07/03/2013
Yasmin Pinheiro Vidal
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
- Compreender os tipos, a composição química e os mecanismos de ação dos agrotóxicos;
- Investigar o conhecimento das pessoas sobre os agrotóxicos e os alimentos orgânicos e informar a respeito do assunto;
- Conceituar fertilizantes químicos, adubos orgânicos, adubação verde e o processo de calagem no solo.
Acidez, pH, fórmula e estrutura de compostos químicos.
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE), como também em espaços extrassala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, projetor data-show, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em cinco.
INTRODUÇÃO
Inicialmente, o docente deverá apresentar a figura 1 para os alunos, com o auxílio do projetor data-show.
Figura 1: Risco dos agrotóxicos
Fonte: http://www.mcpbrasil.org.br/noticias/agronegocio-agrotoxicos-e-transgenicos/item/508-ensaio-revela-os-riscos-dos-agrot%C3%B3xicos (acessado em 12/12/12)
Durante a apresentação da imagem, o professor deverá propor aos alunos as seguintes perguntas: “O que pode ter causado a deformação nos dedos do pianista?”, “O que o avião está soltando no ar?”, e ainda “O que representam estas imagens?”. O professor deverá comentar com os alunos que as imagens representam situações relacionadas com o uso de agrotóxicos. E continuar a conversa introdutória com as seguintes questões: “O que são agrotóxicos?”, ”Qual a finalidade de produzir os agrotóxicos?”, “Quais são os tipos de agrotóxicos?”, “Vocês conhecem quais os riscos relacionados ao uso de agrotóxicos” e “Vocês sabem qual a origem dos alimentos que colocamos em nossa mesa?”.
VÍDEO: VISUALIZANDO E COMENTANDO INFORMAÇÕES ACERCA DO ASSUNTO
Após esse momento introdutório, o professor deverá apresentar os vídeos: ANVISA divulga lista de alimentos com maior nível de contaminação, com duração de 4 minutos e 3 segundos disponível em http://www.youtube.com/watch?v=p68K7QVSZc0 e Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, com duração de 4 minutos e 5 segundos disponível em http://www.youtube.com/watch?v=B8wdRbwdJog (ambos os sites acessados em 12/12/12).
Professor e alunos deverão comentar sobre o conhecimento ou não das informações apresentadas no vídeo.
CRIANDO UM BLOG
Em seguida, o professor irá convidar os alunos a conhecerem mais sobre os agrotóxicos e a criarem um Blog que será utilizado como fonte de divulgação e conscientização das pessoas a respeito deste assunto, como também para comunicação no decorrer da atividade. Seguem algumas informações sobre a criação de um blog:
- O professor deverá criar o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajudá-lo a criar a página do Blog;
- Instruções para a criação do Blog podem ser encontradas nos sites: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf (acessados em 12/12/12);
- Este recurso poderá ser utilizado com outras temáticas, como também em outras disciplinas, a partir do conhecimento do blog pelos outros professores da turma;
- Na secção “Recursos Complementares” encontram-se mais dicas sobre como fazer um Blog.
PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO
Os alunos deverão pesquisar sobre os agrotóxicos de acordo com os temas apresentados mais adiante. Em seguida, o professor deverá orientar os grupos a elaborarem textos de no mínimo 15 linhas, a serem postados no blog, sobre o seu respectivo tema com o intuito de informar os outros membros da comunidade escolar acerca do assunto.
Cada equipe ficará responsável por realizar uma pesquisa sobre um dos cinco temas apresentados a seguir:
- Tema 1: Conhecendo os agrotóxicos
Orientação: a equipe deverá abordar o que são agrotóxicos, sua história, seus usos e seus tipos.
