Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entendendo a química do amor

 

13/03/2013

Autor y Coautor(es)
NILCILENE DE FATIMA RESENDE
imagem do usuário

SAO GOTARDO - MG EE SAO PIO X

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a relação existente entre a Química e a Biologia neste (extremamente) complexo mundo das relações entre os indivíduos; 

  • Compreender como a  Química enxerga e tenta racionalizar o amor e a relação entre indivíduos: identificando, analisando ou até mesmo sintetizando moléculas que contribuem para essas relações;

  • Identificar e compreender quais as substancias que agem em nosso organismo quando estamos apaixonados, bem como, o local de produção e a ação destas substâncias produzidas no nosso  organismo. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Neste estudo, é necessário que o aluno tenha alguma noção sobre o funcionamento do sistema endócrino. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O aluno será conduzido a compreender que a paixão que nos move, trata se de um fenômeno neurobiológico que ocorre através de reações inevitáveis  desencadeadas por certas substâncias químicas produzidas pelo no nosso organismo. 

Professor para iniciar a aula, primeiro deverá haver um momento de sensibilização dos alunos em relação ao tema proposto. Para isso, é sugerido a exibição do vídeo da música Sentimentos de Sheila Mota (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GrA1rBLl5qk).  Neste momento a ideia é que o aluno consiga interiorizar o sentimento que move a humanidade a paixão/amor. 

 

1ª AULA

http://img.kendincos.com/Wtx/fjr/vvzhltxlpvzfj.jpg

Primeiro momento

 

Após o momento de sensibilização o professor irá apresentar o vídeo da música Química - Legião Urbana (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1iR__5xSwuM ).

Depois de assistirem a este vídeo, o professor deverá propor um momento de reflexão/discussão. Neste momento deverá ser trabalhada a contradição entre os dois vídeos  assistidos e já ser introduzido o tema da aula  explicando que quase tudo o que se refere ao entendimento sobre a relação entre os animais, assim como, entre os seres humanos, pode ser compreendido através da QUÍMICA e da  BIOLOGIA. 

Segundo momento

Neste momento o professor pergunta aos alunos se já ouviram a frase " ROLOU UMA QUÍMICA ENTRE NÓS" e continua perguntando SERÁ QUE EXISTE QUÍMICA NO AMOR?

Após ouvir as mais diferentes respostas que irão surgir e também questionamentos, o professor fala sobre as substâncias químicas que são produzidas pelo nosso organismo como: adrenalina, noradrenalina feniletilamina, dopamina, ocitocina, serotonina e endorfinas. 

2ª AULA

Para esta aula, os alunos deverão ser divididos em grupos, sendo que, cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar sobre uma das substâncias produzidas pelo nosso organismo citadas na aula anterior (o professor neste momento elege um tema para cada grupo). Se for possível na escola o ideal é que utilizem a sala de informática para realizarem a pesquisa. 

Nesta pesquisa deverá conter o local onde são produzidas, bem como a sua ação.

Os alunos poderão ser orientados a organizarem a apresentação em slides usando o power point.

Param direcionar a pesquisa poderão ser  sugeridos os links abaixo: 

http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemid=82

http://www.spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_100_047_28.pdf

 

3ª AULA 

  • Nesta aula após a pesquisa, serão apresentados os temas na forma de seminários (poderá ser utilizado o data show para a apresentação dos slides) , neste momento, cada grupo deverá expor o tema pesquisado.
  • Após a apresentação dos grupos, o professor juntamente com seus alunos, deverá fazer o fechamento do  assunto  organizando um mapa conceitual sobre a química do amor. Os mapas conceituais são uma forma dinâmica de apresentar os conhecimentos adquiridos.  Um exemplo de mapa conceitual pode ser obtido no link abaixo: http://proavirtualg65.pbworks.com/w/page/18678054/3%C2%AA%20Vers%C3%A3o%20do%20Mapa%20Conceitual
  • Na confecção do mapa conceitual o professor poderá utilizar a sala de informática da escola, para isso,  poderá baixar o  programa cmaptools utilizando o site: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.htm e caso o professor não conheça este recurso, poderá aprender um pouco mais no link: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf.
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada em todos os momentos das atividades propostas: discussão inicial sobre os vídeos apresentados, durante a realização das pesquisas, organização e apresentação  do seminário. Devendo para tanto, ser observado a participação, o envolvimento dos alunos nos grupos e  a organização. Sendo que, durante a elaboração do mapa conceitual será possível avaliar o que realmente entenderam sobre o assunto proposto. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ionara Blotz Menezes, Rede Estadual de Ensino , Paraná - dijo:
    io.nara@hotmail.com

    06/07/2013

    Cinco estrelas

    Aula riquíssima de recursos, música, pesquisa elaboração de mapas, todos usando recursos tecnológicos. Metodologicamente completa, oferecendo possibilidade do aluno explorar muito além do tema proposto. A escolha da temática também foi excelente. Parabéns!


  • andrea abreu de sá azevedo, GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA EEFM , Ceará - dijo:
    andrea13sa@gmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Aula excelente! muito rica e organizada.


  • profª Janaína Modesto Alvino, Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa , Tocantins - dijo:
    janalvino@hotmail.com

    13/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito criativa e interessante a aula: entendendo a química do amor. Tenho certeza que despertará a curiosidade e a participação ativa dos alunos. Irei realizar nas minhas turmas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.