Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MONTANDO PALAVRAS – quebra-cabeça

 

23/08/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o/a aluno/a poderá desenvolver criatividade, coordenação motora e destreza e aprender a resolver situações-problema; fixar conteúdos; descontrair; ampliar conhecimento linguístico e socializar.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico, consiga escrever palavras, fazer desenhos representando a imagem pensada por ele/a. É necessário também que consiga reconhecer numerais de 1 a 20, bem como a quantidade que cada um representa.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a providencie alguns jogos de quebra-cabeças para que os/as alunos/as possam montar. Você poderá valer-se de jogos industrializados ou confeccionar alguns utilizando desenhos dos/as alunos/as ou imagens de calendários e revistas. Caso opte por confeccionar, cole as imagens em papel cartão, faça traços aleatórios no verso e em seguida recorte observando os traços feitos. Providencie também palitos de picolés, aproximadamente vinte para cada criança; lápis de escrever e de cor; giz de cera e fita adesiva.
Numa primeira aula participe com os/as alunos/as das diferentes construções, dialogando sobre passos que estão utilizando para montar os quebra-cabeças. Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la?
Numa segunda aula retome o momento vivido durante a montagem dos quebra-cabeças, relembrando desenhos montados, quantidade de peças, dentre outros. Após este diálogo cada criança deverá pensar em um objeto que consiga desenhar. Em seguida deverá pensar na escrita desta palavra, quantas letras são necessárias para escrevê-la e quais são elas. Se necessário poderá solicitar a ajuda de colegas e professor/a. Deverá ainda pegar o número de palitinhos necessários para fazer o desenho, sendo preciso escrever uma letra em cada um deles. Colocará um palitinho ao lado do outro para fixá-los com a fita adesiva (Ver Foto 1). Após, deverá fazer o desenho usando lápis de escrever e em seguida colorir usando lápis de cor e/ou lápis de cera. A escrita da palavra poderá ser feita com lápis de cor preto ou caneta de retro projetor (escrever a palavra com uma letra em cada palito) Ver Foto 2. Com este desenho irá criar quebra-cabeças que combinam imagem e palavra facilitando o processo de alfabetização. Após a realização da atividade, sugerimos que as crianças divididas em grupos, misturem suas peças e formem as palavras, sendo esta atividade um quebra-cabeça.

1ª Aula: Vocês já montaram quebra-cabeça? Vamos montar alguns?

2ª Aula: Explicando a atividade aos/as alunos/as:

___Vamos ver se vocês conseguem desenhar em palitinhos e em seguida escrever o nome dos desenhos que fizeram. Pensem em uma figura que vocês conseguem desenhar. Agora, visualizem a figura e a palavra que a represente. Vocês foram capazes de pensar em cada letra? Pensar em toda a palavra? É preciso que eu ajude alguém? Conseguiram escrever mentalmente a palavra de maneira correta? Quantas letras tem esta palavra? Então, a quantidade de letras que tem a palavra é o número de palitos que você irá precisar para desenhá-la.
Se necessário poderá solicitar a ajuda de colegas e professor/a. Vocês deverão pegar o número de palitinhos necessários para fazer o desenho, sendo preciso escrever uma letra em cada um deles. Colocará um palitinho ao lado do outro para fixá-los com a fita adesiva. Após fixar os palitinhos deverão fazer o desenho pensado usando lápis de escrever, em seguida colorir usando lápis de cor e/ou de cera. Vocês deverão escrever uma letra em cada palitinho e em todos eles deverão ter uma parte do desenho que você pensou. A escrita da palavra poderá ser feita com lápis de cor preto. Com este desenho irão criar quebra-cabeça que combina imagens e palavras, ou seja, deverão corresponder letras e imagens. Após a confecção iremos nos dividir em grupos, misturar as peças e formar palavras. Alguma dúvida? Todos entenderam? Vejam o modelo, observem como estão fixados os palitinhos através da fita adesiva (mostrar frente e verso para que os/as alunos/as vejam como foi colado e como foi feito o desenho). Observem também que em cada palitinho tem um detalhe do desenho, isto é importante porque quando formos misturar as peças não correremos o ris co de utilizar letras que não fazem parte da imagem pensada, uma vez que outros desenhos também poderão ter as letras que utilizamos para escrever a palavra.

