 de Julho: Dia da vacina! Texto + atividades http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/06/01-de-julho-dia-da-vacina-atividades-e.html. Neste blog você encontra desenhos dos personagens das vacinas e informações sobre elas. Acesso em 12/09/2012.

Professor, proponha uma investigação online, para os alunos descobrirem o que são as vacinas, para que servem, quais as doenças que devemos evitar.

menino

 Professor, faça bom uso dos acervos digitais.

Visite o Laboratório de Informática de sua escola ou solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

Vídeos:

  • Hora da Vacina

http://www.youtube.com/watch?v=KHFt_3j_rqU. Neste vídeo os alunos irão descobrir o que são as vacinas e qual a função delas no corpo. Acesso em 12/09/2012. 

  • Vacinação: Educação Sanitária

http://www.youtube.com/watch?v=kbXRGrpiZU0. Vídeo que demonstra os benefícios da vacinação em desenho animado. Acesso em 12/09/2012. 

           Textos online:

  • História das vacinas

http://www.brasilescola.com/biologia/a-historia-vacina.htm. Este texto conta a história das vacinas. Acesso em 12/09/2012.   

 

  • Vacinas: gotinhas que salvam vidas

http://www.canalkids.com.br/saude/vacina/jeito.htm. Texto sobre as vacinas que temos que tomar quando crianças. Acesso em 12/09/2012. 

Faça intervenções na Pesquisa sempre que necessário, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados.

Organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo: 

  • O que cada aluno achou das informações coletadas?
  • Tem alguma palavra que desconhecem o significado? Qual?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

menino 

1. Peça aos seus familiares que mostrem à você a sua carteira de vacinação. Verifique quais dessas vacinas você já tomou e quais ainda faltam tomar. 

2. Observe sua carteirinha de vacinação e preencha a ficha:

PRIMEIRA VACINA QUE TOMEI

NOME:________________________________________________________ DATA: __________________

VACINA:_______________________________________________________________________________

PREVENE CONTRA QUAL DOENÇA?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

PESQUISE OS SINTOMAS DA DOENÇA______________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 Obs.: Peça aos familiares que copiem a sua caderneta de vacinação e traga na próxima aula.

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CONHECENDO AS VACINAS

Professor, organize o espaço na sala de aula para cada aluno apresentar o seu cartão de vacinação. Cada um deverá expor o que observou e as anotações que fizeram na ficha. 

Logo após, apresente e leia o texto abaixo: 

As Vacinas

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

KOSIM, Lígia; TOSCANO, Cristiana. Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas. Organização Panamericana de Saúde. Brasília: 2003. p. 07.

No sítio abaixo você encontrará informações on line sobre esse livro: Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf  acesso em 09/01/2012.

Conversando sobre o texto:

  • Qual a importância das vacinas para o nosso corpo?
  • Comparando o texto com seu cartão de vacinação, cite três doenças que podem ser evitadas por vacinas.

 

APRENDENDO COM A CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO 

Peça aos alunos que colem no caderno de Ciências a cópia do cartão de vacinação e respondam as atividades abaixo:  

 

  1. Cole o seu cartão de vacinação abaixo e responda:
     

a) Quais dessas vacinas você conhece? ______________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

b) Para que elas são indicadas?

______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________ 

2. Com a ajuda do seu professor, associe as colunas e descubra os nomes das vacinas e quais doenças elas evitam: 

(    1     ) BCG

(    2     ) HEPATITE B

(    3     ) VOP

(    4     ) DTP

(    5     ) HIB

(    6     ) SRC OU TRÍPLICE VIRAL

(           ) Vacina conhecida como “três em um”, pois por meio dela ficamos livres de três doenças: sarampo, caxumba e rubéola.

(           ) Primeira vacina que a criança toma. Ela evita uma doença muito grave: a tuberculose.

(           ) Vacina oral contra a pólio. Ela é dada em forma de gotinhas e evita a poliomielite, também chamada de paralisia infantil.

(           ) Vacina que protege de uma doença chamada menigite.

(           ) Vacina que evita a instalação do vírus da hepatite B.

(           ) Vacina que evita três doenças: difteria, tétano e coqueluche.  

Fonte: Acervo da autora

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Professor, proponha uma Pesquisa para os alunos descobrirem a organização de um “Calendário de Vacinas”. 

Visite o Laboratório de Informática de sua escola ou solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos nos laptops Classmate, programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou nos tablets.

 Calendário de Vacinação

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1448. Neste sítio você encontrará informações sobre o calendário, a importância de cada vacina, como a idade, a dose, doença evitada. Acesso em 12/09/2012. 

Elabore com os alunos um “Calendário” constando as vacinas que eles ainda têm que tomar, destacando a idade, a dose e as doenças evitadas. 

Professor, peça para que os alunos façam um quadro com as observação contendo as etapas. Veja a sugestão abaixo:

O quadro de observações poderá ser registrado no caderno ou caso sua escola possua os laptops, por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). 

 

IDADE

VACINAS

DOSES

DOENÇAS EVITADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Em seguida, solicite que os alunos assistam as campanhas de vacinações nos sítios abaixo. Utilize o Laboratório de Informática de sua escola ou solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet. 

