16/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar os elementos que compõe o ambiente natural e estabelecer relações entre os animais e o ambiente; planejar uma maquete com o conhecimento adquirido em aulas anteriores.
As relações dos animais com o ambiente.
Atividade – Construir uma maquete com o habitat de animais.
Material
Cola comum e de isopor, uma folha de isopor, cartolina de uma face (cor escolhida pelas crianças), papel crepom, lápis de cera de diferentes cores,pedrinhas, folhas secas, capim seco, palito de churrasco, protótipo de animais (miniaturas).
1º momento - O professor faz o planejamento prévio com as crianças e combina o que deve representar na maquete do habitat dos animais:
a) o meio físico e os elementos da natureza;
b) os seres vivos que se relacionam nesse lugar;
c) os animais.
2º momento - o professsor divide as tarefas entre as crianças para a construção da maquete e trabalha de forma cooperativa. Os alunos se organizam em diferentes grupos para:
a) desenhar os troncos das árvores;
b) recortar com a tesoura os desenhos dos troncos das árvores;
c) desenhar os lagos e recortá-los;
d) procurar pedrinhas, folhas secas, capim seco;
e) amassar o papel crepom para representar as folhas das árvores;
f) montar as árvores;
g) colocar um palito de churrasco no centro de cada tronco e fixá-lo no isopor;
h) distribuir os elementos representativos para compor a maquete.
2º momento - As crianças expõem a maquete e explicam para os visitantes o que fizeram e quais as relações que estão representadas na maquete:
a) relações de alimentação;
b) relações de interação entre os animais, as plantas, os lagos, a luz, o calor, o ar;
c) relações de reprodução.
Obs. As explicações das crianças se desenvolvem de um modo bem peculiar, com um nível de linguagem infantil, de acordo com o sentido atribuido por elas aos elementos que compõe um ecossistema.
As crianças serão avaliadas em suas habilidades de coordenação motora fina, de organização das idéias, de argumentação, de orientação espacial e o conhecimento sobre animais e o seu habitat.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2010
Quatro estrelasNaminha opinião foi muito bom a prendir muitas coisas os professes são ótimos