Sugestões de sites de pesquisa:
Pesticidas
http://www.infoescola.com/agricultura/pesticidas/
Agrotóxicos: conheça mais sobre eles
http://cyberdiet.terra.com.br/agrotoxicos-conheca-mais-sobre-eles-2-1-1-65.html
Agrotóxicos no Brasil
http://mpacontraagrotoxicos.wordpress.com/agrotoxicos-no-brasil/
Uso de Agrotóxicos, Seus Efeitos para a Saúde e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas
Seções do artigo: Tipos de pesticidas, Inseticidas naturais e Herbicidas.
http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/
Agrotóxicos: tipos, estruturas, persistências e monitoramento.
Seções do artigo: Agrotóxicos e Quanto a natureza química.
http://www.sederural.com.br/engambiental/mpss/agrotoxicos_monit.pdf
A química dos inseticidas (parte 1)
Seção do artigo: Classificação dos inseticidas
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Agrotóxicos: O veneno nosso de cada dia http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
- Tema 2: Os agrotóxicos, vilões ou mocinhos?
Orientação: os alunos deverão abordar os malefícios e benefícios do uso dos agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.
Sugestões de sites de pesquisa:
Uso de Agrotóxicos, Seus Efeitos para a Saúde e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas.
Seções do artigo: Agrotóxicos e seus efeitos para a saúde e o ambiente, Alguns cuidados ao usar agrotóxicos e Vantagens e desvantagens dos pesticidas sintéticos
Saiba os riscos dos agrotóxicos à saúde do trabalhador rural, no ES
Agrotóxicos: conceito, vantagens e perigos
http://eldersonmezzomotextos.blogspot.com.br/2012/05/agrotoxicos-conceito-vantagens-e.html
Agrotóxicos: a agressão a saúde humana e ao meio ambiente
http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/08/agrotoxicos-agressao-saude-humana-e-ao.html
Os danos dos agrotóxicos ao meio ambiente
http://www.radioagencianp.com.br/9573-Os-danos-dos-agrotoxicos-ao-meio-ambiente
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
- Equipe 3: Inseticidas: os Organoclorados
Orientação: o grupo abordará os tipos de inseticidas organoclorados, sua ação e as suas propriedades. Também deverá ser abordado o principal organoclorado, DDT, sua estrutura química, características e mecanismo de ação.
Sugestões de sites de pesquisa:
Intoxicação por Agrotóxicos – Inseticidas organoclorados
Seções do artigo: Uso, Ação, Propriedades e Classificação.
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.organ.htm
Organoclorado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organoclorado
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Dicloro-difenil-tricloroetano (DDT)
http://www.infoescola.com/quimica/dicloro-difenil-tricloroetano-ddt/
Determinação de compostos organoclorados em peixes da bacia Dobetari, Vale do Ribeira (SP)
Seção do artigo: Compostos organoclorados
http://www.registro.unesp.br/museu/basededados/arquivos/00000421.pdf
Toxicologia de inseticidas
Seção do artigo: Organoclorado
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
A química dos inseticidas (parte 1)
Seção do artigo: Organoclorados
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Coisas a Saber, Sobre DDT e Seu Uso no Combate Contra a Malária.
Seções do artigo: O Que é DDT? e Mecanismo de Ação do DDT
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
- Equipe 4: Inseticidas: os Organofosforados
Orientação: a equipe deverá abordar os tipos de inseticidas organofosforados, sua ação, características, estrutura e propriedades químicas.
Sugestões de sites de pesquisa:
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Inseticidas organofosforados e carbamatos
Seções do artigo: Apresentação, Ação e Toxicidade
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm
Toxicologia de inseticidas
Seção do artigo: Organofosforado
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
Inseticidas
Seções do artigo: I - Inseticidas organofosforados - Estrutura química e propriedades (página 70);
2 - Tiofosforados – B) Paration metílico (página 72);
II - Ditiofosforado (derivados do ácido ditionofosfórico) C) Malation (páginas 74 e 75) .
A química dos inseticidas (parte 1)
Tópico: Organofosfatados
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
- Equipe 5: Inseticidas: os Carbamatos
Orientação: os alunos deverão abordar os tipos de inseticidas de carbamato, sua ação, características, estrutura e propriedades químicas.
