Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de iniciação Científica Discente: Olimpíadas - Olimpíadas Rio 2016

 

01/11/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Situar geograficamente a Grécia no continente europeu e o Rio de Janeiro no continente americano;
  • Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais;
  • Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, entrevista, relatório;
  • Conhecer um pouco da cidade do Rio de Janeiro.
Duração das atividades
Previsão semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar, dialogando com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

OLIMPÍADAS RIO 2016

Brasileirinhos e brasileirinhas aguardem, pois, vem aí...

Slogan olimpiadas rio 2016

Imagem disponível em: http://www.rio2016.org/ - acesso em 09/09/2012

“E o Rio de Janeiro continua lindo”...

imagem aérea do Rio de Janeiro

Imagem disponível em: http://grupoviagem.uol.com.br/2011/10/cristo-redentor-simbolo-do-rio-comemora-80-anos/ acesso em 11/09/2012

 

Compreendendo a metodologia científica

Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hipóteses;

4-      A problematização;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depuração das hipóteses;

8-      Sistematização/registro;

9-      A socialização dos resultados/culminância;

10-   A avaliação.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme. É  interessante que utilize algo da atualidade para chamar a atenção de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugestões e deixe que eles escolham por meio de uma votação.

1ª opção: animais de estimação exóticos

 

animais exótios

Imagem disponível em: http://www.noticiasnumclick.com.br/animais-de-estimacao-exoticos-tarantula-furao-piton-sapo-e-dica - acesso em 10/09/2012.

2ª opção: carros tunados

Carros tunados

Imagem disponível em: http://www.carrostunadosbrasil.com.br/ - acesso em 10/09/2012.

3ª opção: Olimpíadas

olimpíadas - pódio

Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/2012-olimpiadas-londres.html - acesso em 10/09/2012.

Professor faça uma rodinha e ouça os argumentos dos alunos em relação às sugestões apresentadas acima. Permita que todos falem e emitam livremente suas opiniões e conhecimentos acerca dos temas. Após esse momento, proceda a votação que pode ser tanto oral quanto escrita.

2ª Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e não outro qualquer. É responder “Por que” pesquisar este tema.

Motivados pela próxima edição dos Jogos Olímpicos que será realizada no Brasil, imaginemos que os alunos tenham escolhido a terceira opção dada na escolha do tema e tenham se decidido por pesquisar “Olimpíadas Rio 2016”.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Por que escolheram pesquisar sobre “Olimpíadas”?

- O fato de as próximas olimpíadas serem no Brasil influenciou a escolha de vocês?

- Algum aluno/a dessa sala gosta de praticar esporte? Pratica algum? Qual?

- Alguém conhece a história dos jogos olímpicos?

Professor, para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente como sujeito da pesquisa, solicite que formem duplas e que escolham uma das perguntas acima. Eles anotarão em uma folha – que depois será inserida em sua pasta portfólio – as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega. Caso seus alunos ainda sejam parcialmente alfabetizados, eles podem optar por registros a partir de desenhos. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet,  desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Anéis olímpicos

Aproveite a atividade para pesquisar e colorir cada anel de sua cor própria, simbolizando os cinco continentes. Bom trabalho!

 

 

 

 

 

 

Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor faça um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

3ª etapa: Problematização

Professor discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas serão criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir o projeto de pesquisa, pois vão tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, até porque o tema é muito abrangente e certamente eles vão querer descobrir dezenas de coisas.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Olimpíadas – Olimpíadas Rio 2016.

 

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Tobias

 Será o 1º grande evento internacional sediado pelo Brasil?

Elias

O Brasil já organizou outras olimpíadas?

Moisés

Porque o Brasil é tão ruim nas olimpíadas?

Daniel

Onde surgiram as olimpíadas?

4ª etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, ainda hoje existe a dúvida de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

A Igreja diz que, assim como todos os animais, a galinha foi criada por Deus.

