Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dirigir ou caminhar: Sobre as leis de trânsito quero estudar!

 

08/02/2013

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dayany Barros Ferreira; Mara Paula Santos Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

●      Relacionar trânsito e a lei que rege os direitos e deveres dos diversos usuários do trânsito;

●      Identificar a relação existente entre saúde e trânsito, na perspectiva da prevenção e do socorro;

●      Perceber as responsabilidades do cidadão e do Estado para o funcionamento de um trânsito seguro.

Duração das atividades
10 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

●       Conhecimentos básicos sobre regras essenciais do trânsito (atravessar na faixa de pedestres, respeitar o semáforo, etc.), as leis e para que servem;

●       Conhecimento sobre os gêneros fanzine e entrevista.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - A IMPORTÂNCIA DAS LEIS DE TRÂNSITO

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

●       cartolinas;

●       canetinhas;

●       revistas;

●       tesouras;

●       colas.

Recomenda-se que o professor indague “É possível existir um trânsito sem legislação e livre de acidentes? Por quê?” e “As leis são iguais para todos os envolvidos no trânsito?”. O docente deverá dividir a turma em cinco grupos para pesquisarem sobre as normas para o bom funcionamento do trânsito para os diferentes usuários do trânsito. Sugere-se a seguinte divisão de grupos:

  • Equipe 01: Pedestres;

  • Equipe 02: Motoristas;

  • Equipe 03: Motociclistas;

  • Equipe 04: Passageiros de veículos automotores;

  • Equipe 05: Condutores de veículos não motorizados

 

1.1.  PESQUISANDO...

Para a realização da pesquisa, sugere-se alguns sites para as equipes.

Equipe 01: Pedestres:

Equipe 02: Motoristas

Equipe 03: Motociclistas

Equipe 04: Passageiros de veículos automotores

Equipe 05: Condutores de veículos não motorizados

 

1.2.  CONFECÇÃO DE CARTAZES

Terminada a pesquisa, cada grupo deverá confeccionar um cartaz que faça uma síntese das principais normas para os diferentes usuários do trânsito.

Sugestão de campanhas educativas:

IMAGEM 1 - CARTAZ CELULAR

w

Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartaz_celular_190711.jpg (Acesso: 31/07/2012)

IMAGEM 2 - CARTAZ CAMPANHA MOTOS

e

Fonte: http://www.vedamotors.com.br/site/imagens/noticias/cartaz-campanha-motos.jpg (Acesso: 31/07/2012)

IMAGEM 3 - CARTAZ TRÂNSITO

G

Fonte: http://www.vitrinepublicitaria.net/fabriciomedea/Tr%C3%A2nsito-4-Cartaz_9719.jpg (Acesso: 31/07/2012)

IMAGEM 4 - CARTAZ ÁLCOOL E DIREÇÃO

fdgf

Fonte: http://www.naoqueromorrernotransito.com.br/images/cartaz2009.jpg (Acesso: 31/07/2012)

IMAGEM 5 - CARTAZ BRANCA DE NEVE

f

Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartazes_44x64_brancadeneve_250711.jpg (Acesso: 31/07/2012)

IMAGEM 6 - CARTAZ CAMINHONEIRO

VV

Fonte: http://www.cedetran.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=17625&id_noticia=24 (Acesso: 31/07/2012)

 

Terminada a pesquisa e a produção dos cartazes, os grupos deverão apresentar os resultados para a turma. Recomenda-se que professor e alunos, produzam um texto informativo ressaltando a importância das leis de trânsito para a convivência pacífica entre pedestres e motoristas. Sugere-se que a mensagem e os cartazes sejam anexados no flanelógrafo da escola.

 

ATIVIDADE 2 - FANZINE “SAÚDE E TRÂNSITO: QUAIS OS RISCOS QUE O TRÂNSITO PODE TRAZER A SAÚDE?”

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

●       folhas de papel ofício;

●       revistas ou jornais;

●       tesouras;

●       cola.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione a turma “Por que o trânsito é considerado um problema de saúde pública?”. O docente deverá explicar que os alunos organizados em duplas irão confeccionar fanzines com seguinte tema: “Saúde e Trânsito: quais riscos que o trânsito pode trazer para a saúde?”.  e apresentar também sobre os primeiros socorros ao presenciar um acidente.

Sugere-se os seguintes sites para ajudar na elaboração do fanzine:

●       Trânsito: uma questão de saúde pública: <http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/01/06/transito-uma-questao-de-saude-publica/>

●       Primeiros socorros <http://www.portaldotransito.com.br/seguranca/primeiros-socorros-3.html>

●       Reportagens sobre trânsito <http://www.portaldotransito.com.br/tag/estatisticas>

Todos os sites foram acessados no dia 31/07/2012

 

MOMENTO DO ALUNO:

As duplas estarão confeccionando os fanzines relacionando saúde e trânsito e introduzindo os conceitos de primeiros socorros.

 

DISCUSSÃO:

O professor deverá reunir as duplas em uma roda de leitura para apresentarem os fanzines, expondo as conclusões e dificuldades na realização da atividade. Propõe-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate “Por que há tantos acidentes de trânsito? “Qual a importância de se fazer os primeiros socorros em uma ocorrência de acidente?”, “A conscientização previne acidentes? Por quê?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor ressalte a importância de tomar atitudes ao presenciar um acidente. Propõe-se que o docente e os alunos simulem na sala de aula os primeiros socorros que devem ser realizados ao presenciar um acidente de trânsito. Sugere-se que depois os alunos reproduzam a simulação no pátio da escola para que o restante da comunidade escolar também se conscientize sobre o assunto.

 

ATIVIDADE 3 - CONHECENDO OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO E DO ESTADO QUANDO O ASSUNTO É TRÂNSITO.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

●       câmera fotográfica ou celular.

