Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AS FORMAS GEOMETRICAS: é brincando que se aprende.

 

04/09/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-las para buscar as propriedades comuns.
Duração das atividades
A atividade será dividida em diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Formas, tamanhos e cores.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazer agrupamentos de figuras geométricas.


1º momento – O professor deverá iniciar a aula pedindo que as crianças reorganizem as figuras geométricas que estão em um montante no centro da roda da conversa. Nesse momento não interfere, apenas observa como as crianças fazem a organização e solicita que elas expliquem os critérios utilizados.


2º momento – O professor orienta as crianças na organização do desenvolvimento da atividade de separação e agrupamento de figuras geométricas, que deve ser a seguinte:


a) observar todas as propriedades de cada figura geométrica manipulada;
b) falar em voz alta quais são as propriedades encontradas;
c) separá-las tomando como referência a distinção entre as formas;
d) falar em voz alta a diferença pela qual a peça não pode ficar junta à outra;
e) agrupá-las com base na semelhança da forma;
f) falar em voz alta qual a semelhança que indica o agrupamento.


3º momento – O professor traça com giz quatro círculos no assoalho e as crianças executam a ação, distribuindo as peças em cada um. O professor observa a atividade, ajuda as crianças e anota na lousa a fala de cada uma.

undefined

undefined

4º momento - O professor deverá explicar que as formas  geométricas são representações planas dos blocos. Para que compreendam, é necessário que manipulem e construam por meio da experiência. Como pode ser visualizado nas imagens abaixo:

undefinedundefinedundefined

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar como as crianças conseguem realizar as seguintes ações:

a) destacar todas as propriedades perceptiveis nas figuras geométricas (cor, forma, textura,consistências, cantos, lados entre outras propriedades);

b) contrapor figuras geométricas e verbalizar os diferentes  tamanhos e  diferentes espessuras; 

c) comparar figuras geométricas pelo tamanho e agrupar  por tamanho semelhante e separar por tamanho diferente;

d) destacar as propriedades essenciais de cada figura geométrica estudada  e buscar outras similares, independente de cor, tamanho, espessura e consistência.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gustavo Oliveira de Castro, Creche Municipal Mané Garrincha , Rio de Janeiro - dijo:
    gueducabem@hotmail.com

    02/11/2012

    Cinco estrelas

    Além de simples, prática, objetiva, direta e inteiramte didática, a aula está bem fundada nos marcos de desenvolvimento da criança, principalmente naquele que costumo chamar de 'marco da travessia', isto é, da exlporação dos objetos à sua representação. Muito bom!


  • marilise winck, CIDADÃO JUNIOR , Rio Grande do Sul - dijo:
    marilisew@hotmail.com

    12/04/2012

    Quatro estrelas

    A aula foi muito bem planejada, escolheu material adequado para a faixa etária das crianças. PARABÉNS.


  • Eliete Paes Nantes, E.E.Irman Ribeiro , Mato Grosso do Sul - dijo:
    elietenantes@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Excelente trabalho, pois ajuda a criança a visualizar as figuras atravé de blocos e representar as figuras planas a partir daí, podendo fazer a comprovação, o que é muito importante nessa fase podendo depois localizar as figuras no ambiente onde vive ou estuda.


  • Cidinha, Creche municipal Vereador Benedito Elias Pereira , São Paulo - dijo:
    cidisilva9@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula que você desenvolveu é muito importante, pois acredito no trabalho primeiramente com atividades concretas para após abstraí-las.


  • Cleize m. Sanzovo, Centro de Educação Infantil Alegria do Saber , Santa Catarina - dijo:
    cleizemarciasanzovo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sendo que a criança aprende brincando, está é uma maneira muito criativa de se trabalhar formas geométricas. Adorei...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.