Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Características do Bioma Cerrado

 

28/08/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Características do Bioma Cerrado.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de cinco atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos podem ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor(a), explique as seus alunos que serão apresentadas algumas fotos de fisionomias do Bioma Cerrado (nessas fotos é possível identificar basicamente a predominância de vegetação arbórea e vegetação arbustiva). Depois disso, oriente-os a identificar as semelhanças e diferenças existentes entre elas. E por fim, peça que agrupem as fotos pelas semelhanças.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/471/imagens/Fotos_Cerrado4_.JPG

 
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO
  • Professor(a), peça aos alunos que acesse o site listado abaixo e leiam o texto (http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_16_911200585232.html). Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, em que cada aluno lê um parágrafo em voz alta (esse site apresenta as principais características das plantas do Bioma Cerrado).

  • Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos e terminologias trabalhadas. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliá-lo nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as discussões realizadas em sala de aula e a separarem palavras a serem pesquisadas para a construção de um glossário.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO

Professor(a), depois que os alunos lerem o texto, orientar a discussão para as seguintes questões:

  1. Nesse texto, os autores caracterizam o Cerrado dividindo-o em “Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo”. Qual é a diferença entre esses dois estratos?

  2. Por que as árvores do Cerrado possuem casca grossa e raízes longas?

  3. Mesmo possuindo raízes curtas, como algumas das plantas do estrato herbáceo/subarbustivo conseguem ser perenes?

 
ATIVIDADE 4: CONSTRUÇÃO DE UM CARTAZ VIRTUAL E DE UM GLOSSÁRIO

Professor(a), depois da discussão, oriente os alunos a fazer uma pesquisa de imagens do Bioma Cerrado na internet para a construção de um cartaz, onde se deve agrupá-las de acordo com os co nceitos estudados (Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo).

Em seguida, oriente-os a pesquisar o significado das palavras desconhecidas para a construção do glossário.
 

Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor(a), o aluno será avaliado pela participação qualificada na aula, pela elaboração de um cartaz virtual e pela elaboração de um glossário. Esse glossário poderá ser publicado em um fórum virtual de discussão e poderá ser construído em sala de aula ou proposto como atividade para casa.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.