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“Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real?

 

28/05/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentação

Geografia é a ciência que se ocupa das questões contemporâneas. Concentração de renda, fome, desigualdades, no entanto, não são temas atuais. Ao contrário, ele nos acompanham historicamente. A temática selecionada nesta aula situa-se na interface das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais das diferentes sociedades. Compreender seus fundamentos ajuda a desvendar a ordem mundial à qual estamos submetidos, proporcionando condições para a sua transformação.

Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condição de se tornarem protagonistas do próprio conhecimento. Propõe também uma condição didático-pedagógica que favorece o conhecimento de um esforço universal, destacando o papel das pessoas e das instituições, especialmente da ONU, para a minimização de situações desfavoráveis em que vivem milhões de pessoas.

O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa. A exploração dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.

Duração das atividades
16 aulas de 50 minutos, ao longo de um bimestre letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida no terceiro ano do ensino médio, quando os alunos já conhecem conceitos de divisão internacional do trabalho, relações de poder, o papel das instituições, o lugar como uma das categorias de análise da geografia, e conflitos agrários.

Estratégias e recursos da aula

Conteúdo programático sugerido para compreensão do fenômeno a ser estudado: A distribuição da população, da riqueza e da pobreza no mundo. Subtemas: Produção, concentração de renda e fome; Acesso aos bens produzidos.

Base teórica: Divisão internacional do trabalho; Relação entre fome e capitalismo; Concentração da riqueza; O papel da UNU.

A análise do mapa disposto na sequência facilita a visualização dos alunos e a explicação do professor.

                                                                             Fonte:O mapa da fome. Infográfico. Acesso em 22/jan/2013.

Disponível em http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

 

Procedimentos metodológicos:

Atividade sugerida para a 3ª série do ensino médio.

- A professora fará a apresentação do tema aos alunos e explicará a base teórica;

- Em grupo de 5 alunos os temas serão pesquisados e apresentados à sala, em forma de slide, vídeo ou dramatização;

- Os temas serão distribuídos por sorteio;

- O desenvolvimento do trabalho seguirá a estrutura de um pré-projeto de pesquisa: tema, título, justificativa, problematização, objetivo, hipótese, metodologia, cronograma, referências bibliográficas;

- Fontes de pesquisa: livro didático, atlas geográfico, sites, jornais impressos, revistas etc. 

- O resultado final será apresentado em forma de relatório de pesquisa.

 

Estrutura de um pré-projeto de pesquisa

 

Tema: Visão genérica do assunto. Neste caso, o tema é indicado pelo professor.

título: Demonstra o recorte temático feito pelo grupo de alunos, sintetizando o enfoque priorizado.

Justificativa:A relevância do assunto a ser tratado.

Objetivos: O que o grupo pretende realizar com a investigação proposta.

Hipóteses: Ideia inicial sobre o assunto.

Metodologia: Como será desenvolvido o trabalho.

Cronograma: Organização do tempo e das ações.

Referências: Fontes de pesquisa utilizadas.

 

Temas para pesquisa em grupo:

Subtemas

Ilustrações

Títulos

                          1  Adam Smith e a riqueza das nações: há atualidade em suas ideias?

2

        ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: o que é e para que serve?

 

3

 

 A FAO na questão alimentar internacional: ela está em nosso cotidiano?

4

Minha cidade (cidade onde está localizada a escola ou de origem dos alunos), o PAA  (Programa de Aquisição de Alimentos) e a segurança alimentar: um estudo de caso. Qual é a importância do lugar?

5

A fome e os estoques internacionais de alimentos. Há conflito entre os artigos 170 e 184 da Constituição Federal de 1988?

6

José Graziano da Silva: do programa Fome Zero à diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou lá?

 

7

 Agricultura familiar X agronegócio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade?

 

8

 Movimentos sociais de direito à terra e à alimentação: o caso do MST. Cidadania ou   barbárie na luta pela terra?

 

 

Observação: O tema 4 sugere uma investigação sobre a condição local relacionada à fome e à segurança alimentar. No site www.portalodm.com.br, no espaço Sistemas de indicadores municipais on-line, é possível encontrar informações sobre essa temática nos municípios brasileiros.

