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Amazônia azul: mais uma região brasileira?

 

08/07/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a localização, a diferenciação entre mar territorial brasileiro e a nova denominação como Amazônia azul;

Reconhecer as dimensões geopolítica, econômica e tecnológica que envolvem o mar territorial brasileiro;

Estabelecer relação entre o tema da aula e os conceitos geográficos de região e território.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regionalização do Brasil

Mar territorial brasileiro

Conceito geográfico de região

Conceito geográfico de território

Estratégias e recursos da aula

Atividade proposta para a 2ª série do ensino médio.

Atividade 1

A disposição interrogativa do título é um convite à investigação. Ele, por si, já se constitui na principal problematização proposta nesta aula.

Como ação introdutória, o professor deverá projetar o vídeo sugerido abaixo, utilizando o laboratório de informática ou outro recurso multimídia disponível na escola. Em oito minutos, o vídeo demonstra uma visão geral sobre a divisão político-administrativa do Brasil. O título é Regiões do Brasil. 

Telecurso

                              Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=2WmQaEYbVHg      Acesso em janeiro de 2013

Após o vídeo, o professor deverá formar cinco grupos de alunos, atribuindo a cada um deles a tarefa de investigar a caracterização geográfica das regiões brasileiras, distribuindo uma região para cada grupo. As investigações deverão ser feitas no atlas geográfico, anotando no caderno as principais informações político-administrativas das regiões estabelecidas pelo IBGE: localização, estados e capitais correspondentes, caracterização socioeconômica, caracterização climatobotânica, e outras particularidades regionais relevantes.

O professor deverá afixar um mapa político do Brasil na lousa, convidando cada grupo para expor as principais informações coletadas no atlas geográfico. É o momento da socialização das pesquisas, por meio de exposições orais espontâneas, favorecendo a visão geral sobre a regionalização do país.

Atividade 2

Os procedimentos da atividade 1 pretendem revisar e contextualizar a regionalização brasileira, já estudada no ensino fundamental. A atividade 2 introduz o tema Amazônia azul, numa perspectiva que coloca o aluno como protagonista do próprio conhecimento.

Ele deverá ser apresentado como algo a ser pesquisado pelos alunos. O professor deverá sugerir uma leitura em voz alta, intercalando os alunos leitores, garantindo a participação de todos. A matéria está disponível no site do Ministério da Marinha, disponível em http://mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/am_azul_mb.htm.

marinha1

Para essa atividade utiliza-se o laboratório de informática ou cópia impressa da matéria, onde estão descritas as caracterizações físicas e as principais potencialidades da referida área.

Além da leitura, os alunos assistirão ao vídeo proposto, cujo objetivo é municiarem-se com informações diversificadas e consistentes sobre o tema proposto.

telecurso3

            Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-gEDE8qZNgs Acesso em 10/06/2013.

Além do vídeo indicado anteriormente, recomendado para que seja assistido coletivamente, sugere-se a apresentação dos vídeos indicados na sequência. O professor deverá organizar os alunos em três grupos, de modo que cada um deles assista a um dos vídeos. Intenciona-se com essa fragmentação proposital, que, durante a socialização das respostas, haja complementação das informações, a partir da apreensão diferenciada dos três grupos.

Amazônia azul - Debate Brasil 1: http://www.youtube.com/watch?v=aGWiXHKwWB8

Amazônia azul – Debate Brasil 2: https://www.youtube.com/watch?v=kLpi9vWNWsM

Amazônia azul – Debate Brasil 3: https://www.youtube.com/watch?v=QEUYOxAI3AE

 

A leitura, os vídeos e outras informações apreendidas devem subsidiar as seguintes respostas:

1- O que se entende por Amazônia azul? Por que recebe esse nome?

2- Somos donos dessas águas ou apenas temos o direito de uso e exploração?

3- Qual é a sua importância?

4- Qual a área, a localização da mesma e os seus limites territoriais?