Sugestões de sites de pesquisa:
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Inseticidas organofosforados e carbamatos
Seções do artigo: Apresentação, Ação e Toxicidade
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm
Inseticidas Carbamatos
http://www.encoppragas.com.br/carbamatos_97.html
Toxicologia de inseticidas
Seção do artigo: Carbamatos
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
Carbamatos
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/carbamatos/
A química dos inseticidas (parte 1)
Tópico: Carbamatos
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Carbamato
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbamato
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
ORIENTAÇÕES SOBRE OS TEXTOS E POSTAGENS NO BLOG
- O uso do Blog poderá ocorrer em espaços extrassala, em lan-houses ou na casa dos alunos;
- Os alunos deverão elaborar os texto no prazo de 15 dias e postá-lo no Blog;
- A equipes devem usar imagens e fluxogramas sobre o seu respectivo tema. Os alunos deverão ficar atentos ao fato de que os internautas visitarão este Blog, então, este precisa estar organizado de maneira atrativa e interessante;
- Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet. A página do Blog deverá ser clara e objetiva com as explicações sobre a definição, história, tipos e química dos agrotóxicos;
- Os textos devem ser publicados na ordem sequencial em que aparecem os temas;
- Todos os alunos deverão comentar no Blog as postagens das outras equipes;
- Recomenda-se que os alunos divulguem o Blog não só entre os membros da comunidade escolar, mas também entre parentes e amigos;
- O professor também deverá interagir com os alunos através do blog, colocando comentários sobre os textos.
Tabela 1: Cronograma Atividade 1
Atividade 1 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1° Etapa |
Pesquisa dos temas nos sites sugeridos |
3 horas/aula |
LIE |
2° Etapa |
Elaboração dos textos e Publicação dos textos no Blog |
15 dias |
Extrassala |
3° Etapa |
Comentários dos alunos e professor no Blog sobre os textos postados |
1 semana |
Extrassala |
4°Etapa |
Discussão no Blog entre alunos e o professor |
5 dias |
Extrassala |
Fonte: Criação do autor
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa e em espaços extrassala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá manter a turma organizada nos cinco grupos da atividade anterior.
REFLEXÕES INICIAIS
Inicialmente, o professor deverá perguntar a turma se alguém conhece alguma técnica que pudesse substituir, ou apenas diminuir, o uso dos agrotóxicos? Ele deverá comentar sobre alguns métodos alternativos ao uso dos agrotóxicos, caso os alunos já não os tenham citado.
Observação: para ajudar o professor, sugere-se três métodos apresentados na seção “Métodos alternativos para substituir ou diminuir o uso de agrotóxicos” do texto Uso de Agrotóxicos, Seus Efeitos para a Saúde e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas disponível no site http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/ (acessado em 12/12/12).
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos:
- Vocês sabem o que são produtos orgânicos?
- Vocês já comeram ou viram algum produto orgânico?
- Na sua cidade você conhece lugares que vendem produtos orgânicos?
- Quais as vantagens de consumir produtos sem agrotóxicos?
Após as respostas dos alunos, o docente deverá disponibilizar a reportagem“Ônibus-feira” circula por bairros de João Pessoa vendendo produtos sem agrotóxicos disponível em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2012/04/13/onibusfeira-circula-por-bairros-de-joao-pessoa-vendendo-produtos-sem-agrotoxicos-337388.php (acessado em 12/12/12).
Para concluir esse momento introdutório, o professor deverá propor aos alunos conhecer mais sobre os produtos orgânicos. Esta atividade será dividida em dois momentos: o primeiro será a realização de uma pesquisa para embasamento dos discentes e o segundo será uma pesquisa de campo.
CONHECENDO MAIS SOBRE OS PRODUTOS ORGÂNICOS
Inicialmente, o professor deverá orientar os alunos a pesquisarem nos sites indicados abaixo, buscando respostas para os seguintes questionamentos:
- O que são produtos orgânicos?
