24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Imagem disponível em: http://www.bligoo.com/media/users/11/595666/images/public/65950/7383294-experimento-de-la-ciencia-y-de-las-plantas.jpg?v=1302828087427. Acesso em 12/05/2013.
Como motivação para o início do estudo do tema, sugerimos que o professor projete as seguintes imagens, ou outras por ele escolhidas. O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador e disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual ou projetá-las utilizando o aparelho datashow.
Imagens de alimentos tradicionais elaborados com o emprego de biotecnologia.
IMAG vinho. Disponível em: http://portal.rac.com.br/blog/admin/imagens/10072012223508.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG queijo. Disponível em: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/13256queijos.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG Pães. Disponível em: http://www.obesidadecontrolada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/pao-frances.jpg. Acessado em 11/05/2013.
IMAG vinagre. Disponível em: http://m.vcst.net/wines/organica-maca-cidra-vinagre-pulverizador-garcia-de-la-cruz-522868.jpg. Acessado em 11/05/2013.
Após a exibição das imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos, fazendo o seguinte questionamento:
(Espera-se que os alunos, dentre muitos apontamentos, falem da fermentação realizada por microrganismos).
Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse momento destacando que muitos alimentos são produzidos por meio do processo de fermentação realizada por microrganismos: vinho, cerveja, cachaça, queijos, pães, vinagre, leites fermentados, molho de soja etc.
Finalizando, o professor deverá abordar o termo “biotecnologia”, questionando se a fermentação é biotecnológica.
Após ouvir as concepções dos alunos, o professor deverá continuar indagando:
Imagem disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas/image_preview. Acessado em 11/05/2013.
Para responderem às questões anteriormente apontadas e ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito da produção de alimentos por fermentação, sugerimos que os alunos façam uma pesquisa na internet, utilizando sítios como os que indicamos a seguir.
Caso os alunos queiram ampliar a busca, cabe ao professor orientá-los no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Os alunos deverão ler individualmente os textos fazendo seus registros, norteados pelas questões apontadas no final da atividade 1.
Sugestões de endereços para a pesquisa
Fermentação. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 08/05/2013.
Tipos de fermentação. Disponível em: http://universodevida2.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-fermentao.html. Acessado em 08/05/2013.
Leveduras e fermentação. E se Dionísio soubesse química? Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/279/e-se-dionisio-soubesse-quimica. Acessado em 08/05/2013.
Presença no nosso dia a dia. Disponível em: http://cib.org.br/biotec-de-a-a-z/publicacoes/guia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-transgenicos/presenca-no-nosso-dia-a-dia/. Acessado em 1/05/2013
Entenda o que é DNA recombinante. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1DHQFDldgrI. Acessado em 11/05/2013.
A primeira discussão do tema pesquisado deverá ocorrer em grupos de quatro alunos, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala em círculo de modo que todos possam se ver e garantir que todos ouçam os colegas e professor.
Cabe ao professor fechar essa discussão esclarecendo dúvidas e acrescentando itens conceituais que porventura não tenham sido contemplados na discussão.
Após o fechamento da discussão, o professor deverá propor que os alunos produzam um texto em grupo que contemple os questionamentos feitos no final da atividade 1 e que nortearam a pesquisa.
Imagem disponível em: http://www.uned.es/experto-biotecnologia-alimentos/images/alimentos2.jpg. Acessado em 12/05/2013.
Como motivação para o estudo dos "alimentos transgênicos", sugerimos que o professor utilize dois vídeos cujos endereços disponibilizamos a seguir. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho datashow ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Vídeo 1- Óleo de Soja Transgênica no Brasil. Disponível em: http://www.videolog.tv/video?272798. Acessado em 11/5/2013.
Vídeo 2- Campanha transgênico não. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acessado em 11/5/2013.
Após assistirem aos vídeos, o professor de verá lançar novos questionamentos para os alunos.
1- O que é? O que é?
2- Alimentos geneticamente modificados são prejudiciais à saúde?
Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse diálogo explicando que, para alguns especialistas modificar alimentos por meio da genética pode trazer danos à saúde humana e animal, além de prejuízos ao meio ambiente. Já os seus defensores apontam entre os benefícios a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes.
