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Neoplasias: influência de fatores ambientais - Matriz de referência do ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias - Habilidades: 2; 4; 7 ; 14; 15; 17; 19; 30

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Citopatologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente.
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana.
  • Selecionar critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a saúde e a qualidade de vida.
  • Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de saúde.
  • Interpretar modelos e experimentos para explicar processos biológicos.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas e relações, matemáticas ou linguagem simbólica.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Genética.

  • Biologia celular – DNA, RNA e síntese protéica; constituição das células e reprodução celular.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

Pesquisas na internet, discussão de textos e vídeos em pequenos e grande grupos; preparação e socialização de pesquisas por meio de seminários.

Recursos:

Uso da internet; áudios, vídeos e textos online, Programa PowerPoint.

Módulo 1- Conceitualização de neoplasias e identificação dos fatores de natureza ambiental de risco

cancer olho

Fonte da imagem: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYuKX1sBBe1JS5ToZbcTgFAEP3HRtYrl66BOOyDbPaP8X52nMErw. Acessado em 16/05/2013

Atividade 1- Neoplasias e câncer – Localizando conceitos e identificando os fatores de risco de natureza ambiental em textos e áudios.

A primeira dificuldade que se enfrenta no estudo das neoplasias é a sua definição/conceitualização. Recomendamos que sejam esclarecidos os diferentes conceitos de neoplasias e/ou câncer e, para isso, sugerimos uma pesquisa inicial que se estende e também contempla a identificação dos fatores internos e externos causadores de neoplasias malignas, geralmente denominadas de câncer.

Propomos a leitura dos textos e escuta atenciosa dos áudios sugeridos abaixo. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os textos e áudios em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetar os textos, por meio de transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar os endereços de acesso e as questões norteadoras da discussão proposta.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler todos os textos e ouvir os áudios em silêncio. Após essa primeira leitura geral e escuta, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Endereços para acesso

Neoplasia - Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/neoplasia/. Acessado em 16/05/2013.

Câncer. Disponível em: http://www.saudecominteligencia.com.br/cancer.htm. Acessado em 16/05/2013.

O que é o câncer? Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acessado em 16/05/2013.

Áudios – Recursos educacionais do portal do professor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões norteadoras para compreensão e discussão dos textos e dos áudios.

·         O que são neoplasias?

·         Neoplasia e câncer podem ser considerados sinônimos? Explique.

·         O que caracteriza o câncer?

·         Quais são as causas internas do câncer?

·         Quais são as causas externas ou fatores de risco de natureza ambiental do câncer?

Atividade 2- Fechamento da discussão

Ao final da pesquisa e da discussão, o professor deverá esclarecer aos alunos que nesta aula irão utilizar a conceituação de neoplasias malignas com o significado de “câncer”, explorando os fatores de risco de natureza ambientais.

Sugerimos também que reforce a importância de se conhecer os fatores de risco ambientais para a prevenção do câncer. Não se deverá aprofundar neste momento a fundamentação teórica sobre estes fatores, mas aguçar a curiosidade dos alunos para que busquem aprofundamento dessas informações, em pesquisas na internet e socialização, por meio de seminários no Módulo 3. 

Para chamar mais a atenção dos alunos sobre o tema, sugerimos que acessem o sítio "Veja 13 cancerígenos que fazem parte do dia a dia". Disponível em: http://saude.terra.com.br/veja-13-cancerigenos-que-fazem-parte-do-dia-a-dia,e6d88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 16/05/2013.

Os alunos deverão ir clicando em cada uma das treze fotos e lendo o texto referente a cada uma delas.

cancer1

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxGyb9V8z-yBezbKrnIxacKgTnf-DeeGeOmn6XuSHWbvvaHCRxTQ. Acessado em 16/05/2013.

 Atividade 3 – Leitura e discussão de matéria de revista

Como introdução ao estudo do tema, sugerimos que o professor utilize uma matéria publicada em revista semanal de grande circulação no Brasil, em outubro de 2011.

Sugerimos também a leitura de um texto complementar sobre o mesmo assunto.

