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Projeto de iniciação Científica Discente: Olimpíadas – Olimpíadas Gregas x Olimpíadas Modernas

 

20/09/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Situar geograficamente a Grécia no continente europeu;
  • Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais;
  • Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, relatório, entrevista.
  • Socializar o conhecimento adquirido ao longo do trabalho.
Duração das atividades
Previsão semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar, dialogando com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos ou utilizar o laboratório de informática.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupos

 

Compreendendo a metodologia científica

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas participam enquanto sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hipóteses;

4-      A problematização;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depuração das hipóteses;

8-      Sistematização/registro;

9-      A socialização dos resultados/culminância;

10-   A avaliação.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme. É importante que utilize algo da atualidade para chamar a atenção de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugestões e como se trata de uma pesquisa coletiva, deixe que eles escolham por meio de uma votação.

Por se tratar de crianças, é interessante que os pais também se envolvam na votação, uma vez que serão eles os auxiliares na busca de material para consulta. Outro fator benéfico é aproximar os pais das atividades escolares de seus filhos.

Pai e filho votando juntos

Imagem disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4769021-EI8141,00-Divididos%20eleitores%20americanos%20votam%20em%20clima%20sombrio.html – acesso em 12/09/2012.

Acompanhamento escolar

Imagem disponível em: http://www.fnl.org.br/?p=1208&language=pt – acesso em 12/09/2012.

Levando em consideração o voto dos pais, cada criança levará a proposta da pesquisa para a apreciação e sugestão dos pais e voltará para a escola com o tema que pretenderá pesquisar.

Aproveitando o momento esportivo vivenciado pelo país, proporcionado pelos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o tema mais sugerido foi: “Olimpíadas Antigas x Olimpíadas Modernas”.

lembrete 

2ª Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e não outro qualquer. É responder “Por que” pesquisar este tema.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Como sabem que os jogos praticados atualmente não são como os praticados antigamente?

- Por que os jogos se modificaram desde sua criação até os dias de hoje?

- Qual é a principal diferença entre os jogos praticados na Grécia antiga para os que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016?

Após um debate sobre essas perguntas formuladas pelos alunos, solicite uma atividade em que eles possam responder algumas delas.

Aluna UCA

1) Escolha uma das perguntas – desde que ela não tenha sido feita por você – e tente responde-la completando o quadro abaixo.

Eu, aluno __________________________

Quero pesquisar sobre “qual é a principal diferença entre os jogos praticados na Grécia antiga para os que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016” porque...

(A resposta deve ser escrita):

3ª etapa: Problematização

Problematização - Descartes

Imagem disponível em: http://www.filosofiahoje.com/2012/02/frases-de-filosofia-nao-existem-metodos.html - acesso em 12/09/2012.

A frase do filósofo Descartes faz referência a problemas filosóficos. No entanto, ao se tratar de uma pesquisa científica, a “problematização”, não é um problema (ruim), mas ao contrário, é um método que auxilia o pesquisador chegar mais fácil ao resultado de sua pesquisa.

Professor, discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas serão criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir o projeto de pesquisa, pois vão tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, até porque o tema é muito abrangente e certamente eles vão querer descobrir dezenas de coisas.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Olimpíadas – Olimpíadas Gregas x Olimpíadas Modernas.

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Ana Lílian

Qual é a principal diferença entre os jogos praticados na Grécia antiga para os que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016?

Wendel

Porque antigamente os atletas não ganhavam dinheiro como ganham hoje?

Ana Júlia

Qual a simbologia das medalhas que existem desde a criação dos jogos?

Osvaldo

Na Grécia antiga existiam muitos deuses. Eles protegiam os atletas?

4ª etapa: Hipóteses

Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa, este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo: seu colega combina que te ligará às 14h. Se às 14h o telefone tocar, logo você imagina que é o seu amigo, pois, ele combinou de te ligar. Isso é uma hipótese. Contudo, você não tem certeza que é ele, porque ele pode ter se esquecido do combinado e por coincidência outra pessoa te liga naquela hora, assim, você não comprovou sua hipótese, portanto ela não é verdadeira.

