03/10/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa;
- aula em laboratório de informática;
-atividades em pequenos grupos na sala de aula.
ATIVIDADE 1
Assistir com os alunos o vídeo Por que salvo previamente num dvd/cd para exibição na televisão ou computador:
O professor então promove um debate:
- é importante que haja regras para se escrever as palavras?
- como podemos saber as formas gramaticalmente corretas de escrever as palavras?
- será que ocorre alguma alteração no significado das palavras escritas de forma diferente do que dizem as regras de grafia?
ATIVIDADE 2
Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4) e pesquisar as regras para utilização dos "Porquês"
Algumas indicações de sites:
www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
redacaoescola.blogspot.com/2007/10/por-que-por-qu-porque-ou-porqu.html
kplus.cosmo.com.br/materia.asp
www.cursoderedacao.com/p_c/sub_pag.php
Solicite que registrem sua pesquisa em um editor de texto, auxiliando-os a referenciar o material pesquisado.
ATIVIDADE 3
Apresentar aos alunos o texto: Os porquês do porquinho solicitando que preencham as lacunas com o “porquê” adequado.
Os porquês do porquinho
Aconteceu na Grécia!
Era uma vez um jovem porquinho, belo e bom, muito pequenino, cuja vida foi dedicada à procura dos ________da floresta. Tal porquinho, incansável em sua busca, passava o dia percorrendo matas, cavernas e savanas perguntando aos bichos e aos insetos que encontrava pelo caminho todos os tipos de ________ que lhes viessem à cabeça.
- ________você tem listras pretas se os cavalos não as têm? – perguntava gentilmente o porquinho às zebras.
- Pernas compridas __ ______, se outros pássaros não as têm? indagava às siriemas , de forma perspicaz.
- ________isso? Por que aquilo?
Era um festival de ________, dia após dia, ano após ano, sem que ele encontrasse respostas adequadas aos seus questionamentos de porquinho.
Por exemplo, sempre que se deparava com uma abelha trabalhando arduamente, ele perguntava ________. E a pergunta era sempre a mesma:
- Saberias, por acaso, ________fazes o mel, oh querida abelhinha?
E a abelha, com seus conhecimentos de abelha, sempre respondia assim ao ________:
- Fabrico o mel porque tenho que alimentar a colméia.
Mas a resposta das abelhas não o satisfazia, ________ eram os ursos os maiores beneficiados com aquela atividade.
- Alguma coisa deve estar muito errada, ________ eram os ursões que ficavam com quase todo o mel, sem ter produzido um pingo de mel.- pensava o porquinho.
Então, valente como os porquinhos de sua época, seguia pela floresta à procura de ursões, fortes e poderosos, ansioso ________eles soubessem a resposta. Quando encontrava um, perguntava:
- Senhor, grande e esperto ursão, poderias me dizer a razão e solucionar o ________ da questão?
E alguns ursos, mais exibidos, até tentavam responder, ________ de mel eles entendiam muito, mas sobre trabalho... as respostas eram sempre do senso comum de ursão e não resolviam a questão.
- Elas fabricam o mel ________ ele é muito gostoso. – diziam uns.
- Elas o fabricam ________ o mel é delicioso. – diziam outros.
Havia aqueles que se limitavam a olhar feio e, ainda, aqueles que até ameaçavam o pobre porquinho e iam embora, sem dizer ________. Apesar disso, o porquinho seguia em frente.
Um dia - ________ toda história têm um dia especial - o porquinho encontrou um oráculo em seu caminho e resolveu elaborar o seu mais profundo ________. Afinal, oráculo é para essas coisas. E ntão, ele perguntou com sua voz fininha, mas de modo firme e sonoro
- ________existo?
Houve um profundo silêncio na floresta e o porquinho pensou que aquele ________ nunca seria respondido, afinal.
Mas de repente, o oráculo falou, estrondosamente, ________ era oráculo.
