04/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Atividade 1 – Fazer agrupamentos de figuras geométricas.
1º momento – O professor deverá iniciar a aula pedindo que as crianças reorganizem as figuras geométricas que estão em um montante no centro da roda da conversa. Nesse momento não interfere, apenas observa como as crianças fazem a organização e solicita que elas expliquem os critérios utilizados.
2º momento – O professor orienta as crianças na organização do desenvolvimento da atividade de separação e agrupamento de figuras geométricas, que deve ser a seguinte:
a) observar todas as propriedades de cada figura geométrica manipulada;
b) falar em voz alta quais são as propriedades encontradas;
c) separá-las tomando como referência a distinção entre as formas;
d) falar em voz alta a diferença pela qual a peça não pode ficar junta à outra;
e) agrupá-las com base na semelhança da forma;
f) falar em voz alta qual a semelhança que indica o agrupamento.
3º momento – O professor traça com giz quatro círculos no assoalho e as crianças executam a ação, distribuindo as peças em cada um. O professor observa a atividade, ajuda as crianças e anota na lousa a fala de cada uma.
4º momento - O professor deverá explicar que as formas geométricas são representações planas dos blocos. Para que compreendam, é necessário que manipulem e construam por meio da experiência. Como pode ser visualizado nas imagens abaixo:
Avaliar como as crianças conseguem realizar as seguintes ações:
a) destacar todas as propriedades perceptiveis nas figuras geométricas (cor, forma, textura,consistências, cantos, lados entre outras propriedades);
b) contrapor figuras geométricas e verbalizar os diferentes tamanhos e diferentes espessuras;
c) comparar figuras geométricas pelo tamanho e agrupar por tamanho semelhante e separar por tamanho diferente;
d) destacar as propriedades essenciais de cada figura geométrica estudada e buscar outras similares, independente de cor, tamanho, espessura e consistência.
Três estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/11/2012
Cinco estrelasAlém de simples, prática, objetiva, direta e inteiramte didática, a aula está bem fundada nos marcos de desenvolvimento da criança, principalmente naquele que costumo chamar de 'marco da travessia', isto é, da exlporação dos objetos à sua representação. Muito bom!
12/04/2012
Quatro estrelasA aula foi muito bem planejada, escolheu material adequado para a faixa etária das crianças. PARABÉNS.
24/03/2010
Duas estrelasExcelente trabalho, pois ajuda a criança a visualizar as figuras atravé de blocos e representar as figuras planas a partir daí, podendo fazer a comprovação, o que é muito importante nessa fase podendo depois localizar as figuras no ambiente onde vive ou estuda.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula que você desenvolveu é muito importante, pois acredito no trabalho primeiramente com atividades concretas para após abstraí-las.
24/03/2010
Quatro estrelasSendo que a criança aprende brincando, está é uma maneira muito criativa de se trabalhar formas geométricas. Adorei...