Justin Bieber - hipóetes - telefone

Imagem disponível em: http://aograefiftyfifty.blogspot.com.br/2011/05/justin-bieber-fala-seu-numero-de.html- acesso em 12/09/2012.

Professor, abra espaço para que seus alunos contem algumas histórias, engraçadas ou não, em que fizeram algumas hipóteses e acertaram ou fizeram suas hipóteses e se enganaram. Certamente terão muito a falar. Deixe-os falar livremente.

Após esta atividade os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema da pesquisa. Para isso, retome a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário ou  um monitor vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso deve  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Wendel

Problematização: Porque antigamente os atletas não ganhavam dinheiro como ganham hoje?

Ana Júlia

Hipótese: Eu acho que é porque naquela época as coisas eram baratinhas.

5ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento

Questione-os: onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda as seguintes perguntas com a ajuda de seus pais e/ou responsáveis:

a)      Qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

b)      Todas as informações fornecidas pela televisão são verdadeiras? Por quê?

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

6ª etapa: Pesquisa

Inicie este momento já com uma atividade para auxiliar no desenvolvimento da escrita de seus alunos.

Aluna UCA

Para conceituar o significado do termo pesquisa, faça um ditado para sua classe. Professor, é preciso exercitar o dom da paciência, pois, como se trata de alunos do ensino fundamental inicial essa atividade pode demandar mais tempo, contudo, saiba que esse tempo está sendo investido e não perdido, pois, o ditado é um excelente recurso para  melhorar da escrita, pois ao fazer a tentativa de escrita o aluno vai pensar em como escrevê-la. Depois de realizar o ditado faça uma correção coletiva para que o próprio aluno faça a correção, assim ele vai perceber onde e o que precisa de correção.  Lembre-se de inserir o resultado do ditado na pasta portfólio.

Ditado: Pesquisa é o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador”. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisadores - equipe.

Imagem disponível em: http://blogdajor72.wordpress.com/page/27/- acesso em 12/09/2012.

Professor, esta etapa representa o auge da pesquisa. Momento favorável para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre as diferenças dos jogos antigo dos modernos. Adequado para responder alguns questionamentos feitos pelos alunos na problematização – 3ª etapa da pesquisa.

Para iniciar a tentativa de satisfazer as indagações de seus alunos, sugerimos exibir dois vídeos que demonstram como eram os jogos antigos. Você poderá utilizar um projetor multimídia conectado a internet para projetar os vídeos, ou grave-os em um pen drive ou DVD. Introduza os vídeos da seguinte maneira:

Após alguns anos, o Rio de Janeiro volta a sediar um evento esportivo a nível internacional: os Jogos Olímpicos modernos. Você deve estar se perguntando: porque o termo “moderno”? Vejamos se os vídeos conseguem nos responder satisfatoriamente.

Olimpiadas na Antiguidade 1 - vídeo

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ – acesso em 10/09/2012.

Olimpiadas na Antiguidade 2 - vídeo

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EJ2eaWbPo0Q – acesso em 10/09/2012.

Após a exibição dos vídeos, o intuito é que seus alunos tenham condições de responderem o porquê do termo “moderno”.  A resposta é simples: é porque os Jogos Olímpicos ocorrem a mais de dois mil anos e de lá para cá, grande parte de suas regras foi alterada, sendo algumas modalidades retiradas e outras inseridas.

Uma observação atenta aos vídeos possibilitará aos pesquisadores responderem outro questionamento feito por eles: Qual é a principal diferença entre os jogos praticados na Grécia antiga para os que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016?”  (Ana Lílian): nos Jogos Olímpicos antigos, a questão religiosa era indissociável do esporte, uma vez que os jogos eram dedicados aos deuses antigos e essa religiosidade não aparece nos dias atuais.

Falando em religiosidade, outro questionamento de outro pesquisador volta à tona: Na Grécia antiga existiam muitos deuses. Eles protegiam os atletas?” (Osvaldo). A próxima “tarefa” é responder essa pergunta.