- Qual sua importância e como são produzidos?
- Quais as vantagens e desvantagens destes produtos?
Sites indicados para pesquisa:
O que são Produtos Orgânicos?
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1848
Produtos orgânicos
http://www.infoescola.com/meio-ambiente/produto-organico/
O que são Produtos Orgânicos? - Prefira qualidade, experimente produtos orgânicos!
http://www.bbel.com.br/comportamento/post/o-que-sao-produtos-organicos.aspx
Alimentos orgânicos
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm
Agricultura orgânica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_org%C3%A2nica
A importância dos Alimentos Orgânicos
http://www.anutricionista.com/a-importancia-dos-alimentos-organicos.html
A importância dos alimentos orgânicos para a saúde
Alimento orgânico! Vantagens e desvantagens
http://danimedeirosnutricao.blogspot.com.br/2009/10/alimento-organico-vantagens-e.html
Alimentos orgânicos ou convencionais? Você escolhe
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel_org.htm
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
Todos os alunos deverão pesquisar e ler os sites relacionados com o tema produtos orgânicos, buscando aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema. Sugere-se que os alunos façam anotações a respeito do que julgar pertinente, interessante, ou de alguma informação que lhe era desconhecida até o momento.
O QUE AS PESSOAS CONHECEM SOBRE OS PRODUTOS ORGÂNICOS? O QUE PODEMOS INFORMAR A RESPEITO DESSE ASSUNTO?
Após a realização da pesquisa, o professor deverá propor aos alunos a realização de uma pesquisa de campo a respeito do conhecimento das pessoas sobre os alimentos orgânicos, com o objetivo de saber quais informações seriam mais adequadas para chamar a atenção do público na visita ao blog da turma.
Cada equipe ficará responsável por entrevistar, no mínimo, 10 pessoas. Assim, espera-se que sejam entrevistadas um total de 50 pessoas por todas as equipes, essa vai ser a amostra da pesquisa desenvolvida pela turma.
Além da entrevista, os alunos deverão pesquisar também quais os estabelecimentos da sua cidade que vendem/fornecem produtos orgânicos. Cada grupo deverá pesquisar e analisar pelo menos três estabelecimentos.
Orientações sobre as entrevistas:
- Deverão ser entrevistadas pessoas que não trabalhem diretamente com produtos orgânicos;
- Poderão ser questionados vizinhos, parentes, amigos, colegas da escola;
- As entrevistas deverão ocorrer no período de três semanas;
- Deverá ser anotado o bairro onde a pessoa entrevistada mora para relacionar as informações acerca dos locais em que há um maior número de estabelecimentos que vendem produtos orgânicos;
- Após a realização de todas as entrevistas, os alunos deverão organizar os dados em gráficos, e posteriormente postá-los na página do Blog (criado na atividade 1);
Sugestões de perguntas a serem abordadas nas entrevistas:
1. O que são alimentos orgânicos?
2. O que são agrotóxicos?
3. Você sabe a diferença entre produtos orgânicos e os convencionais?
4. Qual o melhor tipo de alimento para ser consumido: orgânico ou convencional?
5. Quais os danos que os agrotóxicos podem causar?
6. Você consome ou já consumiu produtos orgânicos?
7. Qual a importância dos produtos orgânicos?
Orientação sobre a elaboração do gráfico:
- Para a criação dos gráficos, os alunos poderão assistir aos tutoriais sobre os seguintes programas gráficos:
1. Para Windows: EXCEL - Aprenda a criar Gráficos no Excel
http://www.youtube.com/watch?v=xexGAIE5snI
2. Para Linux: Criando Gráficos no Calc (BrOffice.org)
http://www.youtube.com/watch?v=rPv9B3oEoNw
(*Ambos acessados em 12/12/12)
- O tipo de gráfico recomendado é o de colunas (com dados em porcentagens) e todos os alunos reunirão os dados obtidos, de forma que seja construído um gráfico por pergunta;
- Os gráficos deverão ser postados no Blog;
- Os gráficos deverão ter legenda detalhada;
- Cada equipe ficará responsável pela elaboração e publicação de dois gráficos.
