Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Química orgânica: o carbono nosso de cada dia

 

19/12/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Francisco Borges Camilo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•    Definir as propriedades gerais do carbono;
•    Distinguir e conhecer as estruturas orgânicas;
•    Recordar nomeação de estruturas orgânicas;
•    Descrever as funções orgânicas;
•    Conhecer os materiais desenvolvidos a partir das propriedades do átomo de carbono: polímeros e nanotubos de carbono.

Duração das atividades
25 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ligações químicas, distribuição de elétrons e orbitais;
- Funções químicas;
- Reações químicas;
- Conhecer as teorias de origem da vida.
 

Estratégias e recursos da aula

PREPARAÇÃO PARA A AULA

Para a realização das atividades, será criado um blog para a turma.

Como criar um Blog?

O professor deverá criar um blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e opinar na criação da página do Blog. Os seguintes endereços eletrônicos apresentam orientações para a criação de um Blog:  http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.

É importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma página na internet, principalmente no que diz respeito à clareza e a objetividade, lembrando-os, ainda, do “alcance” que os escritos deles poderão ter através de um blog.

Sugere-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento que julgar adequado durante o desenvolvimento das atividades que envolvem esse recurso.

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O CARBONO NOSSO DE CADA DIA.

1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Esta atividade será desenvolvida no LIE, na sala de aula e em espaços extrassala. Serão necessários caneta, caderno, projetor data-show, e o LIE deverá contar com acesso a internet para a produção e compartilhamento do material a ser produzido pelos discentes no blog.

Deverão ser acordadas entre professor e alunos as seguintes regras:

  • Efetiva participação de todos os alunos durante as atividades;
  • A divisão da turma em cinco equipes com aproximadamente o mesmo número de participantes.

 

2. INSTRUÇÕES INICIAIS

Nesta atividade será utilizado o objeto educacional Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono, que é um vídeo com duração de 12 minutos e 25 segundos. Este recurso apresenta abordagem superficial sobre cadeias carbônicas, suas representações estruturais planas e o modelo pau e bola (3 dimensões). O recurso também mostra a química orgânica no cotidiano e a tipologia das ligações que o carbono pode fazer. O vídeo está disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do link  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048 (ver figura 1).

Figura 1: Cena retirada do Objeto Educacional Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono.

dfd

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048.
 

Observação: para a visualização deste vídeo é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic.

 

3. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá propor aos alunos os seguintes questionamentos:

·Por que a química precisa dividir-se em sub-áreas?

·Por que utilizamos o termo “Química Orgânica” se estudamos nesta apenas os compostos carbônicos?

·O que é o carbono?

·Qual a importância do carbono para a existência da vida?

·Como o carbono se comporta dentro das ligações químicas?

A princípio, o professor fará estes questionamentos sem se preocupar em obter  respostas fundamentadas dos alunos, pois este é um momento de motivação para o tema abordado na aula. Em seguida, o docente organizará a turma em cinco equipes e sorteará entre estas os temas que serão abordados posteriormente. Após esse momento, os alunos assistirão ao vídeo Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono.

 

 

 

 

 

3.1. Luz, câmera, filmando!

Após a exibição do recurso educacional, cada equipe pesquisará nos sites sugeridos abaixo os seus respectivos temas e, a partir do conteúdo abordado no vídeo e da pesquisa, irão elaborar um filme abordando o tema, com a participação de todos ou do maior número possível de integrantes na filmagem, conforme as habilidades de cada aluno para a construção desse material. Para o momento da sistematização, os grupos deverão escolher os aspectos mais curiosos ou interessantes que encontraram durante a pesquisa e anotarem em um papel, de maneira que um grupo não saiba os aspectos interessantes a serem ressaltados por outro grupo.

