08/02/2013
Dayany Barros Ferreira; Mara Paula Santos Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
● Relacionar trânsito e a lei que rege os direitos e deveres dos diversos usuários do trânsito;
● Identificar a relação existente entre saúde e trânsito, na perspectiva da prevenção e do socorro;
● Perceber as responsabilidades do cidadão e do Estado para o funcionamento de um trânsito seguro.
● Conhecimentos básicos sobre regras essenciais do trânsito (atravessar na faixa de pedestres, respeitar o semáforo, etc.), as leis e para que servem;
● Conhecimento sobre os gêneros fanzine e entrevista.
ATIVIDADE 1 - A IMPORTÂNCIA DAS LEIS DE TRÂNSITO
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
● cartolinas;
● canetinhas;
● revistas;
● tesouras;
● colas.
Recomenda-se que o professor indague “É possível existir um trânsito sem legislação e livre de acidentes? Por quê?” e “As leis são iguais para todos os envolvidos no trânsito?”. O docente deverá dividir a turma em cinco grupos para pesquisarem sobre as normas para o bom funcionamento do trânsito para os diferentes usuários do trânsito. Sugere-se a seguinte divisão de grupos:
Equipe 01: Pedestres;
Equipe 02: Motoristas;
Equipe 03: Motociclistas;
Equipe 04: Passageiros de veículos automotores;
Equipe 05: Condutores de veículos não motorizados
1.1. PESQUISANDO...
Para a realização da pesquisa, sugere-se alguns sites para as equipes.
Equipe 01: Pedestres:
Trânsito seguro: pedestre tem deveres:<http://www.proteste.org.br/automoveis/transito-seguro-pedestre-tem-deveres-s521771.htm>
Deveres dos pedestres no trânsito:< http://www.youtube.com/watch?v=NIthZCr67w0>
Ao pedestre também cabe responsabilidades no trânsito:<http://www.cettrans.com.br/arquivos/25012011_codigo.pdf>
Equipe 02: Motoristas
Os deveres do motorista:<http://trabalhosaudeseguranca.blogspot.com.br/2009/04/os-deveres-do-motorista.html>
O condutor e o veículo: comportamento, deveres e obrigações:<http://www.invicta.pt/codigo/condutor.asp>
Educação no trânsito: Motorista no trânsito: <http://www.youtube.com/watch?v=jqAfoAxnt8E>
Equipe 03: Motociclistas
Leis de trânsito para motos:<http://blogmail.com.br/leis-de-transito-para-motos/>
Dicas para quem quer ser um bom motociclista:<http://www.detran.pa.gov.br/index.php?pagina=menu/educacao/dicas/motociclistas.php>
Cartilha: Regras para motociclistas:<http://www.doeni.gov.uk/roadsafety/highwaycode-port-c6.pdf>
Equipe 04: Passageiros de veículos automotores
Ocupantes de veículos: passageiros:< http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/3/ocupantes.html>
Equipe 05: Condutores de veículos não motorizados
As normas de trânsito e a bicicleta:<http://www.revistabicicleta.com.br/normasdetran1.php#.UDUdPallRo0>
O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas: <http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/>
1.2. CONFECÇÃO DE CARTAZES
Terminada a pesquisa, cada grupo deverá confeccionar um cartaz que faça uma síntese das principais normas para os diferentes usuários do trânsito.
Sugestão de campanhas educativas:
IMAGEM 1 - CARTAZ CELULAR
Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartaz_celular_190711.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 2 - CARTAZ CAMPANHA MOTOS
Fonte: http://www.vedamotors.com.br/site/imagens/noticias/cartaz-campanha-motos.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 3 - CARTAZ TRÂNSITO
Fonte: http://www.vitrinepublicitaria.net/fabriciomedea/Tr%C3%A2nsito-4-Cartaz_9719.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 4 - CARTAZ ÁLCOOL E DIREÇÃO
Fonte: http://www.naoqueromorrernotransito.com.br/images/cartaz2009.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 5 - CARTAZ BRANCA DE NEVE
Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartazes_44x64_brancadeneve_250711.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 6 - CARTAZ CAMINHONEIRO
Fonte: http://www.cedetran.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=17625&id_noticia=24 (Acesso: 31/07/2012)
Terminada a pesquisa e a produção dos cartazes, os grupos deverão apresentar os resultados para a turma. Recomenda-se que professor e alunos, produzam um texto informativo ressaltando a importância das leis de trânsito para a convivência pacífica entre pedestres e motoristas. Sugere-se que a mensagem e os cartazes sejam anexados no flanelógrafo da escola.