Abaixo, um exemplo do tipo de gráfico proposto:
Figura 2: Modelo de gráfico
Fonte: Criação do autor
-Orientação sobre os estabelecimentos analisados:
- Os alunos deverão pesquisar quais estabelecimentos da cidade vendem produtos orgânicos e anotar o endereço (nome na rua, número e bairro). Depois, todas as equipes deverão juntar seus dados e organizá-los em um mapa da cidade.
- Inicialmente, as equipes pesquisarão os estabelecimentos onde vendem produtos orgânicos. Os discentes deverão apenas ligar para os locais e pedir o respectivo endereço;
- Se for conveniente, os alunos poderão visitar os estabelecimentos mais próximos da escola ou da sua casa;
- As equipes deverão organizar os dados em um mapa. Para isto, os alunos deverão primeiro conseguir no Google Maps o mapa da cidade; disponível em
https://maps.google.com.br/ (acessado em 12/12/12);
- Ao visualizar o mapa na escala desejada, os alunos deverão copiar essa imagem clicando na tecla“print screen” (PrtSc)do teclado do computador e abrir um programa de desenho (para usuários do Windows: o Paint e para usuários do Linux: o KolourPaint);
- Em seguida, realizar o comando “Ctrl + v” para colar a imagem da tela do computador copiada no programa. Apagar as bordas da imagem deixando apenas o mapa;
- Os alunos deverão destacar os locais dos respectivos estabelecimentos, com pontos ou setas coloridas. Como apresentado na figura 2 abaixo:
Figura 2: Exemplo de um mapa com locais destacados
Fonte: Google Maps - Criação do autor
- Os nomes das ruas devem estar visíveis no mapa;
- O mapa deverá ser postado no Blog, após as publicações dos gráficos das entrevistas.
Discutindo os resultados:
Após a publicação dos gráficos, dos mapas e das informações relevantes sobre os respectivos temas de cada equipe no Blog, o professor e os alunos deverão discutir os resultados na rede social, baseando-se nas seguintes perguntas:
- Na sua cidade, existem muitos estabelecimento que vendem produtos orgânicos?
- Quais os bairros que possuem mais estabelecimentos? Quais possuem menos?
- As pessoas que mais conheciam os produtos orgânicos moravam nos bairros que tinham uma maior quantidade de estabelecimentos que os vendiam?
- Na sua cidade, a maioria das pessoas tem ou não conhecimento sobre os produtos orgânicos?
- Que motivo pode ter levado ao resultado obtido nas entrevistas?
Tabela 2: Cronograma Atividade 2
Atividade 2 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1° Etapa |
Pesquisa dos temas nos sites sugeridos |
3 hora/aula |
LIE |
2° Etapa |
Realização das entrevistas |
15 dias |
Extrassala |
3° Etapa |
Visita aos estabelecimentos |
10 dias |
Extrassala |
4°Etapa |
Organização dos dados |
1 semana |
Extrassala |
5º Etapa |
Publicação dos dados e informações no Blog |
1 semana |
Extrassala |
6º Etapa |
Comentário do professor e alunos sobre os dados obtidos |
1 semana |
Extrassala |
Fonte: Criação do autor
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data-show, caixinha de papelão, folha, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá dividir a turma em quatro grupos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Inicialmente, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a relação entre a química e a agricultura, a partir de questionamentos como estes: “Qual é a relação entre Química e agricultura?” e “Exemplifique situações que mostram essa relação”.
