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Aprender a ler um mapa!

 

09/12/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ler e identificar as partes fundamentais de um documento cartográfico; • Interpretar as informações que o mapa oferece;
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saberes sócio-culturais, português
Estratégias e recursos da aula

Os mapas geográficos representam alguns dados escolhidos pelos seus autores, em razão de seu interesse específico. Nesse sentido, podem expressar um ou mais temas. Quando expressam apenas um tema, por exemplo divisão política, é considerado um mapa monotemático. Ao contrário, quando apresenta mais de um tema, por exemplo relevo, geologia, clima, vegetação, é considerado um mapa em superposição ou politemático. Há ainda os os mapas pictóricos, que são aqueles destinados às crianças, por conterem símbolos que lembram os objetos reais representados.

Considerando-se que os mapas possuem quesitos básicos para que sejam documentos confiáveis quando à informação que oferecem, o presente plano de aula busca levar o entendimento dos critérios fundamentais à compreensão de um mapa.

Aula 01 – Analisar um Mapa


Os mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta terra sobre uma superficie plana. São também conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabrico de mapas designa-se cartografia.
 

Características gerais dos mapas:
 

• Representação plana;
• Geralmente em escala pequena;
• Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;
• Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.
 

De uma maneira geral pode se dizer que um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Saber ler um mapa e compreender as informações que ele contém é de fundamental importância para o ensino de geografia. Nesse sentido, o presente plano de aula busca contribuir com esse trabalho, mediante uma simples atividade a ser desenvolvida em sala de aula.
 

Professor leve mapas de sua escolha para o trabalho com os alunos (monotemático, politemático e pictórico) Inicie sua aula explicando o significado dos mapas para a ciência geográfica, isto é: explique a importância da leitura, análise e interpretação das informações que um mapa contém, para a compreensão do espaço geogr&a acut e;fico. Especifique que eles são sínteses espaciais. A partir dessa idéia, sistematize as seguintes observações, para estimular o exercício de raciocínio e reflexão sobre a temática
 

• qual o título do mapa? Nesse momento tente reconhecer o tema, a data e a região representada;
• qual a escala utilizada? Verifique a equivalência de um centímetro no mapa, em quilômetros, na realidade. Avaliar o tamanho da região representada;
• onde está a orientação? Mostre onde está a indicação do Norte, por meio de seta ou da localização, no globo, com as linhas imaginárias (meridianos e paralelos);
• existe legenda? para que ela serve? Mostre que a legenda presta-se a identificar as informações mapeadas;
• qual a fonte do documento? Ressalte importância que a fonte de origem dos dados seja confiável.
 

Observando e analisando o mapa, em si:
 

Mapas podem ser mono ou politemáticos. Trabalhe essa questão com seus alunos explicando que:
 

• Quando o mapa é monotemático: observar as diferenças, as ordens ou as quantidades, extraindo as informações representadas, a distribuição dos dados, as concentrações e dispersões, as regularidades e as diferenças regionais.
• Quando o mapa é politemático: comparar individualmente cada tipo de dados, como no caso de mapa monotemático; depois, no conjunto dos temas, analisar as diversas distribuições das

informações extraídas de cada tipo de dados (as proximidades, os distanciamentos, os padrões de distribuição); identificar as correlações, as concentrações e os vazios espaciais.
 

Sugere-se a utilização de mapas e recursos disponíveis em:
 

http://www.ibge.gov.br/7a12/mapa_site.php

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/487/imagens/imagem1.jpg
 

Procurar explicar os fenômenos observados na análise do mapa, com o conhecimento de informações não contidas nele, ou comparando esse documento com outros mapas. Para representar dados num mapa é necessário que sejam localizáveis, ou seja, que tenham um endereço geográfico. Os dados podem assumir três tipos de significado: de diferenciação (produtos diferentes, por exemplo), de ordem (pequeno, médio, grande) ou de quantidade (1.000, 5.000, 10.000).
 

As informaç&ot ilde;es geográficas podem ser representadas, numa folha de papel, de três maneiras diferentes: por m eio de pontos, linhas ou á ;reas. Os elementos espaciais com localização precisa (cidades, indústrias...) são representados por meio de símbolos pontuais. Os elementos espaciais tais como rios, fronteiras ou estradas requerem uma representação por linhas. Os demais elementos ocupam áreas, por isso, devem ser traduzidos por meio de manchas zonais.
 

Aula 02 – O trabalho em grupo com mapas
 

Feita essa explanação inicial o professor pode separar a classe em grupos e oferecer-lhes distintos mapas, para que façam um trabalho de interpretação baseado nas orientações anteriores.
Para contribuir com a presente atividade, traz-se um exemplo de trabalho desenvolvido com um mapa e que pode ser adaptado para sua sala de aula.

 

1. Leitura do documento:


 

• O mapa acima represente os principais produtos comercializados na América Latina, no século XIX,
• A escala é pequena, mas o formato do documento é adequado à densidade dos dados representados.
• A orientação do mapa mostra que o Norte corresponde à parte de cima da folha. A legenda mostra que o mapa é monotemático, representando um tipo de dados, com figuras. O problema desse tipo de mapa é que a criança, nem sempre, conhece os símbolos ou os produtos, portanto, não consegue associá-los. Nesse caso, o professor deverá decodificar os símbolos, junto com os alunos, para garantir o correto entendimento dos dados.
• A fonte do original (abaixo da legenda do mapa) mostra que o mapa foi retirado de um Atlas inglês datado de 1992. A fonte, especificada abaixo da reprodução do documento apresentado como exemplo, indica sua procedência.
 

“Fonte: MOREIRA, Igor. Construindo o espaço americano. São Paulo: Ática, vol 3, p. 107.”
 

Análise do Mapa
 

No século XIX, a maior parte dos países da América do Sul já exportava seus produtos. A Argentina e o Uruguai vendiam carne e couro; o Chile, trigo e cobre; a Bolívia, prata; o Peru, açúcar e guano; o Equador, banana e cacau; a Colômbia, café e tabaco, a Venezuela, café e cacau; Cuba, tabaco e açúcar; e o Brasil, café, açúcar e algodão. Alguns países não exportavam seus produtos: o Paraguai e a maior parte dos países da América Central.
 

Interpreta&cc edil;ão do Mapa
 

Todos os produtos são de origem primária, porque a América do Sul não tinha indústrias, na época. Os produtos vendido s no século XIX permanecem entre os produtos de exportação desses países, até hoje.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo à medida que os alunos participam das atividades de pesquisa orientadas pelo professor. Sugere-se a elaboração de um texto dissertativo ou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos
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  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
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