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BRASIL: Conhecendo seus limites e fronteiras

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

De acordo com a Matriz Curricular do ENEM o aluno poderá:

- Entender a posição geográfica do Brasil no mundo;

- Compreender os conceitos de limite e fronteira;

- Identificar os países que fazem limite com o Brasil;

- Refletir sobre as vantagens e desvantagens da grande extensão territorial de nosso país.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deve ter conhecimentos relativos à linguagem cartográfica, necessários para a interpretação de mapas.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas no laboratório de informática ou, no caso de escolas onde se desenvolvem projetos como o UCA – Um Computador por Aluno (UCA), na sala de aula. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Professor(a),

- A partir dos conhecimentos dos alunos sobre o Brasil, instigue-os para refletirem sobre a localização geográfica de nosso território, seus limites e fronteiras e também, sobre as vantagens e desvantagens políticas e econômicas de sua grande extensão territorial. Sugerimos que seja realizado um debate interdisciplinar com os professores de diversas áreas, como a Geografia, a Biologia, a Sociologia, a Filosofia, a Língua Portuguesa, a Artes, dentre outras, com o intuito de instigar a curiosidade dos alunos sobre as diferenças culturais, regionais e o processo histórico de produção do território brasileiro.

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Atividade 01

Compreendendo a localização geográfica do território brasileiro

PASSO A PASSO

- Professor, inicie a conversa apresentando aos alunos a música "País Tropical" de Jorge Bem Jor, disponível em <http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/> (acesso em 16/05/2013).

 

"Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza,

mas que beleza" [...]

 

 - Após ouvirem e cantarem a música, faça algumas questões motivadoras:

  • O que significa a frase "Moro num país tropical"?

 

- Em seguida, permita que os estudantes expressem suas opiniões. A partir da "sementeira de ideias" apresente um mapa do mundo político, como este a seguir (Figura 1) e oriente-os para que localizem o Brasil em relação aos hemisférios (Norte - Sul - Leste e Oeste).

 mapa do mundo nome dos paises

 Mapa do mundo político, disponível em: <http://www.mapasmundi.com.br/category/mapa-mundi-detalhado>. Acesso em 16/05/2013.

 - Depois, problematize com a questão:

  • Qual é a localização geográfica do território brasileiro?

 

- Após responderem corretamente que o Brasil está localizado totalmente no hemisfério Oeste e em grande maioria no hemisfério Sul, (apenas uma porção de aproximadamente 7% do território localiza-se no hemisfério Norte), explique a relação entre a localização geográfica de nosso país e a frase "moro num país tropical...", verso que introduz a música que acabaram de ouvir.

- Posteriormente, solicite que utilizem o atlas escolar para melhor visualizar os países do mundo. Destacar que cada país é colorido com uma das cores convencionais utilizadas em mapas políticos (amarelo, laranja, lilás, verde e vermelho, em tons suaves). Peça para compararem a área territorial do Brasil com a dos países mais extensos do globo, registrando as seguintes questões.

  • Qual é a posição que o Brasil ocupa entre esses países?
  • Quais são os países mais extensos que o Brasil?
  • Quais são os países da América do Sul que fazem limite com o território brasileiro?
  • Quais são os países da América do Sul que não fazem limite com o território brasileiro?

 

- Medie uma roda de conversa para discutirem estas questões. Evidencie que o território brasileiro tem a característica de ser contínuo e que, com exceção de algumas ilhas oceânicas, em nosso país não há territórios separados. Entretanto, peça para observarem que existem alguns países no mundo cujo território é descontínuo.

 - Oriente-os para que registrem as informações levantadas no caderno ou em um arquivo no computador.

- É importante, também, orientar para que realizem consultas em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis como, por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

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Atividade 02

Conhecendo os limites e fronteiras do Brasil

PASSO A PASSO

- Organize os estudantes em grupos e solicite que conversem com os seus pares sobre os conceitos de "limite", "fronteira" e aproveite para explicar o conceito de "território". Utilize um mapa político da América do Sul e auxilie os estudantes a fazerem um destaque na linha de limite entre o Brasil e os demais países e destaque com cor diferente a faixa de fronteira (crie uma legenda), conforme demonstra o mapa a seguir:

 

 Fonte: Grupo de Estudos sobre Redes e Território do Departamento de Geografia da UFRJ.