ATIVIDADE 2 - FANZINE “SAÚDE E TRÂNSITO: QUAIS OS RISCOS QUE O TRÂNSITO PODE TRAZER A SAÚDE?”
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:
● folhas de papel ofício;
● revistas ou jornais;
● tesouras;
● cola.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione a turma “Por que o trânsito é considerado um problema de saúde pública?”. O docente deverá explicar que os alunos organizados em duplas irão confeccionar fanzines com seguinte tema: “Saúde e Trânsito: quais riscos que o trânsito pode trazer para a saúde?”. e apresentar também sobre os primeiros socorros ao presenciar um acidente.
Sugere-se os seguintes sites para ajudar na elaboração do fanzine:
● Trânsito: uma questão de saúde pública: <http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/01/06/transito-uma-questao-de-saude-publica/>
● Primeiros socorros <http://www.portaldotransito.com.br/seguranca/primeiros-socorros-3.html>
● Reportagens sobre trânsito <http://www.portaldotransito.com.br/tag/estatisticas>
Todos os sites foram acessados no dia 31/07/2012
MOMENTO DO ALUNO:
As duplas estarão confeccionando os fanzines relacionando saúde e trânsito e introduzindo os conceitos de primeiros socorros.
DISCUSSÃO:
O professor deverá reunir as duplas em uma roda de leitura para apresentarem os fanzines, expondo as conclusões e dificuldades na realização da atividade. Propõe-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate “Por que há tantos acidentes de trânsito? “Qual a importância de se fazer os primeiros socorros em uma ocorrência de acidente?”, “A conscientização previne acidentes? Por quê?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor ressalte a importância de tomar atitudes ao presenciar um acidente. Propõe-se que o docente e os alunos simulem na sala de aula os primeiros socorros que devem ser realizados ao presenciar um acidente de trânsito. Sugere-se que depois os alunos reproduzam a simulação no pátio da escola para que o restante da comunidade escolar também se conscientize sobre o assunto.
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO E DO ESTADO QUANDO O ASSUNTO É TRÂNSITO.
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:
● câmera fotográfica ou celular.
3.1 ELABORANDO AS ENTREVISTAS
O professor deverá dividir a turma em dois grupos para entrevistarem cinco usuários do trânsito (pedestres e motoristas) e cinco funcionários do DETRAN da sua cidade e solicitar que elaborem o roteiro da entrevista.
Sugestão de perguntas para a entrevista:
1º grupo - entrevistas com usuários de trânsito
1. O que você conhece sobre as leis de trânsito?
2. Quem deve orientar os usuários do trânsito quanto a conduta no trânsito?
3. Qual o nome do documento que contém as leis e regras necessárias do trânsito? Você conhece esse documento e seu conteúdo?
4. Em sua opinião, qual a utilidade de placas e faixas no trânsito?
5. Qual a função do Estado com relação ao trânsito?
6. Como os pedestres, os motoristas e Estado podem contribuir na prevenção de acidentes?
2º grupo - funcionários do DETRAN
1. Para você o que é trânsito?
2. Por que mesmo com várias campanhas educativas ainda acontecem vários acidentes? O que precisa ser feito?
3. Todos os cidadãos possuem o conhecimento dos seus direitos deveres em relação ao trânsito? Os cidadãos conhecem mais os direitos ou os deveres?
