10/12/2012
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
1. Observar e comentar características de cada personagem de Mauricío de Souza.
2. Fazer releitura de todos os personagem em especial e/ou a escolha a partir da observação da imagem;
3. Observar e criar os diferentes tipos de balões, letreiros e novos personagens(na STE) e onomatopéias;
4. Criar uma história em quadrinho usando o sofware educativo Hágaquê;
5. Apreciar textos em quadrinhos;
6. Diferenciar tipos de linguagem;
7. Aguçar o visual e o auditivo através do diferentes tipos de apreciação das histórias.
Conhecendo Personagens de História em Quadrinhos – Suas características... (Mauricío de Souza)
Leitura de histórias
Tipos de Letreiro
Balões
Onomatopéias
Leitura e Releitura da capa
1º momento- 2 aulas de 1 hora cada uma.
N a sala de aula , o professor deverá trazer diferentes gibis , onde apresentará aos alunos o gênero textual: história em quadrinhos, além de apresentar os personagens da Turma da Mônica e as características de cada um . Logo após os alunos deverão escrever quais são os seus personagens favoritos e o que gostam mais em um gibi.
Apresentar vídeos do Youtube da turma da Mônica.
sugestões: Chico Bento: Na roça é diferente
LINK:http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
.O Sumiço de todas as mães
LINK-http://www.youtube.com/watch?v=fnMxdGEGm54
-Turma da Mônica: Boas Maneiras
LINK:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
-Turma da Mônica: Mingau com Chuva
LINK:http://www.youtube.com/watch?v=OfAhZGdAcV8
2 º MOMENTO 2 AULAS DE 1 HORA CADA AULA
O professor realizará uma apresentação em forma de slides, mostrando as etapas para a criação de uma história em quadrinho, e os tipos de balões utilizados em uma história em quadrinhos.
Sugestão :
Etapas de criação de uma história em Quadrinhos
¢ Personagens :
São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
¢ Cenários
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu).
Balões
¢ Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
¢ FONTE: http://aartedeensinarblog.blogspot.com.br/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html
Fonte-http://criandohqs.blogspot.com.br/2011/12/baloes-nos-quadrinhos.html
Fonte:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.html
FONTE:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.htm
3º Momento- 2 AULAS DE 1 HORA CADA UMA.
Os alunos irão até a STE (Sala de Tecnologia Educacional), onde o professor apresentará os recursos do software educativo Hagáquê. Onde cada aluno deverá produzir sua história em quadrinho.
Fonte: http://hagaques.blogspot.com.br/2007/05/hagqu-construo-de-quadrinhos.html
Link para dowload Hágaquê: http://www.hagaque.cjb.net/Download Hagáquê
Tutorial Hágaquê: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/
4º momento - 2 aulas de 1 hora cada uma.
O professor deverá, depois de corrigida cada história, imprimir o resultado dos quadrinhos produzidos e elaborar na sala de aula, com ajuda dos alunos, uma exposição de todas as histórias produzidas incentivando a leitura e a criatividade.
Data show, Papel sulfite e lápis de cor, cadernos,Gibi, DVD.
SOFTWARE Hágaquê.
LINKS INTERESSANTES:
“Histórico de Mauricio de Souza”, disponível em:
http://www.monica.com.br/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadasv2.aspx?&bn=1
LINKS DE VÍDEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
http://www.youtube.com/watch?v=fnMxdGEGm54
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2015
Cinco estrelasAula muito bem elaborada! Parabéns pelo roteiro.
16/05/2014
Cinco estrelasParabéns, atividade muito bem elaborada, de fácil compreensão e aplicação.
07/01/2013
Cinco estrelasAdorei a forma que essa aula foi elaborada. Está de maneira clara e fácil de trabalhar. Parabens
13/12/2012
Cinco estrelasparabens gostei bastante é uma metodologia em atingi uma clientela que a maioria conhece as histórias em quadrinhos, como trabalho na educação para o trânsito vou adaptar na educãção infantil. ABRAÇOS