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Pirata de palavras: em busca do tesouro

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho A. Fraga, Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Desenvolver sua autonomia de observar palavras escritas nos mais diversos contextos;

·         Usar a imaginação e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

·         Refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Reconhecer a importância da escrita e da leitura no seu dia a dia;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

PALAVRAS: ESTÃO NO NOSSO CAMINHO

Professor, vivemos em uma sociedade letrada em que oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita estão imersas em diferentes lugares dos quais participamos. Aproveitar estas oportunidades para aprender que é um desafio que precisamos incentivar nas práticas pedagógicas, de forma a respeitar e valorizar o universo vivenciado pelos alunos. É neste âmbito que se insere a presente aula, integrando escola e sociedade como espaços de formação e de aprendizagem. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

PIRATA: UM CAÇADOR DE TESOUROS

Professor, propomos o início da aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem palavras que gostam e os lugares em que as identificaram.

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

Faça um passeio com a turma pela escola e solicite que os alunos observem os lugares em que encontram algo escrito. Entregue uma folha de papel em branco, um lápis e se possível uma prancheta também, para apoiar a folha. Os colegas poderão se ajudar mutuamente nesta atividade, ou seja, será um momento de aprender com o outro também.

Em sala de aula, peça que falem as palavras encontradas. Depois, registre na lousa uma lista geral com as palavras encontradas. Os alunos poderão fazer esse registro utilizando o caderno de Língua Portuguesa. Agora, que tal ver com eles a importância das palavras encontradas no cotidiano da escola? Por exemplo: Por que tem o nome da professora na porta da sala de aula? Por que é preciso identificar a secretaria escolar? Instigue os alunos a pensarem sobre estas e outras questões para que possam compreender mais sobre a função da escrita em nosso dia a dia.

Em seguida, conte para a turma a história “Pirata de palavras” da autora Jussara Braga. Crie um ambiente que favoreça a leitura da história, em que os alunos possam estar confortavelmente organizados para ouvi-la. Apresente inicialmente a capa do livro e explore seus elementos. Deixe que os alunos participem neste momento e faça uma discussão sobre o que sabem sobre o título e o que imaginam que seja um pirata. Agora, inicie a leitura da história.

Pirata9

 

Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2625446/pirata-de-palavras. Acesso em 06/05/2013.

Após a leitura, possibilite um momento de participação oral dos alunos, em que cada um possa expressar suas impressões sobre a história. Para nortear o diálogo com a turma tenha os aspectos abaixo como referência:

  • Quem era o pirata da história?
  • O que ele procurava?
  • Qual tesouro ele queria encontrar?
  • Como ele fez para descobrir o tesouro?
  • O que ele queria fazer com o tesouro?

Depois da conversa, solicite que cada aluno faça um desenho e escreva, usando o caderno de Língua Portuguesa, sobre o que descobriu com a história.

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que os alunos descubram mais sobre os piratas, os nomes dos seus companheiros e muito mais.

Pirata3

 

Fonte: http://sabertv.com.br/repositorio/filme/?name=a_aventura_pirata_do_bruno. Acesso em 05/05/2013.

Após descobrirem mais sobre os piratas, que tal pedir que cada aluno desenhe o seu próprio pirata? Os alunos poderão fazer o desenho e logo abaixo ou mesmo ao lado do desenho, escrever as características do seu pirata: alegre, amigo, caçador de tesouro, gosta de animais e outras. Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das atividades e exponha-as no mural da sala de aula.

Professor, para que a turma possa saber mais sobre as aventuras de um pirata, suas características e desafios, faça a leitura da história sugerida abaixo “O pirata barba ruiva”. Na fase de aprendizagem da leitura e da escrita, aguçar a imaginação dos alunos utilizando o recurso das histórias é fundamental. 

Pirata5

 

Fonte: http://criancas.uol.com.br/livros/7-a-9-anos/o-pirata-barba-ruiva.jhtm. Acesso em 06/05/2013.