Após esse momento inicial, o professor deverá apresentar, com o uso do projetor data-show, a reportagem Produtor de soja de Itararé, SP, é premiado por safra cultivada sem adubo químico disponível em http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-itapetiningaregiao/v/produtor-de-soja-de-itarare-sp-e-premiado-por-safra-cultivada-sem-adubo-quimico/2247986/.
Observação: para a visualização deste vídeo o computador deve ter instalado o programa Adobe Flash Player.
Após a exibição da reportagem, o professor deverá convidar os discentes a conhecerem mais sobre alguns processos presentes na agricultura e que estão diretamente relacionados com a Química. Nesta atividade serão abordados o uso de fertilizantes químicos e adubos naturais, como também o processo da calagem do solo. Os alunos irão realizar uma pesquisar sobre o assunto para fundamentar a elaboração de uma história em quadrinhos (HQ).
Instruções sobre os textos dos HQ’s:
- O professor iniciará uma história, como se descreve abaixo e cada equipe dará continuidade ao texto de acordo com o seu tema e a partir dos conhecimentos obtidos com a pesquisa e discussão sobre o mesmo.
Início da história
“Um fazendeiro acabou de comprar uma fazenda totalmente desmatada. O antigo dono não teve cuidado do solo, e ele acabou ficando com a acidez alta e sem os nutrientes necessários para o desenvolvimento de plantas. O fazendeiro deseja produzir milho, soja, feijão e arroz, mas está em dúvida sobre qual processo deve utilizar para auxiliar na preparação da terra e na produção dos alimentos. Na fazenda também será implantado a produção de vacas, porcos e galinhas. Qual será a melhor medida que ele deverá tomar?”;
- Orientação para o professor: os alunos devem ficar cientes da informação dada sobre a fazenda. O solo está ácido, o que fazer? A produção é de milho, soja, feijão e arroz, qual o melhor método para desenvolver essas culturas? Será que é adubação química? Ou a adubação verde? Como na fazenda também vai haver vacas, porcos e galinha, como integrar a produção de alimentos e dos animais? Que tal a adubação orgânica?
- É importante ressaltar que cada equipe deverá elaborar um texto para a história em quadrinhos, explicando o uso da sua técnica de acordo com as orientações que serão dadas posteriormente;
- Os alunos devem usar a criatividade na elaboração dos textos e desenhos para convencer o fazendeiro sobre o melhor método a ser utilizado na produção agrícola.
As histórias em quadrinhos devem ser postadas no Blog da turma (criado na atividade 1) e comentadas por professor e alunos.
Instruções para a produção da história de quadrinhos (HQ):
- As histórias em quadrinhos serão desenvolvidas com a utilização do programa HagáQuê, disponível para download no endereço http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necessários);
- Para facilitar o processo de criação, o docente deverá orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que deverá conter os textos da história e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cenário e os personagens no computador;
- O programa possui um acervo de imagens, mas também permite importar imagens do computador, desse modo os alunos podem criar personagens próprios e levá-los para dentro do programa;
- Sugere-se que cada equipe elabore uma história com no mínimo três páginas e com 6 quadrinhos em cada uma;
- Mais orientações sobre como utilizar o software estão disponíveis no vídeo Conhecendo o Hagáquê: editor de histórias em quadrinhos (http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80 – acessado em 12/12/12).
Temas a serem abordados pelas equipes e sugestões de sites para pesquisa
- Equipe 1: Adubação química
- Orientação: A equipe deverá abordar os nutrientes necessários para as plantas, o que são fertilizantes químicos, suas vantagens e desvantagens.
Sugestões de sites de pesquisa:
A IMPORTÂNCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRIÇÃO NAS PLANTAS
Tópicos: Nutrição das Plantas e Nutrientes Essências
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Fertilizantes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fertilizante
FERTILIZANTES: UMA VISÃO GLOBAL SINTÉTICA
Tópicos: Resumo e Introdução
Adubos Químicos
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_adubos.html
O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente
Tópicos: Capítulo 1 - Uma introdução aos fertilizantes minerais
1.1. O que são os fertilizantes.
1.2. Onde são usados os fertilizantes?
1.3. Onde os fertilizantes são produzidos?
Capítulo 2 - O que aconteceria se?
http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf
O dilema dos fertilizantes: onde não há falta, há excesso.
