03/12/2012
Luciane Mara Cardoso Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
• Conceituar substâncias orgânicas e inorgânicas;
• Identificar as características das substâncias poluentes;
• Relacionar os impactos no meio ambiente, na saúde e na economia às suas respectivas atividades poluidoras.
• Elementos químicos;
• Fórmula molecular;
• Ligações químicas;
• Funções químicas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados lápis, papéis para anotações e computadores com a animação É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes.
Introdução
O professor deverá questionar os alunos da seguinte forma: “Você utiliza algum produto químico em seu cotidiano? Qual ou quais? Esse produto lhe traz benefícios ou malefícios? De que forma?”.
Em seguida, os alunos irão assistir ao vídeo É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes. Esse vídeo, que tem duração de 12 minutos e 12 segundos, apresenta o conceito e exemplos de substâncias orgânicas, inorgânicas e poluentes, assim como formas de contaminação e poluição. O objeto educacional está disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18475.
Pesquisa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet a respeito de alguns temas apresentados no vídeo, com o intuito de facilitar a compreensão acerca da temática abordada nesta atividade. Dessa forma, o professor dividirá a turma em duplas, para as quais ele deverá distribuir os temas entre os pares, mesmo que haja repetições. Abaixo são apresentados os temas sugeridos:
• Substâncias Orgânicas
• Substâncias Inorgânicas
• Fotossíntese
• Efeito estufa
• Chuva ácida
Seguem algumas sugestões de sites para a pesquisa:
- http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm;
- http://www.zun.com.br/substancias-organicas-e-inorganicas-dos-seres-vivos/;
- http://www.infoescola.com/biologia/fotossintese/
- http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/processo-fotossintese.asp;
- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php;
- http://www.brasilescola.com/biologia/fotossintese.htm;
- http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm;
- http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/;
- http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/efeito-estufa.htm;
- http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/;
- http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm;
- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida.
(Todos os sites foram acessados em 08/10/2012)
Logo após a pesquisa, o professor deverá pedir aos alunos que exponham a sua pesquisa com o objetivo de socializar as diversas informações e compreensões das duplas.
Após a visualização do recurso e a pesquisa na internet, o professor deverá organizar um jogo virtual que será realizado através da rede social Facebook.
Instruções do jogo
Preparação para o jogo: O professor deverá checar se todos os alunos possuem email e conta no Facebook, em caso negativo, deverá orientar a criação de ambos. Em seguida, professor e alunos deverão criar um grupo no Facebook. No campo “Recursos Complementares”, encontra-se um tutorial sobre a criação do grupo na rede social.
Observação: de acordo com a realidade local o professor acordará com os alunos quais os espaços em que estes poderão desenvolver as etapas do jogo.
1º passo: O docente dividirá a turma em quatro ou mais equipes que deverão elaborar cinco perguntas acerca do conteúdo do vídeo (os alunos poderão visualizar novamente o vídeo para elaborar as perguntas).
2º passo: A equipe 1 deverá postar a 1ª pergunta e a equipe 2 tentará responder. O professor deverá estabelecer um tempo máximo para que a equipe poste a resposta. Se a equipe 2 responder corretamente, ganhará 30 pontos. Caso esta não respeite o tempo limite, ou a resposta esteja incorreta, a equipe 3 deverá ser convocada para responder. Entretanto, a pergunta passará para a equipe 3 valendo apenas 20 pontos. Sempre que uma equipe não responder a tempo ou errar a resposta, a pergunta será repassada para a equipe seguinte valendo menos pontos. Caso nenhuma equipe consiga responder corretamente, o professor deverá recomeçar e propor a equipe seguinte uma nova pergunta.
3º passo: A equipe 2 postará a sua 1ª pergunta para a equipe 3 responder. Caso não responda, a pergunta será repassada.
Fim do jogo: O jogo terminará quando cada equipe realizar as três perguntas. Como foi proposto que os alunos elaborassem 5 perguntas, as duas restantes serão consideradas como reserva, caso ocorra alguma repetição de perguntas.