As principais divindades gregas

Divindades gregas

Imagem disponível em: http://brunatiso.blogspot.com.br/2011/02/blog-post.html - acesso em 12/09/2012.

Professor, caso sua escola participe do projeto Um Computador por Aluno (UCA), solicite que eles, por meio de Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) acessem o sítio abaixo para que possam ler e conhecer a história de cada um dos 12 principais deuses da mitologia grega. Caso a escola não participe desse projeto, encaminhe-os para laboratório de informática da escola.

Divindades gregas

Imagem disponível em: http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2011/07/os-12-deuses-do-olimpo.html - acesso em 12/09/2012

Até aqui podemos perceber que os jogos eram para homenagear os deuses, porém, eles não agiam em favor dos atletas. Os atletas, no entanto, buscavam a perfeição para homenageá-los. O mais homenageado de todos os deuses era Zeus.

Professor, seus alunos estão caminhando bem na pesquisa. Já escolheram um tema e o delimitaram, já sabem como buscar as fontes bibliográficas, ouviram você falar sobre o tema e assistiram a dois vídeos motivacionais. É interessante que já comecem a trabalhar mais intensamente. Proponha um trabalho em grupo. Divida a sala em grupos de seis (6) alunos cada e solicite que eles leiam atentamente o material que foi selecionado para depois apresentá-lo à sala.

Veja o exemplo da apresentação de um dos grupos do 3º ano da Eseba, que trabalhou com este tema no Programa de Iniciação Científica Discente (PICD) da Eseba. (Obs.: Após revisão e orientações do professor da turma).

Tema: Os Jogos Olímpicos

Grupo 1: Ana Júlia, Ana Lílian, Lígian, Rudney, Osvaldo e Wendel.

1) Introdução:

História

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos. Em cada prova são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros colocados (nos esportes coletivos são contabilizadas apenas uma medalha por equipe no quadro de medalhas). Geralmente chamam-se os Jogos Olímpicos de Olimpíadas, mas originalmente a Olimpíada era o tempo decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Os primeiros Jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos há mais de 2.700 anos na Grécia Antiga. A competição era uma celebração de tributo aos deuses. O imperador Teodósio I terminou com os Jogos entre os anos de 393 e 394. Todas as referências pagãs da antiguidade deveriam ser interrompidas.

Quem foi o Barão de Coubertin?

Pierre de Frédy foi pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Pierre de Frédy ficou mais conhecido pelo seu título de Barão Pierre de Coubertin.

O Barão de Coubertin, tinha o sonho de reviver os Jogos Olímpicos. Em 1894 o Barão de Coubertin organizou um congresso internacional em 23 de Junho de 1894 na Sorbonne em Paris para criar o Comitê Olímpico Internacional (COI). Dois anos depois foram realizados os Jogos Olímpicos em Atenas na Grécia, a pátria dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Até a sua morte em 1937 em Genebra na Suíça o Barão de Coubertin era o presidente honorário do COI. Coubertin foi enterrado na sede do COI em Lausanne, mas o seu coração foi sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia.

Em quais cidades foram realizadas os Jogos Olímpicos de Verão?

Na Era Moderna foram realizados jogos 15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 será a primeira Olimpíada realizada na América do Sul. Veja abaixo a lista de todas as cidades que sediaram os Jogos Olímpicos