  • Campanha de vacinação 2010

http://www.youtube.com/watch?v=NA10hmG9q_Y. Campanha de divulgação de vacinação infantil no ano de 2010. Acesso em 12/09/2012.

  • Campanha de vacinação 2011

 http://www.youtube.com/watch?v=sD6Eg7raNsU. Campanha de divulgação de vacinação infantil no ano de 2011.  Acesso em 12/09/2012. 

  • Campanha contra a gripe

http://www.youtube.com/watch?v=eI5UGKjSZGI. Neste sítio você encontrará o Zé Gotinha falando a importância de se vacinar contra a gripe. Acesso em 12/09/2012.

Em seguida, organize os alunos em grupos e peça que elaborem uma história em quadrinho alertando a comunidade para a campanha de vacinação. Destaque a importância da vacinação e de manter o cartão de vacinação da criança em dia.

 Discuta com alunos a estrutura de um texto em quadrinho, informe sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinho.

  BALÕES 2

Fonte:Como fazer uma história em quadrinho: http://elzatucurui.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-uma-historia-em-quadrinhos.html ( neste sítio você encontrará informações de como criar com os alunos uma história em quadrinho).Acesso 13/09/2012.

Antes de iniciar a escrita é fundamental que os alunos pensem e questionem com o seu grupo: 

  1. Quem será nosso personagem?
  2. A campanha será para evitar qual doença?
  3. Qual será o prazo da campanha?
  4. Qual a faixa etária que se deve vacinar?
  5. Onde e como será o lugar/espaço ilustrado para a campanha acontecer, na rua, na escola, no quarto?
  6.  

Você poderá confeccionar uma folha para cada aluno, da seguinte forma:

histórias

 Fonte: Acervo da autora. 

Professor, se preferir, os alunos poderão criar história em quadrinhos online. O sítio abaixo explica e exemplifica como realizar essa atividade.

quadrinho

 Máquina de quadrinhos Turma da Mônica: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx. . Neste sítio você poderá inventar suas histórias, usando os personagens, cenários, balões e objetos da turma da Mônica. Acesso 12/09/2012.

Saiba como criar sua própria história em quadrinho online http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml. Neste sítio a reportagem ensiná como criar sua história em quadrinho na internet.  Acesso em 12/09/2012.

Professor, é importante acompanhar o aluno sempre quando for necessário no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coesão da história. Faça intervenções quando necessário, questione os alunos sobre o que escreveram até chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coerência.

Ao terminarem a escrita peça aos alunos que ilustrem utilizando canetinhas, lápis de cor, giz de cera e até mesmo massinha de modelar para representar sua história.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração.

Promova um momento de socialização das produções dos alunos, peça para cada grupo apresentar a sua história e caso manifestem interesse podem dramatizar.
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Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.

Para isso, lembre – se de que sua problematização era: 

  Para que servem as vacinas?

 

 

Conclusões:

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Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Ciências.

Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indicação das referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítio), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.

 

SETA 3 4º Momento: aproximadamente uma a duas atividades de 60 minutos cada uma.

Chegou o momento para “Socializar os resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação que poderá ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de colocar  data, horário e local da apresentação.

Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.
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Professor, organize com os alunos o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma será mais produtiva e que despertará maior interesse. 

Os alunos poderão construir slides usando Power Point, contendo as informações e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos sítios: 

 

 Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Ciências e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo. UCA/ Metodologia Científica”. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ai meu nariz Áudio
Recursos Complementares

 Sugestões de links para os alunos:

  • Atividade sobre a vacinação

http://www.centrodeatividades.com/2011/05/vacinas.html. Neste sítio você encontrará atividade de interpretação sobre a vacinação. Acesso em 12/09/2012. 

  • Vacinação é um gesto de amor - Introdução

http://www.monica.com.br/institut/vacinacao/introducao.htm. Gibi online da turma da Monica -  Vacinação. Acesso em 12/09/2012. 

  • Ludi na revolta da Vacina

http://compare.buscape.com.br/ludi-na-revolta-da-vacina-luciana-sandroni-8528103196.html. Neste sítio você encontrará a referência de um livro de Literatura infantil -  Ludi e a revolta das vacinas. Acesso em 12/09/2012.

 

Sugestões de links para os professores:

  • Saúde: Já vou, mãe! Só um minuto

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di07020906.htm . Neste sítio você encontrará uma história com dicas sobre as vacinas. Acesso em 12/09/2012.

  • Vacinações 

http://emedix.uol.com.br/doe/ped008_1g_vacinacoes.php. Neste sítio você encontrará um artigo médico sobre o que são as vacinas, como os organismos se defendem das infecções. Acesso em 11/09/2012.  

  • Dietas ricas em alimentos anti-inflamatórios previne doenças 

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/09/dieta-rica-em-alimentos-antiinflamatorios-previne-doencas/. Neste sítio você encontrará informações sobre quais os alimentos aliados na batalha contra doenças inflamatórias, no entanto também existem os que devem ser consumidos com muita cautela, já que podem anular ou até mesmo agravar o problema. Acesso em 12/09/2012. 

Avaliação

Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, compreenderam o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo; identificaram as defesas naturais e estimuladas (vacinas) no corpo; conheceram algumas vacinas que devem tomar quando ainda é criança; valorizaram hábitos de alimentação saudáveis para manter a saúde do corpo; utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

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