O professor deverá controlar a pontuação de cada equipe e julgar as respostas para que seja eleito a vencedora.
Observações:
1. As equipes deverão reunir-se para elaborar e responder as perguntas do jogo. Para isso, sugere-se que os alunos conversem através do bate-papo da rede social. Para cada pergunta e resposta, um representante do grupo deverá ser responsável pela postagem, mas a escolha do representante deverá ser alternada;
2. As perguntas deverão ser entregues ao professor antes do início do jogo (antes até mesmo de serem postadas no facebook), será nesse momento que o docente verificará a repetição de perguntas;
3. Se as equipes não conseguirem responder corretamente, o professor anunciará o fim da rodada e pedirá que seja feita uma nova pergunta.
Depois do jogo...
Na sala de aula, o professor deverá formalizar o conteúdo desta atividade relembrando principalmente as respostas incorretas e, juntamente com os alunos, respondendo-as, agora, de forma correta. Após a correção das questões, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Foi importante estudar as substâncias orgânicas e inorgânicas?” e “Por quê?”.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para a realização desta atividade, será necessário um projetor data-show, computadores com acesso à internet e as seguintes animações: Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS
A animação Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica apresenta situações de emissão de poluentes atmosféricos e seus efeitos na saúde humana. Já Smog fotoquímico - Poluição atmosférica apresenta os conceitos de smog e inversão térmica, a diferença entre o smog industrial e o fotoquímico, assim como as consequências desses fenômenos.
Os objetos estão disponíveis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, através dos respectivos links:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431
Após realizar o download dessas animações, o usuário deverá extrair o arquivo para o seu computador, em seguida, abrir o arquivo denominado “objeto”. Desta vez, o arquivo para ser escolhido será o que apresentar o símbolo do navegador de internet. (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome.
Observação: para que as animações sejam executadas, são necessários o software Flash player e um navegador de internet (sem necessariamente ter acesso à internet).
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
1º Momento (Laboratório de Informática Educativa)
Para iniciar esta atividade, o professor deverá anunciar o seguinte título de uma notícia:
Diminuição da poluição do ar causa benefícios imediatos
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/diminuicao-da-poluicao-do-ar-causa-beneficios-imediatos-30052012-32.shl Acesso: 22/06/2012
Em seguida, o docente deverá propor o seguinte questionamento aos alunos: “A poluição do ar pode trazer quais danos para a saúde humana?”
Após essa introdução, os alunos irão visualizar as animações Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica.
Em seguida, formarão duplas ou trios, nos quais cada grupo ficará com uma substância poluente para realizar uma pesquisa. Os compostos são: monóxido de carbono, benzeno, butano, metano, xileno, propano, ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e dióxido de carbono. Abaixo é apresentado o roteiro de pesquisa que os alunos deverão seguir:
• Identificação dos elementos químicos;
• Fórmula molecular;
• Tipos de ligações químicas;
• Função química pertencente (Classificação);
• Toxicidade;
• Atividades em que são utilizados e produzidos;
• Vantagens e desvantagens de utilização;
• Destino após emissão.
