09/12/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Os mapas geográficos representam alguns dados escolhidos pelos seus autores, em razão de seu interesse específico. Nesse sentido, podem expressar um ou mais temas. Quando expressam apenas um tema, por exemplo divisão política, é considerado um mapa monotemático. Ao contrário, quando apresenta mais de um tema, por exemplo relevo, geologia, clima, vegetação, é considerado um mapa em superposição ou politemático. Há ainda os os mapas pictóricos, que são aqueles destinados às crianças, por conterem símbolos que lembram os objetos reais representados.
Considerando-se que os mapas possuem quesitos básicos para que sejam documentos confiáveis quando à informação que oferecem, o presente plano de aula busca levar o entendimento dos critérios fundamentais à compreensão de um mapa.
Aula 01 – Analisar um Mapa
Os mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta terra sobre uma superficie plana. São também conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabrico de mapas designa-se cartografia.
Características gerais dos mapas:
• Representação plana;
• Geralmente em escala pequena;
• Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;
• Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.
De uma maneira geral pode se dizer que um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Saber ler um mapa e compreender as informações que ele contém é de fundamental importância para o ensino de geografia. Nesse sentido, o presente plano de aula busca contribuir com esse trabalho, mediante uma simples atividade a ser desenvolvida em sala de aula.
Professor leve mapas de sua escolha para o trabalho com os alunos (monotemático, politemático e pictórico) Inicie sua aula explicando o significado dos mapas para a ciência geográfica, isto é: explique a importância da leitura, análise e interpretação das informações que um mapa contém, para a compreensão do espaço geogr&a acut e;fico. Especifique que eles são sínteses espaciais. A partir dessa idéia, sistematize as seguintes observações, para estimular o exercício de raciocínio e reflexão sobre a temática
• qual o título do mapa? Nesse momento tente reconhecer o tema, a data e a região representada;
• qual a escala utilizada? Verifique a equivalência de um centímetro no mapa, em quilômetros, na realidade. Avaliar o tamanho da região representada;
• onde está a orientação? Mostre onde está a indicação do Norte, por meio de seta ou da localização, no globo, com as linhas imaginárias (meridianos e paralelos);
• existe legenda? para que ela serve? Mostre que a legenda presta-se a identificar as informações mapeadas;
• qual a fonte do documento? Ressalte importância que a fonte de origem dos dados seja confiável.
Observando e analisando o mapa, em si:
Mapas podem ser mono ou politemáticos. Trabalhe essa questão com seus alunos explicando que:
• Quando o mapa é monotemático: observar as diferenças, as ordens ou as quantidades, extraindo as informações representadas, a distribuição dos dados, as concentrações e dispersões, as regularidades e as diferenças regionais.
• Quando o mapa é politemático: comparar individualmente cada tipo de dados, como no caso de mapa monotemático; depois, no conjunto dos temas, analisar as diversas distribuições das
informações extraídas de cada tipo de dados (as proximidades, os distanciamentos, os padrões de distribuição); identificar as correlações, as concentrações e os vazios espaciais.
Sugere-se a utilização de mapas e recursos disponíveis em:
http://www.ibge.gov.br/7a12/mapa_site.php
Procurar explicar os fenômenos observados na análise do mapa, com o conhecimento de informações não contidas nele, ou comparando esse documento com outros mapas. Para representar dados num mapa é necessário que sejam localizáveis, ou seja, que tenham um endereço geográfico. Os dados podem assumir três tipos de significado: de diferenciação (produtos diferentes, por exemplo), de ordem (pequeno, médio, grande) ou de quantidade (1.000, 5.000, 10.000).
As informaç&ot ilde;es geográficas podem ser representadas, numa folha de papel, de três maneiras diferentes: por m eio de pontos, linhas ou á ;reas. Os elementos espaciais com localização precisa (cidades, indústrias...) são representados por meio de símbolos pontuais. Os elementos espaciais tais como rios, fronteiras ou estradas requerem uma representação por linhas. Os demais elementos ocupam áreas, por isso, devem ser traduzidos por meio de manchas zonais.
Aula 02 – O trabalho em grupo com mapas
Feita essa explanação inicial o professor pode separar a classe em grupos e oferecer-lhes distintos mapas, para que façam um trabalho de interpretação baseado nas orientações anteriores.
Para contribuir com a presente atividade, traz-se um exemplo de trabalho desenvolvido com um mapa e que pode ser adaptado para sua sala de aula.
1. Leitura do documento:
• O mapa acima represente os principais produtos comercializados na América Latina, no século XIX,
• A escala é pequena, mas o formato do documento é adequado à densidade dos dados representados.
• A orientação do mapa mostra que o Norte corresponde à parte de cima da folha. A legenda mostra que o mapa é monotemático, representando um tipo de dados, com figuras. O problema desse tipo de mapa é que a criança, nem sempre, conhece os símbolos ou os produtos, portanto, não consegue associá-los. Nesse caso, o professor deverá decodificar os símbolos, junto com os alunos, para garantir o correto entendimento dos dados.
• A fonte do original (abaixo da legenda do mapa) mostra que o mapa foi retirado de um Atlas inglês datado de 1992. A fonte, especificada abaixo da reprodução do documento apresentado como exemplo, indica sua procedência.
“Fonte: MOREIRA, Igor. Construindo o espaço americano. São Paulo: Ática, vol 3, p. 107.”
Análise do Mapa
No século XIX, a maior parte dos países da América do Sul já exportava seus produtos. A Argentina e o Uruguai vendiam carne e couro; o Chile, trigo e cobre; a Bolívia, prata; o Peru, açúcar e guano; o Equador, banana e cacau; a Colômbia, café e tabaco, a Venezuela, café e cacau; Cuba, tabaco e açúcar; e o Brasil, café, açúcar e algodão. Alguns países não exportavam seus produtos: o Paraguai e a maior parte dos países da América Central.
Interpreta&cc edil;ão do Mapa
Todos os produtos são de origem primária, porque a América do Sul não tinha indústrias, na época. Os produtos vendido s no século XIX permanecem entre os produtos de exportação desses países, até hoje.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/07/2013
Cinco estrelasnessas aulas aprendi muito e tirei muitas duvidas.
12/03/2012
Cinco estrelasAdorei essas aulas,pois além de explicar bem,tirei todas as minha duvidas..Obrigada genteee....
23/08/2011
Duas estrelaseu acho que voces deviam ir direto ao ponto , simplificar mais PARA nos jovens compreenderem melhor .
22/08/2011
Três estrelasGostei do desenvolvimento ,mas pensei que fosse mais direcionado ao aluno e houvesse formas simples de compreender . obrg!!!
01/07/2010
Cinco estrelasSimplesmente, excelente professor. Parabéns!
23/04/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa dica de aula. parabéns