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São Gêmeos?

 

20/08/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta, Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os tipos de geminidade e como é o processo que os origina.
Relacionar a questão genética dos gêmeos idênticos com clones naturais de outras espécies animais.
Relacionar as técnicas de reprodução humana assistida com um aumento no nascimento de gêmeos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gametogênese

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula perguntando aos alunos se eles já imaginaram ter alguém igualzinho a eles por perto. É o caso dos gêmeos idênticos. Mas existe outros tipos de gêmeos? Como será que são originados?E nas outras espécies de animais existem gêmeos? Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual do que eles conhecem sobre este tema.

 

 Eles retomarão este mapa no final das aulas para complementar e verificar os conhecimentos adquiridos. 

Que fatores estão envolvidos na ocorrência dos gêmeos? A reportagem da Agência FAPESP, sugerida abaixo trata das estatísticas de nascimento de gêmeos na sociedade brasileira e levanta alguns fatores que podem influenciar no aumento de nascimento de gêmeos.

Título: Idade materna influencia no nascimento de gêmeos. Acessado dia 08/08/09 e disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/715/divulgacao-cientifica/idade-materna-influencia-no-nascimento-de-gemeos.htm

Após a leitura, discuta com os alunos sobre os fatores atuantes no nascimento de gêmeos. 

  • Afinal qual é a diferença entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos? 
  • Que implicações a gestação de gêmeos pode implicar? 
  • Que preocupações podem ter os pais de gêmeos?

Para explorar melhor o assunto, leve os alunos ao laboratório de informática. Acesse a página da National Geografic e busque o vídeo Vida no Ventre. O endereço foi acessado dia 08/08/09 e está disponível abaixo: http://www.natgeo.com.br/br/videos

Observe algumas questões no vídeo, tais como que anexos embrionários são compartilhados pelos gêmeos, qual o papel desempenhado pelo DNA mitocondrial da mãe e se há interação entre os gêmeos na vida intrauterina.

O vídeo mostra o caso de quadrigêmeas idênticas, mas sabemos que há outros tipo de gêmeos. De que maneira ocorre este tipo de geminidade? Lembre os alunos da reportagem trabalhada anteriormente, relacionando o fato de mulheres de mais idade terem mais gêmeos, por recorrerem aos métodos de reprodução humana assistida. Para ilustrar um pouco mais sobre estes métodos, o professor poderá acessar o Portal do Professor e mostrar o recurso Fertilização in vitro.

Fertilização in vitro (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10615 acessado dia 13/08/09)

Por que este processo pode resultar em um número maior de gêmeos por gestação?

Lembre os alunos que gêmeos idênticos compartilham o mesmo material genético (sendo que às vezes o DNA mitocondrial não é totalmente idêntico), e pergunte se gêmeos assim não podem ser considerados clones. Para ilustrar (ou relembrar) a clonagem, acesse o Portal do Professor e mostre aos alunos o recurso Clonagem.

Clonagem (disp onível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10085 acessado dia 13/08/09)

Apresenta o processo de fertilização in vitro: a escolha do espermatozóide e fecundação do ovócito II 

Discuta com os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre a formação de gêmeos idênticos e da clonagem. E sobre os seres resultantes destes dois processos, quais as semelhanças e diferenças?

Outros seres vivos tem maneiras diferentes de reprodução, que geram organismos geneticamente idênticos (ou quase). O processo que resulta nestes seres é o de fissão binária. Acesse o recurso Fissão Binária para seus alunos visualizarem como se dá o processo.

Fissão binária (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10222 acessado dia 13/08/09)

 Que organismos utilizam da fissão binária como principal forma de reprodução? Qual a vantagem evolutiva e ecológica que este processo pode trazer a estes organismos?


 



O sítio Brasil Escola traz artigos referentes aos gêmeos. Acessado dia 08/08/09 e disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/gemeos.htm

A revista Ciência Hoje para as crianças também trabalha de maneira didárica a ocorrência de gêmeos na espécie humana. 

Acessado dia 8/8/9 e disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/2045 

Discuta com os alunos sobre as características físicas e comportamentais dos gêmeos idênticos. Se eles tem o mesmo DNA por que às vezes é possível distinguí-los? 



Encomende aos alunos uma entrevista, peça que eles entrevistem pessoas que tiveram gêmeos, ou mesmo um dos gêmeos para saber mais sobre como é dividir espaços com alguém desde sua concepção. Quais as vantagens em ter um irmão(ã) gêmeo? Que outros aspectos são interessantes (relevantes) na vida de gêmeos?

Após a entrevista, discuta com a turma os dados encontrados.

 

Retome os mapas conceituais do início da aula, e peça que os alunos os complementem. Instrua a usarem cor de caneta diferenciada da inicial. Ao fim da atividade eles perceberão que houve crescimento e acúmulo de conhecimentos. Os estudantes deverão expressar como pretendem utilizar os conhecimentos sobre os tipos de geminidade, como é o processo que os origina e relacionar as técnicas de reprodução humana assistida com um aumento no nascimento de gêmeos, através de uma discussão sobre as questões éticas que envolvem estas questões.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fertilização in vitro Animação/simulação
Clonagem Animação/simulação
Fissão binária Animação/simulação
Avaliação

Avalie os alunos pela participação em sala de aula, desempenho nas entrevistas (pela qualidade de dados obtidos e pontualidade de entrega) e pelos mapas conceituais confeccionados. Lembre-se de verificar se ficou algum ponto faltando ou inválido nos mapas e se for este o caso, retome o conteúdo.

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