24/05/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
De acordo com a Matriz Curricular do ENEM o aluno poderá:
- Entender a posição geográfica do Brasil no mundo;
- Compreender os conceitos de limite e fronteira;
- Identificar os países que fazem limite com o Brasil;
- Refletir sobre as vantagens e desvantagens da grande extensão territorial de nosso país.
O estudante deve ter conhecimentos relativos à linguagem cartográfica, necessários para a interpretação de mapas.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas no laboratório de informática ou, no caso de escolas onde se desenvolvem projetos como o UCA – Um Computador por Aluno (UCA), na sala de aula. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a),
- A partir dos conhecimentos dos alunos sobre o Brasil, instigue-os para refletirem sobre a localização geográfica de nosso território, seus limites e fronteiras e também, sobre as vantagens e desvantagens políticas e econômicas de sua grande extensão territorial. Sugerimos que seja realizado um debate interdisciplinar com os professores de diversas áreas, como a Geografia, a Biologia, a Sociologia, a Filosofia, a Língua Portuguesa, a Artes, dentre outras, com o intuito de instigar a curiosidade dos alunos sobre as diferenças culturais, regionais e o processo histórico de produção do território brasileiro.
Atividade 01
- Professor, inicie a conversa apresentando aos alunos a música "País Tropical" de Jorge Bem Jor, disponível em <http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/> (acesso em 16/05/2013).
"Moro num país tropical,
abençoado por Deus
E bonito por natureza,
mas que beleza" [...]
- Após ouvirem e cantarem a música, faça algumas questões motivadoras:
- Em seguida, permita que os estudantes expressem suas opiniões. A partir da "sementeira de ideias" apresente um mapa do mundo político, como este a seguir (Figura 1) e oriente-os para que localizem o Brasil em relação aos hemisférios (Norte - Sul - Leste e Oeste).
Mapa do mundo político, disponível em: <http://www.mapasmundi.com.br/category/mapa-mundi-detalhado>. Acesso em 16/05/2013.
- Depois, problematize com a questão:
- Após responderem corretamente que o Brasil está localizado totalmente no hemisfério Oeste e em grande maioria no hemisfério Sul, (apenas uma porção de aproximadamente 7% do território localiza-se no hemisfério Norte), explique a relação entre a localização geográfica de nosso país e a frase "moro num país tropical...", verso que introduz a música que acabaram de ouvir.
- Posteriormente, solicite que utilizem o atlas escolar para melhor visualizar os países do mundo. Destacar que cada país é colorido com uma das cores convencionais utilizadas em mapas políticos (amarelo, laranja, lilás, verde e vermelho, em tons suaves). Peça para compararem a área territorial do Brasil com a dos países mais extensos do globo, registrando as seguintes questões.
- Medie uma roda de conversa para discutirem estas questões. Evidencie que o território brasileiro tem a característica de ser contínuo e que, com exceção de algumas ilhas oceânicas, em nosso país não há territórios separados. Entretanto, peça para observarem que existem alguns países no mundo cujo território é descontínuo.
- Oriente-os para que registrem as informações levantadas no caderno ou em um arquivo no computador.
- É importante, também, orientar para que realizem consultas em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis como, por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
Atividade 02
- Organize os estudantes em grupos e solicite que conversem com os seus pares sobre os conceitos de "limite", "fronteira" e aproveite para explicar o conceito de "território". Utilize um mapa político da América do Sul e auxilie os estudantes a fazerem um destaque na linha de limite entre o Brasil e os demais países e destaque com cor diferente a faixa de fronteira (crie uma legenda), conforme demonstra o mapa a seguir:
Fonte: Grupo de Estudos sobre Redes e Território do Departamento de Geografia da UFRJ.
- Em seguida, oriente aos grupos a observarem em um atlas escolar e responderem as seguintes questões:
- Agora, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e propicie um momento para que os grupos exponham os conhecimentos adquiridos, comentando os resultados e auxiliando-os a organizarem um quadro-síntese com as informações levantadas.
Atividade 03
- Professor, após os estudantes compreenderem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste. Novamente utilize um atlas escolar ou apresente-os um mapa como o que segue:
Pontos extremos do Brasil. Disponível em: <geografiaespacialbrasileira.blogspot.com>. Acesso em 16/05/2013.
- Vale ressaltar que além do mapa, você pode apresentar aos estudantes o texto "Localização geográfica do Brasil", disponível em <http://www.brasilescola.com/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm> (acesso em 16/05/2013). Problematize:
- Peça para que consultem o atlas escolar e escreva o nome dos trópicos que cortam o território brasileiro a:
1. Norte: ........................................................
2. Sul: ...........................................................
- Após registrarem as respostas em seus cadernos, justificando-as, explique que as regiões de fronteiras são importantes e estratégicas para um país e podem apresentar aspectos positivos e negativos. Problematize:
- Ressalte aos grupos sobre a importância de se buscar orientações junto aos professores das outras áreas do saber. Esses professores podem auxiliar no tratamento das informações levantadas e no estabelecimento das relações entre os diferentes conteúdos, proporcionando-lhes a construção de conhecimentos significativos e enriquecedores.
- Professor, ressalte que o nosso país é objeto de interesse para geógrafos, geólogos, antropólogos, historiadores, paleontólogos e outros profissionais, que procuram conhecer a organização do espaço geográfico.
- Posteriormente solicite que escolham um representante para mediar debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão que eles deverão criar na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores o planejamento de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo da história; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes pode-se confeccionar painéis temáticos; em Matemática pode-se trabalhar a tabulação de dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britannica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.
As fronteiras do Brasil. Disponível em <http://www.brasilescola.com/brasil/as-fronteiras-brasil.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Fronteiras brasileiras: os limites do nosso território. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fronteiras-brasileiras-os-limites-do-nosso-territorio.htm>. Acesso em 15/05/2013.
A localização do Brasil no mundo. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/a-localizacao-brasil-no-mundo.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Maiores países do planeta. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/maiores-paises-planeta.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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01/02/2016
Quatro estrelasBoa aula. Vou fazer adaptações e utilizá-la no 7º ano do Ensino Fundamental.
08/02/2015
Quatro estrelasAdorei, fiz adaptações para as turmas!!!!