Seguem agora os temas para cada equipe e as sugestões de links para a pesquisa:

 

a)      A origem da Química Orgânica:

História da química orgânica

http://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html

A origem da química orgânica

http://quimicanaoedificil.webnode.com.br/news/a%20origem%20da%20quimica%20org%C3%A2nica/

Histórico da química orgânica

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historico-da-quimica-organica.html

História da química orgânica

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1925&idC=38421#

Carbono, um elemento muito especial

http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Reproducao_SP_Quimica_3_unidade_1_capitulo_1.pdf

 

Orientação: o grupo deverá abordar a origem e a história da química orgânica.

 

b)     A Química Orgânica hoje e a Química e suas especialidades:

Química orgânica do século XXI

http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica-seculo-xxi.htm

Química orgânica

http://www.alunosonline.com.br/quimica/quimica-organica.html

Substâncias Naturais Orgânicas e Inorgânicas

http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm

Divisões da Química - A Química e suas especialidades

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/intro/dvquimica

Química Orgânica: presente nos alimentos

http://quimicanoceat.flogbrasil.terra.com.br/foto16939530.html

Substâncias orgânicas

https://sites.google.com/site/amigodomagrao/17-1

Utilidade da Química Orgânica

http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p1.php

 

Orientação: os alunos deverão abordar a química orgânica hoje, os seus usos, exemplos de compostos orgânicos e também as especialidades da química.

 

c)      O carbono e a Química Orgânica:

Carbono

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_carbonoqo.html

Estudo do Carbono

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-carbono.htm

Classificação do carbono

http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-carbono.htm

Postulados de Kekulé

http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p2.php

 

Orientação: o grupo deverá abordar os princípios, estrutura e as características do átomo de carbono.

 

d)     Compostos orgânicos e inorgânicos:

 

Química Orgânica

http://www.infoescola.com/quimica/quimica-organica/

Composto Inorgânico

http://www.infoescola.com/quimica/composto-inorganico/

Química Inorgânica

http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-inorganica.htm

Substâncias orgânicas e inorgânicas

http://portalmisto.blogspot.com.br/2010/03/substancias-organicas-e-inorganicas.html

 

Orientação: o grupo deverá abordar as diferenças entre os compostos orgânicos e inorgânicos, e seus exemplos.

 

e)      Propriedades e características dos compostos orgânicos:

Características dos Compostos Orgânicos

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-compostos-organicos.html

Características Gerais

http://www.brasilescola.com/quimica/caracteristicas-gerais-dos-compostos-organicos.htm

Propriedades dos compostos orgânicos

http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos/

Orientação: os alunos deverão abordar as principais características presentes nos compostos orgânicos.

 

*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.

 

3.1.1. Instruções sobre a produção dos vídeos

A produção dos vídeos deverá ser feita no LIE e em ambientes extrassala.

Os alunos deverão adicionar aos seus vídeos, imagens, ilustrações, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os vídeos poderão seguir um dos três modelos sugeridos abaixo:

 

MODELO 1:Vídeo em formato de um documentário.

Nesse modelo, a equipe deverá contextualizar o tema em forma de um documentário. Os alunos poderão se basear nos modelos de documentários produzidos pela BBC dos Estados Unidos da América.

 

MODELO 2:Vídeo em formato de um telejornal.

Nesse modelo, o tema exposto deverá ser abordado como uma notícia ou reportagem. Os alunos deverão editar os vídeos inserindo um fundo musical de telejornais nacionais como, por exemplo, o “Jornal Nacional” ou “Jornal Hoje”, entre outros.

 

MODELO 3:Vídeo em formato de novela.

Nesse modelo, os alunos deverão explicar o tema dentro de um drama de novela. Neste estilo, deve prevalecer a narração. Os alunos poderão inserir, nos vídeos, imagens ou cenas de algumas novelas famosas que guardem relação com o tema abordado.

O professor deverá indicar esses modelos, mas deixar os alunos à vontade para criarem outros estilos para a produção dos vídeos, estimulando, assim, a criatividade da turma.

Os alunos terão o prazo de três semanas para produzirem os vídeos, que deverão ser publicados no Blog da turma. Lembrando que todas as equipes, e também o professor, deverão comentar os vídeos postados.