Todas as sedes dos Jogos Olímpicos de Verão

1896 - I Olimpíada - Atenas, Grécia
1900 - II Olimpíada - Paris, França
1904 - III Olimpíada - Saint Louis, Estados Unidos
1906 - Edição comemorativa - Atenas, Grécia
1908 - IV Olimpíada - Londres, Reino Unido
1912 - V Olimpíada - Estocolmo, Suécia
1916 - VI Olimpíada - Não realizada
1920 - VII Olimpíada - Antuérpia, Bélgica
1924 - VIII Olimpíada - Paris, França
1928 - IX Olimpíada - Amsterdã, Holanda
1932 - X Olimpíada - Los Angeles, Estados Unidos
1936 - XI Olimpíada - Berlim, Alemanha
1940 - XII Olimpíada - Não realizada
1944 - XIII Olimpíada - Não realizada
1948 - XIV Olimpíada - Londres, Reino Unido
1952 - XV Olimpíada - Helsínque, Finlândia
1956 - XVI Olimpíada - Melbourne, Austrália
1960 - XVII Olimpíada - Roma, Itália
1964 - XVIII Olimpíada - Tóquio, Japão
1968 - XIX Olimpíada - Cidade do México, México
1972 - XX Olimpíada - Munique, Alemanha Ocidental
1976 - XXI Olimpíada - Montreal, Canadá
1980 - XXII Olimpíada - Moscou, União Soviética
1984 - XXIII Olimpíada - Los Angeles, Estados Unidos
1988 - XXIV Olimpíada - Seul, Coreia do Sul
1992 - XXV Olimpíada - Barcelona, Espanha
1996 - XXVI Olimpíada - Atlanta, Estados Unidos
2000 - XXVII Olimpíada - Sydney, Austrália
2004 - XXVIII Olimpíada - Atenas, Grécia
2008 - XXIX Olimpíada - Pequim, China
2012 - XXX Olimpíada - Londres, Reino Unido
2016 - XXXI Olimpíada - Rio de Janeiro, Brasil.

2) Curiosidades:

2.1) O que significa a bandeira dos Jogos Olímpicos?

 Anéis olímpicos colorido

O Barão de Coubertin idealizou a bandeira olímpica em 1913 e a apresentou no congresso olímpico de 1914 em Alexandria (Grécia). A bandeira olímpica estreou nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920. A mesma bandeira foi usada até 1984 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Nas olimpíadas de Seul foi confeccionada uma nova bandeira. A bandeira deve ficar guardada no corredor da cidade anfitriã até os próximos Jogos Olímpicos.

A bandeira branca com os cinco anéis entrelaçados representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, America) e as cinco cores que podem compor todas as bandeiras do mundo.

Informações disponíveis em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-olimpico.php - acesso em 10/09/2012.

2.2) A coroa de louros

Coroa de louros

Imagem disponível em: http://www.floresepresentesonline.com.br/arranjo-de-flores.htm - acesso em 12/09/2012.

A planta representava a vitória na Grécia e na Roma antigas. A origem do símbolo está na mitologia comum a ambas as culturas. Segundo ela, o deus Apolo teria se apaixonado pela linda ninfa Dafne, mas ela não nutria o mesmo sentimento por ele e fugiu para as montanhas, tentando escapar da sua perseguição. Dafne acabou pedindo proteção a seu pai, o deus Peneio, que optou por transformá-la num loureiro: foi assim que a ninfa venceu Apolo. "Por isso, os vencedores de qualquer tipo de competição eram coroados com folhas dessa planta. Entre os romanos, quando um comandante ganhava uma batalha, também enviava para o Senado um pergaminho envolto em folhas de louro, informando o ocorrido".

Texto disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-herois-gregos-e-romanos-usavam-coroa-de-louros - acesso em 12/09/2012.

2.3) A medalha

Medalha olimpica

Imagem disponível em: http://www.abrilemlondres.com.br/693/jogos-em-londres/medalhas-olimpicas-ficarao-guardadas-nos-cofres-da-torre-de-londres - acesso em 12/09/2012.

2.4) A Tocha

Tocha olimpica

Imagem disponível em: http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/07/atividades-sobre-tocha-olimpica-parte-4.html - acesso em 12/09/2012.

Atualmente, somente a medalha e a coroa de louros não são suficientes para os atletas, uma vez que nos dias de hoje não existe vínculo esportivo com os deuses do Monte Olimpo. Nenhum atleta se esforça para agradar a deus algum. Ao contrário, eles são profissionais, ou seja, vivem literalmente do suor de seus rostos. Assim, as vitórias – para além das medalhas – vêm acompanhadas de uma razoável quantia em dinheiro.  

1-    Complete as lacunas de acordo com seus dados pessoais, suas preferências e seu símbolo olímpico preferido.

