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Programa Ciência sem fronteiras: uma oportunidade ao alcance dos jovens brasileiros

 

11/07/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar as características do programa federal Ciência sem fronteiras e avaliar vantagens e oportunidades de se concorrer a uma vaga;

Identificar as universidades parceiras e os respectivos países onde se localizam, bem como os ganhos bilaterais dessa parceria do Brasil com outros países; 

Analisar a atual fase do desenvolvimento brasileiro, reconhecendo alguns de seus esforços para sua consolidação como uma das lideranças regionais e mundiais, e identificando o papel dos governos, das instituições, da família e do cidadão. 

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ascensão social: conceito

Sociograma: definição e aplicação

Parcerias institucionais internacionais: caracterização histórico-política

Desenvolvimento e subdesenvolvimento: conceituação

A condição econômica, social e política brasileira como país emergente

Prosa argumentativa: caracterização

Estratégias e recursos da aula

Atividade sugerida para alunos das três séries do Ensino Médio.

Atividade 1     CSF1

http://gartic.uol.com.br/diego_sci/desenho-jogo/grafico

A contribuição dos professores de Matemática, Sociologia e Língua portuguesa enriquecerá esta atividade. Matemática instrumentalizará os alunos na tabulação dos dados para elaboração de um sociograma sugerido para visualização do perfil socioeconômico da turma. Sociologia contribuirá na interpretação dos resultados e na contextualização sociológica da turma. Língua portuguesa contribuirá na instrumentalização da atividade síntese, proposta no final do trabalho. Cada aluno deverá responder um questionário impresso ou virtual, elaborado pelo professor. A tabulação deverá ser feita manual ou eletronicamente, garantindo transparência ao longo do processo.

Sugestão de questionário a ser aplicado:

Idade: ...... anos                                                        

Sexo: (  ) F  (  ) M

Escola em que cursou o ensino fundamenta: (  ) púbica       (  ) privada  (  ) outra ........

Estado civil     (  ) casado  (  ) solteiro  (  ) outro ................

Profissão: ...........................

Rendimento em salários mínimos: (  ) sem rendimento  (  ) até 1 s. m. (  ) entre 1 e 3 s. m. (  ) mais de 3 s. m.  (  ) desempregado

Local de residência: (  ) cidade   (  ) campo

Profissão do pai: .................................

Rendimento do pai: (  ) sem rendimento  (  ) até 1 s. m. (  ) entre 1 e 3 s. m. (  ) mais de 3 s. m.

(  ) desempregado

Escolaridade do pai: (  ) analfabeto  (  ) ensino fundamental incompleto  (  ) ensino fundamental completo  (  ) ensino médio incompleto  (  ) ensino médio completo (  ) ensino superior completo

Profissão da mãe: .................................

Rendimento da mãe: (  ) sem rendimento  (  ) até 1 s. m. (  ) entre 1 e 3 s. m. (  ) mais de 3 s. m.

(  ) desempregado

Escolaridade da mãe: (  ) analfabeto  (  ) ensino fundamental incompleto  (  ) ensino fundamental completo  (  ) ensino médio incompleto  (  ) ensino médio completo (  ) ensino superior completo

Objetiva-se, com esse recurso, que os alunos percebam a sua atual condição socioeconômica, considerando-a no conjunto da família. Para alunos oriundos de famílias de baixa renda, mesmo ainda cursando o ensino médio, é muito provável que já somem mais anos de escolaridade do que a média dos pais.

Por se tratar de tema instigante e diretamente relacionado à vida dos alunos, o professor deverá propor um debate, com o seguinte tema: De que maneira a educação pode contribuir para a ascensão social do cidadão?

Antes, porém, o professor deverá municiá-los com argumentos, por meio de leituras direcionadas. A turma deverá ser dividida em quatro grupos de estudo, sendo que as leituras poderão ser feitas no laboratório de informática ou em textos impressos. Sugestão de temas e de estratégias de trabalho.

 

Grupo 1: Visão do senso comum sobre a educação como agente de mobilidade social

csf2

http://www.canstockphoto.com.br/entrevista-2133774.htm

Propositalmente, esse grupo não fará as leituras recomendadas. Os alunos discutirão a sua visão sobre o tema e as anotarão no caderno. Além da própria visão, entrevistarão outros colegas, professores, funcionários da escola, familiares e pessoas diversas. A pergunta será: Você acha que a educação pode melhorar a vida das pessoas? Como? Pretende-se observar, muito provavelmente, a concordância de opinião, porém uma certa ingenuidade ou indefinição quanto à materialização desse ideal.