 

3.1.2. Criando os vídeos

Seguem abaixo tutoriais com as instruções necessárias para a produção e edição de vídeos:

- Windows Movie Maker para Windows:

http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk

- Kdenlive para Linux:

http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA

-Kdenlive está disponível para download em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.

*Todos os sites tiveram acesso em 06/novembro/2012.

 

4. MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.

5. DISCUSSÃO

Na sala de aula, após a publicação dos vídeos no Blog e visualização/comentário de todos os alunos, o professor deverá propor uma discussão com as seguintes perguntas:

- Quais os riscos na manipulação do carbono?

- Seria possível acabar com o carbono do planeta?

- Quais os efeitos da grande dependência do uso do carbono na sociedade atual?

Buscando responder estas questões, o professor deve gerar uma conversa com os discentes na qual ele chamará a atenção para as características dos compostos carbônicos que lhes dão importância e versatilidade, como a capacidade de gerar cadeias com ligações entre si ou mesmo a grande afinidade com um grande número de elementos químicos.

 

6. SISTEMATIZAÇÃO

Após a discussão, o professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos na sala de aula. O professor deverá organizar a turma em um círculo e orientar que os alunos exponham os aspectos curiosos do seu tema em forma de pergunta.

Atenção: não poderá haver perguntas repetidas. Caso surjam dúvidas sobre alguma resposta, o professor deverá explicar/revisar o conteúdo no final.

Sugestão: o professor também poderá fazer perguntas aos alunos.

 

ATIVIDADE 2: COMPREENDENDO AS FUNÇÕES ORGÂNICAS

 

2.1  AMBIENTES E MATERIAIS

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática, como também em espaços extrassala. Usaremos massinha de modelar, caneta, lápis, caderno, computadores com acesso à internet e máquina digital ou celular com câmera.

 

2.2. INTRODUÇÃO

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que são funções orgânicas (não confundir com compostos orgânicos!) e, em caso afirmativo, solicitar que os discentes indiquem os exemplos mais comuns destes compostos no dia-a-dia. Após esse momento, o professor deverá disponibilizar a seguinte reportagem para os alunos Petróleo e derivados disponível em http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados. Após a leitura da reportagem, além de conversar sobre a relevância da notícia no contexto atual, o docente deverá levantar as seguintes questões:

- Quais os derivados do petróleo?

- De que é constituído o petróleo e os seus derivados?

- Em quais funções orgânicas eles se classificam?

- Vocês conhecem as fórmulas químicas dessas funções?

Em seguida, o professor deverá convidar os alunos a observarem exemplos mais comuns de hidrocarbonetos: o petróleo e seus derivados. Os discentes deverão atentar para a quantidade de carbonos presentes nas equações químicas e como isso se relaciona à sua nomenclatura.

Para auxiliar o professor neste momento, poderá ser solicitada a visita ao site http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm, que trás como assunto a “Composição dos derivados do petróleo”.

Após essa conversa inicial, deverão ser formadas seis equipes, cada uma responsável por um conjunto de funções orgânicas que serão indicadas posteriormente. Nesta atividade, o docente deverá propor aos alunos uma “Gincana Virtual”. Quem tiver mais pontos será a equipe campeã!

 

2.3 PREPARANDO-SE PARA A “GINCANA VIRTUAL”

Todas as equipes irão pesquisar sobre o conjunto de funções e buscar responder as seguintes indagações:

  • Quais as suas fórmulas químicas?
  • Como é feita a nomenclatura dessas funções?
  • Quais as suas principais características?
  • Quais os seus usos e aplicações na sociedade?
  • Quais os exemplos mais comuns de seus compostos?         
  • Qual a relação desta função orgânica com o meio ambiente e a sociedade?
  • Alguma destas funções causa dano ambiental ou social?

Seguem as sugestões de funções orgânicas e seus respectivos sites de pesquisa:

 

Equipe 1: Hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Alceninos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).