 

Meu nome é ____________________ e tenho ____________ anos. Eu gosto de praticar esportes e se eu fosse para os Jogos Olímpicos representar meu país, o _________________ na modalidade______________________ e ganhasse a competição, se tivesse que escolher um prêmio eu escolheria _____________________. Com certeza eu ficaria mais quente do que o fogo da _____________________ olímpica.

 

 

Professor, conduza o trabalho para que os alunos busquem as informações em diferentes fontes de pesquisa, como os mapas. Para isso, se a sua escola participa do projeto Um Computador por Aluno (UCA), solicite, utilizem o Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) e acessem os sítios abaixo. Mas, se a sua escola não faz parte deste programa, os alunos poderão utilizar os computadores no laboratório de informática.

3) “Do início ao fim” – Localização geográfica da Grécia e do Rio de Janeiro.

Mapa do “berço dos Jogos Olímpicos”: Grécia

Grecia - mapa

Imagem disponível em: http://www.guiageo-grecia.com/mapas.htm – acesso em 10/09/2012

Mapa do próximo país sede dos Jogos Olímpicos: Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - mapa

Imagem disponível em: http://www.mapas-rio.com/mapa-brasil.htm – acesso em 10/09/2012

Professor, o exemplo acima nos demonstrou explicitamente que o grupo optou por utilizar a internet como fonte de pesquisa. Sugira e oriente também, que utilizem de várias fontes de pesquisa para melhor enriquecer a pesquisa. Veja a seguir a sugestão de um texto para enriquecer a pesquisa.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy. Nela participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. Na era moderna, a tocha é acesa antes das Olimpíadas, em Olímpia, na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a tocha é acesa pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. A tocha passa por um revezamento desde Olímpia até o local das Olimpíadas. Embora a maior parte do tempo seja levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas.

Texto disponível em: http://www.araraquara.com/tribuninha/geral/2012/07/29/jogos-olimpicos-da-grecia-antiga-a-londres.html - acesso em 12/09/2012.

7ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, você também deve realizar os seus registro durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliá-los ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos uma pesquisa é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar da importância da socialização dos resultados. Algumas sugestões de atividades para este momento são:

a) A realização de uma olimpíada com os alunos da sala. Nesta competição, deve contemplar tanto esportes individuais (atletismo, tênis de mesa, tênis etc. – conforme a disposição e recursos da escola), quanto esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete etc.). Nos esportes coletivos, os times devem ser mistos, ou seja, meninos e meninas no mesmo time. Tudo deve ser registrado com fotos e/ou filmagens feitas pelo seu laptop UCA, mas caso a escola não participe do projeto, as imagens deverão ser registradas pela câmera da escola. 

b) a criação de um blog sobre as Olimpíadas.  Nesse blog, os alunos postarão:

- as fotos das competições olímpicas da sala;

- Todas as fotos e filmagens que foram registradas durante a pesquisa;

- A história das Olimpíadas e seu “nascimento” na Grécia antiga;

- Quais as diferenças existentes entre as olimpíadas antigas e as olimpíadas modernas;

- Um breve histórico sobre a relação dos deuses gregos com as olimpíadas.

No Portal do professor vocês encontrão um recurso que lhes ajudarão na criação deste blog. Além de promover o intercâmbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa também possibilita o intercâmbio com alunos de outras escolas. Para isso você pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos usando a internet".

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco - http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

Jogos Olímpicos na Antiguidade - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210

Jogos Olímpicos - http://cidmarcus.blogspot.com.br/2011/08/os-jogos-olimpicos-e-hercules.html

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=55

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e conheceram um pouco das diferenças existentes entre os Jogos Olímpicos gregos para os atuais.

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Opiniones

  • Geraldo Cemin, E.E.B. Anibal Nunes Pires , Santa Catarina - dijo:
    geraldocemin@gmail.com

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito bom o trabalho pois ele permite ampliar o reduzir o processo conforme a necessidade e o tempo disponível. Vou tentar aplicar com os alunos com o foco principal na pesquisa e produção textual. Acho que vai dar certo. muito obrigado pelas dicas. informo que essa é uma aula de estágio que vou realizar nessa escola, sendo uma boa oportunidade para que eu possa avaliar as minhas possibilidades também, além da dos alunos.


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