Observem como fiz:

              Foto 1                                                                Foto 2

Montando Palavras1Montando Palavras2

Foto 1: Como colar a fita adesiva nos palitinhos.
Foto 2: Desenho feito nos palitinhos.
Fonte: Acervo da autora

3ª Aula: Registrando a atividade em diferentes cadernos

Professor/a oriente os/as alunos/as para registrarem no caderno do componente curricular que a atividade foi contemplada. Caso tenha sido pensado enquanto atividade interdisciplinar, registre nos diferentes cadernos utilizados.

Sugestão para a utilização em diferentes cadernos

Use as palavras montadas para diferentes atividades, por exemplo:
Português: escrever as palavras formadas; separar em sílabas; formar frases; escrever em ordem alfabética, diminutivo, plural, adjetivo, dentre outros.
Matemática: estimativa de palitos usados para escrever todas as palavras; quantidade de palitinhos usados para escrever cada palavra; quantidade para escrever todas as palavras; quantidade de palitos a mais e a menos de uma palavra a outra; escrita por extenso das diferentes quantidades utilizadas e elaboração de situações problema.
Ciências: pedir que os/as alunos/as desenhem apenas conteúdos que estiverem estudando, por exemplo: plantas ou animais. Em seguida dialogar sobre como plantar, cuidar e colher as frutas, verduras e legumes montados; onde vivem os animais; de que se alimentam, dentre outros.

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

As crianças poderão fazer mais de um quebra-cabeça. Ao distribuir os palitinhos você professor/a poderá dar quantidade maior ou menor para a criança e pedir que a mesma diga se o número que lhe foi dado é maior ou menor do que ela necessita. Ao responder a questão, o/a aluno/a deverá devolver ou solicitar a quantidade que falta ou está em excesso. Os desenhos a serem feitos poderão ser escolhidos pelas crianças ou serem solicitados por você, por exemplo, solicitar à criança que desenhe apenas animais, alimentos, frutas, brinquedos, aves, dependendo do/a atividade/ projeto que esteja desenvolvendo. Cabe aqui a criatividade do profissional que vai aplicá-lo.
Por ser um material poroso, não usar canetas hidrocor ao desenhar nos palitinhos, pois as mesmas mancham, tornando ilegíveis as palavras. Dependendo da faixa etária com a qual será realizada a atividade, ou se as pessoas não tiverem destreza para desenhar, poderão ser utilizadas figuras de revistas, folhetos de propagandas, que deverão ser coladas nos palitinhos e depois recortadas com estilete. Se preferir pode-se plastificar com papel contact ou com cola (se a cola estiver muito grossa, diluir um pouco usando água, utilize um pincel para esparramá-la), porém não se esqueça que em todos os palitinhos deverão ter parte da gravura e uma letra.
Antes de desenvolver esta atividade, leve para sala de aula um jogo já pronto para que as crianças possam conhecê-lo antes de construir os seus. As figuras podem variar entre animais, objetos (culinários, ferramentas) frutas, brinqued os, calçados, legumes , verduras, dentre outros. A atividade poderá ser realizada em grupos, os quais deverão formar as palavras, porém o/a professor/a não deverá dizer quais objetos serão formados. Após o término de um conjunto de palavras os grupos fazem trocas entre si, assim: cada grupo deverá passar por aproximadamente, cinco a nove conjuntos de palavras. Ao terminar de montar o conjunto de palavras de cada grupo, as crianças escrevem as palavras formadas em uma folha a parte. 

                                                            Foto 1

Montando Palavras4

                                                     Foto 2 


Foto 1- Jogo Montando Palavras: quebra-cabeça: Crianças jogando, atividade realizada em 2006 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Foto2– Aluno desenhando imagem para compor o Jogo Montando Palavras, realizado em  2006 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Fonte: Acervo da autora.

