Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Antígenos e anticorpos

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender a importância e funcionamento do sistema imunológico humano.
  • Conhecer as principais células de defesa humana (macrófagos e linfócitos T e B).
  • Diferenciar os termos antígeno e anticorpo.
  • Compreender a função dos anticorpos.
  • Compreender a interação antígeno-anticorpo.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de citologia.
Estratégias e recursos da aula
  • Pesquisas na internet.
  • Atividades em grupo.
  • Vídeos.
  • Produção de mapa conceitual.
  • Apresentação em grupo.

 

Módulo 1 

Atividade 1- Sistema imunológico: a nossa defesa

O sistema imunológico humano

Disponível em: http://images.comunidades.net/roa/roaguiar/imunologico.jpg. Acesso em: 18 maio 2013.

Para o professor:

1) Escreva no quadro os seguintes termos: sistema imunológico, macrófago, linfócitos, leucócitos, anticorpos, antígeno.

2) Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas;

3) Caso a escola possua laboratório de informática, leve os alunos para fazerem uma pesquisa buscando:

a. as definições de cada termo;

b. as relações entre os termos.  

  • Se sua escola não possui laboratório, disponibilize para cada grupo textos retirados de sites

Sugestão de sites para pesquisa ou entrega de textos para os alunos:

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-imunologico-humano.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/corpo-humano-sistema-imunologico.php. Acesso em: 18/05/ 2013.

4) Peça aos alunos que anotem o resultado da pesquisa no caderno.

5) Em seguida, solicite que cada grupo (o grupo pode escolher um representante) vá até o quadro e relacione os termos escritos anteriormente e explique as relações estabelecidas. 

6) No final, eles devem explicar oralmente o conceito de cada termo e a relação entre eles.

  • Professor, verifique se os alunos conseguiram explicar com clareza. Se não, explique para a turma, retire todas as dúvidas.

 

Atividade 2- Interação antígeno-anticorpo

Para o professor:

1) Os alunos ainda devem permanecer em grupos.

2) Entregue para cada grupo as imagens seguintes. Elas podem ser impressas e separadas: Imagem 1- vírus; Imagem 2- anticorpos. 

Interação antígeno-anticorpo

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-imunologico-vacinas-623325.shtml. Acesso em: 18/05/ 2013.

3) Escreva no quadro a seguinte pergunta: "Qual anticorpo é capaz de combater o vírus?"

4) Depois solicite aos grupos que recortem o anticorpo compatível com o vírus e cole na folha com a ilustração do vírus.

5) Peça aos alunos que explique a escolha.

6) Faça uma conclusão coletiva. Essa conclusão deve enfatizar a especificidade do anticorpo para com um determinado antígeno. Nesse momento, aborde o conceito do modelo chave-fechadura para explicar a interação antígeno-anticorpo.

Interação antígeno-anticorpo

Disponível em: http://saibamaissobrevacinas.wordpress.com/2011/06/30/descubra-como-agem-os-anticorpos/. Acesso em: 18/05/2013.

 

Módulo 2

Atividade 1- Mecanismos de defesa: a reação dos anticorpos

Para o professor:

1) Reproduza o vídeo em sala de aula ou solicite aos alunos que o assistam no laboratório de informática.

2) Solicite aos alunos que acompanhem o vídeo e respondam, no caderno, algumas perguntas. As perguntas devem ser escritas no quadro antes da reprodução do vídeo. 
 
Vídeo: "Resposta imunológica" - Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=99ahXeGyuUY. Acesso em: 18/05/2013.
sistema
 
Disponível em:
 
Questões: 
a) Quais são as células de defesa do sistema imunológico humano?
b) Em qual momento o sistema imune é ativado?
c) Qual a função do sistema imune?
d) O que são antígenos?
e) Quais os dois tipos de reações do sistema imune aos antígenos?
f) Explique cada um dos tipos de reações citados na questão anterior.
 
3) Corrija oralmente as questões. Utilize o vídeo durante a correção, pausando nas partes que apresentam as respostas.
 

4) Solicite aos alunos que façam, individualmente, um mapa conceitual com o título: "As respostas do sistema imunológico". Peça-os que entreguem no final da aula para correção.

 

  • Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Acesso em: 15/05/ 2013.

 

Atividade 2- Ações do sistema imunológico

Para o professor:
 
1) Antes da atividade, corrija os mapas conceituais e os devolva aos alunos.
2) Divida a sala em grupos de até oito pessoas.
3) Organize uma apresentação sobre as ações do sistema imunológico.
4) Explique aos alunos que cada um dos integrantes do grupo deve ser um componente da batalha antígeno-anticorpo.
5) Solicite aos alunos que organizem um roteiro sobre a apresentação, distribuindo a função e participação de cada um dos alunos. Esse roteiro deve ser entregue ao professor no dia da apresentação. 
6) Marque um dia para a apresentação. O professor deve permitir que os alunos se organizem durantes as aulas.
A atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de teatro.
7) Depois da apresentação, discuta com os alunos a importância do sistema imunológico.
Recursos Complementares

Sugestão de sites para o professor acessar e estudar:

http://www.revista.inf.br/veterinaria12/revisao/pdf/AnoVII-Edic12-Rev128.pdf. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antigenos/antigenos-4.php. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.todabiologia.com/genetica/anticorpos.htm. Acesso em: 18/05/ 2013.

http://www.aids.gov.br/pagina/sistema-imunologico. Acesso em: 18/05/ 2013.

Sugestão de vídeos para o professor:

http://comediaeciencia.blogspot.com.br/2008/05/vdeo-resposta-imune.html. Acesso em: 18/05/2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse durante as atividades individuais e em grupo propostas pelo professor. Além disso, serão avaliados de forma quantitativa por meio da produção do mapa conceitual, da apresentação sobre as ações do sistema imunológico e pela contribuição individual durante as atividades em grupo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.