E questionar os alunos: qual é a sua opinião sobre isto?
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-lr8A4e4Bdvk/T02AB7meAiI/AAAAAAAAISY/wCqEPQnGTQI/s1600/128_1_HE.jpg. Acesso em 12/05/2013.
Após o fechamento dessa discussão na atividade 1, o professor deverá orientar aos alunos para que cada grupo elabore um roteiro de uma entrevista que deverão fazer em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc., sobre alimentos transgênicos.
Algumas sugestões de perguntas a serem incluídas na entrevista:
· Você sabe o que são alimentos transgênicos?
· Você conhece/usa alimentos transgênicos?
· Você lê os rótulos dos alimentos, para verificar se neles há componentes transgênicos?
· Você é contra ou a favor do uso de transgênicos na alimentação?
O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro alunos onde cada um possa apresentar sua entrevista aos demais, tecendo seus comentários. O grupo deverá fazer um consolidado dessas considerações registrando-as com a utilização do editor de textos do computador para apresentação à turma depois de findada a tarefa. O professor deverá marcar datas para as apresentações.
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.
Imagem disponível em: http://webquests.edufor.pt/user_image/unyqzi622232.jpg. Acessado em 12/05/2013.
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para analisar de maneira crítica o conhecimento das pessoas e uso que fazem das informações para discernir sobre a utilização ou não de transgênicos na alimentação, o professor deverá manter os grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet. Caberá aos alunos lerem e discutirem as informações disponibilizados nos endereços indicados para acesso e fazer registros que serão utilizados na atividade seguinte (atividade 6) para a elaboração de um texto conjunto, que deverá fazer parte do trabalho escrito a ser finalizado após a análise dos dados e enviado ao professor para avaliação. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.
Itens a serem registrados
Endereços sobre o tema, para acesso.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-3.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/index.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-2.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-4.php. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-5.php. Acessado em 11/05/2013.
Direito do consumidor, Medida Provisória nº 131 e os produtos transgênicos. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos. Acessado em 11/05/2013.
Direito do consumidor, Medida Provisória nº 131 e os produtos transgênicos. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos/2. Acessado em 11/05/2013.
Transgênicos causam até três vezes mais câncer em ratos, diz pesquisa. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/alimentos-transgenicos-causam-cancer-em-ratos-aponta-pesquisa.html. Acessado em 11/05/2013.
Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/http://www.suapesquisa.com/transgenicos/. Acessado em 11/05/2013.
Imagem disponível em: http://investirdinheiro.org/wp-content/uploads/2011/02/biotecnologia-na-agricultura.jpg. Acessado em 12/05/2013.
O mesmo grupo de quatro alunos deverá, tendo como referência os registros da atividade 5, escrever um texto no qual destaque os itens pesquisados na internet, acrescentando a eles os dados das entrevistas relacionados aos mesmos, na perspectiva da promoção de um diálogo entre as informações obtidas no contexto familiar e o referencial teórico pesquisado. Deverá, também, ressaltar no texto, as informações que consideraram importantes e que não foram apontadas nas entrevistas.
Para fechar essa produção escrita, o grupo deverá tecer suas considerações finais sobre o tema e a pesquisa realizada.
Como fechamento desse estudo, os grupos de quatro alunos deverão montar uma apresentação do trabalho de pesquisa utilizando o programa PowerPoint.
As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho datashow, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Objetivos:
Participantes: (Funções)
Passos:
Avaliação:
Nome | Tipo |
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Transgênicos - Tecnologias de manipulação do DNA - Parte I | Áudio |
Transgênicos - Tecnologias de manipulação do DNA - Parte II | Áudio |
Professor, para que você enriqueça sua aula, acesse os sites:
Uso tecnológico dos microorganismos. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/microorganismo3.htm. Acessado em 08/05/2013.
Quando os microrganismos salvam vidas. http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/pdf_aberto/microorganismos286.pdf/at_download/file. Acessado em 08/05/2013.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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08/06/2015
Quatro estrelasotimo assunto de forma resumida e detalhada