Avaliação

Não se esqueça: peça aos/às alunos/as que deem opinião sobre a atividade realizada: o que foi bom, o que foi ruim e por que.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/13 - 84,62%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15,38%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ZENILDA R0QUE WANDERLEY, ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES , Paraná - dijo:
    zenildaw2009@hotmail.com

    24/10/2011

    Cinco estrelas

    AMEI O QUEBRA CABEÇA,COM ELE RESOLVEREI O PROBLEMA ,DE LEITURA E ESCRITA E AINDA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS...OBRIGADA MESMO.


  • lucia, escola estadual Basilio Batista de Araújo , Rio Grande do Norte - dijo:
    marialucia1957@hotmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    Amei essa sugestão.Que belo trabalho! vou fazer com meus alunos. . abraços.


  • Maria Geruza ilva Prqadela, Escola Estadual Profª Edeli Mantovani , Mato Grosso - dijo:
    geruzaprof@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colegas professoras de Uberlândia, gostei muito da aula que vocês planejaram, muito criativa. Acredito que os alunos vão aprender a ler, contar,etc, com muito prazer. Adorei. Parabéns.


  • Eronilda Gomes Rocha, Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz , Mato Grosso - dijo:
    eronildarocha2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta atividade , pois a mesma desperta o interesse, a curiosidade e motiva os educandos no processo da leitura e escrita de forma lúdica.


  • ivo lino dias junior, Escola Estadual Monsenhor Mata , Rio Grande do Norte - dijo:
    ivodiasjunior@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom!. adorei, é uma atividade muito criativa e que desenvolve o raciocínio na medida em que as crianças vão juntando os palitinhos e vão observando como são escritos os nomes das figuras sem o risco de errarem.


  • Fatima Maria Azevedo Bezerra Silva, ESC MUL PROF FRANCISCO ROSA , Rio Grande do Norte - dijo:
    f.bezerra.rn@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão Procurarei colocar em prática com alunos este ano.É uma aula interdisciplinar.


  • fatima moraes, colegio criativo cooperativista , Rio Grande do Norte - dijo:
    fatinharn@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a ideia fantastica, tramalha a coordenação motora e o raciocioneo............Portanto meu conceito sera de ótimo.


  • Tânia Maria G. da S. Conceição, EMEF Professor Álvaro Gonçalves , São Paulo - dijo:
    tania_sc@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que legal essa aula. Desenvolve muitas habilidades, como a leitura, escrita, coordenação motora, o raciocínio, a criativadade... Gostei muito.


  • perola pereira da silva, Escola de Educação Básica da UFU , Minas Gerais - dijo:
    perola.pereira@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabens pela oportunidade de sensibilizar outros educadores com essa aula dinâmica, fácil de desenvolver


  • ELIANA GARCIA DUTRA, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - dijo:
    elianagadu@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante esta atividade, pois proporciona momentos lúdicos associados à aprendizagem. Parabéns a(s) autora(s) do trabalho.


  • Clemilda Piquet, E.M.E.F.GERALDO MANSO PALMEIRA , Pará - dijo:
    tecpiquet@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei a ideia excelente para trabalhar não só keitura, mas também a escrita das palavras.parabéns


  • Aneilza Santos Duarte, ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE , Mato Grosso - dijo:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa Senhora! Que atividade mais gostosa! As crianças adoram este tipo de exercício e nós educadores também gostamos de aulas criativas e artrativas. Vou criar outras atividades a partir da sua. Afinal, o verdadeiro educador deve aser acima de tudo, muito criativo, para prender a atenção dos educandos.Parabéns!


  • Zenaide G. de P. Souza, E. M. Prof. Ramez Tebet , Mato Grosso do Sul - dijo:
    zenaidepaula@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi bem elaborada e com várias estratégias, usando a criatividade, o agrupamento e também o registro que é de suma imprtância.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.