Tipos de fertilizantes
http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx
Adubos Orgânicos e Inorgânicos
http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm
FERTILIZANTES
http://www.sigacana.com.br/Artigos/FonCorFer01d.htm
Riscos dos Adubos Químicos
Fertilizantes químicos e poluição
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fertilizantes-quimicos-poluicao.htm
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
- Equipe 2: Adubação orgânica
- Orientação: a equipe deverá abordar os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas, os princípios de adubação orgânica, suas vantagens e sua importância.
Sugestões de sites de pesquisa:
A IMPORTÂNCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRIÇÃO NAS PLANTAS
Tópicos: Nutrição das Plantas e Nutrientes Essências
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Tudo o que você precisa saber sobre adubos e fertilizantes Tópicos: Principais adubos orgânicos, Como e quando adubar e Quando não adubar
Tipos de fertilizantes
http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx
Adubos Orgânicos e Inorgânicos
http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm
Lodo Fértil
http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/37/como-se-faz
Adubação Orgânica - Adubação Verde
Tópico: Adubação Orgânica http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CAduba%C3%A7%C3%A3oOrg%C3%A2nica%5CAduba%C3%A7%C3%A3o%20Org%C3%A2nica%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20Verde.pdf
Adubação orgânica nutre plantas e reaproveita resíduos
Os tipos de Adubos orgânicos
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/09/os-tipos-de-adubos-organicos.html
A importância e o Manejo da Adubação Orgânica
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/10/importancia-e-o-manejo-da-adubacao.html
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
- Equipe 3: Adubação verde
- Orientação: A equipe deverá abordar os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas, a explicação de adubação verde, a relação das plantas leguminosas e adubação, como também os benefícios da adubação verde.
Sugestões de sites de pesquisa:
O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente
Tópicos: Sistemas integrados, Agricultura integrada, Sistemas integrados de nutrição de plantas (SINP) e Plantas leguminosas como fonte de N.
http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf
A IMPORTÂNCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRIÇÃO NAS PLANTAS
Tópicos: Nutrição das Plantas e Nutrientes Essências
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Adubação Orgânica - Adubação Verde
Tópico: Adubação verde
Adubação Verde
http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/boletins/tecnicas-agroecologicas/Adubacao%20verde.pdf
Adubação verde, fonte de nutrientes para as plantas
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/11/adubacao-verde-fonte-de-nutrientes-para.html
Fazendo a Rotação de Culturas e Adubação Verde
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12902
Adubo verde faz uso de plantas leguminosas
Conheça mais sobre adubação verde
http://www.pirai.com.br/texto-a27-conheca_mais_sobre_adubacao_verde_e_cobertura_vegetal.html
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
- Equipe 4: Calagem no solo
- Orientação: A equipe deverá abordar o que é acidez no solo, os motivos da ocorrência da acidez, e como o problema da acidez pode ser revertido com o uso da calagem, importância e benefícios da calagem.
Sugestões de sites de pesquisa:
A importância da calagem em solos agrícolas
http://www.calcario-rs.com.br/artigos.asp?id=2
Calagem: prática fundamental para aumentar a produtividade das culturas
Calagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem
Fatores causadores da acidez no solo
http://www.calcariobonanca.com.br/noticias.htm
É hora de aplicar calcário no solo
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,e-hora-de-aplicar-calcario-no-solo,218382,0.htm
A acidez do solo pode ser prejudicial para as plantas. Como o calcário pode reduzir este problema?
