19/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer diferentes tipos de fibras constituintes das roupas e identificar meios de contribuir individualmente com a sustentabilidade do ambiente.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Inicie a aula promovendo uma discussão sobre:
Solicite que os alunos, em pequenos grupos, elaborem uma tabela com os diferentes tipos de materiais utilizados na confecção de suas roupas. Isso pode ser feito observando as diversas etiquetas das roupas que estão vestindo.
Dica – Como provavelmente os alunos estarão vestindo uniforme, os materiais utilizados na sua confecção provavelmente serão os mesmos. Isso não impede esta análise. Porém seria mais interessante que cada aluno escolhesse uma roupa que gosta de vestir e fizesse uma análise antes de vir para esta aula, trazendo consigo a informação sobre os materiais utilizados na produção dessa roupa (constantes na etiqueta).
Nessa tabela deverão constar os nomes dos materiais e a sua origem (que os alunos acreditam ser).
Sugira que a tabela contenha uma coluna apresentando a quantidade (em percentuais) que cada tipo de material é utilizado (um valor mínimo e outro máximo que o material aparece na confecção – por exemplo: .algodão – de 42% a 100%).
Veja um exemplo dessa tabela na figura abaixo:
É possível que os alunos não saibam preencher a origem de alguns materiais. Não há problema. Com a explicação do professor essas lacunas poderão ser preenchidas logo em seguida.
Explique que os tecidos têxteis são feitos à base de tramas de fios (fibras) que podem ser naturais, sintéticos ou artificiais, e são utilizados pelo ser humano para os mais diversos fins (os próprios alunos podem citar várias dessas utilizações).
Os tecidos com fibras naturais podem ter, principalmente, origem animal (lã e seda) ou vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal).
Os tecidos sintéticos utilizam fibras de origem química (do petróleo) como o poliéster, a poliamida, o acrílico, o prolipropileno e o elastano.
Os tecidos artificiais utilizam fibras produzidas a partir de matéria orgânica como os óleos vegetais, como por exemplo o náilon.
A partir desta explicação, verifique se faltam dados na tabela preenchida pelos alunos e ajude-os a completá-los.
Na adolescência a independência de concretiza em parte pela pretensão de escolher as próprias roupas. Muitos jovens utilizam todo seu poder econômico para comprar roupas “da moda”. O estilo é, por um lado, uma expressão da individualidade, por outro, do pertencimento a um determinado grupo.
Algumas questões relacionadas às roupas podem ser apresentadas e respondidas pelos alunos:
Através do tema “ROUPA” é possível tratar do tema SUSTENTABILIDADE no dia a dia. Aqui é possível estabelecer interdisciplinaridade com Geografia, Política e Sociologia (analisando outras dimensões do consumo humano)
Cada um pode, através de um consumo consciente, escolher e decidir que tipo de roupa deseja possuir (comprar), contribuindo para que os recu rsos naturais existe ntes hoje continuem disponíveis e para as gerações futuras (isto é o conceito de SUSTENTABILIDADE)
Professor, apresente neste momento o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “PROF MEIO AMBIENTE P09 O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.
Este áudio visa transmitir através de um diálogo, a compreensão do que seriam os conceitos que envolvem a proposta de desenvolvimento sustentável. (tempo de duração: 12 minutos).
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
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Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável
RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:
Apresenta razões para o uso racional dos recursos naturais. Explica o que e desenvolvimento sustentável e como cada pessoa pode contribuir no dia a dia para que ele ocorra. Mostra o assunto sendo discutido em sala de aula.
Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:
Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.
IMPORTANTE: reforce o que foi apresentado no áudio: que a sustentabilidade está vinculada com o uso de fontes de energias limpas que não poluam o ambiente, com a retirada de matéria prima que possa ser reposta no ambiente, com a eliminação apenas de resíduos biodegradáveis (assimilados pela natureza).
Questione se a nossa maneira de vestir pode contribuir para um planeta sustentável.
Será que diferentes estilos de se vestir podem ser mais ou menos agressivos para o ambiente?
Reproduza o questionário abaixo para cada aluno. Cada um deverá responder e em seguida calcular seus pontos para descobrir o seu perfil.
