Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leilão de Jardim: Viajando com o poema

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Rones Aureliano de Sousa; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características de um poema: organização textual, rimas, ritmo;

Desenvolver habilidades de leitura, interpretação, reflexão e expressão oral;

Produzir textos a partir de releitura de um poema;

Reconhecer a finalidade do texto;

Conhecer sobre os animais retratados nos poemas;

Desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita para assim apresentar o gênero textual poema. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso 13/05/2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe.). Acesso: 13/05/2013.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Explorando o tema

Professor, organize a sala de aula em círculo para que possa ser desenvolvido o trabalho do dia, que necessitará da interação dos alunos.

Exponha para os alunos, o que será trabalhado neste dia: atividades sobre o gênero textual “Poema”. Inicie expondo o que é poema e suas características.É possível também apresentar em data show, através de imagens encontradas na internet.

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Professor, cite alguns poetas que escreveram poemas infantis, dê como exemplo Cecília Meireles que escreveu “Leilão de Jardim” e outros. Veja abaixo um sítio que fala sobre a poetisa Cecília Meireles.

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/cecilia_meireles.html - Acesso 13/05/2013.

Após explorar a vida e a obra de Cecília Meireles, converse com os alunos sobre: o que é poema e o que são versos, estrofes e rimas.

Explique-lhes que poema geralmente é composto de versos e estrofes. Que cada linha de um poema é um verso e que cada conjunto de versos é uma estrofe.

Professor, fale também sobre as rimas, que é quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som.

Exemplo:

 Janela – Panela / boneca-caneca / palminha- sardinha

Fonte: Acervo da autora.

Você pode apresentar como exemplo a poesia Leilão de Jardim de Cecília Meireles, através de um vídeo animado que você encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=f4z1b9ol3Og Vídeo da TV Cultura, onde a poesia de Cecília Meireles, Leilão de Jardim é declamada pelos personagens do programa Quintal da Cultura. Acesso 14/05/2013.

Professor, peça para os alunos ilustrarem o poema e coloque as produções afixadas nos murais da escola para expor para a comunidade escolar e assim divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido em sua turma. Para isso, disponibilize folhas de papel A4, para eles fazerem a ilustração, mas lembre-os de identificarem a autoria do trabalho, o nome da atividade, a turma e o poema que estão ilustrando com o nome da poetisa.

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, após a exposição dos desenhos dos alunos nos murais da escola, disponibilize para a turma cópias do poema Leilão de Jardim. Veja abaixo um sítio que tem um exemplo do texto que será trabalhado em sala.

http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/04/poesia-leijao-de-jardim.html Neste sítio você encontra o poema como também sugestões de atividades. Acesso 14/08/2013.

O leilao de jardim

Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/04/poesia-leijao-de-jardim.html Acesso 14/05/2013.

Professor, questione os alunos sobre o significado da palavra leilão, caso eles não saibam peça para consultarem no dicionário ou utilizarem o Laboratório de Informática, mas se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e pesquisem o significado. Veja o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Leil%C3%A3o . Nele você encontra o significado da palavra leilão. Acesso14/05/2013.

Explore com os alunos a palavra leilão e o sentido que a autora usou para escrever o poema. O poema Leilão de Jardim permite que você trabalhe também com os gêneros textuais: Anúncio e Classificados.

Professor, após a leitura do poema peça aos alunos que observem o texto e contem quantas estrofes e quantos versos têm, sugira que numerem a quantidade de estrofes e versos ao lado do poema.

Peça-lhes que circulem as palavras que rimam no poema. Após esta solicitação distribua para os alunos as atividades de registro no caderno de Língua Portuguesa ou passe na lousa, caso não seja possível disponibilizar as cópias.

Aluna Atividades

Interpretando o poema.

  1. Quantos versos e quantas estrofes têm o  poema?
  2. Copie no quadro abaixo as palavras que você circulou no poema que tenham o mesmo som, ou seja, rimam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      3. Em sua opinião este jardim existe?

_____________________________________________________________

4. O que a autora Cecília Meireles pretende com este poema?

_____________________________________________________________

Professor, aproveite o tema do  poema para trabalhar com outros gêneros textuais, para isso,  proponha uma atividade de releitura do poema de Cecília Meireles como Atividade de Casa. Veja a seguir:

Aluno Atividades de casa

   Hoje em sala de aula aprendemos sobre o que é poema. Descobrimos que o poema é composto 

de  estrofes, versos e rimas.

   Você agora será o autor de seu poema, imagine que vai leiloar ou vender algo. Como você anunciaria através de um poema?

   Utilize o poema de Cecília Meireles como modelo e crie o seu.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

    Fonte: Acervo da autora.

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, neste momento você irá retomar a aula anterior e desenvolver a oralidade onde cada aluno apresentará o poema que escreveu de acordo com o que foi pedido na Atividade de Casa. Nesta atividade é possível observar a utilização adequada da entonação da voz Direito de Aprendizagem citado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Avaliação no ciclo de Alfabetização: reflexões e sugestões. p. 43, encontrado no sítio http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf  Acesso 14/05/2013.

É interessante observar se o aluno soube explorar o poema Leilão de Jardim, como também se o mesmo entendeu o sentido do poema e identificou a presença do gênero textual “Anúncio”.

Professor, após a apresentação dos poemas criados pelos alunos apresente a música Leilão de Jardim musicalizada por Dércio Marques. Veja no sitio http://letras.mus.br/dercio-marques/leilao-de-jardim/ um vídeo sobre o cantor aqui citado como também a letra da música. Acesso 14/05/2013.