 

cancer boca

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNSnRAo1KsTgdOEcAvCzsNhLYXAS58uGl5HPw5-QOUgp2kzRzQdg. Acessado em 16/05/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos sugeridos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvá-los previamente  em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-los, usando transparências e deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar as questões norteadoras da discussão dos mesmos.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler cada um dos textos em silêncio. Terminada essa leitura, os alunos deverão responder às questões propostas em seus cadernos. Em seguida, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Questões norteadoras para compreensão e discussão do texto.

  • Quais são os principais fatores de risco para o câncer de boca?

  • Quais são as sequelas deixadas pela doença?

  • Quais são as medidas preventivas a serem tomadas para evitar o câncer de boca?

  • Quais sintomas servem como alerta para o câncer de boca?

  • Em que condições este câncer é curável?

Módulo 2- Neoplasias malignas: conhecendo e avaliando os fatores de risco ambiental

cigarro cancer

Fonte da imagem: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzGRBMObc7yuxB_XhuCzpo9XZcbSf9bhjRyg4hYEKtDxnXy2KR3Q. Acessado em 16/05/2013

Atividade 1 – Neoplasias malignas: Identificando os fatores de risco ambientais por meio de vídeos

Continuando o estudo sobre fatores de risco ambiental das neoplasias malignas, sugerimos que o professor utilize os vídeos apontados a seguir.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Após assistirem aos vídeos, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Vídeo 1- Relação entre cigarro, álcool, alimentação e câncer

Disponível em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/dicas-cancer-1/. Acessado em 16/05/2013.

Vídeo 2 - Dráuzio Varella - Homens têm 77% mais chances de desenvolver câncer

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2nKBgx7uV78Acessado em 16/05/2013.

Atividade 2 – Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente nos grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos se ouçam.

Questões para discussão dos vídeos:

·         Por que os homens morrem mais de câncer do que as mulheres?

·         Quais são os principais fatores que aumentam o risco de câncer?

·         Quais são os alimentos que aumentam o risco de câncer?

carcinógenos gráfico

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM7Azeum9JRcGasaukSFAQkKNzyGMSGrnTLK3SoEj_bdKN3ioI. Acessado em 16/05/2013.

Módulo 3 - Pesquisas na internet e apresentação na forma de seminários

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca, como o Google.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos sete temas. O professor deverá dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.

Tema 1- Tabagismo e neoplasias malignas

Tema 2- Tabagismo e câncer - aspectos sociais

Tema 3- Fatores ambientais de risco para o câncer de pele

Tema 4- Alimentação e câncer

Tema 5 - Agrotóxicos e câncer  

Tema 6 - Vírus HPV e neoplasias

Recursos educacionais do portal do professor


 

 

 

Tema 7 - Atividade física e câncer

 

hpv

Fonte da imagem: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/anvisa-indica-vacina-de-hpv-para-prevenir-tambem-o-cancer-anal.html. Acessado em 16/05/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresentações do conteúdo da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Módulo 4 - Fechamento do estudo do tema

Atividade 1 - Produção de textos

Terminadas as apresentações o professor deverá orientar aos alunos para que cada grupo faça um pequeno texto, sintetizando o conteúdo estudado por meio das pesquisas na internet. Após terminarem o texto, deverão enviá-lo, digitado, ao professor para que ele monte um texto único. Este texto deverá ser devolvido aos alunos para que possam acrescentar uma introdução e as considerações finais. Serão necessários os registros das questões das atividades 1 e 3 do Módulo1 e 2 do Módulo 2, pois estes assuntos deverão ser contemplados no texto final.

Os alunos deverão entregar, ou enviar por e-mail,  o texto completo para que o professor possa avaliá-lo.

Atividade 2 (lúdica): Jogando, testando e adquirindo conhecimentos

Sugerimos ainda este jogo, que cada aluno poderá acessar na aula ou em casa para avaliar seus conhecimentos e adquirir novos.

jogo tabaco

Jogo tabaco. Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/agentes/. Acessado em 16/05/2013.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A ciência na corrida contra o câncer Áudio
A máscara do câncer Áudio
Divisão celular e câncer - Parte I Áudio
HPV e câncer de colo Áudio
HPV: o causador das verrugas Áudio
Divisão celular e câncer - Parte II Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos, áudios e vídeos e o texto produzido no final do processo.
  • As pesquisa na internet no Módulo 3 e as apresentações do trabalho final em forma de seminários, realizados pelos grupos, deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
Opinión de quien visitó

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