24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Disponível em: http://images.comunidades.net/roa/roaguiar/imunologico.jpg. Acesso em: 18 maio 2013.
Para o professor:
1) Escreva no quadro os seguintes termos: sistema imunológico, macrófago, linfócitos, leucócitos, anticorpos, antígeno.
2) Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas;
3) Caso a escola possua laboratório de informática, leve os alunos para fazerem uma pesquisa buscando:
a. as definições de cada termo;
b. as relações entre os termos.
Sugestão de sites para pesquisa ou entrega de textos para os alunos:
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-imunologico-humano.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/corpo-humano-sistema-imunologico.php. Acesso em: 18/05/ 2013.
4) Peça aos alunos que anotem o resultado da pesquisa no caderno.
5) Em seguida, solicite que cada grupo (o grupo pode escolher um representante) vá até o quadro e relacione os termos escritos anteriormente e explique as relações estabelecidas.
6) No final, eles devem explicar oralmente o conceito de cada termo e a relação entre eles.
Para o professor:
1) Os alunos ainda devem permanecer em grupos.
2) Entregue para cada grupo as imagens seguintes. Elas podem ser impressas e separadas: Imagem 1- vírus; Imagem 2- anticorpos.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-imunologico-vacinas-623325.shtml. Acesso em: 18/05/ 2013.
3) Escreva no quadro a seguinte pergunta: "Qual anticorpo é capaz de combater o vírus?"
4) Depois solicite aos grupos que recortem o anticorpo compatível com o vírus e cole na folha com a ilustração do vírus.
5) Peça aos alunos que explique a escolha.
6) Faça uma conclusão coletiva. Essa conclusão deve enfatizar a especificidade do anticorpo para com um determinado antígeno. Nesse momento, aborde o conceito do modelo chave-fechadura para explicar a interação antígeno-anticorpo.
Disponível em: http://saibamaissobrevacinas.wordpress.com/2011/06/30/descubra-como-agem-os-anticorpos/. Acesso em: 18/05/2013.
Para o professor:
1) Reproduza o vídeo em sala de aula ou solicite aos alunos que o assistam no laboratório de informática.
4) Solicite aos alunos que façam, individualmente, um mapa conceitual com o título: "As respostas do sistema imunológico". Peça-os que entreguem no final da aula para correção.
Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Acesso em: 15/05/ 2013.
Sugestão de sites para o professor acessar e estudar:
http://www.revista.inf.br/veterinaria12/revisao/pdf/AnoVII-Edic12-Rev128.pdf. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antigenos/antigenos-4.php. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.todabiologia.com/genetica/anticorpos.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.
http://www.aids.gov.br/pagina/sistema-imunologico. Acesso em: 18/05/ 2013.
Sugestão de vídeos para o professor:
http://comediaeciencia.blogspot.com.br/2008/05/vdeo-resposta-imune.html. Acesso em: 18/05/2013.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse durante as atividades individuais e em grupo propostas pelo professor. Além disso, serão avaliados de forma quantitativa por meio da produção do mapa conceitual, da apresentação sobre as ações do sistema imunológico e pela contribuição individual durante as atividades em grupo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!