4. O Código de Trânsito Brasileiro é uma lei. Existem outras leis? Por que não são muito conhecidas?
5. Os condutores de veículos para possuírem sua carteira de habilitação precisam primeiro ter aulas teóricas e práticas na auto-escola e depois fazer uma prova no Detran. Por que no dia a dia os condutores de veículos não cumprem o que aprenderam?
6. Na sua opinião precisa acontecer alguma modificação nas aulas da auto-escola ou na prova? Quais são as modificações necessárias?
3.2 REALIZANDO A ENTREVISTA
Terminada a elaboração das perguntas, os grupos deverão entrar em contato com os entrevistados combinando o dia e o local. Os alunos terão que explicar que as entrevistas serão gravadas através de câmeras fotográficas ou celular, porém caberá aos entrevistados permitirem a divulgação da sua identidade.
3.3 COMENTANDO OS VÍDEOS
No laboratório de informática, propõe-se que o docente crie uma conta para a turma no youtube <http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt> fornecendo para os grupos o login e senha para que sejam postados os vídeos produzidos. O professor deverá recomendar que os alunos assistam os vídeos dos grupos que não fizeram parte e façam comentários no próprio Youtube sobre as impressões que tiveram sobre os vídeos dos colegas e das falas dos entrevistados. Após esse momento, sugere-se a realização de uma roda de conversa onde os alunos poderão compartilhar as experiências que tiveram na realização das entrevistas e confecção dos vídeos.
Sugestões de links para alunos:
§ Tutorial - Como fazer seu fanzine
http://www.quadrinize.com/2011/01/guia-como-fazer-seu-fanzine/ (Acesso: 31/07/2012)
§ Leis de trânsito
http://www.portaldotransito.com.br/legislacao/legislacao-de-transito.html (Acesso: 31/07/2012)
§ Mapeamento das Mortes por Acidentes de Trânsito no Brasil
http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html
(Acesso em: 31/07/2012)
§ Como escrever um roteiro de talk show
http://dicasderoteiro.com/2011/09/03/como-escrever-um-roteiro-de-talk-show/ (Acesso em: 31/07/2012)
§ Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem
http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
§ Como comentar vídeos no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=OMO-jqvvV4E&feature=related (Acesso em: 31/07/2012)
Sugestões de links para professores:
§ Educação no trânsito
http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
§ Oficina de fanzine no Goma
http://cdfezine.blogspot.com.br/2008/03/oficinas-de-fanzine-no-goma.html (Acesso em: 31/07/2012)
§ Caderno complementar - Mapa da violência 2011: Acidentes de trânsito
http://mapadaviolencia.org.br/pdf2011/acidentes_transito.pdf (Acesso em: 31/07/2012)
§ Como preparar um roteiro de entrevista?
http://www.museudapessoa.net/facaparte/facaparte_memoria_na_escola5.shtml (Acesso em: 31/07/2012)
§ Como criar uma conta no Youtube e postar vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=hgHiC5iYpdw (Acesso em: 31/07/2012)
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
§ Trânsito tem lei [Detran na escola]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27934 (Acesso em: 31/07/2012)
Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram fazer a relação entre trânsito e a lei que rege os direitos e deveres dos usuários do trânsito através das informações constantes nos cartazes e da apresentação da equipe à turma. Na atividade 2, recomenda-se que o professor verificar se os alunos conseguem relacionar saúde com o trânsito por meio da relevância das informações apresentadas nos fanzine. Na atividade 3, propõe-se que o professor examine se os alunos adquiriram conhecimento sobre as responsabilidades de cidadãos e do Estado e a distinção entre os papéis de cada um no trânsito através da relevância das perguntas criadas pelos grupos para a entrevistas e da coerência dos comentários realizados no site Youtube.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/03/2013
Cinco estrelasParabéns a todos os envolvidos na elaboração deste plano de aula, é um tema de extrema importância, seria interessante que todas as escolas tivessem projetos voltados à educação no trânsito.
12/02/2013
Cinco estrelasParabéns! Era este material que procurava sobre transito,por participar de um projeto Transito Vida,mais uma vez parabéns os outros temas ótimos.