09/11/2012
Emmanuel e Vera
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
· Inserir alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos na linguagem das tecnologias da informação e comunicação;
· Envolver os alunos ao uso do computador para desenvolver a leitura e a escrita;
· Descobrir a importância do computador como meio de aprendizagem;
· Compreender a tecnologia como uma ferramenta que proporciona novas formas de apropriação do conhecimento.
· · O professor inicia as atividades promovendo um debate sobre as diversas exclusões observadas na sociedade: exclusão social, sexual, racial, portadores de deficiências;
· Após a discussão instigar os alunos se na comunidade onde vivem observam alguma forma de inclusão;
· Falar sobre a importância da leitura, da escrita e do conhecimento tecnológico no mundo atual para o exercício da cidadania e para a inserção no meio social e para o mercado de trabalho;
· Instigar os alunos sobre a importância do conhecimento digital no mundo do trabalho: - Vocês acreditam que para conseguir emprego é mais fácil para as pessoas que dominam a leitura, a escrita e matemática?
· O conhecimento nas novas tecnologias influencia para uma melhor interação na sociedade?
· Após os questionamentos o professor entrega a cada aluno (a) uma folha de papel e propõe que cada um escreva uma palavra, qualquer palavra, essa atividade terá continuidade na aula seguinte como dinâmica de socialização dos conhecimentos.
As aulas serão organizadas de forma a atender as necessidades dos alunos, tanto de aprendizagem quanto de disponibilidade de tempo; Aula expositiva;
o Computador
o Textos
o Máquina fotográfica
o Projetor de Multimídia
o Vídeos
o Revistas
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez. p. 89-102, 1996.
FREIRE, Paulo.A Educação na cidade. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 1995.
______ . Educação e mudança. GADOTTI, Moacir; MARTIN, Lílian Lopes. (trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______ . Educação e Mudança. 14. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. Coleção Educação e Comunicação.
______ . Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
______ . Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1988.
MERCADO (org.), Luís Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática. Maceió; EDUFAL, p.18, 2002.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
A avaliação acontecerá ao longo do processo, o professor deverá observar se os alunos e as alunas conseguem dominar a ferramenta sem medo de usar, conscientizando-se que é importante e necessária a inclusão digital.
No processo de desenvolvimento das oficinas foi possível observar dois campos:
Campo positivo: na aplicação e execução do projeto observou-se a satisfação dos educandos com a proposta de trabalho, o entusiasmo para fazer uso do computador, o que proporcionou refletirem sobre a importância e a necessidade da aquisição de novos conhecimentos, novas formas de aprender a ler e escrever, novas habilidades e atitudes diante de uma nova ferramenta de ensino capaz de possibilitar uma aprendizagem significativa e de forma prazerosa.
Campo negativo: quanto ao uso do computador, encontramos algumas dificuldades na apropriação de tal veículo de conhecimento, tais como o fato de a escola não dispor de um laboratório de informática. Dessa forma, as atividades foram executadas apenas com dois computadores de propriedade dos professores, uma motivação para que os educandos participassem de fato da proposta de trabalho.
Contudo existe um esforço por parte dos professores em desenvolver e executar projetos pedagógicos que possibilite uma nova visão aos alunos da educação de jovens e adultos, permitindo que eles sejam capazes de usar com racionalidade a tecnologia, voltando-a a seu favor, considerando que na EJA as possibilidades de aproveitar as experiências daqueles que tem uma história de vida é fundamental para o pleno desenvolvimento de sua cidadania.
Os jovens e adultos quando entram na educação formal, tem certas prioridades e urgências em aprender e fortalecer os conhecimentos prévios. Observa-se a necessidade de utilizar recursos que acelere seu aprendizado de maneira que os alunos adultos sintam-se motivados e não desanimem no processo, mas perceba que seu objetivo está sendo atingido rápido e continuamente.
É importante despertar a consciência crítica/reflexiva desses alunos enquanto agentes de transformação social, assumindo a percepção de mudança do mundo, partindo para a prática consciente de seu papel no meio social (FREIRE, 1997). Considera-se, que a utilização do computador como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita é uma excelente estratégia para garantir a permanência do aluno na escola e possibilitar uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Três estrelas 3 calificaciones
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23/11/2012
Três estrelasGostei muito de suas aulas . porque a concientização não é somente para os alunos mais também paras os educadores em querer buscar novos conhrcimentos para uma aprendizagem significativa e conciente de ter proprcionado para meu aluno algo melhor e prazeroso.
12/11/2012
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante.Aproveitarei a ideia para usar nas turmas que leciono.
12/11/2012
Quatro estrelasNota 10, gostei muito.Parabéns!!!