Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HABITAT - lugar com certas características que permite a vida de animais.

 

16/09/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos que compõe o ambiente natural e estabelecer relações entre os animais e o ambiente; planejar uma maquete com o conhecimento adquirido em aulas anteriores.

Duração das atividades
As atividades da aula serão realizadas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As relações dos animais com o ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Construir uma maquete com o habitat de animais.

Material

Cola comum e de isopor, uma folha de isopor, cartolina de uma face (cor escolhida pelas crianças), papel crepom,  lápis de cera de diferentes cores,pedrinhas, folhas secas, capim seco, palito de churrasco, protótipo de animais (miniaturas).

1º momento - O professor faz o planejamento prévio com as crianças e combina o que deve representar na maquete do habitat dos animais:
a)  o meio físico e os elementos da natureza;
b) os seres vivos que se relacionam nesse lugar;
c) os animais.

2º momento - o professsor divide as tarefas entre as crianças para a construção da maquete e trabalha de forma cooperativa. Os alunos  se organizam em diferentes grupos para:

a) desenhar os troncos das árvores;
b) recortar com a tesoura os desenhos dos troncos das árvores;
c) desenhar os lagos e recortá-los;

 d) procurar pedrinhas, folhas secas, capim seco;

e) amassar o papel crepom para representar as folhas das árvores;

f) montar as árvores;

g) colocar um palito de churrasco no centro de cada  tronco e fixá-lo no isopor;

h) distribuir os elementos representativos para compor a maquete.

2º momento - As crianças expõem a maquete e explicam para os visitantes o que fizeram e quais as relações que estão representadas na maquete:

a) relações de alimentação;

b) relações de interação entre os animais, as plantas, os lagos, a luz, o calor, o ar;

c) relações de reprodução.

Obs. As explicações das crianças se desenvolvem de um modo bem peculiar, com um nível de linguagem infantil, de acordo com o sentido atribuido por elas aos elementos que compõe um ecossistema.

Avaliação

As crianças serão avaliadas em suas habilidades de coordenação motora fina, de organização das idéias, de argumentação, de orientação espacial e o conhecimento sobre animais e o seu habitat.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.