Se quiser enriquecer a atividade poderá levar os alunos ao Laboratório de Informática, mas se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e acessem o vídeo. Outra possibilidade é utilizar um projetor multimídia para projetar o vídeo para eles. Vale a pena, pois é muito bonito!

Clipe da música Leilão de Jardim:

http://www.youtube.com/watch?v=i6i67jC2BsY. Acesso 14/05/2013.

O leilao de jardim - video

Professor, após apresentar aos alunos a música, proponha que os mesmos dramatizem cantando e recitando e se possível convide as outras turmas para assistirem a apresentação, assim os alunos e você estarão contribuindo para a cultura em sua escola, além de socializar o conhecimento adquirido.

Fotos 1º C

                    Fonte: Acervo da autora.

Apresentação da música Leilão de Jardim. Professora Nádia - Escola de Educação Básica da UFU - 2012.

 

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, na atividade abaixo você poderá trabalhar em Ciências as características dos animais e das plantas que são citados no poema Leilão de Jardim. Forneça cópias da atividade para os alunos registrarem.

 

  

Trabalhando com o Poema Leilão de Jardim de Cecília Meireles.

 

 

  1. No poema de Cecília Meireles é falado de um jardim, coloque no quadro abaixo as categorias que estão à venda no jardim:

 

Plantas

Animais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Coloque no quadro abaixo de acordo com a característica de locomoção, o nome dos animais que aparecem no poema.

 

Voam

Pulam

Andam

Rastejam

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, após ter trabalhado com os alunos o gênero textual poema, proponha outras atividades de fixação como registro no caderno de Língua Portuguesa do aluno como também no caderno de Ciências. Proponha atividades que estejam de acordo com os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Observe abaixo algumas atividades que podem auxiliá-lo no processo de aprendizagem do aluno, com isso você poderá observar as seguintes habilidades que foram desenvolvidas no decorrer da aula como:  identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas; identificar gêneros textuais diversos; compreender a finalidade do texto; estabelecer relações intertextuais e localizar informações explícitas no texto.

Para esta atividade, providencie a cópia do poema “A foca” e distribua para os alunos, ou então, registre na lousa para eles copiarem no caderno de Língua Portuguesa ou no caderno de Ciências.

Fonte:http://deixeimamaeepapai.blogspot.com.br/2013/03/a-foca-atividades.html Acesso em 14/05/2013.

 

    

    1) Agora, responda:

 

  1. Quantas estrofes há no poema “A foca”?

 

_________________________________________________________________

 

  1. De quantos versos cada estrofe é composta?

 

__________________________________________________________________

 

2) Quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som dizemos que há rima. No poema, o autor rimou:

 

Feliz com_____________________________________________

 

Palminha com _________________________________________

 

Briga com____________________________________________

 

3) Segundo o poema muitas coisas deixam a foca feliz. E quanto a você: o que o deixa feliz?

 

___________________________________________________________________

 

Fonte: Acervo da autora.

Professor, as atividades a seguir poderão ser desenvolvidas de forma interdisciplinar, dialogando com Língua Portuguesa e Ciências, onde será tratado sobre os animais e suas características. Se necessário você poderá extrapolar o tema, a partir do poema trabalhado, que servirá como elemento detonador para o trabalho com os animais. 

 

Foca

Fonte: CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português: 2º ano, Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007. p. 62. (Coleção a escola é nossa.).

  1. Complete as frases a seguir com as informações do texto:

As focas adultas se alimentam de _________________________________, _____________ e de ______________________.

2. Segundo o texto, quais são as espécies de focas mais comuns no Brasil?

      _________________________________________________________________

       3. Você leu o poema “A foca”, de Vinícius de Moraes e o texto “Focas são mamíferos?"  Da Revista Recreio.

       a) O que os textos têm de semelhantes?

_________________________________________________________________

 b) Qual é a principal finalidade do poema “A foca”?

                    

 

 Informar

 

 Divertir

 

         c) Qual é a principal finalidade do texto “Focas são mamíferos?"

               

 

Informar 

 

 Divertir

 

Fonte: CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português: 2º ano, Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007. p. 64. (Coleção a escola é nossa.).

Professor, é interessante que você junto com seus alunos façam uma visita à Biblioteca da Escola para conhecer o acervo de livros de poemas que a escola tem. Caso não tenha,  peça para o diretor da escola entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado ou do seu minicípio para solicitar este acervo. Lembre-se que o PNBE faz a distribuição dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, crônicas, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.

Recursos Complementares

Para o professor:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-imaginacao-423908.shtml Neste sítio você encontra um texto que fala da importância da poesia na leitura e na escrita do aluno. Acesso 14/05/2013.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poemas-cantar-530049.shtml Neste sítio você encontra sugestão de aula que trabalha as poesias para cantar. Acesso: 14/05/2013.

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/dicas-para-aumentar-o-vocabulario/ Neste sítio você encontrará dicas importantes de como ampliar o vocabulário dos alunos. Acesso 14/05/2013.

Para os alunos:

http://poesiaparacrianca.blogspot.com.br/ Neste sítio você encontrará poesias infantis de grandes poetas de nossa literatura. Acesso 14/05/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita de poemas e se: reconhecem a estrutura de um poema; conseguem produzir texto a partir da releitura; interagem  com os colegas e fazem os registros no caderno, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.