Galinha

Imagem disponível em: http://atelieannarocha.wordpress.com/2011/04/15/a-ratoeira/ - acesso em 11/09/2012.

Já a ciência diz que foi o ovo, botado por um ancestral primitivo da galinha.

Ovo

Imagem disponível em: http://cieonline.blogspot.com.br/2010/12/experimento-desafio-ovo-cozido-ou-cru.html - acesso em 11/09/2012

E a dúvida continua...

Abra uma rápida discussão para ouvir dos alunos qual a opinião deles sobre qual foi o primeiro surgimento: o da galinha ou do ovo. Provavelmente eles relatarão aquilo que ouviram dos pais. É importante esse exercício para que possam vivenciar o que são hipóteses. Contudo, não deixe que a discussão aprofunde na questão religiosa, pois, o intuito não é esse. Ao término da discussão, relate que o que acabaram de fazer é levantar hipóteses, ou seja, opinar sobre aquilo que não tem certeza e leve-os a lembrar de que as crianças fazem isso o tempo todo.

Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso deve  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Moisés

Problematização: Porque o Brasil é tão ruim nas olimpíadas?

Daniel

Hipótese: Eu acho que é porque eles não treinam.

 5ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

6ª etapa: Pesquisa

Professor este é o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre as Olimpíadas Rio 2016.

Para tanto, vejamos o que é de fato uma pesquisa: “Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador”. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisadores - equipe da UFU

Imagem disponível em: http://paracatumemoria.wordpress.com/2010/01/07/arquivo-publico-de-paracatu-recebe-pesquisadores-da-universidade-federal-de-uberlandia/ - acesso em 11/09/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica, um trabalho de campo, uma atividade onde os alunos possam “colocar a mão na massa” e uma atividade que trate das paraolimpíadas.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa etária de sua turma, ensino fundamental inicial, você terá que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa. Para dar continuidade ao processo da pesquisa, em rodinha, fale a eles um pouco daquilo que você sobre os jogos. Pode também relatar um fato de alguma edição dos jogos que lhe chamou a atenção.

Caso você não se lembre de nenhum fato marcante de olimpíadas anteriores, sugerimos que assista ao vídeo abaixo que demonstra a superação, a persistência, a garra, o esforço e a vontade de vencer de uma atleta suíça chamada Gabrielle Andersen nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, onde certamente nenhum de seus alunos “sonhavam em nascer”. Para isso, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Gabrielle Andersen

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YZFNiuuApFU – acesso em 11/09/2012.

Após motivá-los, apresente a eles um pouco da cidade do Rio de Janeiro, sua estrutura física e seus desafios para deixar a “casa” pronta para receber visitantes do mundo inteiro.

Conhecendo um pouco do Rio de Janeiro: “Cidade Maravilhosa”

 

Rio de Janeiro - pontos turísticos

Do alto, da esquerda para a direita: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Bondinho do Pão de Açúcar, Praia de Copacabana, Ponte Rio-Niterói, Estádio do Maracanã e visão geral da cidade a partir do Corcovado.

Rio de Janeiro - BandeiraRio de Janeiro - Brasão

                   Bandeira                                                    Brasão

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_%28cidade%29 acesso em 11/09/2012

Fundada em 1º de Março de 1565, o Rio de Janeiro, no ano em que sediará os Jogos Olímpicos, terá completado 551 anos de vida. Com a capital de mesmo nome, é a segunda maior metrópole do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, está situada no Sudeste do país e é a cidade brasileira mais conhecida no exterior. É também a maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.

Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília. Atualmente é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecido por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba. Por tudo isso e por muito mais, em 2012 a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Rio de Janeiro - pontos turísticos.Rio de Janeiro - praia de Copacabana

 

Informações disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_%28cidade%29 – acesso em 11/09/2012.

Imagem 1- disponível em: http://rioemcena.com.br/?page_id=363– acesso em 11/09/2012

Imagem 2- disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/praia-de-copacabana.php - acesso em 11/09/2012.