 

 

 

Grupo 3: Milhões de brasileiros ascenderam à classe média no Brasil. O que significa isso? Quais são as suas novas necessidades?

csf 5

http://www.papelariabrasil.com.br/518/em-2013-classe-c-pagara-mais-por-produtos-e-servicos-diferenciados/

Fontes de pesquisa

A volta da mobilidade social

http://ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=521

Desigualdades sociais no Brasil: análise histórica e sociológica

http://www.lucianofeijao.com.br/novo/cliques/ensino_medio/paulo_henrique/Desigualdades_Sociais_no_Brasil.ppt

 

Grupo 2: O que é ascensão social? Ela se estende a todas as sociedades?

  csf 2csf 2 csf 4

1-http://carmeladutra1006.blogspot.com.br/2010/12/seminario-de-historia.html

2-http://www.hipnose.pw/2010/08/castas-indianas-prestes-serem-marcadas.html

3http://asboasnovas.com/economia/evolucao_da_classe_media_muda_perfil_social_do_pais_de_piramide_para_losango/

Fontes de pesquisa

Breve definição sobre ascensão social http://www.brasilescola.com/sociologia/breve-definicao-ascensao-social.htm

Ascensão social recorde forma o novo Brasil classe média http://www.advivo.com.br/blog/claudio-ribeiro/ascensao-social-recorde-forma-o-novo-brasil-classe-media

Grupo 4: A educação é a única responsável pela ascensão social das pessoas?

csf 5-1

                                                               http://www.ilafox.com/2011_06_01_archive.html

Fonte de pesquisa

Classe, raça e educação: o que influencia a mobilidade social no Brasil?

http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=3156&Itemid=171

 

 

Considerando turmas de quarenta alunos, a distribuição de quatro temas resulta na formação de grupos numerosos. Além disso, o primeiro tema deve ser atribuído a poucos alunos. Propõe-se, então, que se formem subgrupos em cada tema, descentralizando as leituras. Essa estratégia contribui para que todos participem do debate, pois terão informações e argumentos a apresentar. Os subgrupos serão formados pelos próprios alunos, distribuindo os temas propostos nas fontes de pesquisa. Assim, o mesmo grupo apresentará informações obtidas em mais de uma fonte. 

Atividade 2  csf 7

http://www.infoescola.com/comunicacao/mesa-redonda/

Intenciona-se reproduzir na sala de aula uma discussão com o formato de uma mesa redonda. A turma indicará um moderador, que atuará como coordenador da mesa. Cada grupo indicará um aluno representante. Esse aluno deverá anotar as principais informações levantadas pelo seu grupo, com o objetivo de apresenta-las na fase inicial do evento.  Após as exposições, abre-se a discussão para a participação de todos os alunos da sala. No primeiro momento, os demais alunos são ouvintes. Esse procedimento contribui para que exercitem a atenção e o respeito aos expositores, enquanto anotam questões que serão abordadas durante o debate final. A partir da observação eles poderão também complementar ideias não apresentadas ou exploradas parcialmente pelos expositores. Informações sobre as características de uma mesa redonda podem ser acessadas em http://profenanda.tumblr.com/post/603526406/mesa-redonda.

As leituras efetuadas, as apresentações orais, e o diálogo vivenciado pelos alunos, certamente, contribuíram para a ampliação de sua visão sobre o tema. O professor deverá canalizar essa energia argumentativa para a produção textual. Sugere-se que redijam uma carta (prosa demonstrativa) endereçada a um/a jovem que esteja fora da escola, cuja família vive em situação de exclusão social: desemprego, abandono, pobreza, minorias étnicas, opção sexual pelo homossexualismo, distanciamento da escola e do lazer, proximidade de gangues urbanas, narcotráfico ou prostituição, entre outras. O conteúdo dessa correspondência indicará ao professor a compreensão que os alunos tiveram sobre o conteúdo em desenvolvimento. Espera-se que consigam ser objetivos, apresentando com lógica  a temática da ascensão social, evitando visões assistencialistas ou que atribuam unicamente ao indivíduo a responsabilidade pelo êxito.

