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O sertão vai virar mar?: transposição do rio São Francisco

 

15/09/2009

Autor y Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Dilemas socioambientais para a segurança alimentar
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das aulas o aluno deverá:

  • conhecer a organização do espaço nordestino;

  • compreender o que é política pública;

  • aprender os conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter estudado a Região Nordeste: aspectos físicos, sociais, econômicos, climáticos;

também deverá saber identificar as dificuldades que a população da região passa devido ao clima semi-árido.

Estratégias e recursos da aula
 

Aula 1

O professor pode iniciar retomando questões gerais da Região Nordeste, principalmente o que se refere ao clima e à segurança alimentar. Depois, inicia a atividade disparadora da aula com a Música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Essa atividade pode ser feita da seguinte maneira: o professor faz cópias da letra da música (http://luiz-gonzaga.musicas.mus.br/letras/47081/), entrega aos alunos e coloca a música para tocar, convidando os alunos a cantarem junto.

Outra alternativa seria o professor fazer um cartaz com a primeira estrofe da letra, colocar diante da turma e começar a discutir seu significado;

"Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Porque tamanha judiação"

Uma terceira alternativa seria: no laboratório de informática, convidar os alunos a acessar o youtube e ver/ouvir diversos vídeos com a música. (O professor pode baixar os vídeos e passar para os alunos na sala de aula).

Endereços de vídeos no youtube:

Após ouvir/ver/cantar, o professor vai analisar, com olhar geográfico, a letra da música, junto com os alunos. O professor pode nortear a discussão a partir de alguns questionamentos:

  • a que o texto/a letra da música se refere? (à seca, falta de chuva, à saída do sertanejo de sua região...)

  • onde, no Brasil, este problema é mais frequente? (Nordeste)

  • quais estados são mais atingidos pela seca? (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe,)

  • que consequencias a seca pode trazer para a população? (desemprego, insegurança hídrica, migrações)

  • O que poderia ser feito para diminuir este problema? (açudes, cisternas, transposição das águas do rio São Francisco).

Aula 2 – No laboratório

Desafie os alunos a localizarem o rio São Francisco utilizando o Google maps (http://maps.google.com.br). Neste site é possível visualizar os lugares por meio de imagens de satélites; em boa parte dos lugares há fotografias vinculadas, permitindo um tour virtual. As imagens podem auxiliar a compreensão da paisagem local e do problema da seca. A imagem abaixo foi retirada do Google Maps.

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No encontro seguinte, o professor retoma as informações a respeito da seca por meio da apresentação de mapas delimitando a região atingida.

Polígono das secas 1:

http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig01.gif. Acesso em 24 jul 2009.

Polígono das secas 2:

Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/9porto/luzianei.htm. Acesso em 24 jul 2009.

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Polígono das secas 3:

Disponível em: http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n63/a05fig05.gif. Acesso em 24 jul 2009.

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               Ainda nesta aula o professor utiliza o recurso de vídeo Rio São Francisco (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=842), para os alunos conhecerem mais e melhor a paisagem da região e o volume de água, informações estas que podem auxiliar nas discussões a respeito da transposição.

Rio São Francisco

Aula 3

O professor apresenta aos alunos informações sobre a transposição do rio São Francisco. Para isso pode trazer para os alunos notícias de jornais, revistas sobre o assunto OU solicitar aos alunos estas notícias para depois fazer um mural.

A abordagem deve focar:

a) em que consiste a transposição do rio São Francisco?

b) por que fazer a transposição do rio São Francisco?

c) que consequencias (positivas e negativas) esta obra trará para a população da região?

Após esta discussões o professor convida os alunos a construir um blog. A publicação tem o objetivo de acompanhar as obras de transposição do rio São Francisco. Para essa atividade a turma deve ser organizada em grupos, a cada semana um grupo é responsável por atualizar o blog (esse calendário deve ser feito coletivamente em sala de aula).

Além das informações específicas da transposição do rio, o blog deve conter as razões que levaram à obra, a organização do espaço nordestino, as políticas públicas voltadas à região e conceitos de: seca, segurança hídrica e semi-árido. 

Onde fazer o blog? Alguns sites oferecem, gratuitamente, espaço e orientações para esta construção:

  • Bloger do Brasil: http://www.blogs.com.br/;
  • Blogger.com: http://www.blogger.com/ - tem cadastro em português e funções em inglês;
  • Blig: http://www.blig.com.br/ - precisa cadastro no IG.

O professor dá feedback aos alunos uma vez por mês, mas deve acessar o blog e postar comentários uma vez por semana.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rio São Francisco Vídeo
Recursos Complementares

Auxiliando o professor:

Avaliação

Deve dar-se no decorrer das aulas, e seguir os seguintes critérios:

1. Participação do aluno na atividade disparadora:

  • esteve presente na atividade, contribuindo na discussão com respostas, questionamentos, contribuições?

2. Participação e desempenho nas atividades no laboratório:

  • realizou a atividade?

  • contribuiu com os colegas e/ou aceitou auxílio dos colegas?

  • Assistiu ao vídeo e conversou a respeito dele?

3. No desenvolvimento do conteúdo:

  • trouxe recortes? (Caso o professor tenha solicitado notícias de jornais a respeito do assunto)

  • Participou com contribuições na discussão?

  • Conseguiu abstrair no sentido de imaginar consequencias positivas e negativas?

4. Tarefa do Blog:

  • faz parte de um grupo;
  • o grupo realiza as atividades com coerência e em seus prazos;
  • o grupo auxilia os demais no uso da ferramenta e na contribuição de informações.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • Maristella, Colégio Estadual Cesar Borges , Bahia - dijo:
    stellativa@yahoo.com

    03/02/2013

    Quatro estrelas

    A aula é excelente e serve de referência para criarmos outras. É só atualizá-la incluindo informações recentes sobre o andamento da transposição do rio, que por sinal não vai nada bem. Parabéns!


  • Lorena Panage Moura, ufpr , Paraná - dijo:
    lorena.panage.moura@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bastante interativa e criativa, parabens.


  • João Carlos Araujo, SEED , Paraná - dijo:
    prof.araujo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Lucimara Garcia Baena., Universidade Estadual do Maranhào , Maranhão - dijo:
    lucimaralbm@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula,traz o aluno proximo a realidade,estimula criticas e participação.


  • Francisca Pereira da Silva, E. E. E. F. M. "Enéas Leite" , Paraíba - dijo:
    pereirafrancileide@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ñ poderia haver um tema de relevância maior em um momento tão critico no que se diz respeito a briga pelas águas do Velho Chico, se por um lado trás inúmeros beneficios para o Nordeste, por outros existe a resistência pela não transposição das águas. A aula foi bem planejada, os métodos utilizados enriqueceram a aula tornando atrativa e prazeirosa e, a forma como foi conduzida tornou o tema compreenssível e o conhecimento de boa qualidade. Ouve bastante coerência entre o conteúdo e os recursos.


Sem classificação.
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