http://www.soloplan.agrarias.ufpr.br/acidez.htm
Práticas agrícolas relacionadas à calagem do solo
Tópicos: Introdução, Acidez e alcalinidade do solo, Poder de neutralização do calcário, Passos a serem seguidos na calagem
Reação do Solo e pH
http://pt.scribd.com/doc/2434905/Teoria-pH-reacao-do-solo-e-calagem
ACIDEZ DO SOLO E CALAGEM
Tópicos: INTRODUÇÃO, CONCEITO DE ACIDEZ, ORIGEM DE ACIDEZ DOS SOLOS, BENEFÍCIOS DA CALAGEM, QUALIDADE DO CORRETIVO e ÉPOCA E MODO DE APLICAÇÃO. http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca/files/2011/05/acidez_do_solo_e_calagem.pdf
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos irão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Após as publicações das histórias em quadrinhos na rede social, e de todos os alunos e professor terem comentado as produções de todas as equipes, o docente deverá desenvolver uma discussão na sala de aula envolvendo a seguinte pergunta: “Com tantas alternativas de cultivo para a agricultura que não agridem ao meio ambiente, por que os grandes produtores de alimentos ainda continuam a utilizar substâncias químicas nas suas culturas?”.
Com essa pergunta, o professor deverá estimulá-los a refletir sobre o seguinte fato: apesar de existirem medidas sustentáveis para a produção de alimentos, a maioria dos grandes produtores não começa a utilizá-las porque estas, muitas vezes, têm um custo mais alto e também não desenvolvem as culturas tão rapidamente como os produtos químicos.
SISTEMATIZAÇÃO:
O professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos, para isso ele deverá colocar em um caixinha de papelão palavras relacionadas com o conteúdo que foi visto nesta atividade. O professor deverá organizar os alunos em círculo. A caixinha deverá ser fechada e passar entre os alunos. O professor ficará de costas para a turma e na hora que desejar deverá dizer “PARA”. Neste momento a caixinha deverá parar de circular, o aluno que estiver com ela na mão terá que sortear uma palavra. O aluno sorteado deverá comentar um ou mais aspectos relacionados à palavra sorteada, tais como: a definição, exemplos, usos, importância, vantagens/desvantagens. Cada discente sorteado terá o tempo de 2 minutos para fazer seu comentário. A cada comentário feito pelo aluno, o professor deverá revisar o assunto com a turma.
Sugestões de Palavras para o sorteio:
Adubação verde |
Agricultura e a sustentabilidade |
Acidez |
Nutrientes |
Adubação orgânica |
Calagem |
Fertilizantes químicos |
Leguminosas |
Rotação de culturas. |
Sugestões de links para alunos:
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
- Tutoriais sobre criação de um Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
- A química dos agrotóxicos
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/03-QS-02-11.pdf
- Portal Orgânico
http://www.portalorganico.com.br/
Como fazer História em Quadrinhos
http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/
Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/como-fazer-adubo-com-o-lixo-organico-que-voce-produz/
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
Sugestões de links para professores:
- Criador do blog História Digital dá dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
Agrotóxicos no Brasil – Um guia para a ação em defesa da vida
http://br.boell.org/downloads/Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf
Histórias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula
CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS
http://www.anda.org.br/multimidia/boletim_06.pdf
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
- Como escrever na internet
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Use o blog educativo em aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=blog&categoria=&x=0&y=0
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação aos tipos, composição química, mecanismos de ação dos agrotóxicos, como também a sua influência no meio ambiente através do conteúdo apresentado nos textos, nos comentários no blog. Na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam o que as pessoas pesquisadas sabem sobre agrotóxicos e produtos orgânicos através das apresentação dos resultados das entrevistas, bem como do material informativo elaborado por eles. Já na atividade 3, recomenda-se avaliar se os alunos compreenderam sobre fertilizantes químicos, adubos orgânicos, adubação verde e calagem utilizados na agricultura a partir da relevância das informações apresentadas nas histórias em quadrinhos (HQ) criadas por eles.
Três estrelas 1 calificaciones
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10/07/2015
Três estrelasbom