Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UMA RECEITA PECULIAR! / Leite Materno

 

20/08/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características do leite materno comparativamente a outros tipos de leite, reconhecendo sua importância como alimento do lactente.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre as funções dos componentes químicos dos seres vivos (carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, água e vitaminas).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie um dialogo com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem o tema AMAMENTAÇÃO e as suas idéias do senso comum.

Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?

É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

Algumas perguntas sugeridas a seguir podem enriquecer esta prática inicial:

• Por que o leite materno é tão rico e mais saudável que outros tipos de leite?
• Que composição química o deixa tão nutritivo, embora tenha uma aparência de leite diluído?
• Por que, embora muitas mães saibam que seu leite é nutritivo, ainda assim deixam o ato de amamentar?

Para iniciar a problematização o professor pode apresentar um trecho de áudio do Programa Escola Brasil, no link abaixo, que fala também sobre a importância da amamentação até os 6 meses de idade. Tem início aos 5 minutos e 35 segundos e término aos 7 minutos.
O Programa também apresenta outros assuntos. Recomendo que o professor utilize a abertura do programa e em seguida apresente o trecho referente ao assunto.

.

.

Educação na prisão

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/338/dominio-efsf-cin-0056.mp3

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

Após a apresentação do áudio peça para que os alunos relatem o que foi ouvido.

Apresente, em seguida, alguns dados do artigo “Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce”, da Revista Brasileira de Enfermagem, disponível no endereço abaixo:

http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n4/15.pdf

Segundo o artigo, embora muitas parturientes reconheçam que o leite materno é benéfico para o bebê, abandonam a amamentação pelos seguintes motivos:

• a utilização de algum remédio prejudica o leite;
• o trabalho fora de casa dificulta esse hábito (e os avós fornecem outro tipo de alimento);
• o leite do seio secou;
• machucava o seio na amamentação;
• o bebê se recusava a pegar no peito.

Considerando o exposto, como podem respondidas as questões a seguir?

• Qual leite é o melhor para substituir o leite materno?
• Que razões levam a crer que o leite materno sempre é o melhor leite para os lactantes?

L eia para os alunos a história a seguir:

LEITE PARA JONAS
Cristina teve seu bebê há quatro semanas. Ele tem vitalidade e está saudável. Logo de começo pegou o peito e se adaptou bem para mamar. Nesse tempo cresceu 4 centímetros e aumentou 1 kg no peso. Entretanto há dois dias Cristina tem necessidade de urinar com frequência. Ela tenta tomar bastante água para melhorar, mas cada vez arde mais ao ir ao banheiro. Não tem jeito: precisa consultar um médico. E o diagnóstico é: infecção nos rins!
Para a saúde não ficar pior, o médico recomenda que tome antibiótico por dez dias.
Como o medicamento acaba passado para o leite e não é recomendado que Jonas o rec eb a, Cristina precisa parar com a am amentação. Isso sign ifica que Jo nas terá que receber outro tipo de a limento.
No supermercado Cristina encontra leite integral (de vaca) e leite para lactantes.
A dúvida é grande: qual o melhor alimento para Jonas?

(adaptado de Unterricht Biologie, dezembro – 2001)

Após a leitura do texto proponha a questão

• Por que o Substituto do Leite Materno (SLM), industrializado, é melhor do que o leite de vaca para os bebês ?

P ara responder essa questão proponha que os alunos realizem u m teste prático de “comparação de sabor”.
Para isso será servido um litro de leite de vaca e um litro de leite para lactantes em pequenos copos descartáveis. Cada aluno poderá provar um pouco de cada leite e em seguida discute-se com a turma para registrar as diferenças que podem ser observadas (“sentidas”).

Dica! – Lembre-se de perguntar se há alguém com intolerância à lactose, para que não participe da degustação.

TODAS AS DÚVIDAS DEVERÃO SER ANOTADAS!

Por conta própria os alunos terão o interesse despertado por comparar a composição do leite materno com a do leite de outros mamíferos (como a vaca) e até mesmo com a composição do SLM.

Forme pequenos grupos de alunos e distribua cópia das duas tabelas abaixo para realizar uma análise comparativa dos diferentes tipos de leite. Em seguida deverão responder as questões.


Imagem disponível em:
http://www.fag.edu.br/professores/pos/MATERIAIS/Enfermagem%20ao%20Cuidado%20%E0%20Mulher%20no%20%C2mbito%20da%20Sa%FAde%20Coletiva/Aula%20-%2029%20e%2030%20de%20agosto/ALEITAMENTO%20MATERNO%201.pdf

QUESTÕES:

• Comparando o leite materno com os demais, quais as diferenças (em percentual) entre eles?
• Comparando a composição dos leites, qual deles aparenta ser o mais apropriado para a amamentação de lactantes, caso não haja leite materno disponível? Por quê?
• Compare a composição do leite materno com o SLM. É possível considerar que o SLM possui a quantidade ideal de substâncias para substituir o leite materno?

Após a análise das tabelas solicite que cada grupo apresente suas conclusões.

INTERDISCIPLINARIDADE – a resolução destas questões permite uma abordagem interdisciplinar com Matemática, considerando que os alunos deverão fazer cálculos para obter os valores em porcentagem. Além do que se pede na primeira questão, podem ser calculados os valores em relação à porção analisado ou até mesmo em relação a outros alimentos.


Aula 2


IMPORTANTE – Através desta atividade os alunos poderão reforçar o conhecimento sobre a importância dos componentes alimentares (em particular do leite materno) para o funcionamento e de senvolvimento do organismo. Antes de iniciar a atividade, explique o quadro abaixo, esclarecendo (relembrando) as funções dos carboidratos, lipídios, proteínas e sais minerais para o organismo.

A partir da análise do quadro abaixo e da tabela com os componentes do leite materno apresentada na aula anterior, solicite que os alunos respondam as questões.

QUESTÕES:

• Comparando o quadro que apresenta as substâncias do leit e materno e o quadro sobre a import ância dos nutrientes e sais minera is pode-se concluir para quais necess idades do organismo o leite materno é p articularmente importante? O que j ustifica a resposta a esta pergunta?

INTERDISCIPLINARIDADE – uma análise de como esses componentes atuam no organismo permite uma abordagem interdisciplinar com Química. Poderão ser estudadas que reações ocorrem no organismo justificando suas diferentes funções.

O utro fator importante que coloca o leite m aterno como preferido para nutrição do lactante é a prese nça de anticorpos e células fagocitárias que atuam na defesa da criança.
Proponha que grupos realizem uma leitura e pesq uisa sobre esse aspecto do leite materno e posterior apresentação par a a turma.

Os dois documentos disponíveis nos endereços abaixo apresentam o tema com uma abordagem simples, podendo ser utilizados pelos alunos.

ASPECTOS IMUNOLÓGICOS DO ALEITAMENTO MATERNO
http://www.pucpr.br/servicos/programas_saude/palma/arquivos/aspectos_imunologicos_aleitamento.pdf

COMO O LEITE MATERNO PROTEGE OS RECÉM-NASCIDOS
http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc6_97.pdf

Neste momento o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto, considerando os conceitos apresentados no decorrer das aulas. Uma sugestão de título para esse texto pode ser: A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO PARA O LACTENTE.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação na prisão Áudio
Recursos Complementares

Duas aulas do Portal do Professor apresentam sugestões que podem enriquecer o desenvolvimento desta aula. Estão disponíveis nos endereços a seguir.

Aula sobre o Leite
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=260

Aula sobre aleitamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2554

Avaliação

A avaliação pode ser realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes – respostas para as questões propostas, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.