Hidrocarbonetos

http://www.infoescola.com/quimica/o-que-sao-hidrocarbonetos/

Hidrocarbonetos

http://www.brasilescola.com/quimica/hidrocarbonetos.htm

Nomenclatura de Hidrocarbonetos cíclicos e ramificados

http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-hidrocarbonetos-ciclicos-ramificados.htm

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Poluentes do ar

http://www.feam.br/component/content/80?task=view

Causas, efeitos e tratamento das agressões por hidrocarbonetos em animais marinhos e de estuários

http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/agressoes-hidrocarbonetos-animais-marinhos-estuarios/agressoes-hidrocarbonetos-animais-marinhos-estuarios.shtml

Alcanos

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/alcanos.html

 

Equipe 2: Haleto; Álcool; Enol.

Enóis

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/enois.htm

Função Álcool

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-alcool/

Haletos orgânicos

http://www.brasilescola.com/quimica/haletos-organicos.htm

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Haletos orgânicos

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p24.php

Uso de haletos orgânicos em armas químicas

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/uso-haletos-organicos-armas-quimicas.htm

Estudo de alguns Haletos

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-alguns-haletos.htm

Álcool versus Gasolina

http://www.brasilescola.com/quimica/alcool-versus-gasolina.htm

 

Equipe 3: Fenol; Éter; Éster.

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Função Fenol

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-fenol/

Função Éter

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-eter/

Função Éster

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-ester/

Ésteres

http://www.brasilescola.com/quimica/esteres.htm

Sobre o biodiesel

http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/biodiesel.htm

Fenóis

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fenois.htm

 

Equipe 4: Aldeído; Cetona; Ácido carboxílico.

Função Aldeído

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-aldeido/

Função Cetona

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-cetona/

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

Automóveis:  as armas do ar

http://super.abril.com.br/ecologia/automoveis-armas-ar-438811.shtml

Aldeídos e cetonas

http://www.qieducacao.com/2011/11/aldeidos-e-cetonas.html

Ácido Carboxílico

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p19.php

Principais Ácidos Carboxílicos

http://www.brasilescola.com/quimica/principais-acidos-carboxilicos.htm

Ácidos Carboxílicos

http://www.infoescola.com/quimica/acidos-carboxilicos/

 

Equipe 5: Aminas; Amida; Nitro compostos.

Função Amida

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amida/

Amidas

http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p23.php

Ureia

http://www.alunosonline.com.br/quimica/ureia.html

Função Amina

http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amina/

Aminas estimulantes

http://www.alunosonline.com.br/quimica/aminas-estimulantes-.html

Nitrocompostos

http://www.brasilescola.com/quimica/nitrocompostos.htm

TNT – Trinitrotolueno

http://www.brasilescola.com/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

 

Equipe 6: Nitrilas; Isonitrila; Compostos de Grignard.

Nitrilas ou Cianetos

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/nitrilas-ou-cianetos.htm

Triagem de Nitrilas Frente a Micro-Organismos Marinhos

http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1126-1.pdf

Funções Orgânicas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/funcoes-organicas/funcoes-organicas-9.php

Compostos Organometálicos

http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organometalicos.htm

Contaminação por mercúrio

http://www.brasilescola.com/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm

Funções Orgânicas

http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.

 

2.4. INSTRUÇÕES PARA A “GINCANA VIRTUAL”

O professor deverá publicar no blog da turma como pontuará o desempenho das equipes (Tabela 1), lembrando que todas as atividades da Gincana serão realizadas virtualmente através desse recurso.

Nesta gincana todas as equipes deverão buscar realizar os desafios sugeridos. Para determinar a equipe vencedora serão considerados os seguintes aspectos: o tempo (a ser determinado pelo professor), o desempenho, a adequação, a criatividade e a participação dos alunos em cada atividade. Segue uma tabela com sugestão de pontuação:

Tabela 1: Critério de pontuação por tarefa.

Critério

Pontos por tarefa

- Realização da tarefa no período estipulado.

10 pontos

- Participação de toda a equipe.

15 pontos

- Adequação a tarefa proposta.

20 pontos

- Criatividade no desempenho da tarefa.

15 pontos

Fonte:Produção do autor.

