Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bioma Cerrado (Impactos Ambientais)

 

28/08/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar elementos que caracterizam o Bioma Cerrado. Identificar situações que causam a destruição do Bioma Cerrado.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de seis atividades distintas e subseqüentes.

  • Caso ache necessário, utilize outros vídeos além do indicado nesta proposta de aula.

  • Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO


Professor(a), chame a atenção dos alunos para assistir ao Vídeo “Cerrado um Bioma em Extinção” que caracteriza bem a biodiversidade e a destruição do Bioma Cerrado e destaque que ele servirá de base para as discussões posteriores. Esse vídeo possui 5 (cinco) minutos e 23 (vinte e três) segundos de duração e está disponível gratuitamente no site do YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=JrlihpaVR5Y&feature=related.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/470/imagens/Filme_Cerrado_aula1.JPG

Figura 1: Vídeo do YouTube denominado “Cerrado um Bioma em Extinção”.

 

ATIVIDADE 2: DISCUSSÃO

Professor(a), depois de assistir ao vídeo, orientar a discussão para as seguintes questões:
 

  • Comparação entre o que viram e o que existe no lugar onde moram;
  • Identificação dos animais conhecidos, inclusive em relação ao lugar em que o aluno está;
  • Identificação dos tipos de vegetação que aparecem no vídeo;
  • Identificação das cenas de destruição do Bioma Cerrado;
  • Identificação dos sentimentos que aparecem nos alunos diante das cenas de destruição do Bioma;
  • Identificação das atividades que estão causando a destruição do Cerrado.

 

ATIVIDADE 3: APRESENTAÇÃO DE FOTOS

Professor(a), depois da discussão, apresente fotos de situações que causam a destruição do Bioma Cerrado, explicitando o que será visto. Site indicado: http://www.terrana.com.br/SOSCERRADO/IMPACTOS%20INDEX/index.htm. (Esta página apresenta fotos de queimadas, preparo de solo para plantio, carvoaria, garimpos, erosão acelerada e animal atropelado em rodovia).

 

ATIVIDADE 4: DISCUSSÃO

Professor(a), oriente as discussões para as seguintes questões:
 

  • Identificação das ações humanas que causaram a destruição do Bioma Cerrado;

  • Identificação das atividades econômicas que estão gerando a destruição.

 

Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador. Vídeo do YouTube denominado “Cerrado um Bioma em Extinção”.
Avaliação
Professor (a), o aluno será avaliado pela participação qualificada na aula e pela elaboração de relatório, que poderá ser utilizado para compor um fórum de discussão. As questões itemizadas nas atividades 2 e 5 da sugestão de aula poderão ser utilizadas como temas dos relatórios dos alunos. Os relatórios poderão ser publicados em um fórum de discussão construído em sala de aula ou proposto como uma atividade extra.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Genilda Maria Nascimento Gonçalves, E.E. PINTO LIMA , Rio de Janeiro - dijo:
    prosapia@oi.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Caro professor, O vídeo apresenta belas imagens e a proposta é boa. Contudo, considero o fórum pouco espaço para exploração de tema tão complexo. Sugiro a criação de um painel sintese só com imagens e palavras chaves sobre o debate. Leituras complementares.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.