Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância da Estimulação Precoce para as crianças com Síndrome de Down

 

20/08/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender que é de extrema importância que as crianças que possuem algum tipo de deficiência, e em especial as que possuem deficiência mental, desde bebês recebam estimulação motora e cognitiva para que possam desenvolver suas potencialidades.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado.

Motivação:

Para dar início às aulas o vídeo (Fig. 1) abaixo, que tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos, deverá ser apresentando aos alunos. Observamos que este poderá ser transmitido em televisão e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!

http://www.youtube.com/watch?v=CjXrFZX9gK0&feature=related

Figura 1- Imagem do vídeo


Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entenderam do vídeo. É importante que os alunos possam expressar suas opiniões e impressões, sem que o professor os corrija, caso não tenham entendido o propósito do vídeo.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá perguntar se eles sabem o que é Síndrome de Down; se tem alguma pessoa na família ou mesmo um amigo que tem esta deficiência, e o que sabem sobre estas pessoas. É importante que o professor os instigue a falar o que pensam sobre estas pessoas, e, principalmente, se sabem que elas podem e devem desenvolver as mesmas atividades que eles (que não possuem deficiência ), como, por exemplo, estudar, ajudar nas tarefas de casa, trabalhar futuramente...

Feitas estas discussões, outro vídeo deverá ser apresentado aos alunos.
Sugerimos que o Recurso, que é um vídeo (Fig. 2), com duração aproximada de 20 (vinte) minutos, seja transmitido em televisão e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!

Vídeo:     

http://www.apraespi.org.br/Prev_def.htm

Figura 2 – Imagem do Site “Apraespi.org”

Atividade 1

Para que os conhecimentos sobre a estimulação precoce de crianças com Deficiência Mental e Síndrome de Down, os alunos poderão, em duplas, buscar maiores informações sobre o assunto, em diferentes fontes como: livros, revistas, jornais e internet.
Abaixo, sugerimos alguns links (Fig. 3) para que os alunos possam fazer suas pesquisas.

Salientamos que neste momento o professor poderá, ainda, conversar com os alunos sobre algumas das causas de nascimento de crianças deficientes, como: uso de cigarro, álcool e outros tipos de drogas durante a gestação, pois os alunos poderão ser conscientizados desde já, sobre estes cuidados preventivos!
O site abaixo (Fig. 3) traz maiores informações sobre a prevenção das deficiências.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140404.htm

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=5122  

http://www.opovo.com.br/saude/864437.html  


http://www.psicosyn.com/artigo2.htm  


http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/17/materia.2009-03-17.2040616313/view

Figura 3- Imagem do site sobre Estimulação Precoce

Depois que as pesquisas e discussões se “encerrarem” os alunos serão convidados a compartilhar com os demais alunos da escola o que aprenderam nestas aulas, por meio da próxima atividade, pois é extremamente importante que estes conhecimentos sejam divulgados entre todos da escola.


Atividade 2

Nesta atividade os alunos deverão comentar o que entenderam sobre o vídeo se ficaram surpresos com o que viram, se mudaram de opinião sobre as crianças deficientes, se sabem o que é Deficiência Mental, Síndrome de Down (que é um tipo de Deficiência Mental), e se perceberam que estas são pessoas que podem estudar, trabalhar e etc.
O professor deverá promover uma discussão acerca dos assuntos trazidos no vídeo, sobre o que é a Síndrome de Down, suas causas, o que é a estimulação precoce e a importância que esta tem no processo de desenvolvimento de todas as crianças e, em especial, na vida destas crianças (com Síndrome de Down).
É importante que neste momento as dúvidas dos alunos possam ser esclarecidas, bem como trabalhar o preconceito, se por ventura a fala dos alunos apontarem a presença deste, acerca destas pessoas. É importante que o professor discuta com os alunos a questão de que, muitos consideram que as crianças que têm Deficiência Mental ou Síndrome de Down, por exemplo, devam ficar em casa, e quando forem estudar, que seja em escolas separadas, onde só hajam crianças como elas! Isto é importante, pois propicia a reflexão dos alunos sobre os direitos que todos, sem exceção, têm de viver de forma plena, sem impedimentos impostos por preconceitos, suas vidas!
Sugerimos que os temas trabalhados nos cartazes sejam estes:

- O que é Síndrome de Down
- Causas da Síndrome de Down e da Deficiência Mental
- O que é Estimulação Precoce e Intensificada e sua importância
- Importância da Estimulação Precoce para o desenvolvimento saudável de todos os bebês
- Importância de observar o desenvolvimento dos bebês


Estes cartazes deverão ser espalhados por toda a escola, se possível, neles poderão haver figuras ilustrativas, que poderão ser retiradas de revistas, livros, jornais e de sites da Internet! Para cada tópico acima apontado poderá haver 2 cartazes.

SUGESTÕES:

1)O professor poderá apresentar um vídeo (Fig. 4) aos alunos que fala sobre a importância da estimulação para o desenvolvimento de todas as crianças, e que os pais precisam ter estas informações!

Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pH10eEeEjfY

Figura 4- Imagem do Vídeo

2) Os alunos poderão se preparar, por exemplo, para levar os cartazes feitos em sala de aula (atividades 2 e 3) à uma escola de educação infantil (creches), de forma que os pais destas crianças tenham acesso a estas informações sobre a prevenção das deficiências, bem como sobre a estimulação precoce de todos os bebês. Além disso, sob a orientação do professor, os alunos poderão preparar uma pequena palestra (por meio de um texto escrito) sobre informações tão importantes como “a importância da estimulação precoce para as crianças com e sem deficiência”, em uma reunião de pais de uma creche.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor que abordam a temática da Educação Especial.

Aula: Qual é a importância da Educação Especial

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1038  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo, quando forem em grupo, expor o que aprenderam sobre a estimulação precoce e intensificada dos bebês que possuem deficiência mental.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • idalina, erc especial despertar para vida - APAE , Pará - dijo:
    ida-pires@hotmail.com

    08/07/2013

    Cinco estrelas

    quero aprender como alfabetizar crianças com sindrome de down pois trabalho numa ESCOLA ESPECIAL AQUI no Pará.


  • Elaine negrao, Setor de educação , São Paulo - dijo:
    elainenegrao@ul.com.br

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabens pela aula adoreiiiiiii


  • Sinara Elise Piccolo Dabul, APAE de Palmas-TO , Tocantins - dijo:
    sinaraep@yahoo.com.br

    02/06/2010

    Quatro estrelas

    O seu plano de aula foi muito bem articulado, pois usou o audiovisual, exercícios de pesquisa na internet, experiência pessoal. Gostei também que anotou os links para podermos acessar e melhorar nossa leitura-instrução, e também nos dar novas idéias de como fazer novos plano de aula. Sinara.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.