Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quanto vale o x?

 

03/01/2012

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que ao final da aula os alunos conheçam a História da Álgebra, saibam elaborar relatos, efetuar cálculos, operar e consolidar as quatro operações envolvendo números algébricos, elaborar situações-problema, expressar a compreensão sobre cálculos e sobre a elaboração de situações-problema envolvendo números algébricos, utilizar diferentes recursos midiáticos, compreender a linguagem algébrica sobretudo que o raciocínio lógico seja despertado.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria de vital importância que os alunos soubessem operar com números fracionários, números desconhecidos, unidades de medida, expressões numéricas, resolver situações-problema, identificar figuras geométricas e que soubessem trabalhar em equipe.

Estratégias e recursos da aula

Este conteúdo deverá ser desenvolvido por meio de aula dialogada e os estudantes deverão se organizar em equipe de três integrantes.

Os recursos a serem utilizados serão: folha de papel milimetrada e computador com acesso à Internet.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/nolaboratorio.gif

O professor  poderá iniciar um diálogo para verificar o que os estudantes compreendem sobre a linguagem algébrica e aplicabilidade de cálculos com números desconhecidos.

Na seqüência, poderá instigá-los para que respondam:

  • como era feita a representação do número desconhecido na antiguidade?
  • X pode adquirir qualquer valor?
  • posso representar o número desconhecido com outra letra?

Poderá ainda, explicar os conceitos básicos para o estudo de equações do 1º grau, seu significado e como encontrar o valor das incógnitas.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/contextualizando.gif

O estudante deverá copiar a representação gráfica abaixo na folha de papel milimetrada.

Um quadra de esportes têm as seguintes medidas: comprimento (x + 16) e largura (x). Ache o valor de x e calcule o comprimento e a largura da quadra de esportes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/campo.JPG

fonte:http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif>

 

Para que os estudantes fixem o conteúdo, conheçam e saibam resolver as equações, o professor poderá solicitar que acessem a animação: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/equacoesbalanca.JPG

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/verificando.jpg

O professor poderá utilizar a ficha modelo abaixo e ou ampliá-la para verificar a aprendizagem dos estudantes.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/460/imagens/fichadeverificacaoaprend.JPG

Recursos Complementares

Livros:

GUELLI, O. Equação: O idioma da álgebra. São Paulo: Ática, 2001. IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T.; JABUKOVIC, J.

Coleção Para que Serve a Matemática : Álgebra. São Paulo: Atual, 1992. SOUZA, E. R. de.; DINIZ, M. I. de S. V.

Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1994. LINS, R. C.; GIMENEZ, J.

Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

Sítios Para fundamentar o professor pode indicar o site que trata como Al-Khowârizmî resolveu equações e demonstrou geometricamente seus resultados.

O educador poderá utilizar o artigo O SIGNIFICADO E O PAPEL DO “ERRO” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 

Avaliação
A verificação da aprendizagem poderá ocorrer ao longo do processo de desenvolvimento das atividades. Na oportunidade, será observado se os estudantes conseguiram acompanhar os objetivos propostos para este conteúdo bem como as ações relativas à apropriação e aprendizagem. Como elemento motivador, também poderá solicitar que fixem no mural do colégio/escola todas as produções que elaboraram. O professor poderá utilizar a ficha de verificação da aprendizagem por meio do rubrica que está disponivel nas estratégias. O estudante poderá fazer a leitura das informações contidas e apontar em que nível se situa para, posteriormente, dialogar com o professor. Cabe ao professor optar por inserir valores à cada nível.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/11 - 54,55%
  • Quatro estrelas 5/11 - 45,45%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • solange aparecida malavski, Colégio Estadual Profª Dilma Angélico , Paraná - dijo:
    smalavski@bol.com.br

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Com certeza os alunos ficam motivados para aprender um conteúdo complexo como a álgebra. Parabéns! E de professores como vc que fazem a diferença na educação.


  • Aline Gonçalves de Sousa, Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí , Piauí - dijo:
    alinnegon.sousa@hotmail.com

    01/03/2012

    Quatro estrelas

    Mtooo Booom!! Parabens ;)


  • Gilberto Gomes Pereira, Secretaria Municipal de Educação de BOQUEIRAO DO PIAUI , Piauí - dijo:
    gilbertogomes2009@hotmail.com

    20/01/2012

    Quatro estrelas

    Com certeza pode-se abordar varios outros conteudos dentro deste mas esta de parabens


  • Rosana Martins, Escola Municipal de Ensino Fundamental José Araújo de Carvalho , Alagoas - dijo:
    martins_con@hotmail.com

    24/06/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, é pautada no diálogo participativo e inclusivo, além disso, à medida em que orienta o educando na construção de seu conhecimento também permite a analise de sua aprendizagem. Faz uso de recursos diversos e incentiva a colaboração entre os pares. Parabéns!


  • Rose Mary Vasconcelos, C.E.C.R. - CLASSE III , Bahia - dijo:
    rosimary.souza@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula dinâmica e motivadora para os alunos na compreensão do assunto. Trabalhar em equipe é uma estratégia muito boa, e eu uso muito, pois facilita a integração com os colegas e eles podem discutir e tirar dúvidas . A folha do papel milimetrado é um recurso que pode ser utilizado mas, a internet não podemos utilizá-la porque não a temos na escola.


  • Hellen Aparecida de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de CAMPINAS , São Paulo - dijo:
    haoliveir@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá professor, a idéia é muito boa, principalmente por oportunizar que os alunos disponham de vários recursos para pesquisa, mais no sentido da própria pesquisa na internet. Uma sugestão (não me leve a mal) para enriquecer sua idéia seria pesquisar sobre os números na história da civilização em materiais dos escribas, pois muitos símbolos foram criados por eles. Quanto ao cálculo do x nas dimensões da quadra não observei (ou foi omitido) dados que permitissem o cálculo. Parabéns pela iniciativa


  • ROSELI DIAS DE CARVALHO, ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM BARBOSA DOS SANTOS , Mato Grosso - dijo:
    roselicar@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, foi ótima a apresentação da aula.


  • Sidnei Fernandes Nicolau, CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    ssidnei48@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Gostei muito da elaboração e da estratégia utilizada na aplicação do conteúdo.


  • Jamile Helena Biaggi, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - dijo:
    jamile_biaggi15@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem dinâmica, o que auxilia o aluno no entendimento da matéria. Aulas somente "faladas" pelo professor são aulas monótonas que tornam mais prováveis as dispersões dos alunos. A idéia de juntar os alunos em equipes é boa, pois os alunos podem discutir e tirar dúvidas com os colegas de equipe. E para fechar com chave de ouro, temos a utilização de materiais diferenciados como a folha milimetrada e o computador com acesso a Internet, juntamente com animações para resolução de equações.


  • Jayme Mendes, E.E.P.E.G.Médici , Rondônia - dijo:
    mendesjayme@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Henrique Gaspar, UFF , Rio de Janeiro - dijo:
    hgdfire@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bem planejada, o conteúdo foi bem explorado, pertinente e adequado ao nível de ensino. A aula foi dinâmica, pois a estratégia de montar grupos auxilia na aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.