Discuta, depois, se as características apresentadas realmente conferem com a personalidade de cada um.
QUAL O SEU ESTILO
1 – O que você mais observa na hora de comprar uma roupa?
( ) ( 0 ) O Design (corte, cor...)
( ) ( 2 ) O material de que é feita.
( ) ( 1 ) Os cuidados que deverá ter para lavar.
2 – Aproximadamente quanto tempo você usa uma roupa antes de dar ou jogar fora?
( ) ( 1 ) 6 a 12 meses.
( ) ( 0 ) Algumas semanas.
( ) ( 2 ) Mais de um ano.
3 – Alguém que você gosta usa moda antiga. O que você faz?
( ) ( 1 ) Você nem se importa.
( ) ( 0 ) Você dá dicas de moda.
( ) ( 2 ) Pra você é indiferente como alguém se veste.
4 – Quanto de seu ganho mensal é disponibilizado para a compra de roupas?
( ) ( 2 ) Menos de 25%.
( ) ( 1 ) Entre 25 e 50%.
( ) ( 0 ) Mais da metade.
5 – Em que você menos economiza quando está “apertado” financeiramente?
( ) ( 2 ) Na comida e bebida.
( ) ( 0 ) Nas roupas.
( ) ( 1 ) No cinema, na balada, nos passeios.
6 – Você tem R$50,00 e precisa de uma camiseta. Você compra...
( ) ( 2 ) uma camiseta na loja de usados e ainda vai ao cinema.
( ) ( 1 ) duas ou três camisetas mais baratas.
( ) ( 0 ) uma camiseta cara, de marca.
7 – O que você acha de pessoas que se vestem na moda mais atual?
( ) ( 1 ) Você gostaria de se vestir como elas.
( ) ( 2 ) Pra você é indiferente.
( ) ( 0 ) Você veste sempre a sua moda.
8 – Você adquiriu uma roupa da moda atual. Como você se sente?
( ) ( 2 ) Como sempre.
( ) ( 0 ) Mais seguro de si do que de costume.
( ) ( 1 ) Mais de acordo com meus amigos.
9 – Ambientalistas recomendam “Juta em vez de Plástico”. Você tem preferência por roupas com fibras naturais ou artificiais?
( ) ( 0 ) É indiferente. O importante é ser da moda.
( ) ( 1 ) Artificiais, que são mais fáceis de limpar.
( ) ( 2 ) Naturais, que deixam a pele respirar melhor.
10 – O que aconteceu com as roupas que você não usa mais?
( ) ( 2 ) Dei de presente ou troquei por outra.
( ) ( 1 ) Dei para uma loja de roupas usadas.
( ) ( 0 ) Deixei guardada em algum lugar.
PONTUAÇÃO
0 – 5 pontos: Moda é super importante pra você. Você não teria coragem de andar na rua com roupas antigas. Para se sentir bem, suas roupas devem estar de acordo com a moda atual. Entretanto, muitas pessoas próximas a você nem notam.
6 – 14 pontos: Quando alguém elogia sua roupa você fica muito satisfeito. Já quando recebe alguma crítica fica muito preocupado. Na verdade você nem gosta de chamar a atenção. Você só compra algo da moda porque pode custear, e não porque não pode ficar sem.
15 – 20 pontos: Pra você é indiferentes o que os outros pensam a respeito do que você veste. Você cuida da sua aparência, porém não é escravo da moda. Entretanto não olha com desprezo as pessoas que consideram moda tão importante.
Adaptado de: UNTERRICHT BIOLOGIE, Janeiro de 2001
Organize três grupos de acordo com os resultados obtidos e peça para que cada grupo discuta e comente a coerência dos resultados obtidos.
Propicie agora um momento para pesquisa sobre os impactos ambientais que podem ser causados para a produção de tecidos (roupas).
Considerando que o principal tecido encontrado nas roupas que usamos é o algodão (às vezes combinados com tecidos sintéticos), sugira uma pesquisa sobre os impactos ambientais causados pela sua produção.
Os alunos deverão utilizar buscadores como o google para obter essas informações.