5- A quem estão confiadas a sua segurança, administração e definição de planos estratégicos de ocupação e desenvolvimento?

6- Em relação a essa nova fronteira brasileira, explique a caracterização das vertentes:

a- Econômica (Riquezas)

b- Ambiental

c- Científica

d- Soberania

7- Qual é a diferença entre Amazônia azul e mar territorial brasileiro?

8- Quem define a extensão do mar territorial de um país? E a da Amazônia azul? Explique.

9- Pode-se dizer que se trata da sexta região brasileira? Justifique sua resposta.

9- Considerando o conceito geográfico de região e território, a Amazônia azul pode ser considerada como tal? Justifique sua resposta.

As perguntas devem ser respondidas no caderno ou em arquivo de Word e a socialização das respostas permitirá a expansão das informações. Por meio de um diálogo, os alunos responderão as questões propostas, comentando os resultados de suas investigações.

Após essa etapa, o professor deverá desenvolver uma atividade com imagem, cujo objetivo é detectar a percepção dos alunos sobre a temática em estudo. Sugere-se a apresentação de um conjunto de imagens para que sejam identificadas as múltiplas relações da sociedade brasileira com o mar: obtenção de alimentos, turismo, comércio costeiro e internacional, extração de petróleo, entre outras. Esses diferentes usos deverão ser identificados oralmente, enquanto o professor estiver projetando as imagens.

foto 1

http://cidades-brasileiras-home.blogspot.com.br/

foto2

http://polonaval.com.br/portos/santos

foto3

http://quadroseretratos.wordpress.com/2012/05/19/minha-jangada-vai-sair-pro-mar/

foto4

http://www.petroquimica.com.br/edicoes/ed_231/ed_231a.html

 

 

Ao final, o professor deverá propor a redação de um texto dissertativo, com até 30 linhas digitadas. O professor deverá dividir os alunos em dez grupos, atribuindo um tema para cada um deles.

Sugestões de temas para redação:

1- Amazônia azul: o que é? Onde fica?

2- Amazônia azul: oportunidade profissional e cidadania para jovens brasileiros do século XXI

3- Você sabe o que significa mar territorial?

4- Quem cuida do nosso mar territorial?

5- Quais são as riquezas da Amazônia azul?

6- O que se entende por ciências do mar?

7- O que é navegação de cabotagem?

8- Quantos portos marítimos tem o Brasil? O que recebem e o que escoam?

9- Ainda há espaço para a pesca artesanal?

10- Sol, mar e praia: como exploramos o turismo tropical?

 

Atividade 3

O tema Amazônia azul ainda é pouco conhecido da maior parte dos brasileiros, principalmente para quem vive distante da costa marítima. Sugere-se um fechamento criativo da aula, estendendo o conhecimento adquirido para o público externo. Para isso, os alunos deverão transformar seus textos em podcasts para inserção no site da escola. Outro canal de divulgação são as rádios locais. Ao serem gravados, o tempo de cada comunicação não deve exceder a dois minutos.

As gravações poderão ser feitas na própria escola, com apoio do professor de informática, ou no estúdio de uma rádio local. Orientações básicas sobre como criar um podcast são encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89

As rádios comunitárias e as rádios educativas são canais permanentemente abertos a esse tipo de iniciativa. Muitas rádios comerciais também demonstram receptividade a ações desenvolvidas por escolas, ampliando as possibilidades de atuação, sem custos para as mesmas.

Pedagogicamente, essa experiência contribui para o exercício da síntese e da comunicação oral, além de estender as ações sociais da escola para além dos seus muros. 

Recursos Complementares
Avaliação

As redações dissertativas devem seguir os critérios da norma culta da língua portuguesa, manter fidedignidade ao tema proposto e citar a(s) fonte(s) de pesquisa. De maneira coerente, deve conter as palavras chave predefinidas pelo professor.

Interesse e envolvimento na temática proposta, bem como pontualidade na execução das tarefas também são quesitos considerados como instrumentos de avaliação.

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