Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Campos

 

20/08/2009

Autor y Coautor(es)
Dari Campolina de Onofre
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Carlos Olivieri

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceito e diferenciação de campos
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Não há conceitos prévios

Estratégias e recursos da aula

Dando sequência à introdução do conceito de luz (link abaixo), agora abordaremos o conceito de campo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=4769


Em geral os alunos podem ter uma noção do que é um campo, proveniente de seriados de ficção científica que passam diariamente na TV. Portanto é conveniente fazer uma abordagem sobre o conhecimento prévio, a qual pode se dar pelo mesmo processo apresentado na aula sobre ondas, ou seja, pergunte à classe o que é campo e anote as contribuições provenientes dos alunos no quadro negro, para posterior discussão de cada resposta. Sempre que julgar interessante, discuta diretamente ao formulador da resposta. Esta atividade deve tomar, no máximo 20 minutos.


Em seguida, passe a introduzir os conceitos corretos, cientificamente aceitos pelas áreas da Ciência.


Discussão sobre “campos” em geral:


"Alteração das propriedades do espaço devido à presença de algo que provoca essas alterações."

 Por exemplo:


Massa

Produz campo gravitacional. As alterações do espaço podem ser detectadas pela força de atração exercida sobre uma pequena massa de prova. Pode discutir que o Sol produz um campo gravitacional que exerce uma força sobre a Terra (pequena massa de prova). Que a Terra produz um campo gravitacional que exerce uma força sobre nós, ou sobre uma pedra (pequenas massas de prova).


Carga elétrica

Produz campo elétrico. As alterações do espaço podem ser detectadas pela força de atração ou de repulsão sobre outras cargas elétricas (pequenas cargas de prova). Pode utilizar os conceitos apresentados na aula Eletrostática (link abaixo) para discutir a atração que um bastão atritado exerce sobre pequenos pedaços de papel.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=4782


Para ilustrar apresente o objeto de aprendizagem digital abaixo.


Animação/simulação:

Charges and fields

 ou acesse:

http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Charges_and_Fields


Carga elétrica em movimento (corrente elétrica)

Produz campo magnético. As alterações do espaço podem ser detectadas através da mudança da direção da agulha de uma bússola.


Para ilustrar apresente o objeto de aprendizagem digital abaixo.

Animação/simulação:

Magnet and compass

ou acesse

http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Magnet_and_Compass


Experimento simples

 Eletroímã de fio esmaltado enrolado num prego de carpintaria ligado a um conjunto de 3 a 4 pilhas de 1,5 V grandes. Verificação do campo magnético através de uma bússola.


Para dar sequência ao assunto, utilize o próximo módulo sobre Campos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Charges and fields Animação/simulação
Magnet and compass Animação/simulação
Avaliação
Participação dos alunos na discussão dos conceitos
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.