Após ouvirem a história e explorarem as imagens do livro, solicite que cada aluno fale sobre:

· O personagem que mais se identificou;

· Os momentos que mais gostou da história;

· Suas descobertas;

· As características do pirata da história.

CINE PIPOCA!

Agora, organize os alunos para assistirem ao filme “Piratas pirados”. Neste filme, os alunos terão oportunidade de se divertirem e conhecerem mais sobre a vida de um pirata e suas aventuras.

Piratas pirados

Pirata6

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mJVnDHtCWLk. Acesso em 05/05/2013.

Após assistirem ao filme, solicite que expressem oralmente sua opinião sobre o filme e em seguida, solicite que façam um registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Oriente os alunos a elaborarem um desenho sobre o filme e em seguida imprima as atividades e faça um painel na sala de aula para expor as atividades dos alunos.

Agora, que tal realizar um jogo com a turma envolvendo mistério e Matemática? Acesse com a turma o sítio abaixo e deixe que os alunos descubram os tesouros. Para tornar a atividade mais divertida, possibilite que trabalhem em duplas. Explore com a turma conceitos como linha e coluna, bem como o significado de B1 e outros, para ajudá-los a compreender melhor o jogo. Se achar interessante, poderá imprimir a atividade para que joguem utilizando a própria folha.

Ilha do tesouro

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36206. Acesso em 05/05/2013.

Após jogarem, socialize as respostas dos alunos. Veja a similaridade das respostas e instigue os alunos a falarem sobre as hipóteses e como fizeram para descobrir o que cada pirata enterrou.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Quem gostaria de ser um pirata de palavras?

Explique que o personagem Heitor se transformou em leitor, na medida em que foi registrando por escrito as mais diferentes palavras que encontrava pelo caminho. Então, proponha como desafio à turma uma atividade que terá duração de cinco dias. Nela, cada aluno deverá registrar as palavras que encontrar no caminho da casa para a escola ou mesmo em outro caminho que vivencia. O desafio é registrar o maior número de palavras possíveis.

Ao final da semana, faça uma roda de conversa e descubra as palavras que foram encontradas pelos alunos. É importante contar com a participação de todos. As listas de palavras poderão ser afixadas no mural da sala de aula, para que a turma tenha acesso e conheça as palavras de cada colega.

Professor, esse tipo de atividade, aguça a curiosidade dos alunos em observar melhor o ambiente em que vivencia e perceber o quanto a escrita pode estar presente nos contextos que fazem parte da nossa vida.

Sou caçador de tesouro!

Agora, sugerimos que você elabore um mapa simples, para que possa ser realmente utilizado pelos alunos. Você pode esconder o tesouro, o qual poderá ser um livro para cada aluno ou mesmo apenas para quem encontrar o tesouro, em algum local da escola. No mapa, o mais importante é que as dicas sejam possíveis de serem lidas e compreendidas pelos alunos. Por isso, organize a turma em duplas, entregue o mapa e lance o desafio de encontrar o tesouro. Veja alguns exemplos de dicas abaixo mediante o que os alunos, na atividade anterior, observaram que estava escrito na escola:

· Passe na porta da sala da biblioteca e siga reto;

· Após a sala da professora Tânia vire à direita;

· No refeitório, perigo! Volte ao início e não passe mais por lá;

· Siga até a secretaria da escola;

· Perigo! Não vá até o banheiro;

· Você está perto! Vá devagar e descubra a palavra abaixo para saber onde está o tesouro;

· A única dica é que é um lugar que tem plantas...

JA R D I M

Para a caça ao tesouro, você pode incentivar que cada aluno faça uma fantasia para vivenciar esta caça ao tesouro com mais personalização. Para isso, sugerimos o sítio abaixo para consulta e confecção dos acessórios que caracterizam os piratas.

Fantasia de pirata

Pirata7

 

Fonte: http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/carnaval-saiba-como-fazer-um-chapeu-de-pirata-e-um-tapa-olho-para-usar-na-festa. Acesso em 05/05/2013.