 

Fonte: www.portalodm.com.br.  Acesso em janeiro de 2013.

Outra opção é a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente estão disponibilizados informações e endereços de órgãos, departamentos ou entidades afins.

 

Cronograma     (2 aulas por semana)

1ª semana: Apresentação e orientação sobre o trabalho a ser desenvolvido. Sorteio dos temas. Início das pesquisas, com continuidade em casa;

2ª semana: Embasamento teórico (feito pela professora);

3ª semana: Uso do tempo para acertos finais dos trabalhos, pelos membros do grupo;

4ª semana: Apresentação de 4 grupos (slides, videoclips, dramatizações etc). Solicitação de redação de um texto dissertativo, por grupo, sobre a temática desenvolvida. Ao final das apresentações deve ser promovido um debate para melhor socialização das informações relatadas;

5ª semana: Apresentação oral de 4 grupos. Entrega dos textos dissertativos (até 2 laudas), sintetizando o aprendizado do grupo com as pesquisas sobre o subtema sorteado e desenvolvido. Solicitação da professora para que cada aluno encontre uma questão de vestibular, ENEM ou concurso público referente ao subtema em estudo. Essas questões devem ser enviadas a dois alunos voluntários para que identifiquem aquelas repetidas e façam um arquivo com as restantes para envio eletrônico à professora, com os referidos gabaritos.

6ª semana: Devolução das sínteses, com as devidas observações para refação. Comentários da professora sobre algumas questões relevantes surgidas durante o desenvolvimento do trabalho e apresentações dos grupos. Estas sínteses comporão o relatório final a ser elaborado pelos alunos.

7ª semana: Resolução de algumas questões enviadas pelos alunos e pré-selecionadas pela professora, reforçando conceitos ou aspectos relevantes. O banco de questões será utilizado para elaboração de uma parte da prova institucional, se ela for obrigatória pela coordenação pedagógica da escola. Orientação para a elaboração de um relatório de pesquisa, que será apresentado na semana seguinte.

8ª semana: Recolhimento dos relatórios de pesquisa e comentários individualizados aos grupos sobre os mesmos.

 

Relatório de pesquisa

Um relatório de pesquisa deve ser organizado de modo a citar a atividade proposta, as fontes, os procedimentos, o cronograma, as principais informações coletadas e as conclusões do grupo sobre o tema pesquisado.

Trata-se de um texto narrativo-dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Orientações básicas de como elaborar um relatório de pesquisa podem ser encontradas em http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
Recursos Complementares

Agricultura familiar, PRONAF: www.mda.gov.br

Constituição Federal Brasileira, art. 170 e 184. www.planalto.gov.br

Dez novos caminhos para a produção responsável e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf

Divisão internacional do trabalho: http://geoincognita.blogspot.com.br/2012/04/divisao-internacional-do-trabalho-dit.html

Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/

Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm

Informações sobre a temática agrária brasileira: http://www2.fct.unesp.br/nera/index.php

Matriz de referência para o ENEM:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM:  www.pnud.org.br/ODM

O mapa da fome. http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

O problema da fome no capitalismo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal. 

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

AM- Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/

Projeções do agronegócio brasileirowww.mapa.gov.br

Site do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil:   www.mds.gov.br

Avaliação

Envolvimento nas atividades propostas; apresentações orais (slide, conteúdo e comunicação oral); texto dissertativo (síntese da temática estudada); resumo acadêmico; garimpagem e resolução de questões relacionadas ao tema em diferentes situações: ENEM, vestibulares e concursos. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • José André, Etec Profº Eudécio Luiz Vicente , São Paulo - dijo:
    joseandrerio@hotmail.com

    18/05/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Professora nota 1000!


  • izabel cristina, não leciono , São Paulo - dijo:
    mamizabel@hotmail.com

    02/10/2013

    Quatro estrelas

    sou aposentada (ex bancária) e estou em busca de conhecimento, creio que encontrei um caminho aqui. gostei muito dessa aula e vou pesquisar os subtemas


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