Divida a turma em pequenos grupos que deverão pesquisar sobre esses impactos e em seguida apresentar uma síntese para a turma.
Alguns sítios com essas informações são sugeridos abaixo:
ECOVIAGEM - acessado em agosto de 2009
Notícia: Algodão orgânico ganha espaço em todo mundo
JORNAL DA CIÊNCIA - acessado em agosto de 2009
Notícia: Algodão Bt: apelo à consciência nacional!,
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=26444
CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE PARAQUAT - acessado em agosto de 2009
Banco de Conhecimentos: Cultivo de Algodão
O texto disponível no endereço abaixo apresenta, sob vários aspectos, os impactos ambientais resultantes da indústria têxtil de algodão.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T6410.PDF
Este texto apresenta os impactos ambientais da indústria têxtil no Estado de Santa Catarina. Fornece dados sobre a produção de tecidos de algodão.
http://www.eps.ufsc.br/disserta96/coelho/cap8/cap8.htm
Dica – Recomende também a pesquisa sobre outros tipos de fibras utilizadas na produção de tecidos para confecção, como o linho, a juta, o cânhamo e o sisal e seus impactos ambientais. Da mesma forma oriente uma pesquisa sobre o impacto ambiental da produção de couro e lã e da produção de tecidos sintéticos.
Nesta aula solicite a apresentação das pesquisas realizadas na aula anterior e oriente a produção de um registro, na forma de itens, dos prós e contras observados na produção do algodão.
Leia para a turma (pode ser elborada uma breve aprensentação com transparências) um resumo de ALGUNS TEXTOS INTERESSANTES relacionados ao uso de roupas e sua relação com o meio ambiente. Também poderá ser realizada interdisciplinaridade com História, considerando a linha do tempo do uso de roupas.
http://www.conpet.gov.br/comofazer/comofazer_int.php?segmento=&id_comofazer_serie=93
Roupas baratas prejudicam o meio ambiente
Portal do Ministério de Minas e Energia
http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/23/moda-sustentavel/view
Moda sustentável
Conhecer a matéria-prima da roupa e prolongar sua vida útil faz bem ao meio ambiente
http://historia.abril.com.br/comportamento/roupas-peles-reais-sinteticas-434241.shtml
Roupas: das peles reais às sintéticas
Discuta:
Organize um Júri Simulado para avaliar o papel do algodão na produção de roupas: “MOCINHO OU VILÃO”, onde um grupo de alunos apresentará os aspectos favoráveis e outro grupo os aspectos desfavoráveis em relação ao ambiente.
IMPORTANTE – Na verdade os alunos não necessitam, ao final desta aula, chegar a uma conclusão sobre qual é o melhor tipo de tecido que deverão usar para contribuir com a proteção ambiental. Praticamente não há um “tecido vencedor”. O objetivo da aula terá sido alcançado quando os jovens analisarem o “seu consumo” criticamente, pensando que sua decisão de compra tem relação com a questão ambiental e compreendendo que a contribuição de cada um está na REDUÇÃO da quantidade de roupas produzidas, seja pelo uso mais prolongado, pela troca ou pelo reaproveitamento das roupas já existentes.
Nome | Tipo |
---|---|
O desenvolvimento sustentável | Áudio |
Como funcionam as roupas orgânicas
http://casa.hsw.uol.com.br/roupas-organicas.htm
Portal Como Tudo Funciona
Observando a formação de conceitos dos estudantes e analisando seus questionamentos e intervenções, através do diálogo, será possível perceber se houve apropriação dos conteúdos.
As respostas para as questões propostas e a realização das atividades permitirá que o professor avalie o grau de compreensão sobre o tema estudado.
As sínteses apresentadas pelos grupos permitirão que o professor verifique o grau de compreensão desenvolvido pelos alunos. Da mesma forma, a análise da participação no júri simulado (coerência nas proposições e argumentos) contribuirá para essa verificação.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/05/2012
Cinco estrelasNossa que aula boa! Estou trabalhando esse tema na sala de aula. Essa ideia foi excelente! obrigada pela dica!
23/02/2011
Cinco estrelasHm, acho que vai me ajudar a fazer meu dever de casa de Química, HAHAH