Após encontrarem o tesouro, organize uma roda de conversa no local do tesouro. Converse com a turma sobre as possíveis dificuldades e facilidades encontradas na atividade. Também explore as emoções vivenciadas neste momento. Para o diálogo, tenha como norte algumas questões: Como é encontrar um tesouro? O que vocês acharam do tesouro? E do mapa? Foi fácil seguir as dicas?

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

MEU TESOURO

Professor, promova um momento de reconto da história "Pirata de Palavras", oportunizando que esse seja feito pelos alunos da forma como lembram e também podem utilizar o livro como suporte.

Em seguida, pergunte à turma quem já viu um mapa do tesouro. Explore o que poderia ser um tesouro que gostariam de encontrar. Os alunos podem falar que são palavras, livros ou outro. Este é um verdadeiro tesouro! Trabalhe com a turma o valor de um tesouro e o que representa encontrá-lo.

Agora, possibilite que se divirtam com o jogo a seguir, utilizando o tablet ou o laptop Classmate, acessando o sítio sugerido abaixo:

Pirata8

 

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo-tesouro.html. Acesso em 05/05/2013.

No jogo os alunos deverão perceber as dificuldades e as facilidades que podemos encontrar para acharmos um tesouro. Depois, retome a atividade “Caça ao tesouro” e faça as devidas comparações.

Agora, que tal propor aos alunos a construção de um mapa do tesouro? Para isso, cada aluno deverá, inicialmente, fazer um desenho do seu próprio tesouro. Sugerimos que cada aluno receba uma cartolina branca, para que possa ter espaço suficiente para a construção do mapa. Solicite que façam o desenho do mapa do tesouro na parte inferior do lado direito da cartolina. Assim, os alunos terão espaço para fazerem o caminho a ser percorrido até chegar ao tesouro.

Professor, disponibilize materiais diversificados para a construção do tesouro. Podendo utilizar tintas, revistas para recorte e colagem, canetinhas e outros que forem do interesse dos alunos. O mais importante para a atividade, é que o aluno se envolva e perceba o valor do seu tesouro, ou seja, da aprendizagem da leitura e da escrita.

Após todos terminarem, possibilite um momento de socialização das atividades, em que cada um poderá falar sobre o seu próprio tesouro.

Como atividade de casa, solicite que cada aluno traga para a escola, uma caixa que se assemelhe a um baú de tesouro.

MEU MAPA DO TESOURO

Professor, para esta atividade propomos que você faça um momento de diálogo com a turma, sobre como construir um mapa. É necessário que os alunos compreendam que um mapa precisa ter pistas que possam ajudar alguém a descobrir o tesouro. Assim, cada aluno poderá dizer o que precisará fazer para encontrar o seu tesouro. Os alunos poderão sugerir neste caminho: leituras, escrita de palavras, charadas, dentre outras dicas. Aqui, os alunos poderão refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

Professor, construa de forma coletiva, uma lista contendo dicas para se aprender a ler e a escrever. Estas dicas estão diretamente relacionadas à aprendizagem de cada aluno. Veja alguns exemplos:

· Ler muitos livros;

· Copiar da lousa;

· Prestar atenção no professor;

· Tirar dúvidas com os colegas;

· Ouvir muitas músicas;

· Brincar de escolinha.

Solicite que os alunos façam o desenho de si mesmos no início do mapa, demonstrando o local em que se inicia o mapa. Os alunos poderão optar por se desenharem como piratas, ou mesmo como acharem mais interessante. No trajeto, os alunos poderão escrever a dicas e também fazer alguma marca, ou seja, um desenho que ilustre cada uma.

Na construção do mapa, os alunos poderão estar organizados em grupos de quatro e trabalhar juntos, trocando ideias, observando o trabalho do colega e aprendendo de forma conjunta. Poderão ser disponibilizados materiais diversificados para cada grupo (tintas, revistas para recorte, canetinhas e outros) para que possam usar a criatividade na construção do mapa.