O Rio de Janeiro além de tanta beleza possui um espetáculo a parte: o estádio do Maracanã.

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. É também o palco da partida final da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Rio de Janeiro - praia de CopacabanaMaracanã - novo

Vista aérea do Complexo do Maracanã, com o Maracanãzinho, e o Parque Aquático J. Delamare e o Célio de Barros.

Atualmente o estádio está em reforma, pois, o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA em 2014 e o projeto é para que ele fique após essa reforma, conforme a foto abaixo:

Imagens e texto disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracan%C3%A3 – acesso em 11/09/2012

 

Vantagens das Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro: Infraestrutura.

Além das grandes obras que serão feitas para os eventos esportivos, tais como a nova Vila Olímpica e diversas instalações esportivas aquáticas e terrestres, as Olimpíadas do Rio 2016 vão trazer um grande investimento em infraestrutura e segurança. Melhorias nos transportes, expansão do metrô, construção de corredores de ônibus, pistas exclusivas de ônibus, despoluição das lagoas da Baía de Guanabara, retomada do crescimento hoteleiro, investimentos em Educação como reforma de algumas escola e introdução de um idioma estrangeiro nas escolas e investimento em esportes, uma vez que é objetivo do governo favorecer o aumento de número de medalhas.

Vídeo da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os jogos.

Rio de Janeiro - Vídeo candidatura

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI&feature=player_embedded – acesso em 11/09/2012.

Aluna UCA

1) A última edição dos Jogos Olímpicos ocorreu em agosto de 2012 em Londres. Descreva um fato marcante desta olimpíada em sua opinião.

2) Pesquise e relate o desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Apresente os resultados em um quadro, conforme modelo abaixo.

COLOCAÇÃO

PAÍS

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL

?

Brasil

?

?

?

?

 

3) De acordo com o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos Londres 2012, complete o quadro abaixo.

COLOCAÇÃO

PAÍS

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL

?

46

?

29

104

?

China

?

?

?

88

?

29

?

19

?

 

Atividade 2: Trabalho de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.

Professor, sugira aos alunos desenvolverem o Trabalho de Campo na universidade de sua cidade, mais especificamente no campus onde se situa o curso de Educação Física. Nesse local, vocês encontrarão alunos praticantes das mais diversas modalidades esportivas. Explore-os ao máximo: colham depoimentos, gravem entrevistas orais e escritas, pesquise sobre algum aparelho de ginástica que lhe chame a atenção. Providencie que seus alunos possam ser acompanhados e orientados para utilizarem algum aparelho e vivenciarem de fato a pesquisa.

Meninos - dsiputando atletismoMeninas - gisnástica olímpica

Imagem 1- disponível em: http://dicasdanutricionista.com.br/2010/04/07/atividade-fisica-neutraliza-gene-da-obesidade/ - acesso em 11/09/2012.

Imagem 2- disponível em: http://periodoampliado.wordpress.com/category/ginastica-olimpica/ - acesso em 11/09/2012.

Professor, para enriquecer o trabalho de campo, consiga um estudante do curso de Educação Física da universidade de sua cidade para ministrar uma palestra para seus alunos com o tema: “A importância da prática esportiva na vida da criança”.

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 – Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2 – Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4 – Educação Física: propicia o incentivo à prática esportiva e acompanhamento de profissionais da área;

5 Ética: diálogo, respeito ao gosto e preferência esportiva do colega.

Professor, se as condições colaborarem e/ou for conveniente, convide os pais para participarem,   para que os laços família-escola sejam estreitados. Caso sua cidade não possua uma universidade, leve seus alunos a um clube da cidade que ofereça aulas de futebol, vôlei, basquete ou dança.

Atividade 3: Colocando a “mão na massa”

Professor, nessa etapa da pesquisa, espera-se que seus alunos já saibam mais sobre olimpíadas do que no inicio deste trabalho. Essa atividade, propõe que eles pratiquem alguma atividade física.