2.4. TAREFAS DA GINCANA VIRTUAL

Segue a descrição das tarefas propostas para a “Gincana Virtual”:

A. Elaborar esboços, ilustrações ou diagramas que descrevam o processo de determinação da nomenclatura dos compostos químicos (postar no blog).

B.Elaborar uma maquete de massinha de modelar demonstrando a estrutura química de uma função orgânica e do seu conjunto de funções, incluindo todos os átomos e ligações químicas na maquete, esta deve ser fotografada e as fotos postadas no blog.

C.Escolher uma segunda função orgânica do conjunto e desenhar a molécula em três dimensões com o uso do programa Avogadro.

Instruções para a utilização do programa Avogadro:

O programa está disponível para download no site http://www.baixaki.com.br/download/avogadro.htme as instruções necessárias para a criação da molécula tridimensional podem ser vistas no vídeo Tutorial Avogadro - Como Construir Moléculas em 3D, disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=L7IvSuxlC2U.  As imagens deverão ser salvas e postadas no blog.

D.Criar uma paródia musical explicando as características, usos e exemplos mais comuns de uma das funções orgânicas. A paródia deverá ser elaborada a partir de músicas conhecidas por todos os alunos. Os alunos deverão produzir as paródias em casa ou nos intervalos das aulas, filmá-las e, em seguida, postar no blog.

E. Elaborar uma resenha, com no mínimo 15 linhas, relacionando os compostos orgânicos com o meio ambiente.

Na Seção Recursos Complementares há dicas sobre como produzir paródias e resenha.

Após todas as publicações, o professor e os alunos deverão comentar as produções dos seus colegas respondendo as seguintes perguntas: “Qual função orgânica chamou mais a sua atenção?”, “Qual composto orgânico é mais prejudicial ao meio ambiente?”, “Qual foi a nomenclatura mais difícil de aprender?”. Professor e alunos devem descrever como foi a experiência de participar da Gincana Virtual.

Segue abaixo uma sugestão de cronograma para a realização da “Gincana Virtual”:

Tabela 2: Sugestão de cronograma para a atividade 2.

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1ª Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

4 horas/aula

LIE

2ª Etapa

Postagem dos desafios e critérios de pontuação da “Gincana Virtual” no Blog (Professor)

1 dia

Extrassala

3ª Etapa

Realização da Etapa A da “Gincana Virtual” e postagem no Blog

3 dias

Extrassala

4ª Etapa

Realização da Etapa B da “Gincana Virtual” e postagem no Blog

3 dias

Extrassala

5ª Etapa

Realização da Etapa C da “Gincana Virtual” e postagem no Blog

1 semana

Extrassala

6ª Etapa

Realização da Etapa D da “Gincana Virtual” e postagem no Blog

1 semana

Extrassala

7ª Etapa

Realização da Etapa E da “Gincana Virtual” e postagem no Blog

2 dias

Extrassala

8ª Etapa

Comentários sobre as produções postadas no Blog (professor e alunos)

4 dias

Extrassal

Fonte:Produção do autor.

 

ATIVIDADE 3: MÃOS-NA-MASSA! OU MELHOR, NO CARBONO!

 

3.1. INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa e na sala de aula. Serão utilizados computadores com acesso à Internet, caderno para anotações, projetor data-show, máquina digital ou celular com câmera, caneta e lápis. O docente deverá manter a turma dividida ainda em seis grupos,destacando que é fundamental para a realização da atividade a participação de todos os alunos.

 

3.2. INTRODUÇÃO – CONHECENDO (MAIS) SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar em Nanotecnologia. Em caso afirmativo, ele pedirá aos alunos para comentar o que eles conhecem sobre essa tecnologia. Após essa conversa inicial, o docente deverá apresentar no projetor data-show o vídeo Globo Vídeos - VIDEO - Nanotecnologia já apresenta resultados surpreendentes, disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=7rKDfpzGhnU&feature=related. Este vídeo tem duração de 4 minutos e 47 segundos e apresenta a importância da Nanotecnologia para a sociedade e para a medicina.