 

3.1 ELABORANDO AS ENTREVISTAS

O professor deverá dividir a turma em dois grupos para entrevistarem cinco usuários do trânsito (pedestres e motoristas) e cinco funcionários do DETRAN da sua cidade e solicitar que elaborem o roteiro da entrevista.

Sugestão de perguntas para a entrevista:

1º grupo - entrevistas com usuários de trânsito

1. O que você conhece sobre as leis de trânsito?

2. Quem deve orientar os usuários do trânsito quanto a conduta no trânsito?

3. Qual o nome do documento que contém as leis e regras necessárias do trânsito? Você conhece esse documento e seu conteúdo?

4. Em sua opinião, qual a utilidade de placas e faixas no trânsito?

5. Qual a função do Estado com relação ao trânsito?

6. Como os pedestres, os motoristas e Estado podem contribuir na prevenção de acidentes?

 

2º grupo - funcionários do DETRAN

1. Para você o que é trânsito?

2. Por que mesmo com várias campanhas educativas ainda acontecem vários acidentes? O que precisa ser feito?

3. Todos os cidadãos possuem o conhecimento dos seus direitos deveres em relação ao trânsito? Os cidadãos conhecem mais os direitos ou os deveres?

4. O Código de Trânsito Brasileiro é uma lei. Existem outras leis? Por que não são muito conhecidas?

5. Os condutores de veículos para possuírem sua carteira de habilitação precisam primeiro ter aulas teóricas e práticas na auto-escola e depois fazer uma prova no Detran. Por que no dia a dia os condutores de veículos não cumprem o que aprenderam?

6. Na sua opinião precisa acontecer alguma modificação nas aulas da auto-escola ou na prova? Quais são as modificações necessárias?

 

3.2 REALIZANDO A ENTREVISTA

Terminada a elaboração das perguntas, os grupos deverão entrar em contato com os entrevistados combinando o dia e o local. Os alunos terão que explicar que as entrevistas serão gravadas através de câmeras fotográficas ou celular, porém caberá aos entrevistados permitirem a divulgação da sua identidade.

 

3.3 COMENTANDO OS VÍDEOS

No laboratório de informática, propõe-se que o docente crie uma conta para a turma no youtube <http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt>  fornecendo para os grupos o login e senha para que sejam postados os vídeos produzidos. O professor deverá recomendar que os alunos assistam os  vídeos dos grupos que não fizeram parte e façam comentários no próprio Youtube sobre as impressões que tiveram sobre os vídeos dos colegas e das falas dos entrevistados. Após esse momento, sugere-se a realização de uma roda de conversa onde os alunos poderão compartilhar as experiências que tiveram na realização das entrevistas e confecção dos vídeos.

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos:

§ Tutorial - Como fazer seu fanzine

http://www.quadrinize.com/2011/01/guia-como-fazer-seu-fanzine/ (Acesso: 31/07/2012)

§ Leis de trânsito

http://www.portaldotransito.com.br/legislacao/legislacao-de-transito.html (Acesso: 31/07/2012)

§ Mapeamento das Mortes por Acidentes de Trânsito no Brasil

http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html

(Acesso em: 31/07/2012)

§ Como escrever um roteiro de talk show

http://dicasderoteiro.com/2011/09/03/como-escrever-um-roteiro-de-talk-show/ (Acesso em: 31/07/2012)

§ Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem

http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)

§ Como comentar vídeos no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=OMO-jqvvV4E&feature=related (Acesso em: 31/07/2012)

 

Sugestões de links para professores:

§ Educação no trânsito

http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)

§ Oficina de fanzine no Goma

http://cdfezine.blogspot.com.br/2008/03/oficinas-de-fanzine-no-goma.html (Acesso em: 31/07/2012)

§  Caderno complementar - Mapa da violência 2011: Acidentes de trânsito

http://mapadaviolencia.org.br/pdf2011/acidentes_transito.pdf (Acesso em: 31/07/2012)

§ Como preparar um roteiro de entrevista?

http://www.museudapessoa.net/facaparte/facaparte_memoria_na_escola5.shtml (Acesso em: 31/07/2012)

§  Como criar uma conta no Youtube e postar vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=hgHiC5iYpdw (Acesso em: 31/07/2012)

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

§ Trânsito tem lei [Detran na escola]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27934 (Acesso em: 31/07/2012)

Avaliação

 

Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram fazer a relação entre trânsito e a lei que rege os direitos e deveres dos usuários do trânsito através das informações constantes nos cartazes e da apresentação da equipe à turma. Na atividade 2, recomenda-se que o professor verificar se os alunos conseguem relacionar saúde com o trânsito por meio da relevância das informações apresentadas nos fanzine. Na atividade 3, propõe-se que o professor examine se os alunos adquiriram conhecimento sobre  as responsabilidades de cidadãos e do Estado e a distinção entre os papéis de cada um no trânsito através da relevância das perguntas criadas pelos grupos para a entrevistas e da coerência dos comentários realizados no site Youtube.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Estela Mayara Freitas, Faculdade JK - Unidade I do Gama , Distrito Federal - dijo:
    estelamayara@hotmail.com

    05/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns a todos os envolvidos na elaboração deste plano de aula, é um tema de extrema importância, seria interessante que todas as escolas tivessem projetos voltados à educação no trânsito.


  • ANTONIETA MACHADO DA ROCHA, ESC EST DE ENSINO MEDIO SANTA CRUZ , Rio Grande do Sul - dijo:
    antonietamachadodarocha@yahoo.com.br

    12/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! Era este material que procurava sobre transito,por participar de um projeto Transito Vida,mais uma vez parabéns os outros temas ótimos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.