EU SOU RESPONSÁVEL PELO MEU TESOURO!

Professor, para aguçar a imaginação dos alunos sobre a escrita de diferentes palavras, leia a história abaixo e possibilite um momento para que os alunos folheiem e conheçam o livro, ou seja, a forma como as palavras foram registradas.

Pirata8

 

Fonte: http://www.travessa.com.br/DE_LETRA_EM_LETRA/artigo/e571315e-2c02-47be-8dc5-55db47f5bda1. Acesso em 06/05/2013.

Após a leitura da história, entregue folhas de papel em branco e coloridas para que cada aluno possa escrever as palavras que já aprendeu e que gostaria de registrar. Em seguida, solicite que recortem cada palavra e as coloquem dentro do baú que trouxeram de casa.

Depois, convide outra turma da escola, podendo ser de alunos mais novos ou da mesma faixa etária, para que cada aluno possa contar a sua própria história de aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando seu mapa do tesouro, e mostrando o que tem dentro do baú.

MINHA HISTÓRIA DE PIRATA

Professor, organize um dia para que os familiares possam ir à escola e verem as produções dos alunos. Juntamente com os alunos, planeje este dia e se achar interessante, poderá fazer grupos com os pais para que encontrem um tesouro. Para isso, construa juntamente com os alunos um mapa com as dicas e deixe que os familiares encontrem. O tesouro poderá ser o próprio baú dos alunos, construído anteriormente.

Aproveite este momento para que os familiares possam conversar com os alunos sobre o mapa que construíram e o que tiveram que fazer para encontrar o tesouro. Em seguida os alunos poderão abrir o tesouro encontrado pelos familiares e fazerem a leitura das palavras.

Para finalizar o momento, solicite que junto com o seu familiar, o aluno construa uma história, utilizando as palavras de seu tesouro. Após trabalharem juntos, o aluno e seu familiar poderão fazer a leitura da história para o grupo todo. Será realmente um momento de construção coletiva e de firmar a parceria família e escola no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

As histórias poderão ser reescritas na sala de aula e comporem o livro de histórias da turma. Para isso, auxilie os alunos neste processo de reescrita, de forma a fazê-los refletir sobre o sistema de escrita. Com o livro pronto, leve a turma à biblioteca da escola e doe um exemplar para que outras turmas possam realizar a leitura e conhecerem as histórias. É importante que os alunos percebam o quanto nossas ideias podem ser registradas e conhecidas por outras pessoas.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Encontrou o seu tesouro?

Professor, para este momento sugerimos que organize os alunos em duplas e solicite que conversem sobre o percurso que fizeram no mapa e como conseguiram encontrar o tesouro. Os alunos poderão trocar de tesouro e verem o que o colega encontrou. Após este momento, faça um diálogo sobre o que mudou na vida de cada um, depois que encontrou o tesouro.

Faça o seguinte registro:

Meu mundo sem o tesouro

Meu mundo com o tesouro

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Depois, faça mais um momento de diálogo e socialização das atividades, buscando perceber as mudanças nos alunos após aprenderem mais palavras e descobrirem a leitura e a escrita como uma função essencial para a vida de cada um.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ilha do tesouro Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio “Os Piratas e suas Aventuras Coloridas - A Coroa da Cleópatra” – http://www.youtube.com/watch?v=HtOuTOTRM58. Acesso em 05/05/2013.

Sugestões de links para professores:

Texto de Angela B. Kleiman “Preciso ‘ensinar’ o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?” – http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf. Acesso em 05/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Por isso, o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Verisandra Paulino de Oliveira, ESCOLA ASSOCIAÇÃO DA PAZ , Pará - dijo:
    verisandrafirmino@hotmail.com

    05/03/2014

    Cinco estrelas

    O que posso dizer dessa aula M A R A V I L H O S A, simplesmente eu já tinha um projeto com esse livro da Jussara Braga só que esse é muito mais completo me ajudou muito a melhorar o meu projeto. Obrigada


Sem classificação.
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