 

- Em seguida, oriente aos grupos a observarem em um atlas escolar e responderem as seguintes questões:

  • Qual o nome dos estados brasileiros que fazem limite com o território de outros países?
  • Cite o nome de algumas cidades brasileiras que estão localizadas em faixa de fronteira.
  • Quais os estados brasileiros que fazem limite com o oceano Atlântico?
  • Cite o nome alguns rios que fazem limite entre os estados brasileiros e outros países.
  • Explique, com suas próprias palavras, o que você compreendeu sobre os termos “limite” e “fronteira”.

 

- Agora, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e propicie um momento para que os grupos exponham os conhecimentos adquiridos, comentando os resultados e auxiliando-os a organizarem um quadro-síntese com as informações levantadas.

 

Atividade 03

Brasil: compreendendo a sua extensão territorial

PASSO A PASSO

- Professor, após os estudantes compreenderem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste. Novamente utilize um atlas escolar ou apresente-os um mapa como o que segue:

 

 Pontos extremos do Brasil. Disponível em: <geografiaespacialbrasileira.blogspot.com>. Acesso em 16/05/2013.

 

- Vale ressaltar que além do mapa, você pode apresentar aos estudantes o texto "Localização geográfica do Brasil", disponível em <http://www.brasilescola.com/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm> (acesso em 16/05/2013). Problematize:

  • Qual o nome dos pontos extremos do Brasil a:
  1. Leste:.......................................................... Estado em que se localiza: ..................................................................
  2. Oeste: ........................................................ Estado em que se localiza: ..................................................................
  3. Norte: ......................................................... Estado em que se localiza: ..................................................................
  4. Sul: ............................................................ Estado em que se localiza: ...................................................................

 

- Peça para que consultem o atlas escolar e escreva o nome dos trópicos que cortam o território brasileiro a:

1. Norte: ........................................................

2. Sul: ...........................................................

 

  • O território brasileiro é mais extenso no sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste?

 

 - Após registrarem as respostas em seus cadernos, justificando-as, explique que as regiões de fronteiras são importantes e estratégicas para um país e podem apresentar aspectos positivos e negativos. Problematize:

  • Quais são as vantagens do ponto de vista político e econômico para um país como o Brasil que tem fronteira com diversos países e com o oceano Atlântico?

explique que as regiões de fronteiras são importantes e estratégicas para um país, e podem apresentar aspectos positivos e negativos. Problematize is são os aspectos positivos e negativos para um país como o Brasil, com grande extensão territorial e, com isso, tem fronteira com diversos países e com o oceano Atlânti

 - Ressalte aos grupos sobre a importância de se buscar orientações junto aos professores das outras áreas do saber. Esses professores podem auxiliar no tratamento das informações levantadas e no estabelecimento das relações entre os diferentes conteúdos, proporcionando-lhes a construção de conhecimentos significativos e enriquecedores.

- Professor, ressalte que o nosso país é objeto de interesse para geógrafos, geólogos, antropólogos, historiadores, paleontólogos e outros profissionais, que procuram conhecer a organização do espaço geográfico. 

- Posteriormente solicite que escolham um representante para mediar debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão que eles deverão criar na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

 Comentário:

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores o planejamento de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo da história; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes pode-se confeccionar painéis temáticos; em Matemática pode-se trabalhar a tabulação de dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

 

Britannica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

As fronteiras do Brasil. Disponível em <http://www.brasilescola.com/brasil/as-fronteiras-brasil.htm>. Acesso em 15/05/2013.

Fronteiras brasileiras: os limites do nosso território. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fronteiras-brasileiras-os-limites-do-nosso-territorio.htm>. Acesso em 15/05/2013.

A localização do Brasil no mundo. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/a-localizacao-brasil-no-mundo.htm>. Acesso em 15/05/2013.

Maiores países do planeta. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/maiores-paises-planeta.htm>. Acesso em 15/05/2013.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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