20/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as características do leite materno comparativamente a outros tipos de leite, reconhecendo sua importância como alimento do lactente.
Noções sobre as funções dos componentes químicos dos seres vivos (carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, água e vitaminas).
Inicie um dialogo com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem o tema AMAMENTAÇÃO e as suas idéias do senso comum.
Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?
É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Algumas perguntas sugeridas a seguir podem enriquecer esta prática inicial:
Para iniciar a problematização o professor pode apresentar um trecho de áudio do Programa Escola Brasil, no link abaixo, que fala também sobre a importância da amamentação até os 6 meses de idade. Tem início aos 5 minutos e 35 segundos e término aos 7 minutos.
O Programa também apresenta outros assuntos. Recomendo que o professor utilize a abertura do programa e em seguida apresente o trecho referente ao assunto.
.
.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/338/dominio-efsf-cin-0056.mp3
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
Após a apresentação do áudio peça para que os alunos relatem o que foi ouvido.
Apresente, em seguida, alguns dados do artigo “Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce”, da Revista Brasileira de Enfermagem, disponível no endereço abaixo:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n4/15.pdf
Segundo o artigo, embora muitas parturientes reconheçam que o leite materno é benéfico para o bebê, abandonam a amamentação pelos seguintes motivos:
• a utilização de algum remédio prejudica o leite;
• o trabalho fora de casa dificulta esse hábito (e os avós fornecem outro tipo de alimento);
• o leite do seio secou;
• machucava o seio na amamentação;
• o bebê se recusava a pegar no peito.
Considerando o exposto, como podem respondidas as questões a seguir?
L eia para os alunos a história a seguir:
LEITE PARA JONAS
Cristina teve seu bebê há quatro semanas. Ele tem vitalidade e está saudável. Logo de começo pegou o peito e se adaptou bem para mamar. Nesse tempo cresceu 4 centímetros e aumentou 1 kg no peso. Entretanto há dois dias Cristina tem necessidade de urinar com frequência. Ela tenta tomar bastante água para melhorar, mas cada vez arde mais ao ir ao banheiro. Não tem jeito: precisa consultar um médico. E o diagnóstico é: infecção nos rins!
Para a saúde não ficar pior, o médico recomenda que tome antibiótico por dez dias.
Como o medicamento acaba passado para o leite e não é recomendado que Jonas o rec eb a, Cristina precisa parar com a am amentação. Isso sign ifica que Jo nas terá que receber outro tipo de a limento.
No supermercado Cristina encontra leite integral (de vaca) e leite para lactantes.
A dúvida é grande: qual o melhor alimento para Jonas?
(adaptado de Unterricht Biologie, dezembro – 2001)
Após a leitura do texto proponha a questão
P ara responder essa questão proponha que os alunos realizem u m teste prático de “comparação de sabor”.
Para isso será servido um litro de leite de vaca e um litro de leite para lactantes em pequenos copos descartáveis. Cada aluno poderá provar um pouco de cada leite e em seguida discute-se com a turma para registrar as diferenças que podem ser observadas (“sentidas”).
Dica! – Lembre-se de perguntar se há alguém com intolerância à lactose, para que não participe da degustação.
TODAS AS DÚVIDAS DEVERÃO SER ANOTADAS!
Por conta própria os alunos terão o interesse despertado por comparar a composição do leite materno com a do leite de outros mamíferos (como a vaca) e até mesmo com a composição do SLM.
Forme pequenos grupos de alunos e distribua cópia das duas tabelas abaixo para realizar uma análise comparativa dos diferentes tipos de leite. Em seguida deverão responder as questões.
QUESTÕES:
Após a análise das tabelas solicite que cada grupo apresente suas conclusões.
INTERDISCIPLINARIDADE – a resolução destas questões permite uma abordagem interdisciplinar com Matemática, considerando que os alunos deverão fazer cálculos para obter os valores em porcentagem. Além do que se pede na primeira questão, podem ser calculados os valores em relação à porção analisado ou até mesmo em relação a outros alimentos.
IMPORTANTE – Através desta atividade os alunos poderão reforçar o conhecimento sobre a importância dos componentes alimentares (em particular do leite materno) para o funcionamento e de senvolvimento do organismo. Antes de iniciar a atividade, explique o quadro abaixo, esclarecendo (relembrando) as funções dos carboidratos, lipídios, proteínas e sais minerais para o organismo.
A partir da análise do quadro abaixo e da tabela com os componentes do leite materno apresentada na aula anterior, solicite que os alunos respondam as questões.
QUESTÕES:
INTERDISCIPLINARIDADE – uma análise de como esses componentes atuam no organismo permite uma abordagem interdisciplinar com Química. Poderão ser estudadas que reações ocorrem no organismo justificando suas diferentes funções.
O utro fator importante que coloca o leite m aterno como preferido para nutrição do lactante é a prese nça de anticorpos e células fagocitárias que atuam na defesa da criança.
Proponha que grupos realizem uma leitura e pesq uisa sobre esse aspecto do leite materno e posterior apresentação par a a turma.
Os dois documentos disponíveis nos endereços abaixo apresentam o tema com uma abordagem simples, podendo ser utilizados pelos alunos.
ASPECTOS IMUNOLÓGICOS DO ALEITAMENTO MATERNO
http://www.pucpr.br/servicos/programas_saude/palma/arquivos/aspectos_imunologicos_aleitamento.pdf
COMO O LEITE MATERNO PROTEGE OS RECÉM-NASCIDOS
http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc6_97.pdf
Neste momento o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto, considerando os conceitos apresentados no decorrer das aulas. Uma sugestão de título para esse texto pode ser: A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO PARA O LACTENTE.
Nome | Tipo |
---|---|
Educação na prisão | Áudio |
Duas aulas do Portal do Professor apresentam sugestões que podem enriquecer o desenvolvimento desta aula. Estão disponíveis nos endereços a seguir.
Aula sobre o Leite
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=260
Aula sobre aleitamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2554
A avaliação pode ser realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes – respostas para as questões propostas, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/06/2013
Quatro estrelasMUITO APROVEITOSA. PARABÉNS.
09/12/2012
Cinco estrelasexcelente!