24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Análises Clínicas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Genética.
Biologia celular – DNA, RNA e síntese protéica; constituição das células e reprodução celular.
Pesquisas na internet, discussão de textos e vídeos em pequenos e grande grupos; preparação e socialização de pesquisas por meio de seminários.
Recursos:
Uso da internet; áudios, vídeos e textos online, Programa PowerPoint.
Fonte da imagem: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYuKX1sBBe1JS5ToZbcTgFAEP3HRtYrl66BOOyDbPaP8X52nMErw. Acessado em 16/05/2013
A primeira dificuldade que se enfrenta no estudo das neoplasias é a sua definição/conceitualização. Recomendamos que sejam esclarecidos os diferentes conceitos de neoplasias e/ou câncer e, para isso, sugerimos uma pesquisa inicial que se estende e também contempla a identificação dos fatores internos e externos causadores de neoplasias malignas, geralmente denominadas de câncer.
Propomos a leitura dos textos e escuta atenciosa dos áudios sugeridos abaixo. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os textos e áudios em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetar os textos, por meio de transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar os endereços de acesso e as questões norteadoras da discussão proposta.
O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler todos os textos e ouvir os áudios em silêncio. Após essa primeira leitura geral e escuta, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.
Neoplasia - Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/neoplasia/. Acessado em 16/05/2013.
Câncer. Disponível em: http://www.saudecominteligencia.com.br/cancer.htm. Acessado em 16/05/2013.
O que é o câncer? Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acessado em 16/05/2013.
· O que são neoplasias?
· Neoplasia e câncer podem ser considerados sinônimos? Explique.
· O que caracteriza o câncer?
· Quais são as causas internas do câncer?
· Quais são as causas externas ou fatores de risco de natureza ambiental do câncer?
Ao final da pesquisa e da discussão, o professor deverá esclarecer aos alunos que nesta aula irão utilizar a conceituação de neoplasias malignas com o significado de “câncer”, explorando os fatores de risco de natureza ambientais.
Sugerimos também que reforce a importância de se conhecer os fatores de risco ambientais para a prevenção do câncer. Não se deverá aprofundar neste momento a fundamentação teórica sobre estes fatores, mas aguçar a curiosidade dos alunos para que busquem aprofundamento dessas informações, em pesquisas na internet e socialização, por meio de seminários no Módulo 3.
Para chamar mais a atenção dos alunos sobre o tema, sugerimos que acessem o sítio "Veja 13 cancerígenos que fazem parte do dia a dia". Disponível em: http://saude.terra.com.br/veja-13-cancerigenos-que-fazem-parte-do-dia-a-dia,e6d88c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 16/05/2013.
Os alunos deverão ir clicando em cada uma das treze fotos e lendo o texto referente a cada uma delas.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxGyb9V8z-yBezbKrnIxacKgTnf-DeeGeOmn6XuSHWbvvaHCRxTQ. Acessado em 16/05/2013.
Como introdução ao estudo do tema, sugerimos que o professor utilize uma matéria publicada em revista semanal de grande circulação no Brasil, em outubro de 2011.
Sugerimos também a leitura de um texto complementar sobre o mesmo assunto.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNSnRAo1KsTgdOEcAvCzsNhLYXAS58uGl5HPw5-QOUgp2kzRzQdg. Acessado em 16/05/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos sugeridos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvá-los previamente em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-los, usando transparências e deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor deverá disponibilizar as questões norteadoras da discussão dos mesmos.
O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler cada um dos textos em silêncio. Terminada essa leitura, os alunos deverão responder às questões propostas em seus cadernos. Em seguida, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto.
Quais são os principais fatores de risco para o câncer de boca?
Quais são as sequelas deixadas pela doença?
Quais são as medidas preventivas a serem tomadas para evitar o câncer de boca?
Quais sintomas servem como alerta para o câncer de boca?
Em que condições este câncer é curável?
Fonte da imagem: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzGRBMObc7yuxB_XhuCzpo9XZcbSf9bhjRyg4hYEKtDxnXy2KR3Q. Acessado em 16/05/2013
Continuando o estudo sobre fatores de risco ambiental das neoplasias malignas, sugerimos que o professor utilize os vídeos apontados a seguir.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Após assistirem aos vídeos, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
Vídeo 1- Relação entre cigarro, álcool, alimentação e câncer
Disponível em: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/dicas-cancer-1/. Acessado em 16/05/2013.
Vídeo 2 - Dráuzio Varella - Homens têm 77% mais chances de desenvolver câncer
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2nKBgx7uV78. Acessado em 16/05/2013.
A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente nos grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos se ouçam.
Questões para discussão dos vídeos:
· Por que os homens morrem mais de câncer do que as mulheres?
· Quais são os principais fatores que aumentam o risco de câncer?
· Quais são os alimentos que aumentam o risco de câncer?
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQM7Azeum9JRcGasaukSFAQkKNzyGMSGrnTLK3SoEj_bdKN3ioI. Acessado em 16/05/2013.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca, como o Google.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Sugerimos sete temas. O professor deverá dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.
Pacientes sem cordas vocais cantam em coral após superar câncer em SP. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/pacientes-sem-cordas-vocais-cantam-em-coral-apos-superar-cancer-em-sp.html. Acessado em 16/05/2013.
"Parei de fumar de vergonha", diz Drauzio Varella. Disponível em: http://gente.ig.com.br/parei-de-fumar-de-vergonha-diz-drauzio-varella/n1597374501270.html. Acessado em 16/05/2013.
Inca aponta menor incidência de tipos de câncer em cidades brasileiras. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/inca-aponta-menor-incidencia-de-tipos-de-cancer-em-cidades-brasileiras.html. Acessado em 16/05/2013.
HPV e câncer. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2687. Acessado em 16/05/2013.
Câncer de boca, garganta e ânus por HPV cresce nos EUA, aponta relatório. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/cancer-de-boca-garganta-e-anus-por-hpv-cresce-nos-eua-aponta-relatorio.html. Acessado em 15/05/2013.
Fonte da imagem: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/anvisa-indica-vacina-de-hpv-para-prevenir-tambem-o-cancer-anal.html. Acessado em 16/05/2013.
Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Terminadas as apresentações o professor deverá orientar aos alunos para que cada grupo faça um pequeno texto, sintetizando o conteúdo estudado por meio das pesquisas na internet. Após terminarem o texto, deverão enviá-lo, digitado, ao professor para que ele monte um texto único. Este texto deverá ser devolvido aos alunos para que possam acrescentar uma introdução e as considerações finais. Serão necessários os registros das questões das atividades 1 e 3 do Módulo1 e 2 do Módulo 2, pois estes assuntos deverão ser contemplados no texto final.
Os alunos deverão entregar, ou enviar por e-mail, o texto completo para que o professor possa avaliá-lo.
Sugerimos ainda este jogo, que cada aluno poderá acessar na aula ou em casa para avaliar seus conhecimentos e adquirir novos.
Jogo tabaco. Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/agentes/. Acessado em 16/05/2013.
Nome | Tipo |
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