04/11/2008
José Eduardo Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Desenvolvimento da atividade
1ª Aula: Motivação / Introdução (15 min)
Nessa aula iremos tentar perceber a relação da força aplicada em um móvel com o seu estado de movimento. Para isso iremos recorrer ao espaço, um local onde as forças dissipativas praticamente não existam. O princípio de deslocamento de um foguete se deve à reação da força de ejeção dos gases expelidos. Essa força de reação causa uma variação na quantidade de movimento do móvel que se manifesta em uma variação de velocidade.
Nessa aula tentaremos estudar essas relações usando como exemplo um movimento de acoplagem de um ônibus espacial em uma estação espacial. Consideraremos que a altitude de ambos seja inicialmente a mesma.
Na sala de informática (30 min.)
Empregando o Objeto de Aprendizagem de nome: “Acoplamento do ônibus espacial” (logo abaixo). O aluno poderá perceber que há uma relação direta do tempo de acionamento dos foguetes com a velocidade do ônibus. A velocidade poderá ser determinada, pois a simulação fornece indiretamente esse dado. Peça para que o aluno observe os seguintes parâmetros quando interagir com a simulação:
* Força
* Tempo
* Velocidade
Acoplamento do ônibus espacial
Dos três parâmetros apresentados o tempo de acionamento é o único que pode ser alterado, pois a força aplicada pelos foguetes é um dado fixo. Perceba que a alteração do tempo de acionamento se manifesta de forma clara na alteração da velocidade do móvel.
As expressões 01 e 02, a seguir, representam respectivamente a Quantidade de movimento e o Impulso que combinadas nos fornecem expressão 03 que vincula a Força e o tempo de atuação à variação de velocidade de uma massa aproximadamente constante.
Tente estimular os alunos a encontrarem essa expressão e testa-la no O.A. Perceba que os valores da força e da massa não precisam necessariamente ser conhecidos para comprovar essa relação linear de pr oporcionalidade entre a velocidade final e o tempo de acionamento dos foguetes.
Avaliação:
O aluno será avaliado através das respostas do relatório em anexo.
Nome | Tipo |
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Acoplamento do ônibus espacial | Animação/simulação |
Três estrelas 1 calificaciones
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24/01/2013
Três estrelasTrata-se de uma boa proposta para aula, eu parabenizo. Só acrescento a importânica em usar gráficos neste trabalho.