Sugestões de sites:
1) http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Benzeno/benzeno.htm Acesso: 29/02/12
2) http://educacao.uol.com.br/quimica/metano-fontes-de-metano-combustao-e-aquecimento-global.jhtm Acesso: 29/02/12
3) http://www.gamagases.com.br/propriedades_propano.htm Acesso: 29/02/12
4) http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm Acesso:29/02/12
5) http://www.gamagases.com.br/propriedades_metano.htm Acesso: 24/09/2012
6) http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_polinorg.html Acesso: 29/02/12
7) http://www.eco-usa.net/toxics/quimicos-p/benzeno.shtml Acesso: 24/09/2012
8) http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ozonio/ozonio.php Acesso: 24/09/2012
9) http://www.lindegas.com.br/international/web/lg/br/likelgbr.nsf/repositorybyalias/pdf_msds_c/$file/Carbon%20Monoxide.pdf Acesso: 24/09/2012
10) http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/conteudo/relInvestidores/fispq/docs/FISPQ%20-%20DI%C3%93XIDO%20DE%20ENXOFRE%20(SO2).pdf Acesso: 24/09/2012
Após a pesquisa, é importante que o professor reserve um momento para os alunos tirarem dúvidas sobre o que encontraram. Desse modo, sugere-se que os discentes anotem em um papel o que não compreenderam bem em sua pesquisa, e em seguida, o professor sorteará cada uma das perguntas, às quais, inicialmente, qualquer aluno, a partir da curiosidade por pesquisar sobre o composto ou mesmo por conhecimentos prévios sobre o assunto, poderá responder. Caso isso não aconteça, o professor deverá explicar o que gerou dúvidas na pesquisa proposta.
2º Momento (Extraclasse)
Os grupos irão produzir uma revista online na qual será apresentado o conteúdo pesquisado no momento anterior através dos seguintes gêneros textuais: artigo de opinião, editorial, reportagem, entrevista e propaganda. O professor poderá distribuir revistas ou solicitar o auxílio do professor de produção textual para orientar os alunos na elaboração dos textos que irão compor a referida revista online. Em “Recursos complementares” são apresentadas sugestões de sites para auxiliar essa produção.
Observações:
1. O professor deverá definir qual dos gêneros se repetirá para que cada grupo produza o seu texto;
2. A capa e o índice da revista deverão ser construídos coletivamente.
Para a produção da revista, os alunos irão utilizar o programa editor de texto disponível no LIE. Ao fim da elaboração, o professor deverá reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, através do qual a revista será estruturada.
Instruções de uso do site “Calaméo”
1. Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orientações de criação de conta;
2. Entrar na conta do Calaméo;
3. Clicar nas opções: “Criar uma publicação” e “Carregar um documento”;
4. Procurar o documento para iniciar o upload;
5. Colocar o título da publicação;
6. No campo “Formato”, escolher a opção “Revistas”, e no campo Categoria, escolher a opção “Ciência”;
7. Clicar em “Iniciar carregamento” e aguardar.
Após seguir as instruções propostas, o professor fornecerá no grupo do facebook o link da revista e orientará os alunos a lerem e comentarem as produções uns dos outros. Sugere-se uma votação, no facebook, entre professores e alunos da escola para escolher o texto mais interessante produzido pela turma, esta votação tem por objetivo divulgar o material produzido para outros professores e alunos da escola.
3º Momento (Laboratório de Informática Educativa)
Com o intuito de formalizar o conteúdo abordado nesta atividade, o professor deverá apresentar imagens de alguns fenômenos relacionados à poluição atmosférica, e os alunos deverão dizer quais as substâncias poluentes que influenciam esses fenômenos, bem como suas características e formas de evitar tais fenômenos. Seguem abaixo algumas sugestões de imagens que o professor poderá apresentar aos alunos através do projetor data-show:
Figura 1
Disponível em: http://proascg25.pbworks.com/w/page/18658906/Chuva%20%C3%81cida
Acesso: 27/03/12
Figura 2
Disponível em: http://www.petvale.com.br/meio-ambiente/efeito-estufa.asp
Acesso: 27/03/2012
Figura 3
Disponível em: http://noticias.limao.com.br/geral/ger166452.shtm
Acesso: 31/03/2012
Figura 4
Disponível em: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=5&id=604
Acesso: 27/03/2012
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e as animações da atividade anterior: Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica.
Os objetos estão disponíveis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, através dos respectivos links:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431
O professor deverá combinar com os alunos as seguintes regras:
-A turma será dividida em duplas;
-Todos os alunos participarão dos diversos momentos da atividade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Os alunos deverão visualizar novamente as animações da atividade anterior (Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica).