Num primeiro momento, o professor deverá recolher e redistribuir as cartas entre os grupos, permitindo que leiam a produção textual dos colegas, apontando aspectos, como: elogio às argumentações e ao estilo de linguagem, e também apontamentos sobre a identificação de ambiguidades, incoerências, ou omissões. Esses apontamentos deverão ser anotados a lápis. Num segundo momento, o professor deverá sugerir a formação de um grande círculo de carteiras, estimulando a apresentação dos pontos fortes e fracos das produções textuais. Após essa fase, os textos serão devolvidos aos autores para as correções.

Uma vez entregue ao professor a versão final, ele deverá fazer suas observações, destacando aspectos que considerar relevantes: equívocos conceituais, revisões gramaticais, coesão e coerência, entre outros aspectos. Informações sobre o gênero textual prosa podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosa

Atividade 3 csf 6-1

http://www.ufjf.br/secom/2013/02/18/531-alunos-da-ufjf-se-candidatam-ao-ciencia-sem-fronteiras/

Com o objetivo de demonstrar aos alunos uma iniciativa prática para melhorar a formação do jovem brasileiro, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.cienciasemfronteirasatn.com.br/.

No laboratório de informática ou com matéria impressa, os alunos deverão responder as questões propostas. Para agilizar a pesquisa, sugere-se a distribuição das questões entre os grupos formados anteriormente, de modo que as informações sejam socializadas ao final do trabalho.

1- Em que se constitui o programa federal Ciência sem fronteiras?

2- Quais os objetivos do programa? Quantas bolsas de estudo disponibiliza?

3- Quem o financia e quais os países de destino?

4- Por que o Brasil mantém convênio com universidades desses países?

5- Quais as áreas prioritárias?

6- O que é necessário para participar? Há restrição quanto à faculdade ou universidade em que o interessado estuda?

7-  Esse programa é recente. Por que houve a necessidade de ampliar a oferta de bolsas de estudo, particularmente em algumas áreas?

8- Até o momento, quais são os países mais procurados por estudantes brasileiros? Por que?

9- O que o universitário participante ganha com o programa? O que o Brasil ganha com tantos cidadãos estudando em outros países?

10- O Brasil recebe estudantes estrangeiros em nossas universidades? Pesquise sobre isso.

 Sugere-se a formação de um grande círculo com as carteiras, facilitando a socialização das informações investigadas. Ao final, o professor deverá fazer uma provação aos alunos: O programa Ciência sem fronteiras é direcionado a universitários. De que maneira os estudantes secundaristas podem, com antecedência, se preparar para concorrer a uma vaga?

Com esta provocação, além de informar, o professor demonstra aos adolescentes que a conquista de um sonho é algo construído com esforço, dedicação e preparo técnico. Por outro lado, os governantes têm o dever de criar oportunidades para atender os anseios e as necessidades da população.

Para o encerramento da atividade sugere-se que a socialização dos resultados vá além da sala de aula. O professor poderá criar duas situações para isso:

1- Publicação dos textos produzidos pelos alunos no jornalzinho e ou no site da escola. Para isso, deverá selecionar alguns, com a ajuda dos professores de Sociologia, Matemática, e Língua Portuguesa.

2- As produções textuais e o conhecimento adquirido ao longo da atividade poderão ser transformados em podcasts para inserção no site da escola. Outro canal de divulgação são as rádios locais. Ao serem gravados, o tempo de cada comunicação não deve exceder a dois minutos.

As gravações poderão ser feitas na própria escola, com apoio do professor de informática, ou no estúdio de uma rádio local. Orientações básicas sobre como criar um podcast são encontradas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89

As rádios comunitárias e as rádios educativas são canais permanentemente abertos a esse tipo de iniciativa. Muitas rádios comerciais também demonstram receptividade a ações desenvolvidas por escolas, ampliando as possibilidades de atuação, sem custos para as mesmas.

Pedagogicamente, essa experiência contribui para o exercício da síntese e da comunicação oral, além de estender as ações sociais da escola para além dos seus muros. 

Recursos Complementares
Avaliação

Os textos escritos, bem como as falas radiofônicas, devem seguir os critérios da norma culta da língua portuguesa, manter fidedignidade ao tema proposto e citar a(s) fonte(s) de pesquisa.

Interesse e envolvimento na temática proposta, bem como pontualidade na entrega também são quesitos considerados como instrumentos de avaliação.

As apresentações orais devem ser pautadas em critérios, como clareza, objetividade, comunicação interpessoal, e domínio de conteúdo. 

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