Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esporte e Cidadania

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como a prática de esportes pode colaborar para o desenvolvimento da cidadania.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de Cidadania.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

undefined

ESPORTE E CIDADANIA. Disponível em:http://www2.camara.gov.br/fiquePorDentro/temasanteriores/esporte_e_cidadania/top_menu.jpg acessada em 21/09/2009.

Esporte e cidadania é um assunto de grande importância para a formação de todos, visto que devemos aprender a ser cidadãos e compreender o nosso papel na sociedade.

A prática esportiva inspira respeito ao próximo, construindo conceitos de cidadania, com regras bem definidas, tais como: respeitar e ser respeitado.

Professor, questione seus alunos sobre os relacionamentos humanos que eles tem presenciado nos esportes. Questione sobre os valores morais e éticos estimulados nas atividades e competições esportivas.

 
PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

GLOBO.COM Disponível em: http://verdesmares.globo.com/recursos/news/imgs/%7B5D7135CB-A6AD-4BD2-BE97-653CCF31185B%7D_logo390.jpg acessada em 21/09/2009

O que é ser cidadão?

Por que os conceitos de cidadania devem ser construídos desde a infância?

Esporte e cidadania realmente tem alguma relação?

Como cidadania e esporte podem estar ligados?

Estes são bons pontos para motivar os alunos neste momento de estabelecimento de dúvidas e curiosidades.

O professor poderá ir anotando no quadro negro as demais questões elaboradas pelos alunos.

É importante combinar com a turma o que será discutido sobre o tema, além da proposta apresentada para esta aula.

Os jovens gostam de colocar seu corpo e energia em movimento, participar de competições e, acima de tudo, tem objetivos bem definidos em sua vida, passa a ter atitude otimista, esperançosa em relação ao futuro, aumenta sua autoconfiança e provavelmente se manterá afastado da violência, das drogas e simultaneamente da criminalidade, se envolvido em atividades esportivas. Pode-se dizer que o esporte é a mão amiga, que levou ao caminho da cidadania. O primeiro passo para que se respeite o outro é aprender a respeitar a si mesmo e o esporte tem esse poder.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Questione seus alunos sobre o que cada um entende por ser cidadão. Através das respostas dadas direcione para que se possa chegar num conceito de cidadania, aponte caminhos para que possam enxergar que o esporte tem a capacidade de formar cidadãos descentes e honrados, dentro de uma comunidade. Use este momento para citar nomes de pessoas que se tornaram conhecidas através do esporte.

Alguns exemplos:

- Claudinei Quirino da Silva (atletismo): filho de paisi pobres, morou em um orfanato até os dezessete anos. Antes de ser descoberto por um técnico de atletismo quase caiu na marginalidade, mas graças ao esporte tornou-se um dos maiores velocistas brasileiros de todos os tempos.

- Ronaldo Luís Nazário de Lima (futebol) : teve uma infância pobre, apaixonado por futebol. Aos quatorze anos, teve seu passe comprado pelos empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta por US$ 7.500.

Oriente os alunos para que cada um realize a produção de um texto que fale o que cada um entende por ser cidadão, o que é cidadania.

Após a realização de debate e formação de conceitos pelos alunos, o professor juntamente com a turma , utilizando os textos produzidos poderão realizar a produção de uma peça teatral, onde o tema principal deverá ser a influência que o esporte tem sobre a formação da cidadania.

O recurso a seguir apresenta entrevista com jogador Paulão, onde este relata sua vida esportiva, iniciada na escola e discute sobre a importância do esporte na formação do cidadão.

Cidadania em construção [Esporte na escola]

PORTAL DO PROFESSOR. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18383/cidadania_construcao_esporte_escola.wmv acessada em 08/08/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

          • Quais são nossos verdadeiros direitos e deveres quanto à prática esportiva?
          • Como o esporte interage com a cidadania?
          • Como o esporte e a escola contribuem para a cidadania?

Realize um debate sobre o conceito de CIDADANIA

1. Questione seus alunos sobre o que cada um entende por ser cidadão. Através das respostas dadas direcione para que se possa chegar num conceito de cidadania, aponte caminhos para que possam enxergar que o esporte tem a capacidade de formar cidadãos descentes e honrados dentro de uma comunidade. Use este momento para citar nomes de pessoas que se tornaram conhecidas através do esporte.

2. Após a realização de debate e formação de conceitos pelos alunos, o professor juntamente com a turma utilizando os textos produzidos pelos alunos poderá realizar a produção de uma peça teatral  onde o tema principal deverá ser a influência que o esporte tem sobre a formação da cidadania.

A peça poderá ser apresentada somente na sala ou para toda a escola (ficando a critério do professor e desenvoltura dos alunos).

CATARSE

Quando falamos em cidadania pensamos na sociedade onde vivemos, o que as pessoas estão fazendo para colaborar com os que estão a sua volta, qual sua parcela de colaboração na formação de cidadãos conscientes e responsáveis e como a prática esportiva pode colaborar com tudo isso.

Todo cidadão tem direito à habitação, educação, alimentação e a prática de esportes entre outras coisas.

A prática de esportes é um direito assegurado pela Constituição, essa prática esport iva consegue contribuir para a formação de cidadãos conscientes.

Num segundo momento, os alunos realizarão uma produção de texto sobre: como o esporte pode contribuir para a formação da cidadania, o professor poderá criar um mural e anexar os textos no pátio da escola para que outros alunos tenham acesso aos mesmos. Após exposição poderá catalogar em uma pasta e disponibilizar na biblioteca da escola.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Observe o progresso dos conceitos adquiridos pelos alunos através da produção de textos, uma outra possibilidade seria a confecção de cartazes que demonstrem a ligação entre o esporte e a cidadania.

Atividade

SALVE-SE COM UM ABRAÇO

undefined

LORILINDA.ZIP.NET Disponível em: http://lorilinda.zip.net/images/abraco.jpg acessada em 25/09/2009.

Através desta atividade entre outras coisas trabalhamos cooperação, integração e afetividade fatores primordiais da cidadania.

  • Pode ser realizado em qualquer espaço.
  • Funciona como pega-pega sem pique, neste caso o pique será o abraço.
  • Escolher um aluno para ser o pegador.
  • Os outros se espalham num espaço pré-determinado.
  • O pegador tenta pegar, os outros se protegem com um abraço.
  • Quando alguém for pego passa a ser o pegador.
  • A brincadeira termina quando acabar o tempo.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidadania em construção [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

SHVOONG. http://pt.shvoong.com/humanitus/1669875-esporte-cidadania-brasil/ acessado em 08/08/2009. Texto que fala sobre o esporte e a cidadania no Brasil.

Avaliação

Avaliação será realizada através das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos feitos pelo professor e através da participação dos alunos durante as atividades. Podendo também utilizar as produções dos alunos como forma de avaliação e participação na construção do texto e apresentação do teatro.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.