Para motivá-los, exiba o filme abaixo. Para a realização desta atividade, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Pateta - o campeão olímpico

Pateta - o campeão olímpico

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3gN09jgHEFo - acesso em 10/09/2012

Aluna UCA

1)      Atividade de Caça Palavras. A seguir, você encontrará palavras de origem grega relacionadas aos Jogos Olímpicos. Procure essas palavras em destaque no quadro abaixo e as circule com seu lápis. Também encontrará algumas modalidades apresentadas pelo Pateta exibido no vídeo acima. As palavras são: MONTE OLIMPO, GINASTA, GRÉCIA, TOCHA, JOGOS, ATLETA e ESTÁDIO.

 

M

O

N

T

E

O

L

I

M

P

O

K

O

N

O

S

W

G

J

L

Ç

H

A

B

C

C

T

D

E

F

G

H

H

C

S

F

H

A

G

R

E

C

I

A

F

É

R

A

D

I

A

S

C

É

U

B

O

L

A

I

F

U

T

E

B

O

B

O

D

J

O

G

O

S

L

U

L

A

T

L

E

T

A

A

R

E

I

A

A

M

O

G

I

N

A

S

T

A

R

2)      Oriente seus alunos para confeccionarem: 1) um pódio (ver sugestão na 1ª etapa desta aula) com caixas de papelão e jornal (os materiais devem ser providenciados anteriormente); 2) um cartaz (pode ser feito de cartolina) com o ano e turma da sala, por exemplo: 2º B.

3)      Professor, a próxima atividade seria interessante ser desenvolvida fora da sala da aula. Procure desenvolvê-la na quadra da escola, no pátio ou em um lugar amplo para que os alunos possam ter mais condições de praticá-la. Caso consiga, procure desenvolver esta atividade na aula de Educação Física ou na presença do Educador Físico da escola. Essa atividade pode ser agendada e ministrada em três aulas de 50 minutos.

Organize uma estrutura que simule as Olimpíadas. Proponha os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e ofereça uma modalidade para cada grupo. Eles devem experimentar o que é competir, devem aprender que adversário não é sinônimo de inimigo, que nem sempre se ganha todas as vezes e saber perder é também uma honra e motivo de comemoração. Caso consiga, ofereça coletes para diferenciá-los no momento em que praticam as atividades físicas e convide as outras salas para torcerem por eles.

Ao término da atividade competitiva, proponha uma brincadeira cooperativa onde toda a sala possa brincar e que no final não haja vencedores ou perdedores. Simbolicamente, os alunos deverão colocar no 1º lugar do pódio, o cartaz (2º B) feito por eles para simbolizar eu toda a sala saiu vitoriosa da atividade.

Atividade 4: Somos todos iguais

Professor, em roda de conversa, apresente a seus alunos o seguinte símbolo:

Slogan paraolímpico rio 2016

Imagem disponível em: http://www.rio2016.org/ - acesso em 09/09/2012

Eles certamente saberão do que se trata. Explore o símbolo paraolímpico e a partir das imagens abaixo, leve-os a refletir que as pessoas portadoras de necessidades especiais também podem e conseguem praticar esportes, basta que para isso eles se esforcem e superem os obstáculos oferecidos pela limitação física.

Vôlei paraolímpicoNatação paraolímpicaNadador paraolimpico

 

Imagens disponíveis em: http://www.noticiasdefloriano.com.br/web/atletas-paraolimpicos-sao-aprovados-nos-testes-funcionais.html- acesso em 11/09/2012.

1)      Com o auxilio de seus pais, faça uma pesquisa sobre as paraolimpíadas e responda as seguintes perguntas:

a)      Quando elas surgiram?

b)      O Brasil tem representantes paraolímpicos?

c)      Na 3ª etapa desta pesquisa (Problematização), o aluno Moisés perguntou “porque o Brasil é tão ruim nas olimpíadas?”. Tente responde-la juntamente com o auxílio de seus pais. 

d)     Faça uma pesquisa sobre a vida do atleta da última foto que aparece acima com um buquê de flores, medalha ao peito e braço direito erguido comemorando a vitória. Apresente sua história de vida e superação e como se tornou um grande vencedor na vida e no esporte.

7ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar da importância da socialização dos resultados. Algumas sugestões de atividades para este momento é a criação de um acervo virtual sobre as Olimpíadas.  Nesse acervo, os alunos postarão:

- todas as fotos e filmagens que foram registradas durante a pesquisa;

- uma entrevista realizada com um atleta profissional ou amador de sua cidade;

- a história das Olimpíadas e seu “nascimento” na Grécia antiga;

- quais as diferenças existentes entre as olimpíadas antigas e as olimpíadas modernas;

- uma breve homenagem com fotos e cartazes para os atletas paraolímpicos brasileiros pelo seu desempenho nas Olimpíadas Londres 2012.

Reflexão final: o Brasil é um país muito rico, tanto em riquezas materiais quanto em material humano (atletas). Contudo, seu desempenho nas Olimpíadas nunca foi satisfatório aos olhos dos brasileiros. Por quê? O que falta? Depende de quem? Em 2016, seremos nós a organizar a próxima edição dos jogos. O que podemos fazer para termos um desempenho melhor do que tivemos em 2012 em Londres? Na cerimônia de encerramento dos jogos em Londres, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, recebeu a bandeira olímpica das mãos de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).O que isso significa? Esperança de um quadro de medalhas mais “recheado” ou medo da antiga decepção?

Prefeito do Rio de Janeiro

Imagem disponível em: http://www.gazetaesportiva.net/blogs/olimpiadas-2012/2012/08/12/prefeito-do-rio-recebe-bandeira-olimpica/ - acesso em 11/09/2012.

Aluna UCA

Professor desafie seus alunos e seus familiares na escrita de uma carta para o presidente do Brasil solicitando melhores condições de treinamento para nossos atletas. Você deverá auxiliá-los no que for necessário, principalmente em relação às regras gramaticais. Além da carta a ser enviada ao presidente, faça uma carta aberta (carta aberta representa um dos gêneros textuais cuja principal característica é a argumentação com base em assuntos de interesse coletivo) e a publique na internet. Para saber detalhes de como fazer e inserir a carta acesse http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e conheceram um pouco da cidade sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • suzilene, Escola Municipal Prof. Leopoldo Machado , Rio de Janeiro - dijo:
    liriodovalle12@hotmail.com

    05/03/2016

    Cinco estrelas

    Gostei, vou aproveitar muita coisa com meus alunos e enquanto orientadora também. Grata.


  • Rosemeire do Carmo Inácio, E. Especializada "Joana Martins" , Minas Gerais - dijo:
    rosemeireinacio@globomail.com

    21/02/2016

    Cinco estrelas

    Amo trabalhar com projetos. O planejamento das aulas fica mais detalhado e organizado. Este projeto superou as minhas expectativas! Farei adaptações para os alunos especiais.


  • Paulo Roberto do Nascimento, EEEFM ERMENTINA LEAL , Espírito Santo - dijo:
    tprnbeto@hotmail.com

    17/01/2013

    Quatro estrelas

    Trabalhei com projeto na copa do mundo, mas este ficou muito bom!


  • alenir rocha dos santos, ESCOLA ESTADUAL ALFREDO NASSER , Goiás - dijo:
    alenir775@bol.com.br

    09/01/2013

    Cinco estrelas

    Achei excelente. Trabalhei com um projeto interdisciplinar durante os Jogos Pan Americano de 2007 ficou muito bom. Mas este adorei.


  • simone cristina oliveira da silva, ESCOLA MUNICIPAL DR ORLANDO FLAVIO JUNQUEIRA AYRES , Rio Grande do Norte - dijo:
    simone_rnm@yahoo.com.br

    06/11/2012

    Cinco estrelas

    A atividade é muito estimulante para interafir com os alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.