- Procure o Sr. Leão, rei da floresta, e pergunte a ele ________você existe. Só ele lhe dará uma resposta adequada.
Então, feliz, animado e saltitante, lá se foi o porquinho à casa do grande e sábio rei da floresta, carregando o seu também grande e sábio ______ __ .
Ao chegar à ; casa do leão, o porquinho bateu à porta e, quando foi atendido por sua realeza, tratou logo de lascar o seu ________ mais precioso:
- Sr. Leão, rei dos reis, sábio dos sábios, poderia Vossa Alteza me dizer ________existo?
E o leão, ________ era leão, respondeu mais que depressa.
Nhac.
________ é o da história!
Fim
Clóvis Sanches
Texto disponível em Nova Escola: revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278686.shtml
ATIVIDADE 4
No laboratório de informática com os alunos em pequenos grupos, solicitar que elaborem estórias em quadrinhos contemplando a utilização dos “porquês” e reescrevendo o final da estória "Os porquês do porquinho" utilizando o BrOffice Impress e as ferramentas de desenho que o mesmo possibilita.
Após a elaboração, cada grupo apresentará com o uso de projetor multimídia ou na tela do computador sua criação aos colegas e professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Por que | Vídeo |
Três estrelas 18 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2014
Três estrelasAs aulas sao interessantes e ajudam a nós professores a elaborarmos melhor ,e com mais conteúdo uma aula !!! Gostei muito
19/05/2013
Quatro estrelasAdorei!
08/04/2013
Três estrelasGostei faltou mais detalhes para elaborar oa quadrinhos
25/11/2012
Quatro estrelasMuito boa a atividade sobre os Por ques.... Leciono para o Ensino Fundamental e certamente irei utilizar esse material. Obrigado.
04/09/2011
Cinco estrelasadorei, estava precisando de uma aula para dar aos meus alunos de 4° ano, e essa foi o que eu estava precisando.... estou estaigiando esse é o meu ultimo periodo de magisterio!
15/10/2010
Cinco estrelasGostei muito do texto apresentado dos porquinhos. Parabéns pela aula.
24/03/2010
Cinco estrelasACHEI ESTA AULA ÓTIMA ,CRIATIVA E DINÂMICA.COM CERTEZA VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora Rita de Cassia, também sou professora de língua portuguesa, e achei sua sugestão de aula excelente. Esse texto Os porquês dos porquinhos é brilhante. Parabéns pela sua criatividade.
24/03/2010
Três estrelasAmei essa sugestão de aula, é muito interessante para um melhor aprendizado!Parabéns!O texto os porquês dos porquinhos é excelente!
24/03/2010
Três estrelasGostei muito desta aula. Conheço a história dos porquês dos porquinhos. Parabéns
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da sugestão de aula dos porquês, ensino, leciono com a turma da 3ª serié do ensino fundamental e se possível receber de você mas sugestõesde aulas para serem aplicadas com a minha turma. adorei mesmo.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito colaborativa para o uso ortografico.
24/03/2010
Três estrelasadorei sua sugestão de aula, irei aproveitá-la para trabalhar com meus alunos. trabalho com multisseriada -3ª e 4ª série.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula, pois os alunos tem oportunidade para criar, participar, desenvolver o vocabulario, elaborar textos, historias e aprender muito com tudo isso.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito do projeto de sua aula deve ter sido bem interessante , pois esse assunto do porque , que as vezes os alunos ficam um pouco perdido e desta maneira dá para fixar bem o conteúdo. Meus parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Rita Achei bastante interessante a sua aula e dinâmica qto a utilização do laboratório de informática, penso que quando os alunos passam pela prática com vídeos e sites explicando a matéria a fixação passa a ser melhor. Parabéns...
24/03/2010
Três estrelasOs recursos utilizados nesta aula foram interessantes. Assim, o aluno fica motivado e tem vontade de aprender.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, vc utilizou os meios certos , tenho certeza de que eles conseguiram gravar o conteúdo com mais facilidade Muito bom.