Após ouvir a opinião dos discentes sobre o vídeo exibido, o professor deverá apresentar as figuras 2 e 3 para os alunos através do projetor data-show e perguntá-los:

- Vocês sabem o que está ilustrado nesta imagem?

- Vocês já ouviram falar em polímeros?

- Qual a importância e influência deles na sociedade e no meio ambiente?

- Qual a relação dos polímeros com as garrafas PET?

- Serão eles os vilões da poluição ambiental?

Com essas perguntas, o professor deverá introduzir o assunto polímeros na aula, buscando considerar a relação dos polímeros com a economia e os seus danos ao meio ambiente.

Figura 2: Polímeros

ef

Fonte:
http://acentelha-morenope.blogspot.com.br/2010/06/moreno-na-era-dos-polimeros.html
 

FigurA 3: Garrafas PET

fth

Fonte: http://lavienville.blogspot.com.br/2010/07/principio-gerador-pagador-para.html

Após a conversa introdutória, o professor deverá propor aos alunos conhecer mais sobre os polímeros e sobre a Nanotecnologia, através da realização de seminários e de experiências químicas. A sala será dividida em seis grupos, ficando dois destes responsáveis pela realização dos seminários e os outros pelas experiências. Os grupos apresentarão os seminários e as experiências na sala de aula, devendo o professor filmar as apresentações e, posteriormente, postá-las no Blog da turma.

Objetivando proporcionar uma maior interação entre os alunos, sugere-se que os grupos desta atividade sejam diferentes daqueles que foram formados na atividade 2.

 

3.3. SUGESTÕES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS SEMINÁRIOS SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA

Equipe 1: Polímeros

Polímeros

http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros.htm

Polímeros

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-2.php

Polímeros

http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/polimeros

Polímeros e Poluição

http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros-poluicao.htm

Utilização dos Polímeros sintéticos

http://www.brasilescola.com/quimica/utilizacao-dos-polimeros-sinteticos.htm

Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes

http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204

Orientação: a equipe deverá abordar definição, curiosidades e o uso de polímeros, biopolímeros, polímeros degradáveis e verdes.

*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.

 

Equipe 2: Nanotecnologia

O que são nanotubos de carbono?

http://www.tecmundo.com.br/nanotecnologia/2640-o-que-sao-nanotubos-de-carbono-.htm

Nanotubos

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Nanotubos

O que é nanotecnologia?

http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/

Trunfos do futuro - Nanotecnologia

http://supertrunfonet.tripod.com/trunfonticiadofuturo/id3.html

Conheça os nanotubos de carbono, uma das tecnologias mais promissoras http://www.techninja.com.br/ciencia/conheca-nanotubos-carbono-tecnologia-mais-promissoras/

Cientistas desenvolvem o primeiro ecrã OLED “elástico” http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Cientistas_desenvolvem_o_primeiro_ecr%C3%A3_OLED_%E2%80%9Cel%C3%A1stico%E2%80%9D

Energia que vem do papel http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/energia_que_vem_do_papel.html

Nanotubes made simple - single wall nanotubes (SWNT)

https://www.ccs.uky.edu/~ernst/carbontubes/structure.html (Este site possui um software que possibilita ao usuário “brincar” criando estruturas de nanotubos de carbono e visualizar sua estrutura em 3D).

Orientação: o grupo deverá abordar a definição de nanotecnologia, o seu mecanismo e as suas aplicações.

*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.

3.4. SUGESTÕES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS EXPERIMENTOS SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA

 

Equipe 3: Experimento “Bioplástico”

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=729&BIOPLASTICO#top

 

Equipe 4: Experimento “Mão de espuma” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27807

 

Equipe 5: Experimento “Aprendendo a sintetizar e a modelar um polímero” http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=118

 

Equipe 6: Experimento “Amoeba”

http://abcdopolimero.wordpress.com/category/polimeros/08-curiosidades/

*Todos os sites tiveram acesso em 09/11/2012.

 

Orientação: os alunos deverão apresentar as reações químicas que acontecem no experimento, assim como, mostrar as fórmulas das moléculas que estão reagindo e dos produtos. 

