17/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O/A aluno/a poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático, aprimorar sua rapidez de reação e memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação, divisão; sucessor, antecessor: dobro, metade e triplo e ainda ampliar seus conhecimentos sobre sequência numérica, números pares e impares, sistema decimal (unidades, dezenas, centenas e unidade de milhar), dentre outros.
É necessário que o/a aluno/a consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação e também seja capaz de identificar e registrar numerais de 1 a 1000, bem como a quantidade que cada um representa.
Professor/a providencie um espaço para realizar a atividade, poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível colar cartazes na parede. Caso isto não seja possível, utilize a própria lousa de sua sala de aula para registrar os resultados da tabuada.
Construa dois cartazes os quais deverão ter resultados dos fatos fundamentais (tabuada) de acordo com os conhecimentos prévios das crianças. Os cartazes deverão ter os mesmos resultados, porém em posições diferentes. Em seguida fixe-os na parede ou na lousa. Se preferir não há necessidade de elaborar cartazes, os números poderão ser escritos na lousa. Divida a lousa em duas partes e em seguida registre os mesmos resultados distribuídos em posições diferentes.
Aproveite os registros constantes nos cartazes ou na lousa e explore também diferentes conteúdos: números pares e impares, sucessor e antecessor, dobro, metade, triplo.
Para a realização da atividade, duas crianças serão chamadas à frente e deverão apontar no cartaz o resultado de uma determinada operação ou situação- problema formulada por você professor/a.
Marca ponto a criança ou dupla que for mais rápida para apontar a resposta, ou seja, apontar no cartaz o resultado correto em primeiro lugar.
__ Vocês são capazes de resolver operações matemáticas com rapidez? São capazes de multiplicar, somar, dividir e subtrair?O que significa multiplicar?E dividir? Somar é a mesma coisa que...? Qual o significado de subtrair? Alguém poderia dar um exemplo em que teve de utilizar uma operação de subtração?
Vocês identificam números pares e impares? O que tenho que fazer para descobrir se um número é par ou ímpar?
Sucessor e antecessor, vocês sabem o que significa?Qual é o antecessor do número 300? E qual o sucessor deste mesmo número?
Dobro, metade, triplo, quádruplo?O que significa cada uma destas palavras? Qual é o dobro de 210? Qual é a metade de 426? Qual é o triplo de 35? E o quádruplo de 103?
Hum! Vocês estão craques, mas às vezes é preciso pensar um pouquinho para responder as questões.
Então, se preparem, pois iremos fazer uma atividade muito interessante que vai testar seus conhecimentos matemáticos e rapidez de raciocínio e de resposta a desafios. Para a realização dela vamos utilizar dois cartazes com vários numerais, vejam só (apresente os cartazes, se preferir poderá pedir aos/as alunos/as que façam a leitura dos números). Vou chamar duas crianças à frente e deverão apontar no cartaz o resultado de uma determinada operação ou situação- problema que irei formular.
Marca ponto a criança que for mais rápida no lance, ou seja, apontar no cartaz o resultado correto em primeiro lugar.
Não tem necessidade de ficarem ansiosas basta ter atenção, pensar um pouquinho, resolver a situação- problema e apontar a resposta certa. Se necessário poderão usar a lousa para resolverem as operações citadas. Lembrem-se: vocês são capazes! Não temos obrigação de sabermos tudo, cada um/a sabe um pouco de cada coisa, devemos nos esforçar e fazer o melhor!
Professor/a faça o registro da atividade no caderno de Matemática. Registre o nome da atividade e os objetivos propostos. Escreva na lousa algumas das situações- problema ditadas e peça que os/as alunos/as resolva-as, se preferir poderá fazer o registro em duplas, grupos de três ou mais elementos, assim um/a poderá ajudar o outro/a.
Não se esqueça de pedir que os/as alunos/as registrem sua opinião individualmente ou em equipe, sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Estas dificuldades, se aparecerem poderão ser relativas aos conteúdos ou até mesmo as relações interpessoais. Se esta última aparecer, convide os/as alunos para fazerem uma rodinha de conversa (assentem no chão em roda e conversem expondo suas dificuldades, colegas que não conseguiram respeitar a dificuldade ou ansiedade de outros/as colegas. Estimule os/as alunos/as a conversarem, ou seja, o/a mediador/a da situação, deverá expor seu pensamento e elaborar questionamentos quando necessário. É sempre bom enfatizar o respeito que se deve ter por nossas fragilidades e pelo/a outro/a, o saber ganhar e perder, a necessidade de alguns/as terem um tempo maior que os/as outros/as para aprender.
Professor/a este jogo pode ser realizado individualmente ou aos pares.
Poderão ser usados outros conteúdos, de quaisquer disciplinas. Veja os exemplos:
Ciências: cartazes com palavras referentes a plantas, animais, corpo humano, higiene e saúde, dentre outros.
Português: cartazes com palavras escritas no masculino/feminino; singular/ plural; coletivos; diminutivo/aumentativo, nomes próprios/comuns, verbos, etc.
Geografia: palavras referentes à Escola, diferentes tipos de bairros, sinais de trânsito, cidade onde mora, paisagem do município, etc.
História: palavras referentes a datas comemorativas, história da escola, família, brincadeiras de crianças, etc.
Professor/a ao fazer o registro, utilize o caderno do componente curricular que trabalhou.
Se trabalhar em equipes, cada uma poderá registrar as situações- problema solicitadas aos diferentes componentes, para isto deverá solicitar que as registrem em uma folha de sulfite ou de rascunho.
Professor/a fique atento/a à possibilidade do não acerto, uma vez que a criança estará exposta ao grupo. É importante observar a criança que é mais tímida, talvez num primeiro momento, busque situações que a mesma já domine, a fim de não expô-la muito frente ao grupo, aos poucos vá inserindo dificuldades maiores para que a mesma possa vivenciar momentos de enfrentamento do seu não saber.
Foto 1
Foto 2
Fotos 1 e 2 - Jogo Aponte o resultado, realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora
Professor/a a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento, ou seja, observe os/as alunos/as, reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outros. Outra forma de avaliar é ao fazer o registro, não se esqueça de pedir que as crianças deem opinião sobre a atividade realizada, assim, terá oportunidade de detectar pontos positivos e negativos. Se preferir você poderá pedir que façam a avaliação oralmente.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Três estrelasOlá! Sou professora dos anos iniciais. Ao analisar esta aula pude observar que se trata de desenvolvimento de conteúdos utilizando jogos. É bacana pena que nem todos os professores fazem isso com frequencia. O jogo na aprendizagem é muito importante e às vezes até fundamental para que a criança se envolva e aprenda.
24/03/2010
Cinco estrelasBuscava estratégias de motivação para o estudo da tabuada e encontrei essa dica maravilhosa. Obrigada por contribuir para meu crescimento.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula nota dez. Beijos. Se me autorizar vou trabalhar com meus alunos. Gostei da sugestão.Beijos