Em seguida, elaborarão uma tabela apontando os aspectos (extraídos dos objetos educacionais) e seus impactos positivos e negativos para a saúde, economia e meio ambiente. É importante ressaltar que as informações da tabela deverão ser baseadas no conteúdo das animações. Abaixo está ilustrado um exemplo de tabela que os alunos deverão preencher:
Tabela 1
Ação humana (atividade) |
Aspectos | Meio ambiente | Saúde | Economia | |||
Impactos Positivos | Impactos Negativos | Impactos Positivos | Impactos Negativos | Impactos Positivos | Impactos Negativos | ||
Fonte: Criação do autor
MOMENTO DO ALUNO
Os alunos deverão assistir às animações e preencher a Tabela 1. Eles poderão ter dúvidas em identificar a célula que poderão alocar determinada informação, células dos aspectos ou células dos impactos. O termo “aspectos” refere-se a elementos da atividade, por exemplo, para a atividade (ação humana) de torragem da castanha de caju, um aspecto a ser apontado é a emissão de gases e um impacto seria a poluição do ar. O professor poderá ajudá-los propondo os seguintes questionamentos: “O que você entende por impacto?” e “Tal informação é resultante da alteração da qualidade de algum recurso ambiental (água, ar, solo) ou esta é um elemento da atividade que é capaz de gerar a modificação da qualidade do recurso?”.
DISCUSSÃO
Os alunos apresentarão a atividade realizada por cada dupla a todos. Em seguida, o professor deverá provocar um debate a partir do seguinte questionamento: “Como aliar o desenvolvimento econômico (progresso) à diminuição da poluição atmosférica?”.
SISTEMATIZAÇÃO
Com o objetivo de formalizar o conteúdo abordado nesta atividade, os alunos deverão dividir-se em grupos de cinco alunos, nos quais cada uma das formações deverá construir um “alerta” sobre o(s) impacto(s) que produz(em) mais malefícios nos campos da saúde, economia e meio ambiente, bem como possíveis maneiras de minimizá-los. Esta produção deverá ser postada no facebook, objetivando divulgar a um grande número de integrantes da comunidade escolar os impactos estudados pela turma.
Nome | Tipo |
---|---|
É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes | Vídeo |
Sugestões de links para alunos
Objetos educacionais:
Poluição em casa - Poluição atmosférica: Este objeto apresenta uma animação sobre as formas de poluição e contaminação em casa. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19328
Acesso: 27/03/2012
Conversa Periódica - Química na Atmosfera - Os Poluentes Atmosféricos: Este vídeo apresenta informações a respeito da poluição atmosférica como: definição, substâncias poluentes, fenômenos resultantes, entre outras. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18637
Acesso: 27/03/2012
Sites de consulta:
O editorial
http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm
Acesso: 24/09/2012
Artigo de opinião
http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm
Acesso: 24/09/2012
Sugestões de links para professores
Vídeo:
“Efeitos da poluição no corpo”
http://www.youtube.com/watch?v=Y9dEN1IFzYM
Acesso: 25/05/2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
Tutorial:
“Grupos no Facebook, para que eles servem e como criá-los”
http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/grupos-no-facebook-para-que-eles-servem-e-como-cria-los/
Acesso: 25/05/2012
Aula:
“Práticas de leitura e produção textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21051
Acesso: 22/06/2012
Revista online:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Acesso: 25/05/2012
Na atividade 1, o professor poderá averiguar se os alunos entenderam os conceitos de substâncias orgânicas e inorgânicas através das respostas deles durante o jogo virtual. Na atividade 2, poderá ser verificado se os alunos conseguiram compreender as diversas características que identificam as substâncias poluentes da atmosfera, a partir da qualidade das informações e dos textos produzidos para a revista online. Já na atividade 3, o professor poderá averiguar se os alunos conseguiram relacionar os aspectos das atividades humanas e seus impactos a partir das opiniões emitidas no momento da discussão, bem como das informações contidas na tabela proposta e no “alerta” postado no facebook.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/02/2013
Cinco estrelasparabéns pelo plano de aula muito bom!!!