 

3.5. INSTRUÇÕES ACERCA DOS SEMINÁRIOS E EXPERIMENTOS

Seguem algumas instruções acerca dos seminários e experimentos:

- Deverá ser marcado um ou mais dias para todas as apresentações: seminários e experimentos;

- O tempo destinado para as apresentações dos grupos será entre 15 e 20 minutos. Esta será a duração dos vídeos gravados pelo professor a serem postados no blog;

- Cada seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão;

- Os alunos deverão contextualizar o tema de acordo com a orientação dada ao grupo;

- Nos seminários, a exposição temática será através de slides com o uso do projetor data-show;

- As equipes responsáveis pela realização de experimentos deverão seguir as instruções fornecidas nos sites indicados. Os experimentos deverão ser realizados primeiramente na casa dos alunos (fase de teste). Depois, eles apresentarão o experimento na sala de aula para os colegas e para o professor no dia combinado;

- As informações sobre o experimento deverão ser apresentadas durante a execução do mesmo;

- Após cada apresentação, deverá ser disponibilizado um tempo para perguntas dos colegas e do professor;

- Ao final dos seminários e das apresentações dos experimentos, os grupos deverão fornecer a bibliografia utilizada. O professor deverá propor duas problemáticas a serem analisadas e discutidas entre os alunos no blog:

Problemática1: Qual a importância de produzir bioplástico? Quais as suas vantagens em relação aos derivados de petróleo? Quais as diferenças químicas entre o bioplástico e os derivados do petróleo? (Experimento 1)

*Problemática2: A nanotecnologia é de grande importância para a medicina e para a sociedade. Mas, por que esta ciência ainda é tão desconhecida pela maioria das pessoas? Por que ainda são poucos os países que investem nesse tipo de tecnologia? Será que entre as infinitas vantagens do uso da nanotecnologia, existe alguma desvantagem? (Seminário sobre Nanotecnologia)

Para auxiliar o professor a orientar a discussão sobre nanotecnologia, sugere-se o texto Vantagens e riscos da Nanotecnologia apresentado no site http://proavirtualg36.pbworks.com/w/page/18672373/Vantagens%20e%20riscos%20da%20Nanotecnologia, pois este aborda resumidamente alguns riscos desta tecnologia.

 

Um cronograma para a atividade 3 é sugerido na tabela 3:

 

Tabela 3: Cronograma para a atividade 3.

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1° Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

4 horas/aula

LIE

2° Etapa

Elaboração dos seminários e dos experimentos

1 semana

Extrassala

3° Etapa

Apresentação dos seminários e dos experimentos

3 horas/aula

Sala de aula

4° Etapa

Discussão no Blog

5 dias

Extrassala

Fonte: Produção do autor.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aí tem química! - Química do Carbono - Química Orgânica Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

Como fazer uma paródia

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/

Como elaborar uma resenha?

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

Química Orgânica

http://www.youtube.com/watch?v=uNoWVH17Lw0

Nanotecnologia com legendas

http://www.youtube.com/watch?v=MA2mW_EVU9A&feature=related

- Objetos educacionais:

Aí tem química – Nomenclatura dos compostos orgânicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12049

Aí tem química – Representações dos compostos orgânicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12050

- Outros Tutoriais sobre Blog

http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA 
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger 

- Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

 

Sugestões de links para professores

- Blog: diário (de aprendizagem) na rede

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml

- Criador do blog História Digital dá dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/
 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

- Como escrever na internet

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

- Como fazer um vídeo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação aos fundamentos da química orgânica através da relevância dos conteúdos abordados nos vídeos produzidos. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam a nomenclatura, as principais características, os usos e aplicações das funções orgânicas a partir do material produzido pelos discentes na “Gincana Virtual”. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam o que é nanotecnologia e o que são polímeros, como também, sua importância e utilidade para a sociedade a partir do conteúdo apresentado nos seminários e das informações abordadas nos experimentos, e nos comentários postados no blog da turma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.